O Que é a Vida?

O Que é a Vida? Paul Nurse
Paul Nurse

Resenhas -

nofres 20/02/2024

O livro é uma boa introdução em biologia. Inclusive traz muitos insights que seriam oportunos para um professor de biologia apresentar em sua primeira aula. Não sei se por habilidade do tradutor, do próprio Nurse ou de ambos, o livro tem uma escrita muito fluída e facilita muito no entendimento de conceitos complexos de biologia, principalmente quando se fala em genética. Recomendo.

Camila1856 30/01/2024

Bom para quem gosta de biologia
Já li esse livro duas vezes, e recomendo, especialmente para quem se interessa por biologia. Talvez "o que é vida?" seja uma das perguntas mais difíceis de responder... Pessoalmente, acredito que nossa capacidade intelectual enquanto humanos é limitada, tornando a resposta para esse questionamento ainda mais difícil de ser encontrada. No entanto, como Paul Nurse menciona ao fim do livro, toda a vida do planeta pode ter surgido de uma mesma origem. Sendo assim, todos nós somos parentes, e enquanto humanos, seres intelectualmente capazes de compreender a importância de cada ser vivo na Terra, devemos aprender a respeitar as outras espécies, e definitivamente, conviver em harmonia com todas elas.

Clara 04/10/2023

Fascinante
Li esse bem rapidinho, pra quem não sabe eu curso biologia, acho que talvez tivesse sido interessante ler mais no começo do curso, muito do que ele fala eu ja sabia, mas ainda assim, trouxe reflexões muito boas e que me lembraram o por que sou fascinada pela ciência, recomendo demais pra quem se interessa pela area, e te da uma perspectiva muito legal do quão fascinante é o planeta em que vivemos.

Gislayne 01/09/2023

Complexo e instigante, não recomendo para que não gosta de biologia e química e pra quem tem a mente fraca e corre o risco de ?desacreditar em Deus? rs

Mariana113 26/08/2023

Vida o que é?
O autor tenta responder a pergunta, que dá título ao livro, analisando as principais características dos seres vivos. É um livro bem didático, com uma excelente análise sobre o que é a vida, permeado por anedotas científicas e curiosidades sobre a vida e pesquisa do autor.

Mariana.Tami 08/08/2023

Instigante.
Tanto para quem já tem conhecimentos sobre a ?magia? da biologia humana quanto para quem se pergunta como nossa existência é possível, esse livro é totalmente instigante e ?mind blowing?.
Com certeza vale a pena para repensarmos em nossa insignificância significante nesse universo gigantesco.

Paulo Henrique 02/05/2023

Revisão de conceitos e questões para o futuro.
Um livro que me lembrou os tempos de estudante, falando sobre a constituição de uma célula, a importância e o papel da mesma na formação da vida. Para quem gosta do assunto é um revisão de alguns assuntos da biologia com questões pertinentes sobre o desenvolvimento das pesquisas. Gostei do livro.

Gabriel A. 06/03/2023

O que é a vida?

Esta pergunta - que também é o título do livro - nos leva a várias respostas e reflexões que pode ser dada em várias visões, como a visão filosófica e a espiritual, por exemplo.
Mas eu, particularmente, me contento com a resposta encontrada neste pequeno livrinho, escrito por Paul Nurse, um renomado geneticista e biólogo celular, também ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001, que dedicou toda a sua carreira a estudar o funcionamento das células vivas.
Neste livro, para explicar o que é a vida, Nurse se utiliza de cinco grandes ideias básicas da biologia, que são: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação.
Partindo dessa premissa, o autor descreve todo o ciclo celular, e o que significa estar vivo de um jeito descomplicado e interessante, e também de fácil entendimento a todos os leitores, que assim como eu, sejam leigos no assunto.
Nurse não só trata questões fundamentais, como também conta sobre seu trabalho, suas pesquisas importantes e como identificou o gene cdc2.
Também acompanhamos durante a leitura, um pouco da vida do autor fora dos laboratórios, e o mais curioso é que a vida de Nurse tem um plot interessante e muito irônico para um geneticista.
O livro tem um linguagem objetiva e simples, e o autor fala sobre a riqueza de vida dando à biologia todo o mérito que lhe é de direito.
Este livro foi lançado em 2021, durante a pandemia, e nos faz refletir um pouco como que, daqui em diante, faremos para sobreviver aos desafios diários como doenças, mudanças climáticas, pandemias, perda da biodiversidade e segurança alimentar. E para isso, é mais do que necessário que possamos compreender o que é a vida em seu estado mais puro.

Matheus 08/02/2023

Fantástico
Nurse consegue, de maneira facilmente compreensível, nos mostrar como funcionam alguns aspectos de uma das maiores fontes de estudo da biologia: a célula. Nos traz os resultados de seus próprios estudos e descobertas juntamente com alguns questionamentos filosóficos, e o que eu achei mais fantástico foi a sua habilidade em instigar o leitor a querer se aprofundar em um assunto considerado ?chato? pela maioria.

renatats 15/01/2023

É um livro interessante sobre a vida do ponto de vista da biologia, mas em determinado momento a leitura fica morosa.

Maria.Eduarda 12/12/2022

O Que é a Vida?
Gostei desse livro por ele inserir temas complexos no dia a dia. Quando se estar na sala de aula. é difícil enxergar os ensinamentos durante a rotina e apesar de ser um pouco maçante esse livro traz isso.

brendaflleal 07/10/2022

Bom!
Eu achei a leitura bem interessante, comprei o livro em oferta, portanto, nem me atentei muito ao assunto, confesso que fui pela capa. Trata-se de um livro de introdução à biologia, que claramente observando o seu tamanho, não esgota o tema; mas desperta curiosidade e vontade de aprofundar no assunto.

Letycia 25/08/2022

Ótima leitura cientifica, não conhecia o trabalho do autor e confesso que mesmo sendo da área de biológicas foi difícil acompanhar alguns trechos quando ele se referia ao próprio trabalho, mas gostei das opiniões dele sobre os mais diversos assuntos que aborda.