AFRODITE - Pierre Louys

AFRODITE - Pierre Louys Pierre Louys

Resenhas -

Carla.Floores 02/12/2023

Felicidade é contentamento.
Ambientado na Alexandria reinada por Berenice, com tudo o que tem direito nos costumes da época. O enredo é basicamente sobre uma cortesã irresistível e um gigolô insatisfeito.
Crísis pede, Demétrio faz e depois o povo tentar descobrir quem foi.
Um jantar na casa de Báquis que representa "O Banquete" onde são discutidos alguns assuntos filosóficos, sobretudo o amor.
O olhar de Pierre sobre a beleza feminina, bem como o prazer, é um culto.
Há uma reviravolta surpreendente e um final trágico que me levou a questionar os princípios éticos daquela sociedade e como eles são flexíveis variando de cultura e época.
Alguns questionamentos que o livro me trouxe:
Qual o efeito do prazer isento de sentimento?
Qual o preço de uma vida?
Qual o preço que está disposto a pagar para conseguir o que quer?

Wellington.Pimente 13/09/2023

Imperdível
O autor consegue criar uma atmosfera bem realista do período helenístico (em que a arte realçava o realismo nas esculturas e pinturas), o enredo é desenvolvido através da antiga cidade de Alexandria, no século I AC, sendo um romance catalogado como de costumes antigos, numa típica obra clássica de tragédia grega.

Em sua história conhecemos o escultor Demétrios, homem admirado e desejado por várias mulheres e amante da rainha Berenice. Ele acaba se apaixonando pela cortesã sagrada, a Crisis, uma jovem sacerdotisa do templo da deusa Afrodite.

Crisis é uma jovem de longa cabeleireira loira, de olhos azuis e que o poder de sua beleza é considerado muito próximo da perfeição, tanto que muitos a comparam com a própria deusa Afrodite.

Porém, o autor descreve o ego e a ausência de escrúpulos da Crisis quando faz utilização de sua beleza para manipular a consciência masculina, através de seus próprios desejos, levando o Demétrios a cometer crimes e esquecer os seus princípios éticos. Porém, após passar esse efeito da paixão, com a memória ainda do mal causado, ele busca criar uma obra de arte para assim ficar para a posterioridade. Concluindo através de sua história, que enquanto uma paixão por si só pode levar alguém à destruição, por outro lado, o amor contribui para edificar, para a construção da beleza como valor absoluto. Uma obra imperdível!

Mary360 11/05/2023

Livro escrito por um poeta francês e membro do movimento simbolista do século XIX. Marcado por elementos místicos e transcendentais, subjetividade e musicalidade.

O romance acontece na antiga cidade de Alexandria, no século I a.c e os protagonistas dessa paixão carnal casual são o artista Demétrio e Crisis, sacerdotisa de Afrodite cuja beleza é quase a perfeição.

Para conquistar a bela Crisis, ou pelo menos uma noite na cama com ela, o artista terá de cometer três crimes.

Ao ler, achei que seria uma releitura do mito da deusa Afrodite. No fim.... não tem nada a ver, de acordo com o prefácio( que só li depois) é um clássico do amor erótico kkkk.

Se eu for julgar a história pela historia em si, não poderia dizer que gostei, mas vou levar em consideração a escrita belíssima e até poética em muitas cenas, e gostei muito do contexto histórico e a forma fidedigna da visão helênica, da cultura grega nesse período.
Não gostei do final mas ele retrata bem como as coisas eram no passado e de certa forma ainda o sâo para as mulheres!