Você não vai dizer nada

Você não vai dizer nada Julia Codo

Resenhas - Você não vai dizer nada

mattar.giovanna 05/06/2023

Afrouxar o passo.
Que experiência delicada e sensível.
paizinho que passa dias a fio sintonizando as rádios enquanto transita por sp quem me recomendou essa leitura: 'estava ouvindo na rádio sobre um livro que você vai gostar'. e me deu de presente.
a leitura já começou por si só afetiva.
essa é a primeira obra da autora e que olhar generoso com o qual codo tece sobre as miudezas do cotidiano.
codo conseguiu tocar em sonhos e fantasias costurados por mim em um dia que nem me lembrava mais. uma sintonia e tanto!
recomendo a leitura com todo o carinho.

Beatriz3345 12/01/2023

"VOCÊ NÃO VAI DIZER NADA?"
Sem palavras pra forma que esse livro foi escrito, Julia Codo, você tá de parabéns mulher!

Comecei o livro em Dezembro, e li lentamente, pra apreciar e sentir cada conto.

Os contos são descritos com vários detalhes que eu nunca vi em nenhum outro livro. Alguns são melancólicos e tem um tipo de humor sutil, que eu amei.

Não posso esquecer de comentar que eu achei super interessante o fato de que em alguma parte de cada conto (geralmente no final), tem um tipo de menção ao título do livro.

Recomendo muito pros leitores que apreciam todo e qualquer detalhe! ?

Natasmi Cortez 01/01/2023

Vou dizer tudo e mais um pouco (sem spoilers)
Não sei por qual motivo eu gosto de livros tristes... Fica aí o questionamento (corre aqui Freud). Esse é um livro de contos, daqueles que aparentemente a gente lê rápido (ótimo pra minha meta não cumprida de fim de ano) e também ótimo para me surpreender. Cada conto é um baque diferente, alguns deles eu li mais de uma vez, tentando entender, tentando assimilar, tentando engolir o fim (e as vezes o não fim). Eu fiquei deprimida, angustiada e ri algumas vezes. A autora faz um recorte de histórias cotidianas, simples, mas que são trágicas de alguma forma. E mesmo trágicas, algumas são belas, e mesmo trágicas algumas podem até soar divertidas, inspiradoras. Personagens cheios de carisma, vítimas da uma vida que acontece sem que tenha havido planejamento. São tanto rumos, tantas narrativas oriundas de uma única mão. As vozes tão diferentes a cada conto, um fôlego diferente em cada vivência, e a sensação de que em alguns anos, quando eu ainda lembrar desse livro ( e eu sei que vou lembrar), seja quase impossível distinguir ficção da vida real. Pode ser que eu lembre da moça com claustrofobia no elevador, ou da neta que se vinga silenciosamente da avó, ou de alguém que teme esquecer mesmo das coisas mais simples como respirar, e pode ser que lembrando disso eu ache que aconteceu comigo, ou com alguém que eu conheço. Será que eu ouvi? Será que aconteceu com um amigo de um amigo? E as respostas poderiam facilmente ser positivas. Julia Codo escreve com simplicidade, mas há uma intimidade nas linhas que beira à confissão e esse tom é responsável por nos imaginarmos em uma conversa. Eu li ou ouvi?
Eu sempre achei mágica a capacidade de transformar a vida em arte, de conseguir embelezar algo corriqueiro que ocorre no dia a dia, e é ainda mais incrível quando o resultado dessa façanha se reflete em quem consome tal conteúdo. Minha vida dava um livro, e ele poderia ter sido escrito pela Julia. Minha própria história às vezes trágicas, ganhou novos contornos após essa leitura.

gabriel 17/12/2022

Obrigado escola
Ganhei o livro de um programa da prefeitura (uma coisa boa tinham que fazer). E estou MUITO grato!
Que livro incrível!! Julia Codo consegue transportar o leitor para dentro do conto em segundos...
Cada história que passava eu ficava mais assustado, pq cada uma é melhor que a outra e no final TUDO É MUITO BOM!
Beijos pra Julia Codo

mellyna.conde.5 27/09/2022

Eu só queria que esse livro tivesse contos suficientes para ler pelos próximos 90 anos.

Histórias emocionantes e envolventes que alugaram um triplex na minha cabeça.

Marco 20/09/2021

Desses encontros ao acaso.
"Você não vai dizer nada" foi um desses encontros alegres do destino. Fui capturado pela capa e pelo título logo de cara, e, ao contrário do que geralmente acontece, o livro de Julia Codo furou a longa fila de leitura. E que bom que aconteceu! Que bom poder encontrar literatura de tanta qualidade, de tanta profundidade, de tanta mesura e grandiosidade, assim, completamente ao acaso.

"Você não vai dizer nada" valsa com a crueza e com o lirismo. Pula levemente entre a inexorabilidade do destino e a mansidão dos sonhos. Dói e afaga, muitas vezes num mesmo parágrafo. É de um primor que me deixa admiravelmente feliz.