Toque

Toque Ariane Fonseca

Resenhas - Toque

MariaVitoria2000 12/06/2021

A história é intensa, o amor de Aurora e Daniel é lindo. Trata de assuntos difíceis, mas não banaliza nenhum deles, a forma como a autora escreveu essa história é muito boa.

Vivi @mil_motivos_para_ler 11/06/2021

Toque!
Impossível não favoritar uma história perfeita!
Mais que um romance, uma aula sobre amor, respeito, família, empatia, determinação...

Simplesmente leiam!

Nathi 11/06/2021

Perfeito!
Nenhuma mulher merece menos do que um Dan na vida dela!

Eu já estava completamente louca por esse casal desde que eles apareceram na minha vida, ainda no wattpad. A cada capítulo, o amor e o respeito que eles demonstravam um pelo outro, só aumentava a minha admiração pela Aurora e pelo Daniel.

Aurora é uma mulher extremamente sofrida e com um passado que a maltratou demais, merecia a paz e o sossego de um amor tranquilo.

Daniel foi incompreendido a vida inteira e sim, merecia a admiração e o respeito que a Aurora sempre dedicou a relação deles. Ela pode proporcionar a ele a tranquilidade de ser quem ele era. Sem precisar se adequar ou se sentir inferior.

Antes mesmo dela se apaixonar por ele, a admiração e a amizade sempre foram verdadeiras e estáveis. Ela o ajudou com o diagnóstico de autismo, e ele a ajudou a voltar a ser quem era, sem se esconder.

De muitas maneiras, eles foram luz na vida um do outro!

O livro aborda assuntos importantíssimos, de uma maneira responsável e por vezes bem didática.
O plot do final foi angustiante e maravilhoso.

Amo a escrita da Ari, portanto amar Toque era uma certeza, desde quando comecei a ler.

Narjara 11/06/2021

Fechou com chave de ouro
A Ariane fechou a Série Sentidos com chave de ouro. Toque é sem dúvidas um livro lindo sobre amor e superação.
O livro conta a história do Daniel, um jovem autista apaixonado pelo universo. Inteligente, carinhoso, atencioso e dono de uma personalidade incrível.
Temos também a história da Aurora, uma jovem com um passado traumático, que se esconde do mundo, com medo do toque das pessoas. Apesar dos seus medos, ela é uma pessoa forte e determinada, e vai lutar para superar suas dores e ainda vai ajudar o Dan com seu conhecimento e seu jeito de ser.
A amizade deles é linda. E tem momentos que nos emocionam muito.
A autora foi muito feliz na dosagem entre o drama e a leveza das cenas.
Tem horas que dá vontade de colocar o casal num potinho, de tão fofos que ela são juntos.
Como não poderia faltar, a parte do drama nos deixa no chão. Mas, o final feliz é garantido. Então não tenha medo de ler. ?

Leila 11/06/2021

É amor???
Amei o Daniel, e a força da Aurora.
Que história linda, e aprendemos que o Autista pode sim ter uma vida normal.
Amei, é apaixonada pelo Dan....

Maria Maria 09/06/2021

Um livro doce, leve, bem escrito e com assuntos importantes
TOQUE - Ariane Fonseca

Um livro doce, leve, bem escrito e que fala a respeito de assuntos bem pertinentes e importantes!

Esse livro foi uma surpresa boa pra mim, muito boa! Primeiro livro que leio desta autora e fiquei feliz com a escolha.

Trada de dois assuntos muito importantes e pertinentes: autismo e violência contra a mulher.

Apesar dos assuntos difíceis, é doce, leve, atual, bem escrito e positivo. Gostei muito, recomendo, vale a leitura.

O enredo foi bem acertado, com um desenvolvimento bem coerente e o crescimento das personagens é bem perceptível para o leitor. O português esta certíssimo, fato muito importante para um livro, mas que é esquecido em muitos...

Mi Giorf 09/06/2021

Maravilhoso
A história da Aurora e do Daniel é cheia de emoção. Aurora é uma jovem que carrega um peso grande, sente culpa e se esconde das pessoas. Ela usa roupas que escondem seu corpo, evita as pessoas e prefere manter o mais longe possível de tudo e de todos. Daniel é um jovem que só quer ser aceito do jeito todo especial que ele é. Todos incluindo sua família acham ele estranho, egocêntrico, cheio de frescuras. Ele é inteligente e quer se encaixar, ser notado e respeitado. O toque é algo difícil para os dois, cada um tem seu motivo pra evitar ser tocado, mas quando se tocam não e só a pele que esquenta mas o coração deles é liberto pra receber todo amor que eles são capaz de sentir e conectar esses dois corações.

Natiseli 09/06/2021

Encantador e necessário!
Há coisas que mudam a nossa vida para sempre. Às vezes é encontrar uma pessoa especial, outras é passar por determinadas situações, mas pode ser também um livro.
Sim, um livro.
A literatura tem o poder de mudar quem nós somos se o texto é escrito de forma responsável e com qualidade e é o que Ari Fonseca fez no encerramento da Série Sentidos.
Toque conta a história de Dan e Aurora, dois jovens que apesar da pouca idade têm uma trajetória de vida difícil, mas que enfrentam as dificuldades com força e coragem. Cada um a sua maneira enfrenta suas batalhas diárias de forma solitária, até que os caminhos dos dois se cruzam de forma inesperada para mudar a vida de ambos de forma permanente.
Ariane trata de temas muitos importantes como o autismo, o abuso, impunidade de uma forma muito responsável, demonstrando em cada palavra o cuidado com a escrita e o volume de pesquisa realizado. Toque não é somente mais um livro sobre autismo ou cuja personagem sofre algum tipo de abuso. Toque é uma obra prima que nos leva a refletir enquanto cidadãos qual o nosso papel na vida do outro, seja ele um familiar ou um mesmo um estranho. Faz-nos repensar as nossas posturas, nossas atitudes e como podemos ser manipulado pela por uma narrativa bem construída.
Apesar de abordar temas densos, o livro é de uma leveza poucas vezes vista na literatura, com um relacionamento construído em bases sólidas de respeito, amizade, carinho, amor e empatia.
A forma como Ari insere a astronomia, área de formação de Dan, na história desperta a curiosidade em buscar ainda mais coisas sobre o assunto, oferecendo um conhecimento cientificamente embasado em uma pesquisa de qualidade. O mesmo pode ser dito sobre a maneira como o autismo é abordado, demonstrando aspectos significativos das características das pessoas autistas e dos desafios enfrentados em seu cotidiano.
Terminamos Toque extasiadas, encantadas e admiradas pela obra prima da literatura nacional que a Ariane Fonseca nos presenteou. Vale muito a pena ler a obra e se encantar por #Auriel.

Celly 09/06/2021

Maravilhoso
O último livro da série Sentidos, não poderia deixar de ser mais que perfeito!
A autora sempre nos surpreende com suas histórias lindas, cativantes, impactantes.
Histórias que nos mostram os dois lados da vida, e com suas histórias nós sofremos, nós apoiamos, aprendemos e amamos!
Toque é aprendizado do começo ao fim.
A autora teve todo cuidado, atenção e muito carinho em nos contar a história desse casal maravilhosamente apaixonante.
Eu não sei mais o que dizer, eu sou apaixonada pela escrita da Ariane, por todo amor que nos transmite através de suas histórias...
É simplesmente gratificante e prazeroso ler os livros dessa autora maravilhosa.
Obrigada Ariane por essa história!
Obrigada por nos apresentar Aurora e Daniel!

Books.da.Glau 09/06/2021

Perfeito
Este é o último livro da série Sentidos. E Ariane fechou com chave de ouro e uma história maravilhosa.

?Daniel Lima é um rapaz de 24 anos que só quer ser encaixar no mundo a sua volta. Apesar de estar cursando doutorado em Astrofísica e ter um grande amor pelo Universo, ele é muito incompreendido e tratado pelas pessoas a sua volta como um esquisito, antissocial e esnobe.

"O que as pessoas pensam de você, é um problema delas. O importante é você saber quem é, saber que se esforça ao máximo."

?Aurora é uma moça que passou por um grande trauma na adolescência que deixou marcas em seu corpo e sua alma devastada. Ela abdicou de seus sonhos para fugir de seus monstros e mergulhar em sua culpa. Seu propósito de vida é não ser notada, quanto mais invisível aos olhos da sociedade, melhor.

?O destino os uniu de forma inesperada. Aurora encontrou na inocência de Dan um porto seguro e no MMA uma nova oportunidade de lutar por seus objetivos. Daniel encontrou na "Olhos Coloridos" a compreensão que buscou a vida inteira, além de ajuda para se descobrir portador de TEA já adulto.

?Um amor que nasceu da cumplicidade e do respeito. Ambos tem aversão ao toque por motivos distintos, porem de uma forma única se conectaram em sua limitações.

"O seu toque é uma brasa em mim, mas não a que queima e machuca. É aquela que aquece acalma."

?TOQUE abordou tantos temas delicados que é impossível não terminar a leitura com os sentimentos aflorados. Além do brilhantismo ao trazer as limitações e o sofrimento de um personagem portador do TEA (Transtorno Espectro Autista), a autora nos deu um personagem perfeito. Sim, Dan é um rapaz de coração puro, sincero e maravilhoso, seu romantismo foi além do imaginado.

Não posso deixar de destacar a abordagem da violência contra a mulher, onde mulheres abusadas tinham vidas sociais ativas, e sofreram além da violência, o preconceito de uma sociedade hipócrita e corrupta.

Um história perfeita de descobertas, superação e justiça. Se você gosta de sentir fortes emoções e o coração quentinho, recomendo a leitura.

???Contem cenas fortes, linguagem imprópria e violência contra a mulher que pode acionar gatilhos.

Hylanna.Soares 09/06/2021

Que livro maravilhoso...
Que história incrível. Ari fechou com chave de ouro a série Sentidos.
Estou muito apaixonada pelo Dan e a Aurora que casal mais lindo e especial.
O livro trás muitas reflexões e como sempre a autora apresenta um trabalho de pesquisa maravilhoso.
Como não poderia deixar de ser chorei em muitos momentos, pois a veia dramática da Ariane Fonseca estava afiada. kkk
Vale muito a pena ler toda a série (que tem histórias independentes e podem ser lidos separadamente), mas recomendo ler todos, pois cada livro passa uma mensagem linda e as histórias são de tirar o fôlego.

Lari / @palavrasdalari 09/06/2021

Vamos ser Tocadas por essa história?
Toque (livro 5) - série sentidos

A cena parece até em câmera lenta quando a reconheço. Tum, tum, tum. Meu coração acelera e fico ansioso de repente, sem entender direito o motivo. Esfrego a mão na capa e endireito o corpo, sem conseguir desviar a atenção dela."

Essa história vai TOCAR seu coração de maneiras inimagináveis. Pelo menos comigo foi assim, e não tocou apenas meu coração, mas a minha alma, o meu espírito feminino, de alguém que conquistou vários direitos, ao longo dos anos, mas que ainda continua lutando pra ter voz, que grita e não é ouvida, que busca ser vista, mas que se perde em meio a uma multidão de opressores.

Conhecer Dan e aurora foi um privilégio, que fechou com chave de ouro a série sentidos, que vai ficar marcada em mim, como leitora da Ari.

Mas vamos lá!! Toque contará a história de duas pessoas que tem aversão ao sentido do tato, ao toque, ao contato físico, por motivos diferentes, e justamente essas pessoas, vão encontrar um no outro a chance de poder aprofundar laços não permitidos pela aversão.
De um lado, temos Daniel Lima, um rapaz tremendamente apaixonante ( ?alerta de paixonite braba nesse menino ?), que aos 24 anos é apaixonado pela astronomia, e sua paixão é extremamente fascinante. Seu gosto incomum, ligado ao seu jeito peculiar de ser( que está associado ao autismo, que ele será diagnosticado) irá despertar estranhamentos e posicionamentos de sua família de uma maneira que ele acaba se sentindo esquisito e busca, de algum modo ser aceito entre os seus, algo que ele luta desde criança. Entretanto, ao conhecer Aurora, a vida de Daniel vai mudar de uma maneira completamente inesperada e linda. Mas será que ela será a pessoa a ultrapassar as barreiras de toque, capaz de tocar seu coração?

Aurora Mendes teve um passado difícil e triste. Que vai sendo desenrolado ao longo do livro. Como maneira de superá-lo, acaba indo morar em São Paulo, e em meio a todas as dificuldades, acaba tendo que mentir para os pais, ao mesmo tempo em que vira catadora de lixo.
E continua trabalhando nisso até que um encontro no meio da rua muda a sua vida: ela recebe a proposta de aprenderam artes marciais, no caso, MMA. Só não imaginava que essa simples proposta não apenas a colocaria em uma situação de vida melhor, como também aproximaria de um certo ruivo bonito, com traços típicos de autismo e uma fofura iningualável.
Será que Dan seria a pessoa a enxergá-la além do que seus olhos coloridos mostravam? Do que ela teimava em esconder, por medo e culpa que não deveria sentir?

Ai gente, eu estou apaixonada nessa história, sério. Além de tratar de dois temas que eu achei importante a ser discutido ( autismo e cultura do estupro), Ari me mostrou o quão bonito pode ser o diferente. O quão caloroso pode ser conhecer e entender o outro, sem julgamentos, sem barreiras e temores. O quão importante é ter empatia e se colocar no lugar do outro, quando o que mais fazemos é cavarmos para aumentar nossa posição e não cavarmos para incluir mais gente com a gente.

Ela também me mostrou que o amor é um dos sentimentos mais lindos e puros que pode existir e que brota em quaisquer maneiras e ocasiões, não importando onde e quando surgir.

E me mostrou - o que a gente já sabe - somos mulheres e vulneráveis nesse país. Somos vítimas cruéis de um país machista, sexista e violento. E muitas vezes somos nós, as vítimas que somos vilanizadas e isso precisa acabar! É importante lermos sobre cultura do estupro nós nossos romances para entender que não se trata apenas de um crime. São números. São mulheres violadas, destruídas, desacreditadas, em um sistema que as tira da posição real de vítimas e as coloca em uma posição falsa de vilãs e criminosas.
A cada oito minutos uma mulher é estuprada
Elas compõem 85,7% das vítimas desse crime. Totalizando mais de 66 mil vítimas de estupro em 2020.
( anuário de segurança pública)
Somos julgadas pelo horário que chegamos em casa, pelo que vestimos, pelo modo como nos comportamos e isso dá a eles o direito de nós violar. Chega! Cada vez mais auroras estão por aí precisando de ajuda!

Por outro lado, a questão do autismo também merece destaque! Um tema pouco discutido, que precisa ser levado em consideração principalmente para falar sobre o preconceito e a falta de conhecimento para lidar com um indivíduo do TEA ( transtorno do espectro autista) . Assim como Dan, há milhares de jovens que só querem se compreender e serem compreendidos, serem aceitos pela sua sinceridade genuína, pela sua falta de conhecimento em interpretar metáforas e até mesmo pela sua agitação quando está em crise de ansiedade. No Brasil, há cerca de 2 milhões de indivíduos do TEA, que convivem constantemente com o bullying, maus tratos e preconceito. É uma questão que vai além do autismo, e sim da sua presença na sociedade. O diferente é lindo e deveria ser aceito com mais frequência e menos questionamentos.

A Ari arrasou nesse livro, na boa
amei demais essa história ??

Gleice.Alves 09/06/2021

Amei!!!
Daniel é um jovem de vinte e quatro anos muito inteligente mas que sempre foi rotulado como esquisito, antisocial, mimado e esnobe.
Ele nunca entendeu porque as pessoas o rotulavam assim, pois ele não tinha esse pensamento dele mesmo. Seu maior desejo era ser aceito pelas pessoas do jeito que ele é, e se encaixar no mundo delas.

Aurora é uma jovem muito forte, batalhadora, que possuí um trauma que deixou marcas no seu corpo e na alma.
Tudo o que ela quer é não ser notada por ninguém, principalmente por homens.
Ela vive na sua bolha com suas dores e se culpando por algo no qual ela foi a vítima.

O destino os põe frente à frente um com outro, e nada mais em suas vidas será como antes.
Eles têm algo em comum que é a aversão ao toque de outras pessoas, cada um tem seu motivo para isso. E é o que os atraí, e daí vivem uma linda e emocionante história de amor, compreensão e amizade.

Eu amei cada página lida e me emocionei bastante com a história desses dois.
Aurora e Daniel são aqueles personagens que a gente quer pôr em um potinho.
Uma história que aborda o transtorno do espectro do autismo (TEA) e o abuso que, infelizmente, muitas mulheres sofrem e que a autora como sempre nos conta tudo bem explicado e detalhado.
Parabéns Ari, por mais uma história linda, emocionante e muito bem escrita.

Karen (@leiturassemlimites) 08/06/2021

@leiturassemlimites
Daniel é uma astrofísico dedicado, que ama sua profissão e se entrega inteiramente a ela.?
De coração bondoso, gentil e inocente, ele nunca conseguiu entender bem o por quê das pessoas o tratarem como "diferente e estranho", sendo que sempre fez de tudo para se encaixar nos padrões tidos como "normais" pela sociedade.?
Ao conhecer uma mulher misteriosa que tem olhos coloridos e grande empatia em seus atos, seu olhar para o mundo se abre, e a perspectiva de um diagnóstico para sua forma de ser se aproxima.?
??
Aurora se mudou da cidade em que morava após sofrer um grande trauma. Hoje trabalha como catadora de lixo, e vive dia após dia com muita dificuldade financeira, já que se dedica ao máximo que pode para se manter, e ajudar seus pais com as despesas.?
Após ser atacada na rua por dois homens, o tio de Daniel que passava de carro com o rapaz, vai ajudá-la, e percebe seu grande potencial para lutar. Norberto é dono de uma academia familiar, e imediatamente convida a moça para se inscrever.?
Mesmo nunca tendo trabalhado no ramo, nossa protagonista decide aceitar a proposta, e a partir daí começa a conviver com todos os familiares, inclusive Daniel.?
Desconfiada e receosa, por tudo que já passou, ela tenta se afastar de todos, mas Dan é dono de uma inocência tão linda, que acaba por ganhar seu coração.?
Dentre observações do céu e conversas divertidas, nosso casal se apaixona. Porém, quando o passado decide retornar, ambos terão que descobrir se vale a pena se arriscarem por conta de seus sentimentos.?
***************************************************
Em uma narrativa repleta de sensibilidade e responsabilidade ao retratar o autismo, Ariane nos presenteia com uma história digna de acalentar nossa alma.

Dan e Aurora são personagens que a gente só quer guardar num potinho.

Foi lindo acompanhar um amor que complementa, constrói e incentiva.

Estou muito apaixonada, e só digo: por favor, leiam!

Iasmim.Nascimento 08/06/2021

Toque
Protagonistas únicos, marcantes essa é uma história linda! Ari, conseguiu abordar temas muitos importantes que infelizmente podem ser duros mais mostram uma grande realidade que várias pessoas vivem eu pude sentir um turbilhão de sentimentos verdadeiros!
Dan é especial, fofo e divertido.
Aurora é linda, guerreira e corajosa
O casal que roubou meu coração!
Me deixará com saudades ❤️
Eu amei esse livro 😭