A biblioteca da meia-noite

A biblioteca da meia-noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

Samara Silva 18/05/2024

A premissa do livro é maravilhosa, mas confesso que tive dificuldade em terminá-lo. A ideia da biblioteca me prendeu bastante, mas do meio para o final ficou muito repetitivo e perdi o interesse. Mesmo assim, vale a pena a leitura pelas reflexões que gera!

Fernanda 18/05/2024

Livro bom
Citações:
Matt Haig - A Biblioteca da Meia-Noite

"[...] tinha estudado filosofia existencial o suficiente para acreditar que a solidão é parte intrínseca de ser da espécie humana num universo essencialmente sem sentido."

"? Era muita pressão.

? Mas a pressão é o que faz a gente. A pessoa começa como carvão e a pressão faz dela um diamante.

Nora não corrigiu o conhecimento dele sobre diamantes. Não lhe disse que, embora carvão e diamante sejam feitos de carbono, o carvão é impuro demais para, sob qualquer pressão, ser capaz de virar diamante. De acordo com a ciência, você começa como carvão e termina como carvão. Talvez aquela fosse a verdadeira lição de vida."

"[...] hobbesiana e da imaginação. Thomas Hobbes considerava a memória e a imaginação quase a mesma coisa, e, desde que descobriu isso, Nora nunca mais teve total confiança em suas lembranças."

"[...], as coisas seriam bem mais fáceis se a gente entendesse que não existe um certo modo de viver que nos torne imunes à tristeza. E que a tristeza é parte intrínseca do tecido da felicidade. Não dá pra ter uma sem a outra.
Obviamente, elas vêm em diferentes graus e doses. Mas não há uma vida sequer em que a pessoa possa existir num estado permanente de felicidade absoluta. E imaginar que existe uma vida assim só acrescenta mais infelicidade à nossa vida."

"Era como se ela tivesse alcançado um certo grau de aceitação sobre a vida ? de que se houvesse uma experiência ruim, não haveria apenas experiências ruins. Concluiu que não havia tentado pôr fim à sua existência porque estava infeliz, mas porque tinha conseguido se convencer de que não havia saída para sua infelicidade."
Kaiser4 18/05/2024minha estante
Leitura bem boa e cheia de repertório kkkkk

Bruna 18/05/2024

É tudo questão de perspectiva!
Apesar do clichê "viva o agora", esse livro sabe como ensinar sobre um clichê. Leitura muito válida, principalmente se você quiser ter uma nova perspectiva sobre as coisas.

Lohranna0 18/05/2024

Um livro que trata sobre temas psicológicos sob varias perspectivas entre os sentidos e significados da existência humana , sendo contado de forma leve e reflexiva. Amei!

Samy 18/05/2024

Eu super indico ele!
No início parece que o povo que deixou ele famoso era louco, mas a partir de uma parte você fica compenetrada e começa a ler um capítulo atrás do outro.
A Biblioteca da Meia Noite é um livro feito pra você pensar um pouco em algumas partes da sua vida. Ele faz referência a diversos filósofos famosos (inclusive já tinha estudado sobre alguns deles na escola), ou seja, é um livro feito para você refletir.
Adorei a leitura!

Alana 18/05/2024

Tente!
Vim de uma ressaca literária das bravas, quase 2 anos forçando a leitura. Até chegar nesse!
No início não me prendeu muito, do meio pro fim, não queria parar até acabar. Finalizei hoje, nesse exato momento e amei! Apesar de ter esperado um final UAU, deixou a desejar, mas ainda assim, por todo decorrer da história, vale a pena. Recomendo!

JAlia372 18/05/2024

Nossa
Esse é um dos melhores livros que eu já li , leiam pelo amor de deus , sei que muita gente fala mal dele , mas no meu ponto de vista , você vai ter a crise existencial mais marcante da sua jornada como leitor (a) , terminei em 2 dias , fiquei viciada , infelizmente foi emprestado e eu espero comprar pra mim só para ter oportunidade de marcar as frases.

Eti 18/05/2024

E se...
E se você pudesse mudar suas escolhas e o rumo que sua vida tomou?
Essa é a proposta da Biblioteca da Meia Noite.
E se você encontrasse um livro com todos os arrependimentos que podemos ter ao longo da vida e fosse lhe dada a opção te tentar outras escolhas, outros rumos... Você seria mais feliz?
Cada escolha, cada palavra dita, cada palavra omitida, cada decisão, cada ação de uma vida segue um rumo diferente... E se essa não foi o melhor escolha e você pudesse refazer ela?
E assim a sociedade vive repleta de pessoas pensando nos "E se eu tivesse feito isso ao invés daquilo"... Eternamente infeliz com o rumo de suas decisões. Eternamente em busca de algo que realmente vá satisfazer ou fazer sentido.
E nos perdemos do caminho da vida...
A famosa grama do vizinho que parece bem mais verde...
Talvez você precise mudar sua perspectiva.

"Não é aquilo que você olha que importa, mas o que você vê "

Eduardo Leal 18/05/2024

Será?
Será que em uma outra vida eu dei 5 estrelas pra esse livro? Hehe!
A Biblioteca da Meia-Noite é um ótimo livro, eu só acho que optei por lê-lo no momento errado, ainda assim, foi um livro que explodiu minha mente. Há muito venho pensado sobre a teoria dos múltiplos universos e foi interessante acompanhar a jornada da Nora e ficar teorizando como seriam as minhas possibilidades de vida! Certamente é um livro que te abre a mente para essas viagens e isso foi muito legal! Enfim, eu recomendo a leitura, afinal, acima dessas teorias, o livro é uma ótima lição de empatia, desapego e humildade. ??

Giovanna 18/05/2024

Achei o livro muito bom. Gostei muito da história, conseguiu me deixar bastante interessada e curiosa com tudo que ia acontecendo ao longo do livro. Além disso, o livro consegue trazer em sua narrativa ensinamentos legais e reflexivos. Vale muito a leitura ?

Ynara.Afonso 18/05/2024

INCRÍVEL OU SUPERESTIMADO?
Quando comecei a buscar mais leituras, várias pessoas me recomendaram esse livro, sempre dizendo que era incrível e sensacional. Outras tantas, quando eu mencionava o assunto, diziam que ele era apenas mais um livro superestimado que a internet deu fama. E como fiquei nessa indecisão? Fui ler para tirar minhas próprias conclusões, hahahah.

Ao meu ver, o livro é ambos: incrível e superestimado. A leitura não é demorada, é um livro curto, mas ele não te prende. Várias vezes quis deixá-lo de lado. Quando ele te prende, não se aprofunda no tema, e acho que esse foi o maior problema. Quando eu começava a gostar de alguma coisa, era sempre raso (isso fez com que eu achasse o livro superestimado). No entanto, a ideia de pensar em "n" possibilidades do que a sua vida poderia ter sido e poder viver essas vidas e depois superar cada decisão vista como errada, e no final perceber que é isso que faz você, faz com que sua cabeça exploda. Nós somos o resultado de todas as nossas escolhas, dos "sins" e "nãos", e isso torna o livro incrível. Gira uma chavinha no seu cérebro e você começa a entender que está tudo bem, os arrependimentos e os ciclos encerrados, que a vida é para ser vivida e para amar!

Então, super recomendo a leitura. Esteja pronta para que talvez se torne o livro da sua vida ou apenas mais um livro.

Eduardo2034 18/05/2024

A biblioteca da meia noite
Uma leitura muito reflexiva sobre a vida e os diferentes rumos que ela pode tomar, como é colocado no livro ?Ser humano é resumir o mundo continuamente em uma história compreensível que mantém as coisas simples?, amei o fato de o livro trazer a ideia do limbo (entre a vida e a morte) como algo simples, uma biblioteca e uma bibliotecária, as quais significavam bastante para a personagem principal.

O livro traz uma bagagem bem legal sobre filosofia, passeando sobre mecânica quântica e multiverso, o que pode parecer complexo mas no fim a mensagem do livro é simples, ?e a gente passa tanto tempo desejando que a vida fosse diferente, se comparando com outras pessoas e com outras versões de nós mesmos, quando, na verdade a maioria das vidas contém um certo grau de coisas boas e coisas ruins?.

Uma ótima experiência!

giovanacarrvalho 18/05/2024

Pq o hype?
Mais um que eu ns pq o hype todo, achei cansativo, arrastado, pensei q ia ser uma coisa e foi outra, achei mt chato

miigu3el 18/05/2024

Clichê
Polêmico, mas dei uma chance ao livro, embora ele tenha, em minha percepção, toda a receita para ser um clichê. Honestamente, a proposta se faz interessante, mas é cansativo lidar com a protagonista. Embora a obra traga reflexões de acordo com a vivência de cada leitor, "A Biblioteca da Meia-Noite" me deixa a desejar em alguns quesitos. É notória a consequência que as escolhas, ou falta delas, trás ao presente, mas definitivamente Nora Seed possui questões muito mais complexas e pouco exploradas no livro. Conclusão? É uma boa leitura, nos faz refletir e vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

Ana ju 18/05/2024

Esse livro é extremamente perfeito, não tenho nem palavras pra explicar ele,me cativou de um jeito inexplicável!!!