O Farol Emma Stonex

Resenhas - O Farol

Luanabookclub 16/04/2024

Esperava tanto
Iniciei a leitura desse livro bem rápido, li as primeiras 100 páginas em um dia, por ter capítulos curtos e alguns trechos meio que em forma de "entrevista". Porém, após isso, foi muito difícil continuar a leitura e pensei em abandonar diversas vezes.

Eu acompanho essa história há tempos, sobre o desaparecimento real de três faroleiros. No livro acompanhamos de forma ficcional a versão de suas esposas e um entrevistador misterioso que quer escrever um livro sobre o assunto. A ideia é ótima e queria muito ler sobre, porém o desenvolvimento foi muito difícil. Os personagens se cruzavam, sem personalidades e tomando atitudes aleatórias, com diálogos que foram rasos e sem contexto em muitos momentos e algumas frases que eram pra ser de efeitos se tornaram desconexas.

As cenas no farol foram meio incompletas, quando começava a ficar um pouco melhor cortava para uma cena aleatória das mulheres deles.

O final foi legal, gostei da solução. Porém foi bem mal construído pra chegar nisso. Enfim, primeira decepção do ano.

Nata36 08/04/2024

O Farol
"O Farol", escrito por Emma Stonex, é uma leitura que promete mais do que realmente entrega. Ambientado em um cenário intrigante - um farol isolado em uma ilha remota - o livro apresenta uma premissa interessante, mas acaba se perdendo em uma narrativa confusa e pouco envolvente.
A história segue três homens que trabalham no farol e suas esposas, que desaparecem misteriosamente em circunstâncias inexplicáveis. A narrativa é contada através de diferentes pontos de vista e períodos de tempo, mas a estrutura fragmentada dificulta a conexão emocional com os personagens e a compreensão da trama.
Além disso, os personagens são pouco desenvolvidos e carecem de profundidade, tornando difícil para o leitor se importar com seu destino. Suas motivações e relacionamentos são superficiais, o que contribui para a falta de investimento emocional na história.
A escrita de Stonex também deixa a desejar, com diálogos pouco naturais e descrições excessivamente detalhadas que tornam a leitura cansativa em alguns momentos. A atmosfera sombria e isolada do farol poderia ter sido explorada de maneira mais eficaz para criar suspense e tensão, mas muitas vezes parece forçada e pouco convincente.
Em resumo, "O Farol" é uma leitura decepcionante que não consegue cumprir suas promessas. Com uma narrativa confusa, personagens rasos e escrita irregular, o livro falha em criar o suspense e o envolvimento emocional necessários para manter o interesse do leitor até o fim.

Arthur.Palmeiras 04/03/2024

PIOR LIVRO QUE EU JÁ LI NA VIDA
A história é monótona e o mistério pouco envolvente, o autor passa páginas e mais páginas descrevendo fatos que sinceramente não acrescentam em nada na história, além de deixar uma ponta solta que te deixa com muita raiva.

Miguel 27/02/2024

O Farol
Livro te faz criar bastante expectativas, mas, ao começar a ler, ele não chega perto de atender essas expectativas. Muita enrolação, muita baboseira desnecessária. Final sem nexo algum, mostra como os faroleiros sumiram, mas poderia ser um assunto mais especificado pela autora, onde ela poderia se aprofundar um pouco mais e não deixar os leitores confusos.

Lauren / Biblioteca de Lilith 13/02/2024

Na terra e no mar
O Farol é um livro sobre personagens e as relações complexas entre eles. Não necessariamente uma obra que vai trazer grandes reviravoltas, mas que vai elaborar o desfecho a partir das vivências e questões pessoais dos envolvidos nessa história.

Inicialmente gostei muito dos capítulos contados a partir das esposas dos faroleiros. Em outros momentos achei a leitura um pouco cansativa e arrastada, principalmente as partes do passado narradas a partir dos homens no farol. O desenvolvimento dos personagens e seus conflitos são bem importantes para a história, mas as vezes enrolaram um pouco a leitura.

Porém, o fechamento da narrativa achei interessante. Li uma outra resenha que trouxe um ponto que pra mim fez muito sentido, refletindo que as vezes os personagens não precisam de um grande desfecho, as vezes eles só precisam de paz. E nesse caso, acho que essa perspectiva é bem interessante de ser analisada e validada pensando no que a história se propõe contar. Alguns personagens precisavam de paz.

Bia Brasil 07/02/2024

Ler esse livro foi uma experiência meio doida, porque eu comprei sem expectativas. Depois vi que não tinha uma nota muito boa aqui e achei que seria ruim.

Mas quando eu comecei, achei a história bem interessante e a escrita muito fluída. Eu lia 10 páginas sem nem perceber que o tempo tinha passado.

O livro tem diversas histórias que faziam que eu acreditasse numa teoria só pra eu me ver totalmente errada depois, e isso era bem legal!

Eu teria achado esse um livro muito bom pra proposta dele, mas o final ficou um pouco sem sentido pra mim (apesar de também ser um pouco óbvio). A autora quis deixar a gente na dúvida do que aconteceria até o final e, por isso, acho que algumas coisas ficaram sem muita explicação e corridas, não sei.

Mas é um livro legal sim, só o final que poderia ter sido melhor explorado e senti falta de uma conversa da Helen com a Jenny.

Renata 05/02/2024

Premissa boa mas PESSIMA execução
A premissa do livro é muito cativante, sobre 3 faroleiros que desaparecem misteriosamente sem nenhum jeito lógico com a porta do farol trancada. Entretanto, na prática, o livro foi somente sobre um caso de amor e traição sem realmente nenhum mistério e suspense de como o caso foi resolvido, até pq a resolução foi muito forçada, parece que a autora decidiu no último minuto como que tudo tinha acontecido. Enfim, ótima ideia de livro mas com uma péssima execução

duclbg 21/01/2024

Final decepcionante
A história tinha um potencial enorme, até por ser baseada em uma história real, mas sinto que nem a autora sabia como ia terminar quando começou a escrever.
Achei o fim bem ?meh?.

clarinhafg 21/01/2024

Eu gostei muito desse livro, no começo tava achando bem paradinho e dei uma agarrada ent fiquei um tempo sem ler, mas dps quando eu voltei o livro foi pegando no ritmo e eu fui amando
ele é cheio de coisa que a gente vai descobrindo ao longo do livro ent me deixou mt curiosa e tem umas descobertas bem inesperadas eu achei
a única crítica que eu tenho é que eu acho que os últimos capítulos não foram perfeitos, eu mudaria algumas coisas mas mesmo assim até que gostei do final

Minhas Galáxias 10/12/2023

Não prometeu nada e entregou tudo
A narrativa começa um pouco lenta, demorei umas páginas pra entrar no ritmo de leitura, mas assim que entrou ficou super frenético.

Já peguei esse livro sem esperar muita coisa, talvez até por isso tenha gostado tanto. A narrativa é separa em dois momentos diferentes, um com os farofeiros que sumiram e outro com as esposas deles que ficaram. Ambas me deixaram muito interessadas. O jeito que as pistas eram dadas aos poucos me prendeu nas páginas de um jeito que poucos livros antes fizeram. Tem altos dramas familiares, traição, mentira e outras coisas mais.
Criei várias teorias e errei todas elas. Recomendo super.

vanessa.pivotto 27/11/2023

Mediano
Narrativa um pouco lenta. Diversos narradores, porém sem muita personalidade. Os capítulos finais salvam o livro. Tem uma pitada de sobrenatural.

Bel 16/11/2023

!!!!!
Em toda minha "carreira de leitora" (alarmantes 11 anos) eu nunca li, vi ou ouvi alguma coisa sobre esta obra, o que me deixa muito chocada já que eu vejo panfletagem de muita poluição em formato de livro.
O Farol te prende, te cativa de uma forma maravilhosa.
É complicado de entender, não é um livro para ser lido de forma corrida (eu mesma demorei mais de duas semanas), a forma como Emma te faz entrar na mente de CADA UM dos personagens é sublime.
Após o término, primeiramente achei o final horrível, depois pensei um pouco sobre o livro (sempre faço isso, fecho o livro e tento absorver a leitura) e achei simplesmente genial;
Na forma mais crua da palavra.
Nem todos precisavam de um final, e foi isso que a autora fez, deu um final para aqueles que precisavam de um final, leitores, e deu para as personagens aquilo que elas precisavam: paz.
Confesso que fiquei confusa, mas acho que em caso contrário a magia do livro seria quebrada.
Suh 16/11/2023minha estante
"Panfletagem de muita poluição em formato de livro" KKKKKKKKK HABLOU

Regis 16/11/2023minha estante
Adorei a resenha.???

Raiana.Aragao 12/11/2023

Três faroleiros desaparecem sem deixar rastros de um farol remoto a quilômetros de distância do litoral. A porta, está trancada por dentro. Os relógios, parados no mesmo horário. Nos diários do faroleiro chefe, registros de uma tempestade, mas o céu está limpo.
20 anos depois, as esposas dos desaparecidos ainda lutam para seguir em frente, machucadas por uma tragédia que deveria uni-las, mas terminou afastando-as.

Se Helen, Jenny e Michelle forem capazes de se unir e se perdoarem, a verdade poderá vir à tona?

O Farol, romance de estreia de Stonex, é baseado em um caso real ocorrido em 1900, na costa da Escócia, que permanece sem uma solução até os dias atuais, embora exista uma possível explicação. A história dos três faroleiros desaparecidos, motivo de inúmeras teorias e conspirações até hoje, serve como base para o enredo criativo desenvolvido pela autora, que alterna entre presente e futuro, contando a história através do ponto de vista dos faroleiros e de suas esposas.

O isolamento e a solidão em meio ao som das ondas quebrando ao redor do farol e o cheiro salgado do mar são pontos chave da trama. Os homens desaparecidos são assombrados pelo passado e tentam sobreviver à sua maneira.
Às esposas, solitárias em suas casas, restou a memória dos que partiram e a dor de não ter respostas.

Mas há segredos, soterrados pelo tempo, que precisam se revelados. Afinal, o que aconteceu aos faroleiros do Pedra da Donzela?

O Farol é um livro de ficção, que mistura terror e investigação psicológica enquanto molda fatos reais para torná-los parte do enredo ficcional. Talvez o mistério dos faroleiros não seja algo sobrenatural. Talvez, entre as três mulheres, uma delas tenha a resposta para o mistério.

"Existem mais coisas do que constam nos livros. Não é como se a ciência, com toda a sua inteligência, tivesse todas as respostas."