As Artes Mágicas do Ignoto

Camila Cerdeira

Resenhas - As Artes Mágicas do Ignoto

Fabio Pedreira 19/11/2021

Leveza, representatividade e magia
O Instituto Ignoto de Artes Mágicas é uma escola brasileira de magia que se encontra no casco de uma tartaruga gigante, que de tempos em tempos muda de lugar.⁣

É por isso que seus alunos - tanto humanos como outras criaturas com aptidões mágicas - precisam usar portais para se locomover até a escola.⁣

Lá, teremos muitas aulas, muitas aventuras e com certeza, muitas histórias boas, contadas por uma seleção de autores fantásticos nessa antologia da @editoracorvus .⁣

As Artes Mágicas do Ignoto é uma leitura super leve, com contos curtinhos, mas que tem como grande objetivo mostrar a mágica que acontece nas relações das pessoas, principalmente dos jovens.⁣

Os contos falam muito de amizade, paixão, confiança, busca por sonhos e muito mais. Todos esses contos tem uma escrita muito leve, servindo como ótima leitura para depois de uma ressaca, ou para ler rapidinho quando quer se divertir.⁣

Outro ponto forte é a representatividade, que está presente de várias maneiras no livro, tanto de gênero, como culturas diferentes do Brasil, tidas muito bem representadas com uma coisinha aqui e outra ali.⁣

A escola de magia pode estar presente nas histórias, mas acaba que a mágica mesmo acontece com a leitura. Pegue o livro, leiam e divirtam-se com mais um baita livro da Corvus.

Pipezinha 24/07/2021

Extraordinário
Eu apoiei a campanha no CATARSE por curiosidade. Como vai ser o Ignoto? Uma espécie de Hogwarts brasileira, fanfic de HP, o que? O resultado foi surpreendente e delicioso. Faz tempo que eu estou procurando, apoiando e lendo obras COM personagens mitológicos brasileiros, com nomes, localidades e situações BEM brasileiras, e eu nem sabia que precisava disso até começar a ler. Localidades para além do eixo Rio-São Paulo, situações que eu desconhecia, romances fora do "loiro de olhos azuis heteronormativo encontra gostosa morena de cabelo cacheado e transam loucamente". Os contos do Ignoto também falam diretamente com meu dia a dia numa universidade - só não tem seres preternaturais e poções mágicas - com gente de diferentes lugares, etnias, culturas e criação tentando se misturar e encontrar seu lugar no mundo ao mesmo tempo. Se tiver mais um volume, mais histórias na Biblioteca e com a Fabiana, por favor. Sim, estou puxando brasa para minha sardinha. Afinal, eu entrei numa biblioteca aos seis anos de idade e nunca mais saí.

thai 15/01/2022

Muito bom!
Achei divertido, prendeu atenção e mostra bastante coisas relacionadas a cultura Br e as religiões de matriz africana

Colecionando Planetas 15/08/2021

Escola de magia brasileira com diversidade
Eu AMEI esse livro demais, como em toa antologia teve alguns contos que gostei mais que outros e por isso tirei meia estrela, mas no geral foi uma experiência incrível.

Eu realmente consegui me ver naquela escola, passando por portais e estudando magia.

Adorei como tudo é colocado de uma forma tão natural que você realmente acredita que o ignoto existe! (Quem precisa ir para hogwarts quando você pode ir pro ignoto comer um bolo de goma?)

O livro tem muita representatividade, tanto de pessoas gays, trans, lésbicas? quanto de pessoas pretas e isso me deixou tão feliz! Eu realmente me vi no livro e nos contos e me emocionou.

Gabriel Aleksander 12/04/2022

Conheça onze histórias ambientadas em um instituto brasileiro de magia - literagabs.com
Cheio de criaturas fantásticas e localizada sobre o casco de um cágado gigante que se movimenta ao longo do litoral brasileiro, o Instituto Ignoto recebe pessoas e criaturas mágicas de todo o lugar do país para praticar e aprender sobre como controlar as artes mágicas.

Portais que combinam magia e tecnologia são a única forma permitida de entrar no Instituto Ignoto. Porém, quando a junção desses métodos começam a demonstrar instabilidades tudo pode ser possível, e os habitantes do Instituto podem ter suas rotinas mudadas drasticamente, pois quando magia e ciência se combinam tudo é possível!

Agora finalmente chegou a hora de ter acesso a esse mundo mágico através de contos dos onze autores reunidos nesse livro, que irão apresentar algumas das diversas histórias que se passam nesse lugar fantástico!
Vocês não imaginam a felicidade que eu senti quando encontrei um livro que se passa em uma escola de magia e não seja aquela saga batida da autora desnecessária (finalmente novas referências!!!!), além de contar com representatividade racial e LGBTQIA+ em todos os contos.

Apesar de saber que só aqui eu já dei motivos suficientes para investir nesse livro, ainda existem alguns outros fatores que me fizeram amar essa antologia, como por exemplo, consumir novos trabalhos de autores já conhecidos por mim como G.G. Diniz (O Sertão Não Virou Mar, Morte Matada), Camila Cerdeira (A Noite Cai), Waldson Souza (Oceanïc), Sol Chioro e Lavínia Rocha (Flores ao Mar).

Além disso, um dos pontos altos dessa antologia foi esse universo compartilhado entre todos os contos, onde a cada nova história o leitor tem acesso a perspectivas diferentes do Instituto e até mesmo de personagens que vão aparecendo em várias histórias, um dos fatores que me fazem olhar para esse livro como uma obra-prima.
Mesmo não conseguindo me conectar com todos os contos (o que é comum nas minhas experiências com antologias), definitivamente tiveram alguns que foram grandes destaques para mim, como “2+2” de G.G. Diniz que introduz o livro e já entrega ao leitor um possível romance sáfico que aquece o coração com a atmosfera insinuante que é deixada no ar…

Outro romance que me ganhou completamente e entrou na categoria de melhores contos que já li NA VIDA foi “Destinos Trançados” da Lavínia Rocha, que apresenta uma história de amor inusitada e com uma trama mágica completamente original envolvendo feitiços que dão errado e geram consequências que tornam a leitura muito divertida e apaixonante (sem contar com a narradora que se apresenta de uma forma no enredo que eu nunca tinha visto antes).

E ainda nesse hall de melhores contos que já li, preciso falar sobre “Filho de Ossain” de Camila Cerdeira, que nos apresenta novamente uma fantasia envolvendo o panteão Iorubá repleta de ação e aventura, que faz o leitor se envolver completamente com tudo que está acontecendo no enredo e me fez (literalmente) roer as unhas. É impressionante como os contos de Camila me viciam e fazem sempre querer mais desse universo. Simplesmente impecável!

Por esses motivos que indico fortemente “As Artes Mágicas do Ignoto”, pois a sensação de estar em um universo de fantasia construído por onze pessoas e mesmo assim se mantém coeso e bem estruturado é algo inimaginável e que merece ser ovacionado por mais leitores. Sendo assim, fica aqui meu convite para experimentar essa obra magnífica e necessária na nossa literatura brasileira!

site: www.literagabs.com

Luana 11/09/2021

Vários contos brasileiros de ficção especulativa em um só lugar
A antologia “As Artes Mágicas do Ignoto", organizada por Dante Luiz e G. G. Diniz, tem como proposta fazer o leitor conhecer uma escola de magia brasileira. Os contos estão inseridos no universo em que o Instituto de Ignoto de Artes Mágicas se encontra em uma ilha no casco de um cágado gigante, o qual nunca para de se locomover pela região litorânea brasileira.

Existem alguns que eu gostei mais, como “Segredos da Noite” de Sol Chioro, no qual Filipa, uma aluna já formada do Instituto, descobre que uma garotinha, juntamente com seu irmão fantasma, querem conseguir provas que o professor assistente está sumindo com alunos durante à noite. Sabendo que não pode deixar uma criança sozinha de madrugada, Filipa resolve acompanhar a criança e o fantasma nessa jornada. Outras histórias que gostei mais foram FIlho de Ossain, de Camila Cerdeira, e Ecos, de Carolina Cassiano.

Dessa maneira, inserindo na antologia autores de todos os lugares do Brasil, o livro da editora Corvus é recomendado para todos que procuram ler histórias que misturam magia com elementos brasileiros, além de trazer representatividade para todas as histórias.
Cho 11/09/2021minha estante
Me ganhou quando falou que o instituto está situado no casco de um cágado gigante.

Barbara Diniz 11/09/2021

Favoritado!!!
Só queria dizer que os contos desse livro são tão perfeitos que eles podiam virar uma saga! Autores de diversos lugares do Brasil escrevendo contos que passam num lugar melhor que Hogwarts e enaltecendo essa cultura diversa do nosso povo!

desventuras 27/02/2023

O peso e importância de abraçar quem se é
?Mas ali estava a vida me mostrando que eu não precisava viver me sentindo indesejado ou me isolando de tudo e de todos. Eu podia apenas viver o momento, aproveitar as coisas boas que apareciam enquanto durassem. Afinal, não adianta saber nadar e continuar sentindo medo do mergulho. E, na vida, há vários oceanos.?

Muitas foram as vezes que falei aqui no Desventuras sobre livros que pareceram me abraçar enquanto os lia. Com esse aqui, em especial, além de me sentir abraçada, também senti a magia do Instituto Ignoto me circular. Como se fizesse parte daquele lugar. E isso foi indescritível.

Na obra publicada em parceria pelas editoras Dame Blanche e Corvus, somos apresentados a uma antologia de contos ambientados em uma realidade compartilhada: a escola brasileira de artes mágicas.

Através dessas histórias tão bem contadas, conhecemos mais da escola e também das pessoas que a compõem. Alunos, funcionários e professores são parte importantíssima da narrativa, peças centrais instigantes e interessantes que despertam no leitor uma vontade absurda de conhecê-los ainda mais.

As Artes Mágicas do Ignoto é uma leitura rápida e de fácil entendimento, tão bem estruturada e desenvolvida que não dá a mínima vontade de largar. Com representatividade da primeira até a última página, abordando temas sensíveis e importantes de forma assertiva e natural, os contos expõem pautas de gênero, cor, preconceito de diversos tipos e bullying (entre outros).

Amei ter conhecido mais do nosso país através dessa obra tão rica em detalhes, folclore e cultura. Ter conhecido esses personagens tão simbólicos, bonitos e sinceros, ter me sentido abraçada por essas histórias de vida e de existência tão potentes. Ter visto amores se desenrolarem, amizades se fortalecerem e aventuras serem vividas. E principalmente, amei me sentir parte desse lugar tão maravilhoso e acolhedor.

É uma leitura que recomendo fortemente a todos, pois além de significativa é divertida e explorar cada cantinho daquela imensidão de possibilidades é extraordinariamente bom.

Richard 03/10/2021

Potencial imenso, mas senti que faltou algo
Apoiei o projeto no Catarse porque achei a ideia fantástica, o Instituto e os autores por trás das histórias me chamaram muito atenção. Nesse ponto, ZERO decepções.

O Instituto é incrível, tem muuuitas coisas interessantes sobre ele, de onde ele é localizado até as disciplinas ensinadas. Me lembrou um pouco a "Boiúna", escola de magia do norte criada pela Renata Ventura no livro "O Dono do Tempo". Inclusive fica aqui minha fortíssima recomendação dessa série maravilhosa da Renata.

MAS, contudo, entretanto... mesmo sabendo que todos eram pequenos contos, senti que algumas histórias não entregaram nada ou tentaram entregar coisas demais em "tempo" tão pequeno. Um romance super apressado e sem profundidade, uma história de investigação ridiculamente fácil...

É muito fácil ver o potencial de possíveis incríveis histórias no Instituto. Mas eu sinto que elas precisam de mais tempo e talvez de um objetivo maior e comum entre as histórias. Por mais que eu tenha gostado de quase todos os personagens, só me lembro do nome do Baltazar e da Fabiana. E eu queria lembrar de todos (ou quase todos)

Se eu recomendaria o livro? CLARO! É uma leitura bem leve e gostosa. Minha nota 3 foi por querer ver essa obra alcançar todo seu potencial.

Mayara 27/01/2023

Ótimo
Eu gostei bastante do livro, me conectei mais com alguns contos do que com outros, mas no geral todos são bons ou ótimos, e quase todos com vários tipos de representatividade, eu só senti um pouco de falta de mais explicações sobre a magia no mundo e sobre a escola em si.

Denys 25/09/2021

Que prazer acompanhar esse universo tão incrível ao longo das páginas. O Instituto Ignoto é lar de personagens diversos, únicos e que protagonizam histórias repletas de delicadeza que falam da natureza humana através com muita magia. Um lugar da nossa literatura para o qual eu certamente quero retornar se tiver a chance.

Daniel 17/10/2021

Uma livro que reune 11 contos sobre o maior instituto de magia da América Latina. Eu gostei da maioria dos contos, meus preferidos foram "Segredos da Noite" e "Justiça".

Gabi1675 24/07/2021

Contos de uma Escola de Magia
As Artes Mágicas do Ignoto, é um livro rico em histórias, personagens, um universo interessante e, claro, mágico.

Mas, óbvio, não é perfeito, por ter tantos autores, seguimos personagens diferentes por pouco tempo, as vezes um conto prende tanto a atenção que quando ele acaba e ficamos sem ver o resto do desfecho dá uma sensação de que isso está inacabado. Também, como as histórias trocam de personagem e de situação, que em um momento estamos em uma grande batalha e depois estamos vendo outro personagem vivendo a vida como se aquela batalha não tivesse acontecido. E em nenhum momento é citado o que aconteceu.

O livro não é perfeito, mas é gostoso de ler e acompanhar cada um dos personagens, alguns mais do que outros, você fica animado, confuso, com raiva, triste, as vezes não pelo personagem, mas sim pelas situações.

Eu adorei esse livro, e tenho intenção de ler de novo.

P.s: As vezes crianças e magia é uma péssima combinação.

Davenir - Diário de Anarres 10/03/2024

Autores bem afinados com uma proposta ideal de fantasia Jovem Adulto.
As Artes Mágicas do Ignoto foi uma daquelas campanhas no Catarse que eu queria ter participado mas acabou ficando fora do orçamento. Felizmente a editora Corvus colocou em sua lojinha virtual e entrou para a minha lista de leituras. Adorei a proposta de homenagear a Rainha do Ignoto de Emília de Freitas. Achei que seria um resgate direto, alguma espécie de continuação moderna da história original, mas na verdade trata-se mais de uma versão brasileira de uma escola de magia, que já existe por ai. Confesso que fiquei em dúvidas se seria bom ou não. Felizmente minhas dúvidas foram dirimidas e a leitura me empolgou mais que esperava.

Todos os contos se passam no mesmo universo, no mesmo lugar. O Instituto Ignoto, que fica instalado em uma ilha mágica embarcada no casco de uma tartaruga gigante que perambula pela costa norte e nordeste do Brasil. Temos a presença de alguns personagens que aparecem em todos os contos, quase sempre como coadjuvantes. O diretor Balthazar e a bibliotecária Fabiana, além do Arnaldo, o vira-lata caramelo que perambula pela escola e, como toda boa escola, tem seu cãozinho mascote involuntário. Há também pequenos inserções de personagens que me arrancam sorrisos de canto de boca quando percebidos. Contudo, isso é apenas um tempero para o que realmente importa. Há uma criação de mundo permeando histórias sensíveis, divertidas e tocantes num ambiente escolar e mágico. Vale citar a representatividade em todos os protagonistas das histórias. Acredito que esta é o maior legado da obra de Emília Freitas, pois em seu tempo a escritora pôs sua pena a defender a causa das mulheres, da abolição e do espiritismo (muito contestador na época, não o lamentável antro de conservadorismo barato de hoje) e vislumbrou um lugar onde a magia para o bem fluía livremente e podem ter certeza que o Instituto Ignoto é exatamente isso.

A antologia abre com 2+2 da co-organizadora G. G. Diniz, onde uma física talentosa tenta provar uma tese mas não leva em consideração o que estava na sua cara o tempo todo. Em Anexo de Delson Neto conta sobre Jussara, uma RH do Instituto, que leva seu trabalho a sério demais até que seu próximo entrevistado para uma vaga em aberto para professor de Artes que leva a vida de forma tão bagunçada quanto o longo dia que a aguarda. Conto muito divertido, muito diferente da pegada de seu livro cybeprunk. Entre Terra e Mar, (Larissa Usuki) conta sobre suas meninas, uma sereia e uma aprendiz de magia, que passam a se gostar tanto quando gostariam de levar a vida uma da outra. Segredos da Noite (Sol Chioro) começa com um encontro noturno ao acaso com um espírito e sua irmã com uma ex-aluna e se desenrola num mistério que só eles e uns latidos podem resolver. Filho de Ossaim (Camila Cerdeira) explora os adeptos de religiões afro-brasileiras dentro da escola que lutam invocando espíritos e orixás contra uma desconhecida hora de seres medonhos enquanto um amor tenta florescer. Destinos Trançados (Lavínia Rocha) é uma das histórias mais fofas do livro. Uma típica paixonite leva uma menina a colocar seu grande amor numa enrascada. A narração é feita cheia de interferências divertidas que combinam muito com o texto. Uma pena não haver mais variações narrativas no livro. Justiça (L. V. Matos) fala sobre o bullying quando uma menina que sofre abuso de outra maior ganha uma poção que permite controlar a vontade de sua valentona. Fora d'Agua de Waldson Souza trouxe a história de um rapaz pertencente a uma raça de seres aquáticos que nunca soube de sua mãe até que recebe a notícia de sua morte e tem que tomar decisões muito importantes para sua idade. Uma das histórias melhor escritas do livro, pois o autor tem um domínio e habilidade na condução dos dilemas complicados, tornando-os atrativos na leitura. Desenlaços (Nair Nascimento) conta a história de uma meia caipora que regressa ao Instituto Ignoto, mesmo sem boas lembranças do lugar, e carregando seu dom de conversar com espíritos. Achei bastante maduro e com uma história muito intrigante. Encerrando a antologia, Os Princípios da Confiança (Dante Luiz) tem o diretor Balthazar como protagonista com uma história sobre mestres e aprendizes, que aprofundou o personagem com apenas uma decisão que lhe cabia tomar. Gostei tanto do personagem e do seu tratamento na história, que acho merecedor de um livro só para narrar sua vida no Instituto.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2024/03/resenha-325-as-artes-magicas-do-ignoto.html

Rilley1 01/04/2022

Esse livro era oq faltava no universo mágico
É maravilhoso ler um livro como esse. Todo o contexto do ignoto no Brasil e a representatividade que as histórias contém, nos trás uma "realidade maior" a atenção está nos detalhes, tornado a ambientação dos contos incrível. Recomendo muito, mesmo pra quem não é muito fã de fantasia.