Sangue Dourado

Sangue Dourado Namina Forna

Resenhas - The Gilded Ones (título provisório)

Nati 16/02/2022

Deka é uma garota que nasceu em um lugar nada favorável para ser uma mulher, em que aos 16 anos todas as mulheres precisam passar por ritual para provar sua pureza, momento em que passam a usar máscaras para cobrir os rostos. Além de cobrir o rosto, as mulheres são obrigadas a permanecer dentro de um espaço social determinado para elas.

Deka queria desesperadamente encaixa-se nessa sociedade, mas o destino tinha outros planos para ela. Em um mundo com monstros perigosos, além de abominar aquelas que não são puras, Deka vai descobrir que ela é muito mais do que a forma que sempre quiseram encaixá-la.

?OPINIÃO ?

Essa é uma fantasia que vai apresentar um mundo hostil para as mulheres, mas abominável para as mulheres como Deka, com sangue dourado correndo nas veias.

A narrativa é muito fluída, prendeu minha atenção logo nas primeiras páginas e a autora usa de diálogos e impressões da personagem principal para ambientar o leitor fazendo o livro ter poucas descrições. Isso normalmente costuma me incomodar em fantasias, porém funcionou bem aqui. Apesar de ter uma ideia melhor desse território só enriqueceria a narrativa.

Esse livro vai ter muitos personagens e nenhum vai ser muito aprofundado, exceto Deka, mas não vão ser exatamente vazios ou caricatos. Cada personagem vai ter seu lugar na narrativa e como esse livro é o primeiro de uma série, provavelmente vai ser aprofundados nos próximos livros.

Em falar em próximos livros, algo que me surpreendeu bastante é como o final desse livro é fechado, o próximo livro terá que me convencer por si só a lê-lo, porque o final resolve tudo que a narrativa trouxe.

A amizade de Deka e Britta, bem como com as outras meninas do círculo de Deka foi o melhor ponto da narrativa, os laços em comum e como mesmo com abordagens rápidas, cada menina do círculo conseguiu ter sua própria identidade, além da construção da mentalidade que vai superar a mentalidade formada pela brutalidade desse território que cada garota experimentou antes de chegar até ali.

E no quesito romance, se não tivesse não teria feito falta. Julgo que o desenvolvimento foi tão repentino, que não me conquistaram nenhum pouco como casal. Gostaria mais deles como amigos, aliados e o romance poderia ficar para os próximos livros.

Entre todos os pontos positivos e negativos, os positivos ganharam, principalmente por a leitura ser viciante e instigante, que pode até ser lido como livro único por ser tão bem fechada a história, com uma escrita límpida que não costuma a aparecer muito em fantasias, que não seja uma fantasia urbana. Gostei muito mesmo.
BrunoTS 03/07/2023minha estante
Oi, só uma dúvida... A Deka é um demônio msm? N curto ler livros com esse tipo de elementos...

Nati 10/07/2023minha estante
Ela é uma outra espécie que foi revestida por uma narrativa mística para esconder a sua existência e continuar sendo usada.

Dani @oslivrosdadani 12/11/2021

Sangue Dourado - Incrível
Deka vive entre o medo e a expectativa. Assim como outras garotas de dezesseis anos, ela será testada no Ritual da Pureza, e tão logo for provado que são puras, pertencerão oficialmente ao vilarejo... Ela ora constantemente para que durante o seu cerimonial o sangue a correr do seu corpo seja vermelho, e com isso, possa finalmente sentir pertencente àquele lugar. Mas nada durante toda a vida lhe preparou para aquele momento, ao constatar que seu sangue é dourado, sinônimo de impureza.

Deka sabe que enfrentará uma consequência pior do que a morte. Por isso aceita instantaneamente o convite de uma mulher misteriosa... Partir para lutar pelo imperador em um exército formado por garotas como ela. No entanto, nada e ninguém é exatamente o que parece ser, nem mesmo a própria Deka.

Com um enredo poderoso e com uma escrita atraente, Namina Forna nos apresenta Deka, uma heroína singular, ao qual conseguimos manter uma ressonância genuína durante toda leitura.
A construção do mundo criado pela autora é habilmente incorporado ao contexto, em ritmo instigante, sem sobrecargas de informações perceptíveis. O que é digno de elogio, pois a Namina nos apresenta uma série de conceitos originais e interessantes.
Embora esta seja uma fantasia YA, ela não se concentra no romance, mas sim na irmandade e, na força sinérgica feminina, tornando a leitura ainda mais particular.

O elenco é complexo e diversificado, cada um como seus próprios dilemas internos Deka é um produto do seu ambiente e, acompanhar seu crescimento e seu processo de autodescoberta é algo muito satisfatório. Os personagens secundários são inteligentemente construídos e a pluralidade adicionado a eles, fizeram dessa uma leitura ainda mais crível.
E com um bom tato, a autora faz uma abordagem realista para assuntos desencadeantes sensíveis, incluindo sexismo, xenofobia, abuso, desigualdade e racismo.

Em suma, foi uma leitura que amei realizar. Estava com as expectativas muito altas e, fiquei muito feliz por tê-las atendido. E para finalizar, não posso deixar de mencionar a explosão de melanina desta capa, que contrasta belamente com as outras cores, simplesmente, amei!
Jana de Oliveira 02/01/2022minha estante
Esse livro me conquistou real ?

Dani @oslivrosdadani 02/01/2022minha estante
A mim também!!!

duda.trevisan 05/01/2022minha estante
Vc sabe a classificação indicativa?

Dani @oslivrosdadani 05/01/2022minha estante
De acordo com a versão em inglês está 13+ . E pelo contexto eu concordo.

Jucorujinha 06/01/2022minha estante
Nossa! estava curiosa para ler pela capa, mas agora que li a sinopse fiquei extremamente empolgada com essa leitura.

Lorena183 05/02/2023

Eu poderia falar como esse livro é maravilhoso e incrível, mas não seria o suficiente e nem poderia descrever, o quão perfeito é a escrita, o desenvolvimento e a
criatividade dessa autora, é o melhor livro que já li, é escrito perfeitamente tudo na medida certa, uma fantasia que cativa, personagens bem trabalhado enredo, desenvolvimento e objetivo, tudo na medida certa, é simplesmente perfeito.

"Uma vez há muito tempo, me perguntei como seria ser amado tão profundamente que eu poderia levar essa devoção ao além. Agora tenho a resposta, e é melhor do que qualquer coisa que já conheci. É um bálsamo nesses dias turbulentos."

Ana Karina 14/02/2022

Sangue Dourado
Confesso que terminei o livro sem entender muitas coisas, como quem é realmente são os pais da protagonista, mas isso não tirou o prazer da leitura, gostei bastante como as personagens tem o seu crescimento dentro da história, no começo sendo bem inocentes quando descobrem os seus dons, mas com o passar do tempo, elas se transformam e não abaixam a cabeça para os governantes e usam os poderes para se proteger.

A história tem bastante diversidade e é isso que hoje eu procuro nas histórias, cansei de personagens brancos de olhos azuis, nós hoje em dia não achamos mais isso normal, precisamos de diversidade e encontramos muito isso aqui.

Só lembrando que o livro tem umas cenas de mortes que achei um pouco pesado, então quem é sensível com esses temas, acho bacana ficar atento. Já estou ansiosa para a continuação para ver o desenrolar da história.

Nathy @peculiareslivros 09/04/2023

AMEI
O enredo é original? Não exatamente, na verdade é algo que segue de forma bem similar a muito do que observamos em fantasias young adult, mas ainda assim eu me vi envolvida na trama e me surpreendi em determinados momentos! Li em uma sentada!

A mim os melhores pontos desse livro, e são estes que apresento a vocês como motivos para darem uma chance à essa leitura, são:
-Asséd10, abus0 e violênci@ não são normalizados, e sim discutidos com consciência (mas ainda assim podem ser gatilhos!)
-Amadurecimento das personagens ao longo da trama
-Sororidade
-Grupo de amigos leais e divertidos
-Mistério
-Representatividade LGBTQIAP+
-Empoderamento feminino
-Romance slow burn
- E muito mais!

A quem curte fantasia young adult, recomendo que deem uma chance a esse livro!

site: https://www.instagram.com/p/CZuHcBorYYi/?igshid=MDJmNzVkMjY=

wanessa77 18/04/2023

Maravilhoso!!!
Senhor, que livro bom. a escrita é perfeita, e os personagens são incríveis (tirando uns que vc sente vontade de fazer ir de base as vezes). a cada página virada eu tinha uma surpresa diferente, minha cabeça criou milhares de teorias. é incrível gente, incrível. não consigo descrever esse livro de outra forma. leiam, por favor, só leiam.

Nayra 26/03/2024

Esse livro foi uma grata surpresa.
A escrita é bem envolvente, o que faz a leitura fluir bem.
O desenvolvimento é bom também. Acho que poderia ser ainda melhor, mas não é nada que prejudique a leitura.
Vale muito a pena conhecer essa história.

Kaka 12/06/2022

Demônios
      Alô, fãs de Red Queen por aqui?

O livro "Sangue Dourado"  da autora Namina Forna, é um universo mágico onde também há distinções sociais graças à cor do sangue (mas é só isso mesmo, todo o resto é bem diferente).

A história se passa em um lugar chamado Otera, onde a personagem principal, Deka, sofre, primeiro: com a sua pele negra e, depois, com a cor de seu sangue. Basicamente há um fanatismo religioso e com base nisso as pessoas são separadas entre: as de sangue puro (vermelho) e as de sangue amaldiçoado (dourado). Todas as meninas depois de uma certa idade são submetidas ao "Ritual da Pureza", onde são literalmente mutiladas por uns sacerdotes na frente de todos. Se sangrar vermelho, incrível- a guri já sai até de casamento marcado-, já se sangrar dourado - Mandamento da Morte-. O nome já é bem sugestivo, e, adivinhem só? Nossa personagem principal sangra dourado!

Depois da cor de seu sangue ter sido relevada, Deka sofre com uma sessão de torturas até chegar uma gostosa (mas sombria) mulher a convidando para sair daquela situação, se juntando a um exército do imperador composto por meninas semelhantes a ela. Que são consideradas demônios, por terem o sangue dourado e alguns poderes.

Além disso, como se não bastasse, as mulheres são completamente reprimidas. São ensinadas a serem esposas, literalmente objetos de decoração para homens. (Imaginem só essa situação! Eu não aguentaria, colocaria meu cropped e lutaria contra o patriarcado e, muito provavelmente,  morreria.)

Em síntese, eu gostei do livro. A autora explorou bem as diversidades dos personagens, com todos os tipos de corpos e cores e sexualidades. Eu gostei do universo da autora, achei criativo e o plot? muito bom. O meu grande problema com a obra foi a escrita ( o que, ainda assim, não desqualifica necessariamente o livro). Eu acredito que a Namina seja uma autora emergente no mercado, pelo que pude ver é o primeiro ou segundo livro dela (ao menos publicado). A escrita é falha, conexões e descrições às vezes faltam. Mas, sinceramente, a leitura é válida. É uma mulher preta, que está começando a carreira de escritora, eu vou sim passar meu paninho para ela.

Leiam! O plot vale a pena! E o amadurecimento da personagem principal é empolgante. Há falhas na escrita? Sim. Vou ignorar e recomendar? Sim.

Gramatura Alta 08/12/2021

Deka convive com o medo e a expectativa todos os dias. Finalmente chegou seu momento de passar pela cerimônia do sangue, à qual todas as meninas de Otera são submetidas. Se o seu sangue for vermelho, igual ao de qualquer humano, Deka enfim fará parte da aldeia que a ignora e a despreza desde seu nascimento, enfim será aceita, enfim viverá uma vida normal… Se o seu sangue fosse vermelho. Mas ele não é.

O sangue que escorre de suas veias é dourado, a cor da impureza. E, por isso, seu destino será enfrentar consequências ainda piores do que a morte. Até que uma mulher misteriosa aparece trazendo uma alternativa: lutar pelo imperador em um exército de garotas como Deka, as alaki, guerreiras quase imortais e, mais importante, dotadas de dons raros.

Juntas, as alaki podem conter a maior ameaça do império, os uivantes mortais, bestas selvagens que atacam de vilarejo em vilarejo, deixando dezenas de corpos em seu rastro. Em busca de sentir que pertence a algum lugar, Deka parte para a capital, onde logo descobre que nada é exatamente o que parece – nem ela mesma.

SANGUE DOURADO apresenta um mundo dominado pelos homens, onde as mulheres são subservientes, cobrem todo o corpo e rosto, caso sejam pessoas normais. Se o sangue delas for dourado, então são demoníacas e devem ser mortas. Elas possuem outro nome, alakis, e não são fáceis de matar, uma vez que se regeneram. A única forma conhecida é decapitação, afogamento ou cremação. É o que tentam fazer com Deka, depois que ela se revela uma alakis, só que Deka, para espanto de seus algozes, não morre.

Após nove tentativas, Deka é levada pela tal mulher misteriosa, que com o decorrer da trama, se mostrará bem mais do que aparenta inicialmente. Deka é levada para fazer parte do novo exército do imperador que marchará contra os uivantes. Todas são mulheres, todas são alakis, e mesmo sendo a última esperança de salvação de Otera, são tratadas de forma repugnante, violenta, pela população e por soldados humanos.

Deka começa como uma adolescente impregnada de medo. Ela só desejava ser normal, ser aceita. Mas isso nunca aconteceu, uma vez que ela é filha de uma mulher do sul, de pele negra, e o pai é descendente de uma alakis. E mesmo assim, quando Deka se descobre diferente, o pai é o primeiro a se voltar contra ela. Então, Deka não possui mais esperanças, mesmo quando aceita ingressar no exército do imperador, onde todas são como ela. Ou quase. Isso porque Deka possui algumas habilidades diferentes, desconhecidas, que parecem estar a desabrochar conforme ela envelhece.

No novo mundo, Deka faz amizade com Britta e Keita. Britta é uma alaki, que veio junto com Deka para o exército do imperador. As duas criam um laço de sangue, uma promessa de que uma sempre protegerá a outra. Já Keita é um soldado que passa a ser o braço direito de Deka. Ele teve a família assassinado pelos uivantes e vê nas alakis a arma perfeita para se vingar das criaturas. Como todos os homens de Otera, ele foi criado para odiar as alakis, mas não consegue nutrir esse sentimento por Deka. E, aos poucos, nem pelas outras como ela.

Com o avanço da história, Deka deixa de ser aquela adolescente insegura e se transforma numa líder, uma heroína capaz de guiar suas iguais para a liberdade e recuperar o que lhes foi tirado de forma traiçoeira, como ela descobre aos poucos. E surpresas não faltam em SANGUE DOURADO, uma vez que a história é recheada de segredos, que vão sendo revelados aos poucos, a cada capítulo, dando um panorama de como era o mundo de Otera no passado, de como ele se transformou no que é no momento, e de como Deka irá mudá-lo no futuro.

Existe a construção de um romance entre Deka e Keita, mas em nenhum momento se torna o foco da história. É apenas aquele tempero discreto, que permite alguma felicidade emocional a Deka, e também a demonstrar que em mundo corrompido pelo preconceito, é possível encontrar quem não seja. O principal da história é a força feminina, o direito de ser livre, independentemente do gênero, da aparência, da crença, da cor da pele ou de onde se nasceu.

SANGUE DOURADO é uma fantasia que lida com questões importantes como racismo, xenofobia, misoginia, desigualdade, abuso, machismo e preconceito. Alguns trechos são duros, violentos, realistas, não poupam descrição e detalhes. Mas a maioria deles não tem o peso de alguns diálogos, algumas frases proferidas pelo povo contra as mulheres, contra as alakis. Eles cortam o coração e causam repulsa, uma revolta imensa. E é muito fácil construir uma relação com nossa sociedade atual, sem nem precisar voltar ao passado. Hoje em dia, muitos dos diálogos do livro, são proferidos no dia-a-dia, basta acessar as redes sociais, sair à rua, ou mesmo no trabalho. É para se ler, para refletir, além de ser uma aventura que conquista a cada página. Uma das melhores do ano, sem dúvida.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/12/08/sangue-dourado/

Bruna 05/02/2023

Deka é uma garota de 16 anos prestes a passar pelo ritual de pureza. Se o seu sangue for vermelho ela é pura e será finalmente aceita na vila em que cresceu, mas se for dourado, ela é impura e será condenada ao Mandato de Morte. Quando descobre ser dourado ela é presa pelos sacerdotes da vila, mas uma mulher aparece e lhe oferece uma alternativa, lutar no exército do Imperador com garotas como ela, ou ficar e morrer.
Partindo com Mãos Brancas para o centro de treinamento ela descobre muito mais sobre si mesma e suas habilidades. Mas nem tudo é o que parece e muito mais coisas estão escondidas sobre tudo o que Deka acreditou ser verdade.

Deka vive em uma sociedade onde as mulheres são reprimidas, seu valor só é reconhecido após ter o sangue testado, e mesmo assim, suas vidas se resumem em cuidar da casa e dos filhos, nunca podendo ter uma profissão ou estudo. Só que com o passar do tempo Dela descobre que talvez isso não fosse sempre assim, e muito foi escondido com o passar dos anos.

A escrita da autora é muito fluida, você consegue passar super rápido pelos capítulos, e o mundo de fantasia que ela criou também é bem interessante, apesar de irmos descobrindo as coisas junto com Deka, não sendo tão detalhado como normalmente é com as outras fantasias.

Gostei muito de Deka como personagem, uma garota que não desistiu apesar de todo o sofrimento a que foi submetida, bem como suas irmãs de sangue Britta, Belcalis, Adwapa e Asha. Espero ver um pouco mais de aprofundamento nas outras garotas no próximo livro.
Houve o desenvolvimento de um interesse amoroso no livro, apesar de acreditar que o mesmo não faz diferença para a história em si, nem acrescenta nada a ela. Então, não leia esperando um grande par romântico.

Essa é uma história sobre a força das mulheres, principalmente aquelas que sempre foram desprezadas pela sociedade pelo que são e o que podem fazer. É uma história de superação, amizade e pertencimento.

Não sei o que esperar do próximo livro, a história foi bem concluída nesse, mas estou ansiosa para ver mais sobre essas mulheres.

Alyson.Fagner 13/12/2021

MARAVILHOSO
geeente, que história sensacional é essaaa! quem tava relutante em ler esse livro aqui, pode ir fundo que eu prometo, pelo meu cool, que não vai se arrepender.
cheio de representatividade, mundo (MUITO) bem construído, gritaria e reviravoltas! tudo o que um leitor de fantasia (principalmente se for militante) procura.
ameiameiamei

Mandy-oca 22/11/2022

Aquela fantasia q vc tá procurando
Vc viveu a época de ouro da literatura jovem? Passou pelo esquema de pirâmide do Riordan ? Gosta da jogos vorazes, divergente e qualquer coisa com protagonista feminina forte e luta feminina??
Cara q livro BOM!! A fanática por PJ de 14 anos q habita em mim surtou com essa história, a mitologia, o mapa. A revolucionário feminista gritou e festejou a cada capítulo.
Gostei da escrita, os personagens secundários aparecem bastante e tem seu espaço já história mesmo não tendo pov. Não temos uma pp chorona e covarde, ela não deixa o medo tomar conta dela ??

Gustavo543 08/10/2022

Esse livro me surpreendeu!!!
Eu gosteeei muuito, o tom de fantasia abordando temas de uma forma conectada com essa fantasia de uma maneira colaborativa é maravilhoso. O protagonismo negro e essa luta das mulheres para enfim conseguirem igualdade e liberdade. Falando do livro o plot das Alaki serem os uivantes mortais foi muito bom apesar da "promessa" de que eles iriam ELIMINAR os uivantes ja estava ótimo mas contribuiu muito pra narrativa dessa forma. Para mim só achei o final meio apressado e não-natural, apesar de haver 2 volumes esse livro entrega tudo que promete deixando sem uma história para se desenvolver em seu segundo volume
RECOMENDO MUITO.

Vanessa.Liandro 13/11/2022

Fiz uma comparação entre duas obras incríveis ?
Hoje vim falar de dois livros incríveis que li na semana passada Sangue Dourado da Namina Forna e Marias que vão e que não vão com as outras da Isa Martins. Mas vc com certeza irá me perguntar: Por que estou falando desses dois livros juntos? Afinal, um é fantasia e o outro são contos. Bom eles tem um assunto em comum e que é extremamente importante debatermos em nossa sociedade: a violência contra nós mulheres. Nas últimas semanas surgiram diversos casos que demonstram o quanto ainda sofremos e somos julgadas.
Isa Martins nos traz em Marias que vão e que não vão com as outras contos que apresentam discriminação, violência e humilhação que ainda vivenciamos. Quantas de nós não viveu uma situação assim. Eu já vivi uma situação de violência e isso até hoje é um trauma doloroso que nunca será apagado. Cada conto é uma lágrima no rosto de cada mulher que está sofrendo nesse momento.
Namina escreveu uma fantasia que coloca as mulheres em uma sociedade, mesmo que fictícia, numa situação de submissão aos homens e a religião. A personagem principal Deka acredita na necessidade de seguir todas as regras impostas, mas há um momento de reviravolta e tudo aquilo em que acredita está em xeque. O desenvolvimento dela é incrível! Onde não havia esperança, ela encontra forças para tornar possível uma sociedade em que se pudesse haver dignidade para todas. É uma história empoderada e necessária.
Esse post é uma forma de nos fazer refletir sobre o quanto nossa literatura está engajada em falar sobre o assunto. E o mais importante pra mim é que esse assunto continue sendo debatido e gere ações mais eficazes sobre qualquer tipo de violência. Espero que chegue também a cada mulher que está sofrendo para que nenhuma de nós fique mais calada. Recomendo demais essas leituras, mas cuidado caso seja um gatilho pra você.
nicoleni.ni 13/11/2022minha estante
Ahh quero muito ler

Vanessa.Liandro 13/11/2022minha estante
Eu adorei essa história ?