a história termina com um carro vazando óleo no fundo do lago de um pesque-pague abandonado Paula Gomes

Resenhas - a história termina com um carro vazando óleo no fundo do lago de um pesque-pague abandonado

rfalessandra 12/11/2022

O livro é em primeira pessoa, um diário para um terapeuta, ou como a personagem chama "doutor" eduardo. E por acompanhar os pensamentos e devaneios da protagonista não tem muita ordem cronológica e muitas vezes sem lógica. Talvez por isso, o livro seja capaz de envolver tanto o leitor, já que muitas vezes temos pensamentos que não contamos para ninguém ou não sabemos de onde vieram. Não existe exatamente uma história, acompanhamos os pensamentos da protagonista, onde não acontece muita coisa, e também não existe muita conclusão, apesar de o título deixar implícito o fim da história.
Adorei o formato da escrita toda em letras minúsculas.
RECOMENDO A LEITURA.

Patricia 10/09/2023

Gosto muito dos livros da Paula Gomes. Ela cria personagens muito humanos, cheios de defeitos e falhas, mas que tentam viver nesse mundo catastrófico apesar de tudo. Não é uma leitura simples. Aqui não encontramos leveza, nem momentos de alívio. Também não encontramos drama. A história tem uma dureza, mas com um humor "peculiar", digamos assim.
rfalessandra 10/09/2023minha estante
Adorei demais esse livro ?

Amanda.Lippi 03/08/2021

@resenhadaamanda
A história termina com um carro vazando óleo no fundo do lago de um pesque-pague abandonado.
Paula Gomes

" o duro da dor, qualquer dor, é que você não sabe se existe, principalmente se ela vem e passa, é a somatização ou algo real ?"

Um diário para um terapeuta?
Ou um desabafo sobre sua vida?
Esse livro da Paula deixa isso na nossa mente, viajamos com tudo que a protagonista nos conta, sobre o dia a dia e como ela leva a vida.
E vendo os conflitos dela, consegui perceber como levo minha vida. Não tem como não relacionar os conflitos dela com os meus, me senti conectada em alguns aspectos.
A vida adulta cobra demais.E as reflexões que esse livro trás são ótimas.

Ana 06/08/2021

O livro é narrado no formato de um diário, e por acompanhar os pensamentos e devaneios da protagonista, não tem muita ordem cronológica e muitas vezes nem lógica. Talvez por isso, o livro seja capaz de envolver tanto o leitor, já que todos as vezes temos pensamentos que não contamos para ninguém ou não sabemos de onde vieram. Não existe exatamente uma história, acompanhamos os acontecimentos da vida da protagonista, onde não acontece muita coisa, e também não existe muito uma conclusão, apesar de o título deixar implícito o fim da história.

yoshii 18/05/2023

Será que estou velha e cansada
O livro tem o estilo que geralmente me agrada: protagonista com elementos reais que não tem problema em ser ruim kkkkkk
Mas, acho que o tom de sarcasmo/deboche me cansou um pouco. E parece que ela faz tudo só porque está entendiada, daí me cansou também kkkkkkk
Vou procurar ler outras obras da autora.

Tomlucitor23 27/04/2023

Da pra ler, mas é sofrível, uma pena porque eu gosto muito da autora, mas o fato da personagem se perder em várias divagações ao longo da narrativa, me fazia perder o interesse mais e mais, ao ponto deu me distrair com qualquer coisa mais interessante, me forçando a prestar atenção na história porque eu não parava de me perder de tanta enrolação e coisas acontecendo que não iam pra lugar nenhum, no final, fiquei com esse gosto na garganta, que a autora quis dizer muito, mas no final não disse nada por não saber organizar as ideias de uma forma a ficar coesa para quem está lendo, ao menos eu me senti assim. Ainda vale a indicação para quem quiser se aventurar, não funcionou comigo, mas tem muita gente que gostou, e cada um por si nessa leitura.

Lulu 06/12/2021

Sarcasmo
Sarcasmo e deboche resume a protagonista, é um livro bem leve e com humor ácido.
Não é aquele livro super inovador, mas cumpre a proposta dele :)

Thatha 06/07/2022

É?
O livro não é nada do que eu esperava. Gostei do título, da capa e do fato da personagem principal ser uma ansiosa de carteirinha professora de biologia, causando uma identificação mínima com a protagonista. Porém, acho que a história se perde, acaba meio inacabada e passei a ter tanto ranço da doida que precisei largar por uns dias para retomar depois, felizmente perto do final.
Porém, admiro a habilidade que Paula Gomes tem com as palavras, as descrições e a formulação de frases e pensamentos naturais e sádicos.
Estaria mentindo se não dissesse que destaquei duas ou três frases.
Bruno 19/07/2022minha estante
poxa... q pena...

isa.dantas 15/10/2021

Esbarrei nesse livro por acaso e achei o título interessante. A história é narrada em primeira pessoa como entradas de diário, em teoria para o terapeuta, mas Paula traz muita realidade em seus desabafos, além de um humor ácido e situações nonsense. Agradável surpresa!

Bia 11/01/2022

peculiar
O livro é o diário da protagonista, uma bióloga, professora universitária com uma vida ordinária que decide fazer um tratamento ilegal e duvidoso com psilocibina pra amenizar suas ansiedades.

Paul fez com que eu me sentisse na mente da personagem, com suas frases desconexas, pensamentos soltos e comentários sarcásticos de uma pessoa que me pareceu amargurada e solitária. Os dramas da protagonista, as fofocas do condomínio, as confusões da faculdade e as reflexões me prenderam bastante e trouxeram a sensação de realmente estar inserida naquele universo.

É um livro gostosinho e leve de ler, poderia ser um pouquinho maior pois fiquei chateada de terminar tão rápido!

?você entende que não é possível encontrar uma maneira de falar certas coisas e, ainda assim, é preciso dizê-las.?

Rebeca257 13/01/2022

Maravilhoso!
Me identifiquei muito com a personagem principal pq também sou biologa e ansiosa. A história é muito gostosa de se ler, cheia de referências ao mundo da ciência no Brasil e muita ironia. Morri de rir com as descrições da personagem principal várias vezes, recomendo muito pra quem procura um livro nacional muito bem escrito e curtinho

anisania 11/07/2023

O silêncio que acaba se estendendo para uma vida toda.
Percebi agora que não sei o nome da protagonista! Que curioso...

Nessa história que é contada como entradas de um diário a gente acompanha um ano da vida da protagonista. E ela é bem classe média, white people problems, cheia das questões e com alguns preconceitos. Mas eu pergunto: quem não é meio assim, não é mesmo?

Nós temos acesso a toda a teia de pensamentos dela (muito bem escritos, por sinal), e mesmo que você não seja uma orientadora de uma faculdade, formada em biologia, com um casamento em frangalhos, você vai se identificar com vários deles. Porque ela internaliza muita coisa. E pra quem não tem o costume de exprimir o que sente, o diário se torna o melhor amigo.

Conheci a Paula Gomes porque ela escreveu uma história de ficção científica pro podcast do 37 Graus e estou amando ler as outras coisas dela. Agora falta só um pra fechar o pack.

DearieSarah 15/04/2022

Muito bom!
Um livro curtinho e cativante! Caí de paraquedas nessa história e gostei bastante dos personagens e a forma como a autora nos transporta para as situações.

O livro é em primeira pessoa ? um diário para um terapeuta, ou como a personagem chama "doutor" Eduardo. Ela está tentando tratar seus "problemas", sem sucesso e decide recorrer à psilocibina, um cogumelo ilegal no Brasil e sem muitos estudos de sua eficácia. Como cientista, ela decide ignorar esse fato para ver se consegue se sentir melhor em relação a isso.

Eu adorei o formato de escrita toda em letras minúsculas. É bem triste ler o estado da personagem sem esperanças, mas é muito interessante saber os pensamentos mais doidos da cabeça dela.

Giovana456 11/02/2024

O começo me deixou obcecada, mas depois de um tempo achei tudo mais do mesmo. achei que o final foi suficiente pra história, mas da metade pra frente fiquei menos entretida.

no geral, não foi uma leitura ruim, mas também não foi um livro que mudou minha vida.

Medeia.Miron 01/12/2022

OQ DIZER DOS LIVROS DESSA AUTORA???
Dificilmente faz sentido na minha cabeça oq ela escreve, mas o humor, a coisa toda inesperada, e o final q vc só entende lendo a capa (sim eu demorei umas 2h pra entender) tudo perfeito