O Último Choro das Begônias

O Último Choro das Begônias Theos Neves

Resenhas - O Último Choro das Begônias

Sunny 05/10/2023

"? Por que ela se sente derrotada?
? Pois ela soltou a corda.
? E quem disse que soltar a corda é realmente uma derrota?
? As regras do jogo.
? Pois eu discordo. Vencer o jogo significa machucar as mãos? Significa lutar contra uma causa fadada ao fracasso?
? Às vezes, numa luta, o lado vencedor não é aquele que tem mais força e consegue puxar a corda mais forte. O lado vencedor pode ser muito bem aquele lado que percebe a ausência de um motivo na luta e simplesmente solta a corda."

Acompanhar o processo criativo de um livro é, sem sombra de dúvida, uma experiência inigualável. Há algumas semanas, o autor, que estuda na mesma universidade que eu, foi um dos convidados da oficina de escrita criativa promovida por outros estudantes de Letras, e compartilhou conosco suas vivências enquanto escritor, seus livros, os processos criativos, e despertou a curiosidade dos participantes sobre um dos mais emblemáticos, inclusive, disponível para leitura no Kindle Unlimited.
A obra, dividida dez partes (o ciclo de vida de uma begônia), escrita em primeira pessoa, nos apresenta a Lucas, o personagem principal, um adolescente com grande consciência social, que sofre na pele o peso das desigualdades sociais, sobretudo para os jovens de pele negra e tem como grande companheiro o dedicado pai, com quem tem uma excelente relação, embora revelar o restante se configure em spoiler.
O último choro das begônias aborda a temática do perdão de uma maneira sensível e profunda, apresentando uma narrativa em que um jovem parte em uma jornada de autodescoberta, que salienta a importância do perdão, tanto para quem precisa perdoar, tanto para quem precisa ser perdoado.
O Lucas agora tem uma história e, por sinal, uma história muito interessante.

Heloisa508 25/07/2023

Eu simplesmente amei esse livro
Cara esse livro fez eu sentir tanta coisa
Me envolvi completamente com a história, chorava, ria, ficava feliz e comemorava junto com os personagens
Simplesmente incrível, não tenho nem palavras pra descrever
É um livro de poeta, um livro que tem que sentir as palavras, não apenas lê-las
É profundo, o tipo de livro que depois de terminar você fica horas encarando o teto para assimilar tudo
A única coisa que mudaria seria dar mais atenção para a relação do Lucas com a lu que foi deixada de lado, mas acredito que o foco do livro não seja as relações pessoais do Lucas e sim seu desenvolvimento pessoal e toda a questão de perdoar ou não perdoar
Simplesmente amei esse livro.

Sara458 06/07/2023

O Ultimo Chora das Begônias
Gente, que livro, mdsss
As chances de vc chorar sao de 99%.
Só digo uma coisa: abraçe a mãe de vcs e digam que ama

iammoremylrds 06/01/2023

uma obra cheia de sentimentos e emoções, abordando temas extremamente importantes de maneira delicada, sensível e responsável, uma história muito bem construída e amarrada, bastante poético, único e com inúmeros significados

natashass 04/01/2023

"Foi o último choro das begônias."
Não sei o que pensar sobre esse livro, achei a história interessante, mas não gostei da forma como foi apresentada em alguns momentos e também não consegui simpatizar muito com as personagens (com exceção de Roberta).

Achei legal a forma como o autor brincou com algumas palavras, gosto muito de livros com esse teor poético e sai da leitura com várias coisas para pensar, mas talvez eu não esteja tão acostumada com esse tipo de escrita, porque acabei achando o livro um pouco repetitivo, mas acredito que essa era a intenção.

É um livro com uma história interessante, mas pesada. Eu indico para quem tenha interesse, mas cuidado com os gatilhos.

Pamela 27/07/2022

Tocante; Instigante; Fascinante.
Obras tratadas para a sexualidade em sua ficção precisam de toques especiais na subjetividade do sentimento, exceto se for erótico, o que não deste enredo. Obra instigante, que toca na alma a tristeza infligida percorrendo o ler. Por mais que pareça nos entregar gênero romance, o gênero revela-se dramático. Viciará e terminará querendo saber da história de Fernando, o mais cativante ao meu ver. Lucas é um personagem complicado, visto suas nuances. Livro rápido, eis minha recomendação por isso também.

Larissa3225 30/06/2022

Sensível!
O último choro das begônias é de uma sensibilidade tremenda. Mesmo tratando de temas extremamente pesados, ele consegue ser bonito e poético, sem perder a seriedade com que os temas precisam ser tratados.
Lucas é um adolescente que cresceu sem a presença da mãe e tudo o que sabe sobre a mesma partiu do pai. Até que um dia, tem a chance de encontrar com a mulher e preencher as várias lacunas presentes em sua própria história.
Acompanhar essa jornada foi bastante doloroso. É uma história bastante triste e, ao mesmo tempo, real (ao ponto de me perguntar, diversas vezes, se havia algo de biográfico no livro). E esse realismo fez com que acompanhar o Lucas fosse, para mim, um exercício de empatia. Porque eu não concordava com certas atitudes dele. Mas esse tom realista da história me impediu de simplesmente odiar o personagem. Porque na vida real, nada é simples. E vai saber como eu agiria na mesma situação? E esses mesmos comentários se estendem para o pai de Lucas também. E por falar nisso, gostei muito de ver a relação entre os dois: o amor, o afeto, mas também a complexidade que surge ao longo do livro.
Além da relação entre Lucas e o pai, também vemos a relação de Lucas com sua amiga Lu e com Fernando. Sobre a primeira, gostaria que ela fosse mais presente. A coitadinha foi completamente esquecida no churrasco. Já a relação com Fernando é puro quentinho no coração. No meio de uma história tão triste e pesada, ver os dois juntos era um pontinho de luz. Mas, mesmo estando presente, o romance entre os dois não rouba a cena. Não é um livro de romance. E eu gostei disso.
Assim como também gostei da conclusão. Bonita, sensível e realista, sem nunca tratar as coisas ruins como o fim do mundo. Então, mesmo não sendo um "felizes para sempre", senti que existe um sentimento bonito no fim.
Porém, nem tudo são flores. Tenho dois pontos que não curti muito para comentar. O primeiro é em relação ao desenvolvimento do final. Acho que poderia ter sido um pouco mais gradual. Senti que os personagens mudam de opinião muito rápido. Queria ter visto um pouco mais de desenvolvimento nesse sentido. Já o segundo é em relação à escrita em si. Ou melhor, em relação à revisão. O livro apresenta alguns errinhos de digitação, além de algumas frases que talvez pudessem ser construídas de uma forma melhor (gramaticalmente falando). Mas nada que tire o brilho do livro.

Eu não dava nada por esse livro. Li porque gostei do título, da capa e porque estava disponível gratuitamente na Amazon. E foi uma ótima surpresa! Recomendo!

Gustavo 29/04/2022

Essa foi uma das minhas leituras mais longas desse mês. Eu demorei bastante tempo para:
1- conseguir engatar na história
2- continuar a ler a história

e eu dei uma nota alta porque a história é muito bem construída. Os últimos 3 capítulos do livro salvaram toda a história. Só que eu achei uma mudança muito rápida.
O personagem do Lucas é algo que eu ainda não sei decidir se amo ou odeio. Se amo pelo motivo dele ser alguém ferido que mesmo assim conseguiu enxergar e perdoar o passado dele. Ou se odeio pelo fato de que durante 150 páginas do livro, ele fica em um dilema muito idiota de: perdoar ou não perdoar.

Por vezes, eu quis saber se ele tinha alguma tendência a ser um carrasco, porque eu realmente não entendo como alguém é maldoso a esse ponto.
E no fim das contas, eu acho que ele é um personagem que mais atrasou a trama do que somou a ela.

O livro todo, ambientação, descrição de lugar e até reflexões que o próprio autor se propõe a fazer durante o livro todo, é de uma sutileza, de um carinho que botar em palavras seria desperdiçar o conteúdo de tudo que houve aqui.

É um livro para chorar, um livro para sorrir e, principalmente, um livro para refletir. Mas, eu não acho que tenha sido um livro para mim. A parte maçante do livro acabou tomando muito do meu tempo, disposição e vontade de continuar a leitura.

E para a minha velocidade de leitura eu achei que tomei tempo demais lendo o livro.

Sarah587 26/03/2022

Profundo
Esse livro me pegou muito de surpresa, ele é tão profundo ao mesmo tempo que tenta ser leve em tom poético, eu fiquei com um nó na garganta em alguns momentos.
Mas me emocionei bastante, os temas abordados são bem sensíveis e reais, mantém uma proximidade com a realidade que é muitas vezes dolorosa. Quantas mulheres passaram e passam por isso? Quantos filhos sofrem? É muito triste pensar em tudo isso.
Eu terminei chorando muito.

Augusto 02/02/2022

Caminho tortuoso
O ÚLTIMO CHORO DAS BEGÔNIAS possui uma narrativa poética e direta, o que faz com que amenize as dores contidas nas páginas, mas ao contrário do que pensei que seria, me fez ficar por umas semanas pensando nos assuntos abordados, vividos por um personagem que busca o seu amadurecimento pessoal e exclusivamente a sua opinião própria sobre a questão do abandono.

A narrativa se rasga em dois caminhos, em dois pontos de vista completamente distintos. Lucas busca entender se o que escutou sua vida toda, é realmente verdade ou era uma coisa banal. Seguir caminhos não é e nunca foi uma questão fácil, e o que me faz gostar muito dessa história é essa veracidade desses fatos. A dúvida. O Medo. O Receio. Tudo isso ronda na cabeça do protagonista.

Não só de relações conturbadas se constrói essa história. Um relacionamento se desenvolve de maneira gradativa e no seu tempo e uma amizade o dá forças, mas nem tudo são Begônias. Nem tudo é um campo florido de Begônias.

bf.alencar 16/09/2021

Eu via poemas
Eu pensei muito no que escrever e explicar minimamente no que eu senti lendo esse livro.

Gostei muito em como o livro é separado, em partes com poucos capítulos cada uma, deixou ele fácil (na medida do possível) de ler e fluido. A escrita também é um ponto bem forte do livro.

O que falar do Lucas? Não vou mentir que passei muita raiva com ele, principalmente por ele ter 15/16 anos e não querer compreender a mãe nem ouvir ela, ainda mais depois de saber o que ela passava antes e agora. Entendo que foi proposital e não vou tirar pontos do livro por isso.

É uma leitura muito difícil e brutal. Me sentia muito desconfortável em diversas partes com o Lucas falando da mãe, não tem como eu vir aqui e dizer que me senti ok com a repetição sobre estupro (eu já tinha entendido isso).

Gosto da leveza que o Fernando traz para a narrativa diante a complexidade do livro como um todo. Como a relação dos dois foi construída mesmo desde qual seria o fim dela.

Por fim, foi uma indicação de um amigo meu que leu e não poderia ser melhor.

Robb 04/09/2021

é um livro lindo e cheio de significados.
no começo eu achei ele um pouco chato e confesso que pensei que não gostaria dele nenhum pouco, mas devo admitir... terminei ele chorando!
Lucas me irritou profundamente em certos momentos, mas foi possível entender seu ponto de vista apesar de tudo. Roberta foi uma guerreira e bem... o livro é rápido, duro e objetivo.
senti que o autor tratou o livro como naquela frase de "arrancar o curativo rápido"... apesar de que nesse caso deve ter enganchado em algum canto e portanto, doeu.
é um livro bruto que fala das coisas horrendas que enfrentamos ou que alguma pessoa enfrenta na vida e até em como, lidamos com a própria culpa.
Fernando foi um personagem leve, que trouxe a leveza necessária ao livro sem tirar sua essência e terminei apaixonada por ele.
é um livro que definitivamente eu recomendo.

Addie 25/06/2021

Esse livro foi uma surpresa boa para mim! O Último Choro das Begônias conta uma história necessária sobre perdão, amor e amadurecimento. Desde o primeiro momento nos sentimos próximos ao personagem principal, vivenciamos seus medos e suas dores. Questionamos suas atitudes, ao mesmo tempo que entendemos seus motivos. O livro fala sobre temas difíceis e delicados, mas acredito que o autor soube escrever com responsabilidade.

Enfim, obrigada autor! ?

Julianaaires 17/06/2021

Os primeiros 30% do livro foi bem arrastado e chato, mas dps foi ficando interessante e no final eu gostei. É um bom livro

majuzinha 04/06/2021

O ultimo choro das begônias, um livro sensível
Sinceramente eu não tinha altas expectativas para esse livro, achei a historia bem simples, mas fique intrigada para descobrir o que tinha por trás. Mas, ao passo que a leitura ia se seguindo eu ia me surpreendendo mais e mais e amando mais e mais esse livro.
Esse livro me fez sentir muito, refletir muito e mergulhar profundamente no personagem principal, é um livro extremamente poético, que na na simplicidade consegue trazer complexidade, deixando tudo mais significativo e incrível. É um livro que fala sobre amor, sobre racismo, sobre realidades, sobre como nossos pais influenciam fortemente em nossas vidas( o que vem de nos e o que vem dos nosso pais), além de ser divertido
A gente sai do zero junto com o personagem, e quando as coisas vão se revelando você vai sentindo tudo que ele sente e quando aqueles sentimentos vão mudando ou entrando em conflito você sente isso fortemente, é um livro bastante tocante, não tem como negar
Eu não esperava chorar com ele, mas eu chorei bastante kkkkk, me tocou demais toda a historia e todas as dores ali envolvidas. Eu não consigo pensar em um critica, é uma historia dolorosa e boa ao mesmo tempo de se acompanhar de perto e que foi muito bem escrita pelo Theos neves, eu recomendo fortemente! Além disso tudo, tem representatividade LGBTQIAP+, tem protagonista negro e é um nacional que merece MUITO reconhecimento e valorização, queria que todo mundo lesse e visse o quão lindo esse livro é, obrigada Theos neves por essa obra
theos 05/06/2021minha estante
fiquei sem palavras ao ler sua resenha. muito obrigado por compartilhar comigo e com o mundo o que você achou desse pequeno fragmento de mim mesmo ??

majuzinha 05/06/2021minha estante
eu que agradeço por ter compartilho isso conosco!!