Turma da Mônica Jovem #02

Turma da Mônica Jovem #02 Maurício de Souza

Resenhas - Turma da Mônica Jovem #02

Giovanna.Pinhal 21/06/2022

Divertido e confortável
Voltei a ler os mangás da TMJ e estou feliz. Mesmo com o novo formato, tem sido bem divertido.

Aqui, continuamos com a história da revista anterior, sempre nos dando aquele gosto de saber qual vai ser o fim (e até o desenvolver, porque parece faltar muito algo mais concreto sobre essa história em específico); inclusive, penso que as histórias secundárias têm concluído de forma muito mais legal (afinal, elas "concluem", né?). Mas, ó, amei.

A história curta do Titi no balé é demaisssss. Aqui eu deixo meu sincero: Jerê lenda, Titi lêndea. Ô bichinho difícil e antigo em pensamento, viu? A gente não sabe se se irrita com ele ou se diverte (o tal do riso nervoso). Mas, no fim, ele é um personagem interessante justamente por ser assim. Bem, eu acho. Enfim, gostei bastante.

A história do Xaveco com o Xavecotube foi a que menos me prendeu. Passou até meio que voando. Mas me deixou feliz ver ele ter uma aparição "principal", digamos assim. Ele é um fofo.

Bruna 01/03/2022

Novo Modelo
Pesquisando um pouco sobre, vi que os gibis da Turma da Mônica Jovem foram variando o estilo conforme os anos, sendo eles divididos em 1a, 2a e 3a série.

Comecei lendo pela Terceira, e demorei um pouco a me adaptar com esse modelo.

Apenas as primeiras 60 páginas fazem parte da "história principal", que é a que vai seguir com continuação nos próximos volumes.

No restante da HQ, tem outras duas histórias independentes aleatórias que não acrescentam em nada ao enredo, basicamente só pra ocupar espaço.

A maioria dos leitores antigos da TMJ dizem que a forma antiga de levar a história era bem melhor, e por isso quero começar a ler da Primeira Série, abandonando essa.

Karla 11/12/2021

Amei
A estória principal é muitoooo rápida! Poxa, isso acabou com o meu coraçãozinho, fiquei com gosto de quero mais hahaha Amei tudo, perfeita essa nova fase.

lavínia 06/12/2021

paciência, né
DEZEMBRO DE 2021 - RESENHA EDITADA

ó, já me adianto dizendo que vou falar mais da construção da revistinha e vou falar mal da panini, talvez (não sei, porque eu não faço um planejamento do que eu vou escrever, eu só escrevo e no fim acaba fazendo sentido, sabe).

seguinte, quando eu fiquei sabendo que iam tentar reviver a nossa queridíssima falecida supersaga do fim do mundo eu fiquei eufórica, porque aquela segunda temporada foi decepcionante demais, levando em conta a reta final da primeira (a partir das sessenta e tantos, mais ou menos?).

eu já desconfiava que não iam voltar com a supersaga já de cara, não nesse início da terceira temporada, pelo menos, então eu tava de boas com o plot que fosse, DESDE QUE tivesse aquela vibezinha fantasia, com ficção científica, com distopia e com suspense da primeira temporada.

? eu tô sentindo que os parágrafos desse texto tão todos começando um tópico, não terminando e em seguida soltando o gancho pra outros tópicos e que tá tudo sem nexo algum, perdão, eu tô com sono.

okay, vou tentar ser mais organizada aqui ? coisa que eu não sou NUNCA na construção de um texto.

sobre a trama:

interessante, gostei dessa proposta da realidade aumentada, apesar de fugir do que eu estou acostumada na turma da mônica jovem. não sei se condiz com algo da segunda temporada, porque eu não li a segunda temporada, só a primeira ? por isso que eu tô crítica e exigente com essa temporada nova, eu tô acostumada com perfeição!!

mas mesmo com todos os elogios do mundo, eu não posso fingir isso, essa história tá bem bobinha, fraquinha e sem consistência pra uma série em quadrinhos que começou há 13 (???) anos atrás com as fucking quatro dimensões mágicas!!

porém não quero julgar muito, não sei como anda o público alvo de turma da mônica jovem. não sei se tem mais alguém acompanhando fervorosamente como os meus amigos continuam acompanhando desde quando éramos crianças, ou se o público atual tá viciado em tiktok e não tem paciência pra consumir um conteúdo denso e complexo (falei que nem uma velha chata que vive dizendo "na minha época").

sobre o formato:

eu não tinha tanto a reclamar sobre esse formato de história principal com 60 páginas + duas de 30, apesar de ter ficado confusa na primeira revista e de nem ter percebido na segunda, mas depois de refletir e analisar um pouco eu tenho uma opinião formada.

seria uma boa ideia e algo muito interessante? se a revistinha fosse mais longa e essas "historinhas secundárias" fossem páginas extras. mas é claro que isso encareceria a revista (ainda vou falar desse tópico!!). a questão aqui é: sim, é muito importante enriquecer a história dos personagens secundários e desenvolver eles, mas, em minha opinião, tão fazendo do jeito errado.

eu tinha dez anos de idade e zero senso crítico quando eu lia a primeira temporada da tmj, mas eu tenho quase certeza de que lá os personagens secundários conseguiam ter seu desenvolvimento sem esse formato e com uma trama principal muito complexa e bem construída.

acho que em 60 páginas não dá pra dar continuidade pra supersaga, eu espero que quando eles pegarem o gancho da supersaga pra desenvolver nessa terceira temporada eles eliminem essas histórias secundárias. nada contra, mas não dá pra desenvolver uma saga complexa de suspense, ação e fantasia com só 60 páginas por edição.

sobre a revista em si:

esse ano eu comecei a colecionar mangás e o meu passatempo favorito está sendo falar mal da panini dia e noite, apesar de colecionar justamente duas obras publicadas pela maldita panini ? para quem quer saber (ninguém), as séries são shingeki no kyojin e chainsaw man. uma edição porca e outra mediana com a capa linda, mas não vou reclamar porque a capa fosca com verniz localizado que brilha na luz azul valeu cada centavo. e ainda veio com um marca páginas de brinde.

eu não queria falar palavrão, porque eu tô falando de uma obra infantojuvenil, mais pra 'infanto', aqui nesse texto, mas CARAMBOLAS, panini, 19,90 em uma revistinha?

eu sei que a galera das gráficas tão em crise, meu pai trabalha com isso, ele fala bastante sobre essa situação aí com papel e sei lá o que, blá blá blá, matéria prima, essas coisas. mas CARA, foi de 7,50 pra 9,50 e direto pra 19,90. não vou reclamar muito porque eu compro mangá e mangá é tudo acima de 29,90 hoje em dia, né, mas MEU DEUS.

eu não vou entrar em detalhes nesse tópico, porque eu não sou especialista, vou acabar falando bobagem, na verdade eu nem sei pra que eu trouxe esse tópico aqui, já que eu só ia soltar um "vai cagar, panini" e encerrar o assunto, mas tudo bem.

no geral é isso.

eu sei que eu reclamei muito, mas nem tudo são só reclamações, eu amei o design dos personagens, muito obrigada à alma caridosa que desenhou o do contra adolescente lá em 2008, você não sabe o quanto contribuiu coma heterossexualidade compulsória de várias menininhas lésbicas, inclusive eu. meus parabéns. também queria deixar os meus sinceros agradecimentos ao gênio que colocou piercings nos personagens, eu tô morando no piercing no tragus do dc, meu protegido.

fim. não vou revisar esse texto, aqui morremos como homens (isso é tag de fic one shot no ao3, cuidado com a fanfiqueira!!)

Alana 04/11/2021

Eu amo????
Eu amo desde pequena a turma da Mônica e também coleciono os gibis, sou apaixonada, amo muito as histórias, os personagens, as artes, tudo é muito perfeito????

Lisboa 20/09/2021

Tem significado
Os quadrinhos do Maurício de Souza não trazem apenas uma história, também trazem lições. Importância de ter amigos, encarar desafios, fazer o que você gosta.

Naraiane.Martins 03/09/2021

RESENHA - TMJ Realidade ampliada | @aquarelandosonhos
Estou adorando voltar a ler TMJ, os traços dessas novas edições estão bem bonitos e tô bem interessada nessa arco de seis histórias.

1° história - Lendas do recomeço: Achei bem interessante o jogo de realidade ampliada, e a continuação no geral foi boa, apesar de não ter acontecido nada surpreende. Ainda não me acostumei com a rapidez dessa história principal, entendo que ela irá se desenvolver melhor com o passar dos meses, e que está é apenas a edição 2, mas mesmo assim ainda acho muito corrida.

2° história - Titi Tantsor: Gostei bastante do destaque que o Titi ganhou nessa história, e da participação do Jeremias. Achei bem bacana como o roteirista conseguiu mostrar as outras faces do ballet, e desmistificar essa visão de que ballet é uma dança delicada e somente feminina.

3° história - Xavecotube: Adorei essa história, apesar de bem curtinha foi super divertida e também passou uma mensagem bem bacana. Estou gostando bastante de vê os personagens secundários ganhando destaque nessas histórias menores.

Já estou bem curiosa para ler a próxima edição, e saber como a história principal irá se desenvolver daqui para a frente.

Je 29/08/2021

Realidade Ampliada e o Novo Mundo em TMJ
A nova série de Turma da Mônica Jovem continua, ainda estou me adaptando às mudanças dessa nova era na revista, mas gostando de cada uma.
Realidade Ampliada (#02 - #154) é o segundo capítulo do arco Lendas do Recomeço, começado na edição anterior. Nessa edição também vem as histórias menores Titi Tantsor e Xavecotube, que ganham as ilustrações da quarta capa.

|| Lendas do Recomeço Capítulo 2 - RE-AM: Realidade Ampliada:
A narração confusa do primeiro capítulo continua aqui, mas aos poucos vou me acostumando com a forma que o roteirista está contando este arco. Temos um explicação mais clara de como esse novo mundo de TMJ funciona, sendo apresentada a Realidade Ampliada: uma tecnologia avançada onde os personagens usam lentes e podem fazer coisas simples do dia-a-dia usando a realidade ampliada. O torneio do jogo em realidade ampliada (Lendas do Recomeço) continua a todo vigor; temos um foco maior no núcleo de Cebola e Mônica, com direito a trocas de flertes entre os dois. Temos um surgimento de um novo jogador e uma revelação interessante que espero ver sendo desenvolvida nos próximos capítulos desse arco.

|| Titi Tantsor:
Algo que eu não esperava era uma história focada em um dos personagens mais odiados e machista da revista: Titi. É impressionante a ousadia do roteirista e em como a história é bem trabalhada e aprofunda mais o personagem que servia apenas para ser o escroto da turma. A melhor one-shot da edição, com traços lindos e a história de como Titi se meteu em um curso de balé (sim, nada a ver com o personagem, mas isso que é o interessante da história).

|| Xavecotube:
Essa história de 30 páginas consegue ser melhor que a edição focada no Xaveco da Segunda Série (#22 - #122). Sinceramente, meu secundário favorito merecia uma história melhor e finalmente tive isso. É uma história bem besteirol e divertida, ao mesmo tempo que aprofunda o personagem. Também traz uma personagem que estava sumida da revista, espero que trabalhem mais com ela. Na história, Xaveco resolve fazer um canal e gravar em uma casa assombrada.

A revista continua mantendo traços lindos e roteiros legais, estou gostando de acompanhar. Irei trazer resenhas mensais da revista, e se tudo der certo, logo faço a resenha da terceira edição.

Bia | @bia_bookstagram 18/08/2021

Gostando da nova vibe
Resenha/Opinião
??Turma da Mônica Jovem - 3° Série, Edição 2??

Estou me acostumando e gostando muito dessa nova vibe, o bairro do Limoeiro futurista o arco de 6 edições, só estou sentindo falta da Magali ela só está aparecendo para brigar com o Quim, espero que isso se resolva logo.

Realidade Ampliada:
Como assim a Mônica e o Cebola não estão namorando?
Passamos o maior perrengue na primeira temporada para quando finalmente eles ficam juntos na segunda, então na terceira eles "separam" eles. Mas pelo menos estou gostando desse flerte entre eles. A realidade é que estou amando essa ideia de 6 edições para completar uma história, mesmo minha ansiedade me matando está divertido esse suspense, posso criar teorias.

Titi Tantsor:
Amei! Mostra como não devemos julgar algo por preconceito, devemos experimentar. O Titi perdeu um desafio e como pagamento teria que fazer um mês de balé, porém ele não estava gostando, pois estava ficando dolorido e não via a dança como benefício, mas o professor conversou com ele e explicou que o balé ajuda  muito na flexibilidade e trabalha todos os músculos do corpo. Ele  passou a se interessar e mesmo após passar um mês do desafio vai continuar o balé e quem sabe se tornar um Tantsor.

XavecoTube:
Percebi que a última história vai ser sempre rápida e curtinha, mas incrível com os personagens secundários. Trata de um assunto muito importante, não podemos violar a privacidade de ninguém sem a devida autorização e com as redes sociais isso acontece muito. Gostei muito da aparição da Ramona.

Carolina 18/08/2021

Do contra é o personagem mais inteligente e teimoso do mundo
Apesar do Cebola realmente se achar o mais inteligente e com planos mais mirabolantes da turma infelizmente ele se encontra em uma posição abaixo do DC afinal, é com aquela mania de sempre querer ser original que o DC consegue as proezas mais diferenciadas e criativas!
Resolve problemas de maneiras totalmente não pensadas, e consegue realmente se destacar na multidão!

Kaylane.Barbosa 15/08/2021

Td pra mim
Desde pequena eu coleciono os quadrinhos da turma da Mônica e sou apaixonada até hj.
Até quando estou de ressaca literária eu gosto muito de ler esses gibis, pq além de serem leves e curtos eles são divertidissimos
Gabriel.Coelho 15/08/2021minha estante
Gibi é vida!

liz_aBss 15/08/2021minha estante
eu colecionava tbm, sou apaixonada!!!!