Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas -

tallitarezende 25/10/2022

Mansfield park
Até que gostei, apesar de não me prender muito.
Os personagens são bem legais embora alguns confussos.
Única coisa de negativa foi o final, achei bem corrido. A história passa num ritmo tão mais lento pro final ser tão corrido.

Giovanni 25/04/2022

O ritmo do livro é demasiadamente lento, principalmente no início, já que a autora é extremamente detalhista em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito aos personagens secundários e menos importantes.
Fanny é uma protagonista que só ganha força e destaque depois que muito já foi contado. Por diversas vezes ela é passiva e omissa, mas seu bom senso e prudência percebidos posteriormente justificam sua falta de atitude anterior.

Loly Camilo 08/10/2022

Pode ser que seja mais um favorito
Demorei para terminar de ler este, mas quando acabei me senti abraçada com o carinho do final. Fanny me surpreendeu como protagonista pois o livro, traz ela sendo frágil e gentil com todos, diferente das outras protagonistas, que procuram enfrentar os preconceitos da sociedade. Me senti triste e feliz com ela (como sempre as cartas acabam comigo). O livro é um pouco mais focado não tanto em um amor não correspondido, mas sim no sentimento que ele traz e como Fanny lida com isso. Apesar de ser um pouco mais extenso que os outros livros da autora, ainda sim Jane Austen desenvolve a narrativa elegantemente, nos fazendo imergir em chás e bailes da sociedade londrina.

Marilia 11/12/2023

Mansfield Park
Longe de mim criticar qualquer livro da Jane Austen. Mas poxa, dessa vez não deu pra comprar o desfecho do casal principal não, mais de 90% do livro o moço amando a outra, incentivando continua e constantemente a Fanny a ficar com o Henry. Pra no último capítulo descobrir que a personalidade dela era o ideal pra ele . De todos os livros foi o que menos teve amor entre os protagonistas. A Fanny ficou como uma mendiga de amor que venceu pelo cansaço.

Sônia Gregoski 09/03/2024

Fanny Price é uma moça tímida e sensível, que aos 12 anos deixa sua casa pobre e modesta, para morar com a família Bertram,seus tios abastados em Mansfield Park.

Em seu novo lar,Fanny recebe educação e instrução,porém,é constantemente lembrada pelos seus familiares de sua inferioridade e da sorte que têm por ter sido adotada pelos tios.

Na amizade de seu primo Edmund,o único familiar que a trata com carinho,consideração e respeito, Fanny encontra conforto e alimenta uma paixão secreta.

A chegada dos irmãos Crawford,cunhados do páraco,trará grandes mudanças na rotina de Mansfield Park e de seus moradores.

Essa não foi uma leitura cheia de emoções e acontecimentos,tá mais para um chá da tarde cheio de fofocas.
É bem detalhista quanto aos personagens e suas personalidades.
A autora focou nos sentimentos,na mente humana e em suas diversas nuances.

A protagonista Fanny, é uma moça de uma ternura e amabilidade raramente vista em um personagem.
A resiliência dela durante a trama ,por muitas vezes me deixou revoltada pelo tanto que que se aproveitaram de sua bondade.
Mas não se engane,ela não é fraca como todos pensam,ela é forte,de um caráter e de uma determinação inabalável, e não abre mão de suas convicções por conveniência.

A família Bertram é a prova de que dinheiro não é o mais importante.
A mãe é uma mulher insossa, que não se importa com nada e vive no mundo da lua.
O pai com a melhor das intenções gerencia a família com punho forte,com ensinamentos de moralidade e decência, porém, não percebe os filhos frívolos,fúteis e egoístas que está criando e isso inclui Edmund, que se acha moralmente perfeito,mas que se faz de cego,quando isso lhe convém.

A tia de Fanny a Sra. Norris,é a personagem mais escrota que encontrei.
Adora dar sermões sobre generosidade e benevolência,tudo o que a mesma se quer possuí!
Ela é maldosa,inconveniente e sem senso nenhum de resiliência e bondade.

Sobre o casal,definitivamente ODIEI!
A protagonista merecia alguém que realmente a amasse!