Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus, Gana - 2ª edição

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Um romance emocionante, mas que por ser muito fragmentado pode dificultar um pouco a leitura.
Sempre fui muito de me dar oportunidade de ler livros diversificados e que trazem culturas diferentes, então quando vi a divulgação de publicação de Adeus, Gana (Ghana Must Go, 2013) escrito por Taiye Selasi – que também é cineasta, fotógrafa e roteirista –, filha de mãe nigeriana e pai ganense, a escritora nasceu em Londres e cresceu em Boston fiquei bastante curiosa com a sinopse e não pensei duas vezes em ler.

Vale ressaltar que Adeus, Gana é o primeiro romance da autora e mesmo tendo sido publicado em 2013 teve sua primeira publicação brasileira recentemente.

Logo no início da narrativa de Adeus, Gana me vi atordoada com as informações sendo lançadas e não estava entendendo muita coisa, então já fiquei com um pé atrás, mas aos pouco, através de uma narrativa bastante fragmentada, a autora Taiye Selasi vai nos localizando na história e fazendo conexões com tudo o que foi dito ou ainda com o que iremos desvendar nas páginas subsequentes.
Adeus, Gana conta a história de uma família de origem africana radicada nos Estados Unidos e tem como ponto de partida a morte do patriarca: Kweku Sai, um renomado cirurgião ganense. A partir desse fato vamos acompanhar os desdobramentos e as implicações psicológicas e emocionais que essa morte vai causar em todos os membros da família – uma família, diga-se de passagem, quebrada, despedaçada, cheia de silêncios e não ditos que acabou se espalhando pelo mundo, de modo que seus integrantes tem pouco ou quase nenhum contato uns com os outros.

Taiye Selasi elaborou uma estratégia interessante para seu livro dividindo-o em três partes: Partido, Partida e Partir. Partes essas que, em retrospecto, fazem todo o sentido para a condução do elo e da tecitura narrativa.

O fato é que paulatinamente vamos acompanhando os desdobramentos que essa morte traz para os membros da família, ao passo que também vamos juntando as peças do quebra-cabeça da vida de Kweku Sai. Todos os integrantes da família que estão espalhados por várias partes do mundo acabam se deparando com reflexões a cerca de suas dores e cicatrizes, muitas decorrentes do abandono de Kweku. É quando a família Sai se reencontra novamente debaixo do mesmo teto para velarem o corpo de Kweku e entenderem os motivos de serem quem são e até mesmo se reconectarem e perdoarem uns aos outros, inclusive o morto.
Além de fazer um mergulho profundo nas relações familiares envolvendo situações de amor e abandono, além das conexões patriarcais, Taiye Selasi trabalha em Adeus, Gana com outras temáticas interessantes como a vida de imigrantes na américa, bem como a de seus filhos em um país que despreza sua origem e sofrem também com diversos preconceitos incluindo o racismo. Brilha nas entrelinhas do volume o sentimento de não pertencimento, onde o descendentes de africanos, mesmo sendo americanos são vistos de forma inferior como se tivessem que voltar para seus lugares: mas que lugar seria esse?

Adeus, Gana foi, para mim, uma leitura bem desafiadora, porque as temáticas abordadas são pesadas, a forma fragmentada também não é uma das narrativas mais fáceis e a própria escrita de Taiye Selasi por ser bastante descritiva e com poucos diálogos fazem com que o volume seja realmente desafiador e impactante ao mesmo tempo.
Para finalizar, acredito que se você chegou até aqui é porque tem interesse em ler e espero que mergulhe nessas páginas, no entanto, quero deixá-los de sobreaviso de que este livro traz gatilhos de estupro, abandono, relações incestuosas entre outros. No mais, até o próximo post e boas leituras!

site: www.delivroemlivro.com.br

Ariska 20/09/2023

Complicado
Leitura difícil e arrastada. Algumas partes achei desnecessárias. Muita enrolação. Não me cativou. Mas deu para conhecer um pouco do universo africano.

Karolline.Campos 20/07/2022

Poesia
Adeus, Gana é um livro de leitura intensa e poética. Cada elemento que compõe a obra serve a um propósito maior no desenvolvimento do enredo. O estilo da escrita e os caminhos utilizados para se falar naquilo que a obra pretendia falar são sensacionais. É sempre muito bom ler algo forte e cheio de alma. Adeus, Gana me levou muito longe e me fez refletir sobre passado, presente e futuro.

Brunov 02/05/2022

Coisas que passam, coisas que ficam e porquê
Livros de autores africanos costumam contar uma história de pessoas exógenas, algum protagonista precisa sair da África para a Europa ou EUA para a história avançar e é assim com 'Adeus, Gana', porém aqui a autora explica o desprestígio existencial dadas questões complexas como o passado colonial, tornam imperativo esse processo de salto em direção ao progresso e a dignidade pessoal, mas nesse processo partes daquilo que formam a pessoa acabam sendo alienadas ou entrando em choque de maneiras complexas e é algo dessa complexidade na vida de uma família, desde sua origem, seus porquês, passando por uma série de descrições quase sociológicas sobre tópicos variados que vão enriquecendo a história, são o tema central dessa narrativa em camadas com um arco final bem forte e descrito com uma maturidade psicológica surpreendente e conciso.

Naiara 31/03/2022

Uma boa história não tão bem contada
Para mim, há quatro fatores importantes em um livro: o enredo, a narrativa, a escrita e as mensagens, ensinamentos e/ou reflexões que ele é capaz de despertar.

Adeus, Gana me ganhou nas reflexões e no enredo e me perdeu na escrita e na narrativa. Em outras palavras, não gostei da forma que ela contou uma história que tem fatos interessantes.

Não tive uma conexão profunda com os personagens, achei que foram utilizados muitos elementos textuais sem sentido no contexto em que foram inseridos e que muitos fatos ficaram com "pontas soltas".

Por outro lado, é um livro que apresenta diferentes perspectivas, apresenta questões importantes sobre relações familiares e migração e nos faz refletir sobre alguns temas complexos.

Lido em janeiro de 2022

Mello 13/10/2021

Já passagens bem poéticas, muitas mensagens nas entrelinhas e a forma de escrita é bem suave. A primeira parte do livro demora a desenrolar e a parte final é bem chocante, principalmente o desenrolar dos gêmeos e da mãe. As relações familiares, a forma como cada um lida com suas dores e como respondem de maneira diferente numa mesma situação.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 14/09/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Alerta de gatilho: negligência paternal, abuso sexual infantil, bulimia.

Kweku Sai é um renomado cirurgião nos Estados Unidos. Casado e pai de quatro filhos, de repente ele abandona toda a família por vergonha de ter sido demitido, e volta para Gana, seu país de nascença. Agora ele está morto e sua morte pode ser o que faça sua família se unir.

Adeus, Gana é o primeiro livro da autora e traz um drama familiar bem denso e envolvente. A história é dividida em três partes, sendo a primeira um pouco arrastada pra mim já que foca em Kweku. A partir da segunda, o foco se torna a família que ele abandonou e o ritmo da leitura melhorou bastante.

A escrita de Taiye tem um toque bem melancólico, o que combina bastante com a história e seus personagens. Enquanto na primeira parte vemos basicamente Kweku refletir sobre suas ações na hora da sua morte, nas outras duas vemos como seu abandono afetou profundamente sua esposa e seus filhos. Fola é uma mulher que de repente se vê abadonada em um país diferente e tendo que cuidar dos quatro filhos. Olu, Kehinde, Taiwo e Sadie, cada um crescendo à sombra da atitude do pai e com suas próprias feridas causadas pelo abandono.

A história da família Sai vai-e-vem entre o passado e o presente, mudando o foco entre os personagens. Alguns capítulos possuem bem mais reflexões e descrições do que diálogos em si e, apesar de não curtir muito esse tipo de narrativa, aqui combinou com a história contada.

Adeus, Gana é um título que combina com a jornada dos personagens, já que eles precisam deixar Gana para trás a fim de seguir em frente com suas vidas.

site: https://www.instagram.com/p/CTxrBpENJ0-/

@biaentreleituras 30/07/2021

Adeus, Gana é uma obra intensa que nos leva para dentro da história de uma família completamente destruída e vamos – através de lembranças – entender como as coisas chegaram ao ponto em que estão. Cada um dos filhos teve de crescer com a sombra do abandono do pai à espreita, foi algo tão marcante para eles que nenhum dos quatro irmãos jamais se recuperou e ainda hoje sofrem as consequências do que o pai fez.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/