The Book of Longings

Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

MVAM 02/05/2024

Necessário!
Acho que o título já diz tudo né? Nunca tinha ouvido falar desse livro e agora após completar a leitura quero recomendar ele para todo mundo, porque sim, é um livro que precisa ser lido! É uma história linda demais!

@ruthlunang 26/03/2024

O livro dos anseios
Esse livro é muito único.

Ana é uma mulher da Galiléia que quer mais do que a sociedade de sua época a permite ter, e quando se casa com Jesus, ele consegue entender esse anseio dela e não a desencoraja.

É incrível imaginar a vida que Jesus poderia ter levado se ele de fato fosse casado (e ele pode ter sido, não temos como saber disso com certeza), e as repercussões na religião e na sociedade. Mas esse livro não é sobre ele, e sim sobre a sua possível esposa. E devo dizer, a personagem imaginada pela autora não me conquistou tanto assim. Eu entendo o que ela quis fazer, mas acho que Ana foi escrita um pouco moderna demais, as vezes isso dava um tom bastante irreal a narrativa. Não que eu tenha desgostado dela completamente, mas acho que a personalidade dela poderia ter sido encaixada melhor com a época.

Fora isso, esse livro foi a coisa mais linda e eu me emocionei em várias partes, principalmente no final com a descrição da crucificação de Jesus. Acho que esse livro se tornou um favorito ??

Laura.Rafaela 14/03/2024

Lindo
A palavra que usaria para descrever esse livro com certeza seria: lindo. Muito bem escrito e a união da ficção com a realidade foi tão forte que me pareceu totalmente real. Me apaixonei pela personagem principal e pela sua voz. Feliz por ter encontrado esse livro.

Paula905 12/02/2024

Simplesmente o livro mais lindo que já li!!!!
Indico fortemente! É muito amor, entrega e muita emoção num livro só!?

Jessika.Venes 11/02/2024

Que livro incrível!
Iniciei a leitura com um certo preconceito, imaginei que seria um livro bíblico, achei que iria perder meu tempo lendo, mas fui muito surpreendida!
A autora conseguiu fazer uma história linda com algo já conhecido da maioria e fez uma versão paralela de um fato que não contam na
Bíblia e que pode até ser um assunto inaceitável para algumas pessoas! Para mim foi incrível! Ela foi extremamente delicada em tudo que colocou, muito romântica eu diria. Conseguiu deixar a sua história realista!
Livro simplesmente incrível! Ainda bem que deixei meu preconceito de lado e despendi meu tempo nesta deliciosa leitura!
Nota mil para este livro.

Apmmota 06/02/2024

Surpreendente
Encontrei esse livro, na edição da TAG, disponível em um sebo em Arraial do Cabo. O que me chamou atenção nele? A frase ?Meu nome é Ana e fui esposa de Jesus?. Fiquei interessada no romance ficcional bíblico envolvendo um homem mundialmente conhecido. A história de Ana é envolvente e é impressionante como a autora usou personagens bíblico em sua obra. Mas o foco, não é necessariamente sua vida com Jesus, mas como Ana é uma mulher para frente do seu tempo, que lê, escreve e tem desejo de ser lembrada pelo seu talento. Aliás, o livro retrata mulheres muito fortes como Yalta, tia de Ana, Tabita, amiga de Ana e Diadora, prima de Ana e filha de Tabita. Mulheres ficcionais incríveis, cativantes e af. Perfeita.

Fui uma bela surpresa e um encontro lindo desse livro.

Dulcinea2 27/01/2024

Quando uma esposa engrandece o mito
Ana é a esposa de Jesus nessa história que mistura ficção com personagens históricos. A autora Sue Monk Kidd começa o romance muito bem nos conectando com a vida das pessoas daquela região e daquela época até que ela encontra Jesus. E talvez por não ser religiosa e cristã foi um momento de grande conexão com esse Jesus humano, homem e marido de Ana que não diminui a religião somente engrandece o mito.

Desagradou-me mais para o meio/fim da narrativa. Spoilers agora, se não quiser saber, pule o parágrafo. Na história acompanhamos Ana que será separada de Jesus quando ele começa seu caminho para se tornar o homem da Bíblia. A autora usou isso para Ana ter sua própria história, entretanto achei o artifício da separação e esses anos longe no Egito, pouco interessante para a história da personagem.

De qualquer modo, gostei da prosa e das descrições da autora, fazendo você sentir como era viver naquele período. Na volta de Ana e no reencontro com Jesus, torcemos para que de algum modo o final bíblico não ocorra, o que é fantástico. O que sabemos da história real, não atrapalha em nada e nos pegamos torcendo pra que isso mude. Mérito da escrita da autora e da história.

Morgana Gomes 06/01/2024

O livro dos anseios
Uma narrativa muito bem escrita que prende a atenção do começo ao fim. Em "O livro dos anseios" conhecemos Ana e é ela mesma quem conta sua história desde a adolescência. Ela narra sua relação com a escrita, com sua família e com Jesus (Sim! Ele mesmo!).
Para além da vida messiânica, a ideia do livro é dar voz à Ana, marcando sua história através de seus anseios. Ana representa a voz de tantas outras mulheres silenciadas historicamente.
É uma leitura que traz muitas reflexões e um olhar diferente para o que conhecemos.

Badu 31/12/2023

A releitura mais sensacional da história de jesus
Eu não sou uma pessoa religiosa. nunca li a Bíblia e abandonei a igreja depois de fazer a catequese e a crisma (que foi tudo junto, aos 15/16 anos, porque minha família não me batizou quando nova). mas eu AMEI esse livro.

seria Ana a primeira feminista da história? eu amei a sua personagem e como ela abandonou as suas vontades e o que gostava de fazer por amor. ela compreendeu o que ela poderia fazer com a nova vida e não forçou, se adaptou.

o que mais gostei desse livro foi o tanto que eu aprendi. a pesquisa histórica por traz dessas 400 páginas são tão extensas e vale tanto a pena.

eu gosto também da forma que a autora mostrou Judas e como ele se arrependeu da sua traição. é um ponto de vista interessante e vale a pena pensar sobre isso.

agora, eu nunca sofri tanto quanto lendo os capítulos finais.

foi um livro excelente e eu super recomendo

eduarda2470 21/12/2023

O livro dos anseios
Acho que pela primeira vez criei empatia por Jesus... mesmo já tendo participado da igreja católica, nunca vi Jesus como alguém real. A ideia de ela ter uma esposa, de ter amado e ser amado por uma mulher, tornou ele real pra mim! Gostaria de agradecer a autora por isso!!!

Lelelele 18/12/2023

Que a vida seja a vida.
Esse livro é sobre Ana. Não sobre Jesus.
Como seria a mulher que acompanhou o filho de Deus até sua morte?
Acredito que a autora tenha criado um personagem a altura. Potente. Um trovão.

Um livro emotivo. Sofri e sorri em diversos momentos. Questionei a vida, a morte e todos os mistérios da história da nossa existência e, por consequência, me senti mais perto de Deus.

Jesus é retratado como aquele em que eu acredito: uma fonte de amor inesgotável. E Ana é a mulher que eu batalho pra ser: uma voz.
Fernandamota 21/12/2023minha estante
Eu me arrepiei lendo isso aqui?ainda tô em 28% do livro, mas suas palavras são absurdamente precisas

bruna.diska 04/12/2023

Surreal
Simplesmente uma leitura surreal!
Confesso que o começo foi um tanto maçante pra mim, quase desisti dele, mas ainda bem que continuei, valeu cada palavra lida.
Toda a parte inicial, apesar de lenta, é importante para a apresentação da personagem principal, da historia de vida dela, seus dilemas e seus anseios, é claro. O desejo de ser ouvida, de ser notada como pessoa e como mulher, de buscar seu lugar no mundo e na sociedade, é uma historia acima de tudo, de busca.
Na sequencia as coisas vão se encaminhando e a inclusão da figura de Jesus na historia é feita de forma sutil, aos poucos, e apesar de imaginar o rumo que as coisas vão tomar, voce fica na expectativa mesmo assim.
A autora deixa muito claro em seus esclarecimentos que essa é sua versão, sua representação de uma historia que poderia ter sido assim.
Apesar de se tratar da historia de Ana, a autora traz uma abordagem muito interessante da caminhada de Jesus tambem, com suas partes alegres e tristes.
Eu gostei muito, foi uma leitura prazerosa e reflexiva pra mim. Recomendo muito a leitura.

site: @bru.leituras

Nicole.Ethur 21/11/2023

Eu nunca li a bíblia, tão pouco sou católica, acho importante mencionar isso para começar; esse livro despertou em mim um misto de sentimentos que não sei explicar, a potência dessa personagem, o real se misturando com o ficcional, uma escrita impecável, uma história envolvente e fantástica!
grandes lições tirei desse livro, no início não achei que encontraria tanta beleza nessa história, mas ela é muito bem contata e construída, me fez acreditar em muitos momentos se tudo isso, não seria realmente verdade.
agradeço imensamente a escritório e a tag pela experiência!
ps.: farei prioridade aos livros da sue quando for comprar o próximo da lista

Luciano 12/11/2023

Maçante
Até achei interessante no começo, mas é um livro chato, extremamente chato. Pode ser interessante para cristãos ou para quem curte cultura judaica, e é isso.