O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Thaís Furlan 20/12/2021

Muito bem construído
Beth Harmon: órfã e brilhante no xadrez.
Após conhecer e aprender xadrez com um dos funcionários do orfanato em que mora, Beth descobre nesse jogo o fio condutor de sua vida.
O autor faz uma construção brilhante das personagens e sua evolução é visível durante a leitura.
Apesar de conter questões específicas do xadrez, a leitura flui sem dificuldade (mas confesso que fluiria melhor se eu tivesse mais conhecimento sobre os movimentos e regras do jogo).

Carol 09/11/2023

História muito interessante, até mesmo para quem não é muito entusiasta do xadrez. Valeu a leitura.

swan.ellie 25/05/2022

Eu já era grande fã da série antes de ler o livro, então já tinha uma noção do que acontecia na história, mas a meu ver o livro é mais impactante, justamente porque nele temos a oportunidade de conhecer Beth de forma mais íntima, ler seus pensamentos, sentimentos e sua forma de ver o mundo.

Joyce Adrielle 02/07/2022

Tudo é questão de não desistir
É um livro muito, muito bom. Porém, a maior dificuldade é imaginar as combinações dos lances de xadrez. Jesus, em alguns momentos eu surtei e precisei fazer leitura dinâmica. Mas, no geral é uma bela evolução e história.

Vi a série na Netflix logo quando foi lançada e percebi que um detalhe ou outro que se passou, mas no geral a adaptação foi bastante fiel ao livro.

O aprendizado que levo é sobre persistência. Resiliência. Quando tudo parecer o fundo do poço, você conseguirá se reerguer, algumas vezes sozinha, em outras tantas precisará de apoio.

Anna2348 30/05/2023

Simplesmente maravilhoso...

Eu amei essa livro, representa muito bem a visão de uma criança órfã privada de muitas coisas na vida.

Fiquei um pouco perdida na parte dos movimentos, mas acredito que dê de enteder com um pouco mais de atenção na leitura.

Gostei bastante da vibe da leitura em si (me senti muito intelectual), e não fica nem pesada nem muito superficial.

Super recomendo, em especial para quem gosta de xadrez como eu.

Babi 27/01/2022

O livro é bem direto e quase nada descritivo a não ser pelas partidas de xadrez que são detalhadas, o que pra mim é bem legal, me fez ter vontade de aprender xadrez.
A história é maravilhosa, me envolvi de cabeça desde o início e eu consigo sentir muita empatia pela Beth, foi bom ver o desenvolvimento dela em relação aos outros.
Um livro bem emocinante que com certeza vou ler de novo.

Júpiter 11/02/2023

Esse livro é simplesmente incrível. Sobre as partes mais técnicas, eu achei a escrita muito boa, ela é fluida mas ao mesmo tempo muito bem trabalhada, a história e os personagens foram bem desenvolvidos durante o livro, não tenho críticas a isso. Sobre a história, eu amei muito, esse livro é sobre a juventude de Beth Harmon, como ela se destacou num mundo masculino e como ela lidou com ela mesma durante esse período, com seus vícios e dificuldades, e que mesmo sozinha depois de tudo ainda conseguiu o que conseguiu. Recomendo muito.

Only the Gabi 21/05/2023

?O que você sabe nem sempre é importante?
Elizabeth Harmon uma mulher que teve seus problemas (muitos) mas conseguiu superar ele, uma mulher que adora vencer, não é aquela protagonista perfeitas e sim uma com vários defeitos e ainda consegue ser uma ótima personagem principal.O livro é bom não consegui me conectar com a Elizabeth mesmo achando ela super interessante e ele tem muito texto e pouco diálogo (uma coisa que não aprecio muito) porém ainda é bom

"A única coisa que sabemos sobre Elizabeth Harmon é que ela adora vencer?

"Os homens vão querer te ensinar coisas. Isso não os torna mais espertos?

?Homens vão surgir e querer te ensinar coisas. Você deixa eles fazerem isso e depois vai lá e faz aquilo que você sente que deve fazer.?

Lovberrys 11/07/2023

O Gambito da Rainha
É muito bom mesmo mas eu demorei um tempo consideravelmente longo pra ler. É uma leitura bem fácil mas eu gostei mais de assistir a série.
Me confundi muito de quem era quem mas no final eu entendi.

Taina.Lira 17/02/2022

Leitura fácil, história boa e mesmo pra quem não entende de xadrez é divertido. Não é nem um pouco cansativo e a Beth é uma garota gente fina, com alguns problemas internos, mas os personagens em volta fazem a diferença na vida dela.

carol 26/02/2022

O Gambito Da Rainha
É um ótimo livro, por mais que a escrita pareça maçante a princípio, mas ao longo da leitura você acaba ficando imerso nos conflitos pessoais de Beth Harmon( ?Lisabeta Harmon? para os mais íntimos). Você acaba se afeiçoando a Beth, toma suas dores, reprova suas más escolhas. Caso você esteja tentando aprender a jogar a xadrez, esse não é livro certo para você.
Quanto a minissérie: de fato a adaptação é bem fiel a obra original, há suas diferenças mas são detalhes pouco importantes. Sinceramente, em partes, a minissérie se prova como um dos raríssimos casos onde a adaptação consegue ser melhor do que obra original.

Thatiihs 12/10/2023

Bom livro!
Gente, muito interessante. Já tinha visto a série, percebi que ela foi bem fiel já que no livro tem diversas coisas parecidas. Mas gostei bastante, acho que teria entendido 100× melhor as partidas se eu entendesse melhor sobre xadrez KKKKKK porque as vezes eu ficava perdida, assim como na série. Mas o bom é que você consegue entender pela expressão e sentimentos dos personagens se eles estão ganhando ou perdendo, então não é tão ruim.
A história da Beth foi triste e pesada em vários aspectos, mas que felizmente no final acho que ela se encontrou

Lous.Paulin 15/04/2022

Perfeito
É uma delícia de ler e a série da Netflix é simplesmente a adaptação mair fiel de livro que já vi na minha vida, foram mudados apenas alguns pontos muito sensíveis do livro