O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

akami 12/04/2022

Uma leitura prazerosa que te faz amar Beth e sua historia
Uma leitura prazerosa que te faz amar Beth e sua historia. Mesmo sem conhecer muito sobre xadrez não foi algo que interferiu muito na minha leitura. Gostei muito de como a historia foi contada e de toda a progressão dela, os personagens também são muito bons.
Depois da metade do livro, fica bem arrastado e cansativo de ler, já que é um pouco repetitivo, mas o livro se recupera e entrega um bom final.

Beatriz 09/04/2022

Exata mesma coisa da série ?
Só li porque ganhei mesmo.
Mas de qualquer forma é uma história muito boa e a escrita também.

Priscila.Rodrigues 07/04/2022

Leitura agradável
Eu, que não entendo nada de xadrez, achei a leitura super boa e fácil. A história te envolve bem e você cresce junto com a Beth, acompanhando a sua evolução da infância até a juventude. Gostei bastante do livro, mesmo achando algumas partes meio ?atropeladas?, acho que deu pra ver a desenvoltura da história de uma maneira legal!
Agora bora ver a série!

Carol 07/04/2022

O romance que deu origem a série da Netflix
O romance que deu origem a série da Netflix, é envolvente, com personagens que você se apega logo mas primeiras páginas.

A diferença entre as cenas descritas no livro para série são mínimas. Fazia muito tempo que não encontrava algo tao parecido.

Vale muito a leitura 🙂 📚

Giovanna398 31/03/2022

Gostei muito, MUITO mesmo.
Não achei que fosse gostar tanto mas eu me apaixonei, devorei o livro em um dia e não fiquei cansada em nenhum momento.
Achei que fosse me deixar entediada por ter muitos termos de xadrez (sei só o básico), mas acho que minha ignorância nesse assunto só me fez ficar mais vidrada pelo livro

Carol @estanteassombrada 25/03/2022

Impecável
Nem sei por onde começar esse texto? Tem sido difícil organizar meus pensamentos, mas bora:

O Gambito da Rainha é MARAVILHOSO. É uma leitura prazerosa, mesmo que ocasionalmente pesada. Várias vezes pensei em como o autor parece escrever como se jogasse xadrez, com total controle sobre as palavras, personagens, enredo e, consequentemente, sobre o leitor. As descrições, metáforas, comparações, são sempre tão acertadas, deixam a leitura tão nítida!

Eu não entendo de xadrez, o que não atrapalhou a leitura, mas pra quem joga profissionalmente deve ser fascinante passear pela mente da Beth Harmon. O cuidado com que Walter Tevis escreve sua jornada é palpável, faz dela uma personagem simples mas multifacetada, por quem é impossível não torcer a favor. Seria muito fácil errar na escrita e fazer da Beth uma jogadora perfeita mas uma pessoa desagradável, mas isso nunca acontece. Beth erra, faz bobagem, mas a gente torce por ela!

Se eu precisasse encontrar algum defeito, diria que o último torneio acontece muito rápido, mas assim? não é um defeito, é reflexo do objetivo naquele momento da história, que por acaso destoa de outros momentos parecidos. Viu???? Nem consigo criticar direito esse livro. Impecável, sabe.

Recomendo demais!

Maria 21/03/2022

livro e série feitos com maestria
Eu vi a série e me apaixonei completamente por essa personagem. Ela é forte, tem defeitos e é incrivelmente inteligente. Ela erra, acerta, perde e ganha e foi isso que me fez amá-la ainda mais. Mesmo não entendendo muito de xadrez, isso n atrapalha a leitura e fluidez do livro, eu amo os personagens secundários e amo o jeito q ela se comporta. Além disso, a serie é uma das melhores adaptações que já vi, tanto série quanto livro são incríveis e inesquecíveis, amei demais!!

KEL 19/03/2022

40 | O Gambito Da Rainha
Livro extraordinário!

O autor sabe captar lindamente o xadrez. As jogadas são bem pensadas e complexas. Demorei bastante essa leitura porque queria ler com muita calma e tentar entender cada lance que estava sendo mostrado e foi uma experiência maravilhosa. Amei a protagonista e sua excentricidade, a forma como ela vê o xadrez e o mundo é muito interessante.

Allysson 18/03/2022

Intrigante a cada lance
Mais um livro que te cativa do começo ao fim, se você for um entusiasta de xadrez ou mesmo só curioso, vale a pena!
Beth Harmon, a pequena órfã aprende xadrez com o zelador do orfanato, e se torna uma expressiva e genial enxadrista, jogando até com os grandes jogadores russos.
O livro mostra com uma riqueza maior de detalhes do que a série do Netflix, mesmo sendo uma produção notável no streaming.
Nossa protagonista vive o dilema do vício com tranquilizantes e álcool, entre idas e vindas.
Interessante que várias partidas elencadas por Harmon e por exemplo contra o temível Borgov na ficção, foram réplicas de partidas reais feitas entre grandes jogadores em campeonatos russos ou mundiais na era do ouro do xadrez, década de 60.

mavi47 16/03/2022

li o livro depois de ter assistido a série e pensei que isso fosse me atrapalhar, mas muito pelo contrario, adorei a experiência! e nem precisa entender de xadrez para gostar da história!
amei

Duda 11/03/2022

O Gambito da Rainha - Resenha
O Gambito da rainha conta a história de Elizabeth Harmon uma garota no "jogo dos homens". É um livro RIQUÍSSIMO em detalhes, as partidas e os capítulos são muito bem escritos, mas como consequência eles são bem longos pois jogos de xadrez são bem complexos.
Super recomendo para amantes de xadrez e curiosos de plantão. Boas Leituras!

Vity 09/03/2022

ESPETACULAR
Eu decidi ler o livro porque amo a série e posso afirmar que agora eu amo mais o livro do que a série!

É simplesmente perfeita a história do início ao fim, sendo que a Harmon é um exemplo de superação...

Há tudo de perfeito e mais um pouco nesse livro, daria mil estrelas se possível, recomendo que leiam!

gabisteca 07/03/2022

?Gostaria de jogar xadrez?
Seria clichê demais dizer que "o livro é melhor que o filme", mas é verdade. Não excluo o quão boa a série é, mas saber em detalhes tudo o que Beth Harmon pensou enquanto jogava cada partida, é impagável. Amei cada página e cada partida.

Vitoria 02/03/2022

XEQUE - MATE VALE MUITO A PENA !!!
Essa obra é fascinante até quem nunca jogou xadrez na vida acaba se encantando pela história de Beth Harmon que é uma protagonista com um talento nato para o jogo e busca ser a melhor num espaço predominante por homens. Paralelo a isso,precisa lidar com sua dependência com remédios e bebidas enquanto ao mesmo tempo tenta se descobrir como pessoa enquanto cresce.Portanto,as páginas trazem sentimento de luta e superação de uma menina que perdeu tudo mas se encontrou no xadrez como uma grande paixão para virar jogo de sua própria vida.Recomendo !
Obs:Na minha cabeça beth e benny ficam juntos.