O anatomista

O anatomista Federico Andahazi

Resenhas -

elycely 06/08/2022

Brilhante!
O livro é uma obra de ficção sobre a vida de Mateo Realdo Colombo, o primeiro anatomista a descrever o clitóris feminino como um órgão. Italiano da época da Renascença, Colombo "descobriu" o órgão por acaso, ao consultar uma de suas pacientes. Escreveu a respeito, na obra "De Re Anatomica", em 1559, que o levou a ser julgado pela Inquisição e sua obra à lista de livros proibidos pela Igreja Católica.

O argentino Andahazi é brilhante em "O Anatomista" não só pela construção do enredo, que deixa o leitor sem fôlego do início ao final. Mas também pela notável localização histórica que faz, mostrando a visão da Renascença sobre o feminino. O discurso de Colombo diante do tribunal da Inquisição é fenomenal nesse sentido: numa época em que mulheres são seres sem alma, portanto, tudo nelas é matéria, nada nelas é sagrado, nada pode ser virtude se esta não for transmitida à mulher por meio dos homens. Ele segue o pensamento de Aristóteles, segundo o qual, na concepção, o homem é que dá a alma, a substância metafísica, e a mulher a substância material. Ou seja, a imagem de Deus vem do sêmen masculino. A mulher é apenas meio, objeto para essa realização do transcende do homem.

Com sua "descoberta", Colombo vive uma extraordinária aventura de tentar provar que há partes e funcionamentos do corpo humano totalmente desconhecidos e pouco entendidas até então (além do clitóris, é dele também a constatação de que o sangue humano é bombeado do coração para os pulmões, onde é novamente oxigenado antes de circular por todo o corpo). Tal qual seu homônimo, Cristóvão Colombo, que inaugura um novo mundo ao "descobrir" a América, Realdo Colombo o faz, inaugurando um novo mundo para o feminino: a descoberta da mulher como outro sexo, não complementar, mas diferente, separado e independente do masculino.

A escrita de Andahazi, piscicanalista clínico, como não poderia deixar de ser, carrega a interpretação freudiana sobre a sexualidade feminina. No entanto, isso tudo pode ser filtrado para que o livro tenha melhor proveito.

Recomendo a leitura! Para todos nós, que nascemos em séculos mais iluminados para as mulheres, é imprescindível conhecer os momentos muito escuros que nos precederam.

Ainda uma anedota interessante que descobri, ao pesquisar sobre Realdo Colombo: há algumas cópias de sua "De Re Anatomica" espalhadas pelo mundo, feitas à mão e com desenhos de tinta a óleo, datadas de 1593. Uma delas contém anotações posteriores, assinadas por um médico chamado Dr. Franckenstayn, e está em Washington, na biblioteca Mary Shelley. É possível que a besta criada pelo anatomista Colombo tenha inspirado Shelley? Ou, para além disso, é possível que tenha inspirado um Dr. Franckenstayn, e a narrativa de Shelley seja, na verdade, um relato jornalístico? Muito misteriosas essas anotações...