A arte de caminhar

A arte de caminhar Thich Nhat Hanh

Resenhas -

Danilo 25/01/2024

Pílulas
O livro não era bem o que eu esperava, pois é estruturado em pequenas "doses" de reflexões sobre a habilidade de caminhar e meditar ao mesmo tempo para executar uma concentração plena. Porém, gostei bastante da clareza das reflexões e já estou adotando algumas práticas.

Carolina 23/12/2023

Algumas passagens são muito interessantes, outras só funcionam para quem acredita na doutrina budista.

O livro baseia-se na atenção plena (ou mindfulness) durante o caminhar.

Tatyana Casarino 18/12/2023

Cada passo poderá ser um caminho de paz, amor e presença
*A Arte de Caminhar (Thich Nhat Hanh)

Neste livro, o mestre zen Thich Nhat Hanh ensina como transformar cada passo numa ponte para o momento presente e para a paz espiritual. Geralmente, caminhamos no modo "piloto automático" sem perceber a textura do sapato nem o contato entre os pés e o chão.

Com esta obra, aprendemos que dá para meditar durante uma caminhada desde que exista atenção plena em cada passo. Um livro cativante, simples e sábio que ensina o leitor a ter amor pela arte de caminhar e a deixar rastros de devoção e energia positiva por onde passa.

Patricia 11/07/2023

O autor explica a importância da atenção plena, a necessidade de estar no "aqui e agora". Perceber o momento presente nos faz bem e podemos alcançar essa "presença" meditando. Neste livro, Thich Nhat Hanh nos orienta, de forma simples, a buscar esse estágio meditativo caminhando, exercitando corpo, mente e respiração.

Marta__A 03/06/2023

Um livro curtinho sobre caminhar, refletir e meditar durante a caminhada. Achei legalzinho de ler, uma leitura curtinha e simples, com alguns trechos interessantes.

Andreza 19/05/2023

Aprendendo a caminhar
É engraçado como caminhamos todos os dias sem sequer perceber, no modo automático. Durante esses dias de leitura eu tenho parado para perceber minhas caminhadas no momento em que caminho. Tentando me manter consciente a cada passo, muitas vezes me distraindo, mas depois voltando. Experimentei caminhar sem pressa e sem focar apenas a onde eu quero chegar, mas também no caminho percorrido, a cada vez que colocava o pé no chão. Curtir a caminhada, agradecer pelos meus pés, pernas e força para caminhar. Muito bom. E é um livro bem curtinho que da pra ler de um dia pro outro ou em um só dia se for no final de semana. Recomendo a leitura.

Eliane 23/03/2023

Meditar em ação
Geralmente, a meditação é associada unicamente à atenção ao corpo e respiração em posição sentada, com atenção plena ao momento presente. O monge Thich Nhat Hanh nos mostra como fazer das caminhadas cotidianas momentos de meditação que nos ajudem física e mentalmente.

Carlos398 13/03/2023

Mindfulness
Comecei a ler a série de livros de Thich Nhat Hanh, com o propósito de voltar a praticar mindfulness.
Nesse livro, o autor nos conta um pouco sobre a meditação caminhando, e sobre a beleza e importância de se estar no momento presente.
É bem curto, uma leitura rápida e agradável.

Keilizie.Santaroza 21/02/2023

Bom, mas um pouco repetitivo
O livro traz a perspectiva do caminha com atenção plena. Meditar. Ele é bem rapidinho e fácil de ser lido, mas achei um pouco repetitivo. Parecia que estava sempre lendo a mesma coisa. Mas a ideia, o tema é otimo !! Acho muito valido !!

Isa 12/01/2023

Muito fofo, intuitivo e meditativo
Ensina muito e te faz refletir muito, quero com certeza por em prática o que aprendi

Luis 11/01/2023

Para saborear enquanto se lê
Este livro é para ser lido vagarosamente, uma página por dia, para depois andar e respirar mantendo a atenção plena.

Verdadeiro manual para ser grato por apenas existir.

Ayumi.kimura 12/08/2022

O simples hábito de caminhar
O simples ato de caminhar com consciência plena do aqui e agora. Diminua seus passos a cada inspiração e expiração e sinta seus pés sobre a mãe terra.

bruno 29/07/2022

o livro tem boas passagens e ensina que devemos nos concentrar ao caminhar, porém, o autor se torna muito repetitivo, fazendo com que o leitor não veja a hora de acabar, principalmente no final do livro, é praticamente mais do mesmo, mas tirando isso, livro ok.

Riva 14/06/2022

Caminhe!
Achei que o livro cumpriu o seu propósito, que era o de mostrar que podemos meditar inúmeras vezes ao dia.
Com exemplos claros e reflexivas, o autor nos mostra que tudo depende de nós, e que basta caminhar (não caminhar correndo como se estivesse indo tirar o pai da forca) sentir a expiração e inspiração e estar presente.
Caminhamos por todos os que já viveram, por todos os que vivem e por todos aqueles que ainda estão por vir.

Ro Angarten 06/03/2022

É um livro interessante para quem já tem um bom conhecimento sobre o budismo e práticas de meditação. Pois ele trata bastante sobre meditação ao caminhar, porém não ensina o básico para principiantes.
É uma leitura rápida e até um pouco poética em alguns pontos
Talvez no futuro eu releia com uma nova visão. Mas agora não era o que eu procurava e que a sinopse me fez crer que era.