Três faltas e você será foracluído

Três faltas e você será foracluído Nilo Barroso

Resenhas - Três faltas e você será foracluído

Ani 19/08/2020

Resenha completa no blog
Começo essa resenha muito triste, pois não gosto de fazer críticas negativas, mas entendo que esse é o meu papel como blogueira literária. E gostaria de informar que a obra não funcionou comigo, mas pode ser diferente com você. Em Três Faltas (...) nós conhecemos o brasileiro Coxo, funcionário de um Starbucks movimentado da capital norte americana, Hugo Mandrix, um homem disposto a modificar a ordem cronológica para viver uma paixão com Helena e o detetive Marion Crane que está responsável por um homicídio triplo.

(...)

A obra é dividida em partes e cada capítulo é narrado por um personagem. A história se passa em 1997 em Washington, e aí começa o meu problema com a obra. Não sei se o fato do autor ser um diplomata influi nisso, mas a escrita é tão rebuscada e culta que eu não consegui me conectar com o enredo. Eu entendo que em alguns estilos o português coloquial faça sentido, ou o período em que a obra se passa ou até mesmo quando o livro foi lançado, mas nesse caso não fazia muito sentido. Pelo menos para mim.

O livro é de 2019, a obra se passa em 97, então eu acho que é meio difícil que em uma conversa informal alguém se comunique com “(...) este deveria ser o epitáfio deste século atroz (...)” ou trechos como “e num instante, enevoaram-se-lhe os olhos. De modo inoportuno e violento, viu bracejar dentro de si a imagem de Helena”.

E com a escrita tão rebuscada, a leitura acabou se tornando cansativa e complicada. O autor usa diversos elementos da cultura pop da época e em alguns casos adiciona notas para explicar o que é. Isso me atrapalhou um pouco, pois como não estava tão conectada com a história, era só mais um ponto de distração para mim.

(...)

AGO
2020
Três Faltas e você será Foracluído - Nilo Barroso
Oi vocês,
Há um tempo atrás eu fui convidada pela Oasys Cultural para conhecer a obra Três Faltas e você será Foracluído. Hoje eu venho contar um pouco da minha experiência com a obra.

Título: Três Faltas e você será Foracluído
Autor: Nilo Barroso
Editora: 7 Letras
Páginas: 256
Sinopse: No espaço-tempo deste romance, Nilo Barroso consegue contrair e expandir o inimaginável: nestas páginas o autor mistura um amplo leque de referências da cultura pop contemporânea, desde livros, filmes e seriados de ficção científica, de Jornada nas estrelas a Blade Runner, da mitologia grega a a teorias de hiperespaço e das supercordas, passando por observações freudianas, grandes conspirações da CIA e por fatos históricos, como as guerras greco-persas, numa trama policial originalíssima que envolve ainda uma obsessão amorosa. A repetição de algumas cenas ocorre como recurso narrativo, numa espécie de metalinguagem da quarta dimensão, abrindo espaço para que o leitor embarque numa viagem no tempo junto com os personagens deste enredo fantástico.

Eutentei de todas as formas me conectar com o enredo e com os personagens, mas foi muito difícil. E acredito que essa resenha está refletindo isso, eu realmente estou triste por não conseguir compreender a obra. Depois que terminei a leitura, fui em busca de outras opiniões e vi que não fui a única que não consegui entender de primeira o enredo. Creio que isso é um problema grave, pois se uma obra se torna confusa para mais de uma pessoa, há um ruído na comunicação.

A escrita pode ser rebuscada, mas o enredo não pode ser confuso a ponto de o leitor não sentir conforto durante a obra. Não sei se o fato de eu não ter costume de ler obras que falem sobre viagem no tempo tenha influenciado, mas como citei, acho que um livro precisa ter uma linguagem “universal” para que todos possam vivenciar aquela história.

Eu tô muito triste por não ter conseguido gostar da obra, mas como disse, isso foi algo que aconteceu comigo. Talvez com você pode ser diferente. Agradeço à Oasys Cultural pelo apoio e envio do livro, e principalmente por não ter desistido do ECEM durante seu hiato.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com.br/2020/08/tres-faltas-e-voce-sera-foracluido-nilo.html

Douglas | @estacaoimaginaria 13/08/2020

Uma história maluca, mas intrigante
Confesso que fiquei um pouco fora de órbita depois de ler “Três faltas e você será foracluído”. Na verdade, o título é um pouco mais longo que isso: “Três faltas e você será foracluído ou o outro está sempre de olho ou a paz do anoitecer ou what hath God wrought? ou quiz”. Tipo, só por aí já é de se imaginar que vem pela frente uma história maluca e, ao mesmo tempo, instigante e intrigante.

Na obra, somos apresentados a Coxo, Hugo Mandrix e o detetive Marion Crane. O primeiro trabalha na rede de cafeteria Starbucks. O segundo se autointitula viajante do tempo e é aficionado por Helena, o que coloca em risco a ordem cronológica das coisas. E o terceiro é o responsável por um triplo homicídio, um crime bárbaro e, aparentemente, sem explicações. E todos eles, de alguma forma estão interligados.

Confesso que eu ainda não compreendi toda a história – o que talvez exija uma nova leitura, futuramente. Mas o que eu posso dizer é que o autor faz uma verdadeira viagem, das bem malucas, que passam por guerras dos tempos antes de Cristo, a mitologia grega e Inteligência Artificial. E para isso, ele usa personalidades reais, dando vida a elas para construir sua narrativa, e personagens fictícios de livros, filmes e séries, como “Jornada nas Estrelas” e “Arquivo X”. O famoso detetive Fox Mulder realmente ganha vida nesta história.

Quando li a sinopse da obra, logo imaginei uma história de ficção científica – o que logo me deixou curioso. E realmente é isso o que o autor entrega, mas ele vai muito além, nos dando, também, investigação policial, drama, conspirações envolvendo CIA e FBI, fatos históricos, psicanálise (!!) e a rotina de um brasileiro que trabalha na Starbucks, em Washington, cenário da obra, que também é palco dessas conspirações, crimes e, por que não, campo de batalhas pós-apocalípticas – para você ver até onde vai essa obra.

Como disse, o livro tem uma narrativa muito instigante, com capítulos curtos que facilitam a leitura. Mas há muitas divagações, principalmente nas partes de Mandrix, em que a leitura se torna um pouco mais densa. Foi no mínimo difícil acompanhar suas elucidações sobre como estava envolvido em uma trama, tudo por colocar em risco a ordem das coisas. Mas o autor demonstrou um vocabulário muito rico e uma forma de contar a história que, para mim, a tornou muito interessante.

O espaço-tempo desse romance é, no mínimo, tão transitório quanto a mente de Mandrix… não sei, houve vezes em que eu não sabia se estávamos realmente no ano que eu pensei que estávamos no começo. E outras que os fatos deixavam claro onde e quando estávamos. Mas o autor joga muito com isso, até por ter como personagem principal um viajante do tempo!

Como eu avalio essa obra é basicamente isso. Ela é dividia em quatro partes. A primeira e a segunda foram as mais “difíceis”, ainda que a leitura tenha avançado rápido. Na terceira parte é que as coisas meio que “deslancham”, pra mim. E na quarta, meio que volta às duas primeiras, não na narrativa, mas na dificuldade em processar tudo o que o autor estava querendo contar desde o início. Dito isso, acho que ele deixou algumas perguntas para os leitores que podem ou não ser respondidas por nós.

Eu prefiro quando o autor deixa às claras o que ele pretende com a obra, quando ele nos dá essas respostas, ou um indício dessas respostas, para que eu não tenha que ficar rememorando e pensando o que exatamente ele queria dizer com tudo aquilo. Ainda assim, eu devo aplausos a Nilo Barroso, pois acho que essa foi sua intenção: nos fazer dissecar sua obra e tentar entender todas as entrelinhas. ou quase todas. E ele faz isso de uma maneira muito inteligente e instigante.

Enfim, se você quer um livro com requintes de ficção científica, investigação criminal, referências culturais e psicologia, esse é o livro certo e fica minha recomendação aqui. Eu mesmo terei que ler novamente para entender a trama e pode ser que eu ainda fique com dúvidas, mas aí está a magnitude dessa obra ao nos fazer questionar até mesmo em que ano estamos – e se não há alguém atrás de nós acompanhando nossos passos…

site: https://estacaoimaginaria.com/2020/06/09/resenha-tres-faltas-e-voce-sera-foracluido-nilo-barroso/