Os Garotos do Cemitério Aiden Thomas

Resenhas - Os Garotos do Cemitério

Yamato.007 16/09/2023

Cementery boys
"Julian era inegavelmente bonito, mas sua beleza era como uma tempestade - feroz, dura, elétrica. E completamente capaz de causar devastação"
In love with Jules??

Enfim, acabei. Faz quase um ano que eu estava querendo comprar esse livro. E como eu imaginava, ele é incrível.
A partir do momento que comecei a lê-lo, eu me prendi. É um livro fácil de ler e de um enredo extremamente intrigante e cheio de representatividade. A história é linda e, graças aos céus, tem um final feliz - meu maior medo era que tivesse um final triste.
Gostaria de destacar a minha experiência com as últimas 90 paginas do livro, que me proporcionaram um misto de emoções. Era choro atrás de riso, seguido de preocupação e a enfim realização do plot (E QUE PLOT!!).
Enfim, eu super recomendo esse livro. Amei demais a leitura?? e, se for lançado um segundo volume, eu, sem sombra de dúvidas, o compraria.
Ps: o uso da linguagem neutra foi um detalhe que eu amei?

leobalarin 15/09/2023

Recomendo demais!
Um livro que comecei a ler sem grandes expectativas e ele me deixou incrivelmente surpreso e feliz!
Apresenta uns toques de mistério, romance, sobrenatural, além de mostrar um pouco da cultura mexicana e latina.
Conhecemos Yadriel um jovem trans como protagonista e junto com sua amiga Maritza eles vão desenrolando uma série de descobertas que vai deixando o enredo ainda mais interessante, eles fazem parte da cultura de bruxos e de alguma forma eles tentam ir na contramão do que as leis dizem.
A vivência e sentimentos de Yadriel são trazidas em vários momentos e a forma com que esse personagem vai se apaixonando e os conflitos de tentar expor isso.
Tem um plot legal no final, mesmo que talvez seja um pouco previsível se você prestar bastante atenção nas pistas soltas durante a história.

Bruno 14/09/2023

Me apaixonei por um fantasma...
Que livro fofo, divertido, incrível, maravilhoso e muito bom de ler. O carisma dos personagens é surreal de grande.
Yadriel é incrível, me apaixonei por ele na primeira página. Primeiro livro que li com um protagonista trans e muito feliz por ser esse livro e mais ainda feliz por ser um tão BOM. Adoraria ver esse livro ganhar um filme live action, seria perfeito. É tão rico em cultura, personalidade e estética. Perfeito

Amanda2041 14/09/2023

Incrível
Essa leitura foi deliciosa, me fez apaixonar pelos personagens, esse casal é muito lindo e fofo. Me identifiquei com o Yads em relação com seu pai, me apaixonei pela personalidade de Jules sendo bem extrovertido. Queria comer o pão de morto que é dito no livro, eu não tenho mais palavras pra dizer o quanto é bom esse livro. Só simplesmente incrível.

Ana Rocha 14/09/2023

Contemplada
Eu fiquei tão curiosa pra saber como o autor ia resolver a situação de "morte" que devorei o livro.
Eu fiquei completamente imersa e feliz com as descrições da cultura latina, me identifiquei demais. Deu muita saudade da minha abuelita espanhola enquanto eu lia.
As vivências Trans também me contemplaram demais apesar de ser um assunto que não me identifico de fato, foi muito interessante ler e ver que o autor se preocupou. Me identifiquei também com a "gangue"/grupo de amigos lgbt citados no livro.
Não vou dizer que o livro traz surpresas, afinal eu já esperava muita coisa que aconteceu. Mas é gostoso demais ler algo tão leve, bem escrito e um romance que contempla uma parte da sociedade que até pouco não era nem vista; além de falar um pouco sobre luto e família.
Recomendo demais a leitura.

theananalu 13/09/2023

Virou um dos meus favs da vida!!!
Apesar de eu demorar um pouco pra me prender na história, depois que foquei não consegui mais largar.

que história LINDA. um romance bem desenvolvido slow burn, representatividade gay e trans, cultura latina, relações familiares, amizades..!! juro, que coisa perfeita! yulian amo vcs pra sempre ????

Ana Vizentim 12/09/2023

Gostei bastante
Uma fantasia urbana, de livro único q eu gostei bastante, traz um pouco da cultura Latina a respeito do "dia de los muertos" e tem um plot twist q me surpreendeu bastante!!!
Só me incomodou uma pequena coisinha com relação à escrita, pois não condiz com o q acontece no livro.

Tomm_dy 12/09/2023

Os Garotos do Cemitério
Caramba... este livro se tornou, sem dúvidas, um dos meus favoritos. A história, o ambiente, a cultura e principalmente a representatividade são muito legais e me fez emocionar bastante!!

Daniela707 11/09/2023

Eu amei muito esse livro, muito mais do que imaginava gostar. Tudo é bem construído, os personagens são incríveis, e é muito fácil de acompanhar.

A única razão pra eu não dar cinco estrelas é que achei o final muito rápido. A resolução final, ou o clímax, da história, é resolvido em sla, 3 capítulos curtos, e não tem grandes reviravoltas nem nada nesse final, ele é relativamente previsível. Isso não estragou o livro nem nada mas acredito que poderia ter sido melhor resolvido.
Apesar disso o livro é incrível, recheado de representatividade e muito bem escrito.

Rean1 10/09/2023

Gostei muito do livro, mesmo com seus defeitos
Eu demorei um pouco para me engajar na leitura e no universo da história, porém, quando consegui foi uma experiência muito boa.

Os personagens têm personalidades e opiniões bem fortes, eu adorei o trio principal e os personagens secundários são interessantes, tanto que dá uma pena não vê mais sobre algum deles.

Tenho uma relação complicada com o romance, gosto do casal porém ele é formado muito rápido, uma hora o protagonista está odiando seu futuro parceiro e do nada ele está se derretendo todo ao pensar dele. Pessoalmente, eu preferia que isso tivesse ficado um pouco mais em aberto - se fosse ser construído do mesmo jeito.

O poder do protagonismo no final é bem broxante, eu odiei, mas isso não tira o mérito da leitura boa.

Hataak0 10/09/2023

Esplêndido!!!
Esse é, definitivamente, o melhor livro gay que eu já li. As duas vezes que eu li, eu chorei com o final, juro, que livro perfeito, não tem como véi. Sou completamente apaixonada.

Ygor Araujo 09/09/2023

Uma história sobre amor e quebra de preconceitos
Yadriel não tem medo de ser quem é, apesar de enfrentar várias barreiras e preconceitos mesmo dentro do ambiente familiar.

Um garoto trans gay e bruxe, mas que não se encerra nesses rótulos e é bem mais que isso. Um ser humano empático e sempre disposto a ajudar os outros.

A retratação da cultura espanhola, suas tradições, lendas, culinária, canções e ritos merece destaque.

aisawx 09/09/2023

Confesso que acabei descobrindo o plot do livro no começo, o que eu achei que iria me desanimar a continuar a leitura, mas isso não aconteceu de forma alguma. Quanto mais eu lia o livro mais obcecada eu ficava, adorei demais os personagens e me envolvi muito fácil na história, com certeza virou um dos meus favoritos.

Æon 09/09/2023

NÃO, NÃO ERA O FIM. MAS SERIA MELHOR SE FOSSE

Sou um ávido consumidor de mídias LGBTQIA+, ainda mais se as pessoas que estão por trás da obra são da comunidade, achei o livro por um acaso numa promoção da Amazon e fiquei animada para adentrar no universo dos bruxes de Los Angeles, todavia, embora apresente boas intenções o livro não me agradou.

REITERANDO QUE MINHAS CRÍTICAS SÃO DIRECIONADAS AO LIVRO E NADA MAIS

Sobre o texto: O período de tempo que se passa a história é de apenas alguns dias, porém cada capítulo é arrastado e a história de aproximadamente 350 páginas ainda consegue ser cheia de fillers, talvez para bater a cota de páginas, talvez para dar um ar de “slice of life” ao enredo, sem sucesso. Apesar do trio de protagonistas estarem entre seus 15/16 anos, a escrita é digna de uma fanfic de wattpad redigida por alguém de 12. Achei os personagens sem carisma e no segundo capítulo (digo até a linha/trecho nos comentários se alguém por um milagre pedir) já matei quem era o assassino da trama - não digo isso para inflar meu ego e afirmar que tenho uma mente brilhante ao sacar o grande twist da história, mas sim pra evidenciar como o enredo em si é fraco e batido.

O romance entre Yandriel e Julian é no mínimo forçado. Aiden Thomas deixa de desenvolver o grande mistério e lore dos bruxes para focar no romance, o que infelizmente não compensa, provavelmente falte maturidade e experiência na escrita. É uma história que - com exceção do protagonista trans, não traz nenhuma singularidade à uma fórmula tão batida.

Sobre a edição: Não sei se isso se aplica a todos os exemplares, mas o livro que chegou aqui pra mim simplesmente tem páginas com a impressão mega pigmentadas/borradas e outras páginas com palavras cortadas/apagadas porque não foram impressas corretamente. No mínimo inconsistência define.

Outro ponto a se destacar são os trechos em espanhol, fáceis para nós falantes da língua portuguesa entender, entretanto, há falsos cognatos que, pra quem não sabe ou não está atento, pode interpretar o que foi dito com um contexto discordante do original.

Unindo meus sentimentos em relação ao texto e a edição, é seguro, embora lamentável, afirmar que essa não será uma obra que farei questão de manter na minha biblioteca.

Resumindo, devemos sim apoiar autores LGBTQIA+ e torcer por eles, mas isso não os isenta de críticas. Os Garotos do Cemitério foi um belo esforço, mas nada muito além disso, um esforço.

P.S. Aos que continuarem acompanhando a história de Yandriel na já anunciada sequência: Boa Sorte!

@umafadaliteraria 08/09/2023

Os Garotos do Cemitério
"?? ?????? ??? ?? ??????????? ??????????? ??? ?? ???????? ??????????? , ??? ???? ????? ?? ?????? ???? ????????? ??????..."

No início da história somos apresentados ao Yadriel um jovem garoto trans e gay que além de mexicano também pertence a uma família de bruxos, em pleno século 21 se assumir já é difícil ainda mais quando a sua família possui tradições bruxes aonde as mulheres são abençoadas com o dom de cura, já os homem recebem adagas e são abençoados com o dom de ajudar as almas a cruzar o caminho para o pos vida.
Seu pai acha que Yadriel não pode ser abençoado por esse dom por ser trans então um dia ele decide fazer seu próprio ritual para se tornar um bruxo com a ajuda de Maritza sua prima ele faz o tão sonhado ritual, entretanto ele sente algo diferente ele presente a morte de seu primo Miguel sem saber o que aconteceu ou aonde está o corpo de seu primo ele resolve invocar o seu espírito mais algo da terrivelmente errado e ele envoca o espírito de um garoto Julian que não se lembra nem como é nem porque morreu, mais assim como Miguel seu corpo está desaparecido.

Juntos os três tem uma missão de descobrir o que aconteceu com Julian e Miguel e Yadriel poderá provar ao seu pai e a toda a sua comunidade que é um bruxo de verdade.

Esse livro mistura de romance alto descoberta e mistério o que torna a obra a cada capítulo mais impactando o que prende o leitor, a cada capítulo eu torcia para que de alguma forma o Julian não estivesse mesmo morto e ao mesmo tempo tentava descobrir quem é esse assassino da história e o motivo das mortes é muito impactante, esse livro com certeza é a minha melhor leitura até o momento.