A arte de fazer acontecer: Guia prático:

A arte de fazer acontecer: Guia prático: David Allen
Brandon Hall

Resenhas -

Geraldo 27/06/2022

Um resumão em forma de caça-níquel
Um livro na forma de resumão da obra principal que se chama A Arte de Fazer Acontecer.
Como é um guia pratico está cheio de exercícios, frases de efeito, partes grifadas, quadradinhos para marcar um check.
Vale a pena usar o físico com um lápis a mão pra fazer os exercícios e anotações sugeridas pelo autor. Já no ebook, o efeito fazer acontecer fica meio em segundo plano, vc grifa, marca, mas a cada página virada ele meio que some, dá uma certa "perdida" onde escreveu, gerando em leitores de transporte publico um certo desconforto. (eu sei que tem como e onde reaver as anotações)
Enfim, eu achei meio caça-níquel

Juh 22/06/2022

Finalmente acabei
Dei uma estagnada no livro, ano passado e retomei esse ano, num intensivo para finalmente tirar ele da estante.

Diferente do livro tribos, é muito mais prático do que se pode imaginar, isso é ótimo porque deixa todos os passos bem mastigados e ainda com exemplos.

Tem tudo para você conseguir aplicar na sua rotina GTD, ainda não coloquei em prática mas os passos são bem mastigados.

ComeceComLivros 26/05/2022

Ajuda muito.
Para quem já leu a arte de fazer acontecer é um bom livro. Para quem não leu acredito que vai entender, mas certamente quem leu vai fazer melhor proveito. O livro é bom, dá para construir o método de produtividade proposto.

Ana Carol 28/04/2022

Livro de atividades
Esse livro é um resumo prático do livro de David Allen, "GTD, a arte de fazer acontecer".

Gostei muito porque é prático e objetivo. Dá o passo a passo em listas e foi construído para seguir de guia que vc pode ir lendo e aplicando na prática.

Já conhecia o método (através da Thais Godinho, que tem o canal Vida Organizada no YouTube) mas achei que o livro organizou bem as ideias em forma de check-lists bem construídas e de uma lista para você fazer acompanhamento do progresso da implementação, caso você queira fazer isso ao longo da leitura (e foi o que fiz parcialmente).

É um livro indicado para pessoas que não tem muito tempo para se aprofundar no método ou ler o livro original (que para o meu padrão é um pouco repetitivo e cansativo - não gosto de rodeios em coisas práticas apesar de gostar de boas e longas histórias) e que querem urgentemente organizar a complexidade de Informações, tarefas e atividades da vida atual. O método realmente funciona!

Pri 10/04/2022

Super útil!
Um livro leve, fluido e super necessário! Com dicas práticas e muitos exemplos para nos auxiliar a ter uma vida mais organizada!

Ivan 06/04/2022

Impossível ser mais prático que isso!
David Allen é um dos mais influentes estudiosos da produtividade e criador do método GTD (Getting Things Done), conhecido no Brasil como "A Arte de Fazer Acontecer".

Simplesmente um guia passo a passo para que você possa aplicar o método GTD de maneira mais completa e fácil no seu cotidiano. Neste livro, os 5 passos para dominar o fluxo de trabalho (Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar) são destrinchados em lições rápidas para serem aplicadas imediatamente. Em 10 etapas simples, este guia prático ajuda você a entender melhor o GTD e acompanha sua implementação passo a passo, começando com a papelada que você não sabe como organizar e avançando até o gerenciamento dos e-mails e de todos os planos e compromissos que fazem parte do seu cotidiano.

David Allen vai literalmente pegá-lo na mão e guia-lo a cada passo. E de forma objetiva e prática, somente com a explicação necessária e suficiente para você ir realizando as etapas, aprendendo e aplicando o método! Quando você termina a leitura, já estará aplicando o GTD! No final do livro ainda oferece conteúdos extras, através de vídeos curtos do autor, para quem quiser aprender mais.

Eu já estudo e aplico o método GTD faz algum tempo, ele está incorporado a minha rotina. Na minha opinião, de todos que testei, o GTD é a melhor. Quem me dera ter tido a oportunidade de ler este guia quando comecei a implementar o método. Certamente facilitaria muito.

Se você quer ser mais organizado e ganhar produtividade no seu dia-a-dia, sugiro fortemente a leitura e aplicação do conteúdo deste guia. Depois, complemente seu conhecimento e melhore a aplicação do método através do livro "A Arte de Fazer Acontecer", do mesmo autor.
mari.mondadori 22/01/2023minha estante
Excelente parecer, adorei! Realmente o GTD é poderoso, posso dizer com muita tranquilidade que depois de conhecê-lo, conheci também um novo mundo. Incrível como mexe e muda nossa visão a cerca das coisas mais triviais às mais profundas!

Thalita 25/03/2023minha estante
Pra ler esse é preciso ler o anterior dele?

Ivan 25/03/2023minha estante
Não precisa necessariamente, mas ajuda mais no entendimento

JurúMontalvao 20/02/2022

Mente clara e fluindo como água
20/02/2022:
São 10 passos para começar a usar o método de organização pessoal GTD.
GTD vem da frase em inglês "Getting Things Done", que tradu-rindo ao português seria tipo "fazer as coisas/tarefas acabarem ou serem concluídas".
O método busca aumentar a produtividade e eliminar o estresse de ter que aumentar a produtividade.
A leitura corre fácil, mas não dá pra ser rápida porque precisa ir aplicando cada etapa. Fiquei imaginado o guia num app, estilo Duolingo. Seria demais!
Bom... Fiz as 10 etapas e me sinto como estar numa central de comando das coisas, pedidos, desejos e ideias que orbitam essa vida que me pertence. A sensação é boa, é mt refrescante!
O melhor da brincadeira até aqui foi conseguir zerar minha caixa de emails!
Talvez depois de 1 ano eu volte aqui pra atualizar minha opinião... Vejamos! ?

Barbara 03/02/2022

Muito útil
Um livro de fato prático que te ensina como aplicar o método GTD na sua vida cotidiana de maneira fácil e rápida. Gostei bastante e recomendo muito!

Vanima21 19/01/2022

Comece por esse!
Sempre tive dificuldade em implementar o método através do livro GTD, apesar do conteúdo incrível, tinha dificuldade em administrar todo ele e aplicar na prática, fiquei muito tempo tentando! E então conheci esse guia prático, que veio como uma luz! Consegui implementar 100% do método, pois o livro o conduz de forma didática e direta. Ao mesmo tempo, agora entendo todos os preceitos básicos, o que acredito que servirá como base para entender melhor o livro GTD quando for lê-lo.
Por último, esse livro é quase obrigatório para te introduzir o mundo GTD, o que me fez pensar: "como esse livro ainda não existia?!" ?
Enfim, se está chegando agora e não sabe por onde começar, comece por esse, o Guia Prático! Entenda o simples e o básico primeiro, como o próprio David Allen diz. Depois se aprofunde!
Excelente leitura (e prática!)!

Edgard7 18/01/2022

Não achei que o livro tenha acrescentado muito ao original "A Arte de Fazer Acontecer". É um "resumão" esquemático, tipo aquelas sinopses de concursos.
Recomendo a leitura do livro original, pois este entrega mais páginas em branco, para serem preenchidas pelo próprio leitores, do que conteúdo útil.

Marta__A 14/01/2022

No livro o autor apresenta o passo a passo de como implementar a metodologia desenvolvida por ele, e deste modo ter uma melhor produtividade no trabalho e na vida. É um guia para iniciantes, quem quer implementar o método, mas teve dificuldades de fazer isso a partir do livro do método.

Ãlex Santos 09/01/2022

Realmente, bem prático e repleto de exemplos!
Já havia assistido alguns vídeos sobre o GTD, especialmente com a Thais Godinho, do canal e blog Vida Organizada. Todavia, nada como a leitura do livro para obter informações mais detalhadas.

Creio que o mais importante do método esteja contigo neste livro. Realmente, ele é bem prático e repleto de exemplos, e não adentra nos detalhes dos conceitos, o que penso poder encontrar no livro do David Allen que trouxe o GTD ao público.

Confesso que fiquei um pouquinho frustrado, mas entendi a intenção deste livro: conheça o método e, se desejar se aprofundar, nos procure para saber mais. No entanto, a leitura não deixa a desejar. Em uma semana, já obtive pequenas mudanças.

O livro ainda apresenta links para diversos vídeos e artigos de referência sobre o GTD, mas, atenção, são originais em inglês. Busquei informações no site da empresa Call Daniel, que é a única autorizada a oferecer treinamentos sobre o método no Brasil, além do Vida Organizada.

Cristall.Hannah 08/01/2022

É um livro para a vida
Esse é um daqueles livros que a gente tem que ler e reler o tempo todo, levei seis meses para terminar e na verdade isso me atrapalhou pois acabei demorando para aplicar as orientações. Recomendo a quem for ler que leis com paciência e principalmente com consistência.

Agora é revisar e aplicar, ler e reler. Mas de fato tudo que consegui aplicar tornou minha vida mais prática e menos extressante.

Camila 30/12/2021

Realmente é um guia prático!!
Várias vezes tentei ler o " A arte de fazer acontecer - o método" mas não conseguia dar continuidade na implantação do GTD, mas esse guia prático te leva pela mão, te dá passo a passo de forma q vc vai colocando sua vida dentro do método. Valeu muito a pena essa leitura! Amei ?

Mayara 07/11/2021

Guia de bolso
Eis aqui o meu futuro guia de bolso hehe, que será consultado diária e semanalmente, com toda a certeza.
Facilitou muito a implementação do GTD.