O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Vivi 23/04/2022

Quando comecei a ler esse livro que posso por assim dizer " no escuro" ( isso mesmo) recebi a caixinha nem li do que se tratava e já mandei ver ( quase) . O quase é que depois de umas boas páginas tive que parar e só consegui a dar sequência por trata-lo como qq outra ficção. Questões íntimas mesmo em relação a religião. Conheço bemmmm superficial a bíblia então não posso julgar algo ser verdadeiro ou não. Nem tenho a necessidade de entrar em questões religiosa. Se for pensar coisas em gerais tudo é possível em se tratando de Ana. Agora uma coisa que realmente não se pode negar que desde que o mundo é mundo a mulher luta pelo seu lugar no mundo. Aqui ao meu ver não entra só essas questões mas vai mais além .
A escrita até que é cativante, muitas partes bem paradas e ao mesmo tempo profunda.
Eu gostei mas não amei. E qq nova experiência é sempre válida.

"MEU NOME É ANA. FUI ESPOSA DE JESUS.? Ana sempre soube que seu destino ultrapassava as fronteiras do limitado espaço destinado às mulheres na Galileia do século I. Nascida em uma rica família de Séforis, ela é re - belde e ambiciosa, dotada de um espírito ousado e uma voz que anseia por ser ouvida. Desafiando as regras da época, Ana estuda e escreve narrativas secretas sobre mulheres silenciadas ao longo da história. Quando conhece Jesus, encontra nele um raro estímulo para seu intelecto e também uma faísca capaz de despertar seu coração. Depois de casados, Ana passa a viver com a família dele em Nazaré, onde o cotidiano doméstico sufoca seus desejos e a truculenta resistência ao domínio romano ameaça a tranquilidade de sua vida conjugal. Pouco antes de Jesus começar sua vida pública, um ato de rebeldia força Ana a fugir para Alexandria, no Egito, e lá ela encontra refúgio e propósito ?? mas é apagada da história de seu grande amor. Amparado em meticulosa pesquisa histórica, O livro dos anseios é a narrativa de uma mulher que busca realizar seus sonhos mais profundos e atingir o potencial que tem dentro de si, enquanto vive em uma época, uma cultura e um lugar determinados a calá-la a qualquer custo.

Marcelo1145 07/01/2023

Por que não?
Uma história linda e diferente. Apesar de ir contra as crenças esse romance ficcional trouxe uma nova perspectiva. Cita contextos históricos e passagens lindas com um toque de amor e imaginação. Livros trazem aprendizados e novas maneiras de pensar. Isso é a magia de ler e escrever. Muito bom.

Bruna 13/06/2022

O Livro dos Anseios
O livro é escrito muito bem. Muitas personagens femininas fortes e interessantes.
O livro é tão bem escrito que consegui ler quase 500 páginas sobre um assunto que não me interessa (histórias bíblicas) sem nem perceber!
Se fosse outro enredo, certamente teria gostado bem mais.

Suzi.Borges 06/04/2022

Que livro!!
Me surpreendeu muito positivamente!
Chorei como uma condenada na parte mais óbvia do livro... E achei que não ia hein!
Vale cada página! No meio ele fica meio arrastado, mas persistam, VALE MUITO A PENA!!

Paulinha 09/05/2022

Ana foi uma voz!
Que livro perfeito, envolvente, emocionante!

Primeiro trata de uma história conhecida por todos e que aborda Jesus exatamente como ele deveria ter sido: amor! Ele respeita e ama Ana, como ela é, entende e aceita as suas decisões, ambos se apoiam em seus anseios, eles são parceiros! Esse é o Jesus que os cristãos pregam, mas não aceitam!

Já Ana, Ana é incrivelmente forte, gente como a gente, sofre horrores, mas cria a sua família, sua comunidade e consegue atingir seus objetivos, e se ela existiu, foi silenciada e apagada.

Amei esse livro, muitas mulheres forte e unidas.
Super indico.

Emilyn moretwopages 26/07/2022

Ganhou meu coração e dedicatória do meu tcc
O livro conta a história da esposa de Jesus em sua passagem pela Terra, nomeada como Ana na trama. Apesar do tema polêmico, a autora foi extremamente sensível ao escrever a história de Jesus de Ana a pureza no relacionamento deles e trazendo voz as mulheres silenciadas naquela época.

É emocionante acompanhar toda a trajetória de Ana e das mulheres que estão ao seu redor, não irei poupar elogios em relação ao desenvolvimento dos persongens, principalmente na humanização de Jesus no livro, que surge como uma figura que amou e foi amado, muito antes de ser reconhecido como Messias.

Apesar de possuir fatos históricos, a trama traz também bastante ficção ao retratar todo histórico de Ana e cada história escrita por ela. Acredito que é um livro que irá tocar até mesmo aqueles que não religiosos, devido a sensibilidade das cenas de cada capítulo.

“Quando eu for pó, cante essas palavras sobre meus ossos: ela foi uma voz”

Karla Borba 10/04/2022

Que prazer te conhecer Ana.
Eu admito que não sei nem por onde começar a resenha deste livro. Ainda muito envolvida com os sentimentos que ele me causou já deixo avisado que aqui vai a resenha de uma pessoa que se tornou uma fã incondicional de Ana, personagem principal, e deste livro.
Um livro que impressiona pela ousadia em abordar uma história que já conhecemos o final, com uma infinidade de elementos históricos, o que afasta muita gente, feminista e feminina! Como você já deve ter visto em outras resenhas e comentários sobre o Livro dos Anseios este é um romance que trata da vida de Ana, mulher de Jesus. Mas, honestamente, essa é mais uma camada dentre as várias que permeiam a sua vida, não digo que é um detalhe, mas que é mais uma informação. Ana ser a esposa de Jesus contribuiu para sabermos muito mais sobre seus anseios e deste mundo de dois mil anos atrás que molda um lugar tão pequeno para a grandeza de Ana, das mulheres.
E foi isso que ficou reverberando em mim: um profundo sentimento de força, esperança e luta. Ana nos faz lembrar da pessoa que sonhamos em ser e deixamos de lado ao longo da vida. Sua experiência de amor por meio do seu casamento, nos faz lembrar que não controlamos tudo, às vezes o inesperado muda nossos planos e isso pode ser bom também, isso nos molda, dá novos contornos à vida e traz novas razões para nos voltarmos para o que queremos ser.
E por fim, destaco e elogio a trama de amizade e amor que se constrói entre as mulheres que percorrem a narrativa. Se muitos podem ter ido atrás do livro querendo saber mais de um Jesus histórico, lamento, mas aprenderam muito mais com as mulheres da Galileia e de Alexandria.
Termino esse livro com um desejo profundo de dividi-lo com todas, todos e todes que amo e de que a voz de Ana não deixe de ressoar dentro de mim. Sejamos uma voz em nossas vidas e que ninguém abafe ou domine o nosso maior e ardente anseio.

Karoline67 22/10/2022

Jesus, um marido blé
Finalmente acabei e foi uma experiência legal, mas eu esperava mais, bem mais.

A escrita da autora é lenta, enfatiza uns detalhes tão sem graça que sei lá. O livro é beeeeeem arrastado e só começa a ficar de fato INTERESSANTE quase no meio, o que pra mim foi uma tortura. Mas quando engatei, achei bem legal até.

Gostei do retrato de Jesus como um humano revolucionário, isso foi incrível. Mas sei lá, acho que criei expectativas demais em cima do livro. Achei a Ana meio chata, apesar de ser uma personagem forte e Jesus, um péssimo marido kkkk. Mas vale a pena pela narrativa e enredo interessantes.

Destaque para Judas, um puta personagem bem construído!

jess 17/05/2022

"Jesus ouvira o tremor que havia em meu interior e não tentara silencia-lo."
Esse livro me pegou pela sinopse. Nele, acompanharemos Ana, filha do braço direito do rei, irmã de Judas e esposa de Jesus. Filha, esposa, irmã. No entanto, toda a sua jornada é em busca de ser sua própria pessoa. Ana sofre de anseios. Ela é uma força da natureza e sabe disso. Pelos seus olhos, conhecemos o lado mais humano de personagens bíblicos, seus próprios anseios, seus erros e também seus acertos. Judas não é descrito como a personificação do mal e sim como um homem que fez escolhas e se arrependeu delas. Jesus é um homem atormentado, com suas dores e também seus temores, é retratado como profeta, marido e filho; não santo, mas justo até o fim. O relacionamento de amor e confiança mútua entre ele e Ana me tocou profundamente. Ana precisou se apequenar durante quase toda a sua vida, mas Jesus jamais negou a ela sua grandeza de direito, ao contrário, deu a ela confiança e inspiração para se tornar mais.
"Foi você quem os soltou?" -Jesus me perguntou. "Sim" "O que a possuiu?" "Você", expliquei."

"Abençoo sua grandeza, Ana", ele disse. "E eu abençoo a sua", eu disse.

Talvez a parte mais interessante seja poder acompanhar as histórias bíblicas que conhecemos desde sempre sob uma nova perspectiva, conhecer as mulheres que estiveram por trás de todos os ditos "grandes homens", mesmo que fictícias. É uma história sobre a força feminina que move montanhas, persevera e vence. Porque no fim tudo acaba, mas nossas palavras permanecem. Comecei com altas expectativas e posso dizer que todas elas foram atendidas, virou um favorito instantâneo!
"Sua bondade não será esquecida", eu disse a ele. "Nem um único ato de amor seu será desperdiçado. Você trouxe o reino de Deus, como esperava. Plantou-o em nossos corações"

Amanda 17/04/2022

Ana, a voz
"Quando eu for pó, cante estas palavras sobre meus ossos: ela foi uma voz"

Um livro lindo e potente sobre Ana, que representa as muitas mulheres silenciadas no decorrer da história.

Gabriela.Mello 18/04/2022

A talvez mulher mais silenciada da história, ganha uma voz
Não sou católica e o pouco que conheço da história de Jesus é o que todo mundo sabe. Mas não vou mentir que ler ?Meu nome é Ana, fui esposa de Jesus? me deixou mutíssimo curiosa.
Não gostei muito do livro de início, achava Ana uma personagem não muito identificável, achava que o livro andava a passo de tartaruga. Mas à medida que avançava e pude ver a história de Ana se desenrolando, a leitura pegou ritmo.
O que mais gostei foi que deixa BEM claro tudo que nós mulheres passávamos, passamos e talvez ainda vamos passar por mais muitos anos - somos silenciadas, homens acham que nos controlam, chamadas de loucas, sofremos física e psicologicamente. Gostei muito do que a autora fala no final, tanto que foi o que coloquei no título: ?Se Jesus realmente teve uma esposa, com a história tendo se desenrolado exatamente como se desenrolou, então ela foi a mulher mais silenciada da história, a mulher mais necessitada de uma voz. Tentei lhe dar uma.?
Lágrimas vem aos meus olhos a lembrar de quantas conquistas da humanidade (ciência, filosofia, linguística, entre outras áreas) foram feitas por mulheres brilhantes, que foram esquecidas e ignoradas. E que até hoje temos que gritar para nós fazer ouvidas e lutar com unhas e dentes para entrar em lugares que ?não são de mulheres?
Queria muito que Ana tivesse existido para talvez mudar um pouco isso?