Os Garotos do Cemitério

Os Garotos do Cemitério Aiden Thomas

Resenhas - Os Garotos do Cemitério

sulliboyfriend 04/02/2024

Hay niña con pene, niños con vulva, transfóbicos sin dientes
Uau, que experiência. Eu havia ouvido falar muito desta história e de fato nunca havia entendido o porquê de tanta comoção.
Após a leitura, entendo. E não só isso, como serei uma das pessoas que grito aos quatro ventos o quanto o livro me conforta.
Como um menino trans, ler uma história com representatividade de verdade não me deixa apenas como feliz, como faz com que eu me sinta compreendido. Eu entendo todas as apreensões de Yadriel, e sinto o que seu coração sente. É mágico assistir o amadurecimento do personagem por meio de suas próprias lentes e pensamentos. A cada vez que ele sofria, eu me compadecia por ter a dimensão de cada um dos seus sentimentos. A cada vez que o menino experimentava a felicidade, meu âmago se enchia de esperanças para com meu futuro.
O desenrolar da trama é sensacional. Thomas tem a capacidade de prender o leitor com suas palavras e EXTREMA fluidez. Sinceramente, mal me senti lendo porque não consegui enxergar as letras, mas os sentimentos que cada um dos personagens gostaria de sentir.
A vida de Jules e Yadriel é bem explorada e não vejo furos no roteiro. A relação de ambos com as suas famílias é desmembrada e é possível enxergar um vislumbre de quem cada um dos amigos é. Claro que não deu pra desenrolar todos em 400 páginas - isso não é uma novela, afinal de contas.
Outro ponto importantíssimo foi a riqueza de detalhes, contextualização e responsabilidade sobre a cultura mexicana. Aprendi mais sobre a religião e o Finados neste período do que em toda minha vida, então estou muito grato pela oportunidade de conhecer novos costumes.
Senti falta de uma investigação maior no livro que efetivamente os levasse a maiores pistas no começo, não só ao final. De qualquer jeito, acredito que "Garotos do cemitério" foi uma leitura extasiante e reconfortante.

dudahope 04/02/2024

Aceitação e reconhecimento
Se eu pudesse descrever essa belíssima história seria com essas duas palavras: Aceitação e Reconhecimento.
Aqui nos conhecemos a história de um menino (Yadriel) que já se descobriu, agora ele quer mostrar para sua família e a sociedade do que é capaz, porém nenhuma delas dá o devido reconhecimento a ele, algo triste, que é uma realidade na vida de muitas pessoas.
Essa também é uma história sobre família, amizades e companheirismo, algo fantástico, que ficamos pensando e analisando, além de temos um romance rolando no decorrer de toda a história!

Beaakym 03/02/2024

Os garotos do cemitério
Nossa, tenho tanta coisa para falar desse livro que sinto até dificuldade de saber por onde começar, mas vou tentar não me embolar.
Os Garotos do Cemitério é uma fantasia recheada da cultura mexicana e latino-americana e com personagens cheios de representatividade e personalidade. Yadriel, o protagonista, é um adolescente de 16 anos trans e gay que quer ser reconhecido como ele é por sua família tradicional latina composta por bruxo, e apoiado por Maitza, sua prima, ele faz seu ritual para conseguir seus poderes de bruxo sozinho. O que ele não esperava era que ao invocar um espírito para liberar, acaba vindo o espirito de Julian Diaz, o garoto com quem ele estudou no ensino médio e com muitos boatos de sua vida. As coisas complicam quando seu primo Miguel morreu e sumiu sem deixar vestígios, o mesmo que aconteceu com Julian, que não quer se libertado para o pós vida, embarcando na busca de descobrir o que aconteceu com os dois.
A representação LGBTQIA+ em uma família latina foi tão bem escrita que conseguia enxergar minha família em cada linha e detalhe, apesar de não sermos bruxos, claro. Se enxergar em um livro é tão UAU, sabe? Porque realmente sentia quando pequena a falta de história que tinham como principal pessoas latino-americana e sua cultura bem representada, por desde sempre só ver histórias que eram centradas na Europa e Estados Unidos, e só percebi essa falta depois de mais velha quando passei a questionar essa ausência de algo sobre nós para nós.
Me apaixonei por essa história e por nossos queridos Yadriel, Julian e Maritza e o desenvolvimento não só deles, como dos outros personagens também.

Ana 03/02/2024

Divertido e fluído para ler em um dia
É um livro muito bom e confortável de ler, tem um estilo sessão da tarde, eu gostei bastante por conta da diversidade presente no livro, os personagens são muito legais e tem várias cenas que me arrancou boas risadas, e é muito bom ver o romance se desenvolver primeiro na amizade e depois ir percebendo a mudança de sentimentos kkkkkkkk amo, apesar do plot ser previsível, acho que o livro ainda entrega aquilo que se propõe a fazer, simples, bem feito e cativante.

Camila(Aetria) 02/02/2024

Pra ser sincera o começo não me pegou não. Eu tinha visto amigos gostarem e aí, como a gente tem gosto parecido, estava bem ansiosa pra ler esse.
Apesar do começo meio blá pra mim (quase quis largar), depois ele deslancha de tal forma que aí foi só na fluidez para ver a conclusão. Mesmo com o final previsível, é uma belezinha acompanhar as personagens, o contexto, os detalhes culturais. Aqueles livros que a gente gostaria de ter lido na adolescência para ter um hiperfoco por alguns meses haha

Gaby 29/01/2024

Mano esse foi um dos melhores livros que eu já li na vida, a história te prende muito parece que vc está dentro da história, todos os personagens são divertidos e entregam muito, e a representatividade nesse livro é a coisa mais perfeita do mundo, recomendo dms e se prepara pra se apaixonar por Yadriel e julian!

lellllla 28/01/2024

é um livro mt deliçinha, além de a leitura ser super fluída os personagens são uns queridos e tu acaba gostando bastante deles, e é incrível dms ver essa comunidade bruxe de diferentes lugares da américa latina.

Brasil 26/01/2024

Uma leitura bem fácil, com detalhes na medida certa, porém queria saber mais sobre o Yadriel, seus gostos e desgostos
Além disso, o plot é muito previsível

Victor108 26/01/2024

O livro tem uma história até que boa, mas é chato de mais. Eu demorei ler esse livro por causa dessa narrativa muito tediante (e sem contar que em algumas partes eu achei o livro muito estranho, tipo, um humano apaixonado por um fantasma). Eu esperava bem mais desse livro, mas não é TÃO ruim.

Cass 25/01/2024

Inesquecível sim!!
A princípio quando eu comecei a leitura do primeiro capítulo, eu achei que seria mais um livro que eu não conseguiria chegar até o final. Mas à medida que aquela escrita foi me envolvendo e me fazendo chegar ao final do primeiro capítulo foi quando eu tive a confirmação de que essa leitura seria mais rápida do que eu tinha imaginado.

Tirando alguns contratempos do processo, a leitura de Os Garotos do Cemitério foi algo único, claro! Aconchegante, oras sufocante por ler sobre um garoto trans que durante o processo de aceitação dentro da sua família precisava se calar, por saber que nem sempre o poder da sua voz estava ajudando com que ele fosse visto. Porque muitas das vezes o mundo resolve se fazer de surdo quando estamos falando sobre nossas emoções e sentimentos.

É loucura dizer que o final é previsível quando se chega no final, mas é a realidade, pois durante a leitura você não faz ideia do que pode acontecer e a reviravolta escolhida pelo autor; na minha percepção de primeira leitura não poderia ter sido outra.

A conclusão dessa leitura me trouxe o desejo de reler o livro como se fosse a primeira vez, reler com ainda mais gosto do que a primeira vez que eu li.
Gabriel 27/01/2024minha estante
Foi tudo amg ?

Maria1691 25/01/2024

Tem uma leitura fluida, tem personagens bem construídos e a evolução dos personagens tanto consigo mesmo quanto o romance fazem bastante sentido. A parte de mistério é algo previsível mas não é nada que estrague de aproveita a história.

Claras95 24/01/2024

Favoritado ?
Que livro incrível. Tem uma narrativa ótima e personagens muito cativantes, foi muito bem escrito e sem deixar furos.
É o tipo de história que te deixa curioso com o que vai acontecer e faz você não querer parar de ler. Foi uma experiência incrível ler esse livro e, que agora tem um lugarzinho especial no meu coração.