Daughters of Sparta: A Novel (English Edition)

Daughters of Sparta: A Novel (English Edition) Claire Heywood

Resenhas -

Vitoria 08/06/2023

Não tem como não se apaixonar por retellings
Estava um pouco apreensiva de ler esse livro porque os reviews que vi estavam muito conflitantes. Alguns amavam, outros odiavam e eu estava com medo de me decepcionar, ja que comparavam esse livro com "Circe" uma das minhas leitura favoritas da vida.

Decidi pegar esse livro para tirar minhas próprias conclusões e que bom que fiz isso!!! Que livro lindo e devastador, eu amei. Acompanhar a historia de duas mulheres em um mito que é sempre contado da perspectiva de um homem foi refrescante e brutal.

Alguma das críticas que ouvi é que a historia é muito parada e arrastada, eu não concordo. Mas também sou muito fa do estilo de livro que acompanha a vida dos personagens ao longo dos anos, e sei que nesse tipo de leitura as coisas caminham um pouco mais devagar, sem muitos momentos de climax intenso.

Apesar de ser uma ficção, achei que a autora descreve muito bem a experiência de ser mulher em uma sociedade dominada pelos homens, e como essa experiência pode ser vivida de tantas formas. Clitemnestra e Helena, foram criadas como irmãs que eram, e de forma muito parecidas, mas mesmo assim experienciaram a vida e a experiência de ser mulher de formas muito distintas e, obviamente, validas. O livro é emocionante, mas eu olharia os gatilhos antes de ler pois ele também é bem pesado.

Sobre as comparações com "Circe" posso dizer que entendo porque acontecem, e de fato pela história e por se tratar de um retelling fazem muito sentido. No entanto, a escrita poética e floreada de Madeline Miller é imbatível. Em "Daughters os sparta" Claire Heywoods faz um ótimo trabalho escrevendo de forma cativante mas não pode ser comparado com o que acontece em "Circe".

No geral, eu amei o livro e recomendo a todos que são apaixonados por mitologia!

waltzingback 28/07/2022

muito bom
foi muito interessante ver a forma que a autora abordou as perspectivas das personagens, com várias questões sobre o papel da mulher e o quão silenciadas elas eram na época. recomendo para os que gostam de mitologia grega, acredito que os que gostaram de ?the song of achilles? irão aproveitar essa leitura também!