Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva - Volume 1

Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva - Volume 1 Jack Kirby...

Resenhas - Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva - Volume 01

Bruno Henrique 09/04/2024

Leva uma estrela pela importância histórica porque ler isso hoje em dia é uma enorme perda de tempo. Material enfadonho, datado, com pessimas ideias e valores, excessivamente explicativo e com dialogos que gostaria de nao ter lido. Me arrastei por esse volume, se for comprar faça-o pela coleção ou deixe como material de consulta.

Gabriel1994 28/02/2024

Início de Tudo.
O início de uma das franquias mais celebradas e famosas da história dos quadrinhos. Primeira fase com Stan Lee e Jack Kirby. Autores fenomenais que foram o pilar e pioneiros desse legado longevo.

O Stan Lee é um ótimo argumentista (mediante a polêmica de que na verdade Kirby era quem roteirizava a maioria das coisas e Lee só argumentava e levava todo o crédito, uso deste parênteses para retirar um pouco do "endeusamento", afinal na história Kirby foi muito injustiçado) e Jack Kirby é um desenhista fenomenal!

A ideia de uma escola para jovens superdotados de poderes mutante é genial e o desenvolvimento prodígio das histórias foi uma diversão e tanta! Gostei muito de ter lido e recomendo bastante para quem é fã de X-Men, seja das próprias HQs ou animações e filmes.

Muito bom!!

Nikolas.Macedo 04/01/2024

Não espere muito
É o volume que contém os primeiros quadrinhos dos X-Men, no meio dos anos 60, e isso precisa ser levado em conta.
A primeira metade é bastante repetitiva, com apresentações de vilões. A segunda parte começa a ter histórias que são um pouco mais longas, como a criação dos sentinelas.
Nesse volume são contadas algumas histórias do passado dos membros, inclusive como o professor Xavier perdeu o uso das pernas.
Como já foi dito em outras resenhas, não há muita filosofia por trás dos vilões, a maldade parece ser gratuita, e o Magneto apesar de líder não é nada grandioso.
Uma coisa engraçada é a Jean Grey ter cenas lendo a mente dos outros mutantes, mas depois fica se questionando se o que sente pelo Scott é recíproco.
Enfim, a leitura é bem enfadonha, e parece ser o ritmo até o volume 5.

Trindade 19/10/2023

Bom início
É uma boa coletânea histórica dos xmen. O enredo não é tão elaborado e está cheio de clichês, mas diverte e prende sua atenção.

Murillo Bertolini 23/09/2023

Bom início do título mutante
O primeiro volume da edição definitiva dos x-men traz as primeiras 23 histórias da equipe, lançadas entre os anos de 1963 e 1966, com roteiros de Stan Lee e Roy Thomas, e arte de Kirby e Werner Roth.

Após ler o material do homem-aranha da mesma fase, percebo que gosto bastante da escrita de Lee no início da construção do universo Marvel nos anos 60. Apesar de algumas histórias bobas e um pouco pueris, a explosão de criatividade é perceptível, trazendo personagens icônicos para o futuro da equipe logo no início de sua publicação. Entre eles temos: a equipe original, Magneto, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Blob, Fanático, entre outros.

Apesar de algumas histórias serem realmente um pouco mais bobas, a leitura me agrada bastante, seja pelo valor histórico, seja pela diversão retratada pelos roteiros dinâmico de Lee e narrativa de Kirby e Toth, que fazem com que a leitura, mesmo mais carregada de textos, não seja cansativa, sendo incluse muito empolgante em alguns momentos.

Dentre as histórias, destaco sobretudo a introdução do Fanático entre as edições 12 e 13, e a origem do conceito dos Sentinelas, entre as edições 14 e 18. O arco de introdução do fanático consegue trazer uma tensão enorme ao apresentar aos poucos o personagem da aproximando da Mansão X, enquanto Xavier aos poucos conta sua origem, com os X-Men aflitos antes de enfrentar o imparável adversário.

No entanto, nem tudo são flores. Apesar de gostar bastante dessa introdução, alguns conceitos que eram normais para a época, hoje se tornam um pouco mais estranhos. O fato da Garota Marvel ser najulada e assediada a todo tempo por todos os membros da equipe (inclusive o Professor X!!!!!!) é sem dúvida algo que não ocorreria hoje em dia. Pelo menos com o passar das edições isso vai se diluindo, fazendo com que ao fim, apenas Ciclope e Anjo nutram sentimentos por ela (e felizmente o """sentimento""" de Xavier pela adolescente se resumiu a um balão de pensamento perdido numa das histórias....).

A partir da edição 20 Roy Thomas assume os roteiros, e a qualidade da série muda drasticamente. Thomas usa e abusa de balões de pensamento e falas do narrador, além de trazer histórias beeem mais bobas, com a trama do vilão da semana, sendo esses de classe C ou D da Marvel. Realmente as últimas 4 edições do encadernados foram difíceis de ler, e já vejo a árdua missão que terei ao ler o vol. 2, totalmente roteirizado pelo autor.

De modo geral, a edição tem muita qualidade e é recomendada para todos os fãs dos mutantes, seja pela introdução de personagens icônicos, seja pela diversão dos quadrinhos dos anos 1960 com roteiros de Stan Lee

Thiago.Romam 02/08/2023

Vale como estudo
Muito, muito, mas muito maçante.

É muito importante ressaltar pra quem pretende ler, que as histórias são muito antigas e sofrem de seu tempo.
Os diálogos são redundantes explicando a mesma coisa que você já está vendo desenhado.
Os personagens falam frases de efeito o tempo todo e também falam de si mesmos na terceira pessoa.
A quantidade de texto é excessiva, além de muitas vezes sem graça.
Foram pouquíssimas partes que realmente trouxeram uma diversão ou engajamento maior que a média geral.

Acho que é preciso comprar a ideia de ler esses primeiros 3 volumes (total de 1560 páginas) com o intuito de conhecer, ver a evolução da série e tirar do aprendizado e curiosidade a diversão da leitura.

Também é recomendado a leitura sem pressa, pois ler várias histórias seguidas se mostrou muito desgastante e impaciente.

No mais, a edição em si é muito bem feita e é bem vinda ao resgatar essa parte da história dos heróis, tudo num formato padronizado para coleção.

Fernando1355 04/06/2023

O início dos X-Men
O livro conta com histórias muito divertidas do início da equipe do X-Men enfrentando vilões icónicos.

Myy 25/07/2022

Foi bom pra entender o atual
Achei um pouco maçante e cansativo. Não sei se por ler os mais recentes e ter conhecimento de como as coisas são fluidas achei esse muito demorado pra desenrolar a história.
Ton 05/07/2023minha estante
Essas HQs foram escritas na década de 60, um tempo bem diferente do nosso. Naquela época o mundo não estava conectado através da internet, a vida era bem menos corriqueira. Hoje tudo é apressado, as informações são jogadas na cara e é tudo pá pum.
Tem que levar em consideração o tempo histórico :)

Gabriel1994 28/02/2024minha estante
HQs de 63 era o princípio, primórdios, não tinha asfalto. A Marvel estava iniciando o MCU e ideias precisavam florecer... Era uma enxurrada de texto acompanhando os desenhos, mas era a fase. O jeito de introduzir o leitor... Vale a pena pra quem é fã!

Julia Barbosa 16/07/2022

O começo de tudo.
Gostei de ter comprado esse compilado de 528 páginas falando do começo dos X men que para ser sincera não sabia muito mais do que apareceu nos desenhos e nos filmes mas tenho que dizer que a leitura dele é bem cansativa, tem várias caixas de diálogo e quando vamos ver estamos na mesma página e a história não saiu do lugar. Outro problema que vi mas acho que é pela época mesmo que foi feito é que se eu conhecesse os personagens acharia eles muito rasos, o bom é que já li volumes deles em Krakoa e vejo que o ritmo e o jeito que é escrito, está bem diferente.