Laranja mecânica

Laranja mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Patti Vieira 28/01/2024

No início tive dificuldade de me prender ao enredo. Mas, abandonei ainda na Parte Um por uns 2 meses, decidi voltar a ler e ainda me esforçando para continuar, chego na Parte Dois e simplesmente terminei o livro em uma tarde porque não conseguia parar de ler.

A violência e o papel do Estado; os conflitos internos de um jovem violento que lida com as transformações mentais durante o desenrolar da história.

Que bom que insisti na leitura e pude chegar até o fim que, a propósito, me surpreendeu.

mdrsrute 27/01/2024

Esse livro se tornou um dos meus favoritos, o universo de laranja mecânica é tão bizarro e intrigante que eu me penso se eu vou encontrar algum livro que prenda como esse. O jeito como nosso querido e estranhamente carismático narrador nos conta essa historia como um amigo me fez realmente simpatizar com alex apesar dos apesares e torcer por ele no decorrer da historia, que nos deixa com uma crítica a um sistema que combate violência com a mesma, e até que ponto essa violência usada para o bem é realmente boa, se não pior que o próprio mal a ser combatido.

Arthur1037 27/01/2024

Prefiro ser uma laranja podre mas nunca uma mecânica!!
Alex é odiável, doente e impossível de sentir pena, e mesmo assim, um assassino como ele merece ter o direito a liberdade, mas não a liberdade física, a liberdade de escolha e de pensamento
Queriam que ele fosse um mártir, um prisioneiro, um morto, um líder e uma cobaia, e ele conseguiu ser mais que isso
O final com ele simplesmente crescendo é foda pra krl, não vejo como o filme (que ainda não assisti) vai adaptar sem mudar drasticamente a história
maltchik/ 27/01/2024minha estante
O filme parece de comédia comparando com o livro

Arthur1037 27/01/2024minha estante
Me deu mais vontade de ver o filme

Kauwany0 26/01/2024

Amei esse livro, amei, amei
Nem parecia que eu tava lendo, parecia que eu estava lá com o Alex (problemático), depois disso, me tornei fluente em Nadsat

Robs 26/01/2024

Eu já tinha visto o filme faz alguns anos, mas o livro foi bem diferente.
Talvez por eu ser nova quando assisti o filme eu fiquei mais impressionada com tudo e me causou mais repulsa e medo do que agora lendo.

Seguindo a proposta do autor eu li sem consultar muito o glossário. Vez ou outra eu dava uma olhada mas quis experimentar o estranhamento. Depois de um tempo vc meio que aprende e mesmo sem saber exatamente o que quer dizer da pra entender o contexto tranquilo.

Eu li que esse livro é considerado tipo uma tríade com o admirável mundo novo e o 1984 e dos 3 e o que eu menos gostei. Mas ele tem uma leitura fluida, eu gostei da estrutura das 3 partes e do fato de ser contato pela ponto de vista do Alex.

Renan301 25/01/2024

Um classificado com muita violência
O que dizer de Laranja mecânica? Com certeza um clássico com uma genialidade por trás e muitos questionamentos sobre a sociedade antiga ou até mesma a moderna.
O livro trás com sigo uma linguagem única e a ultraviolencia emanada por Alex.
Muito me impressiona a pessoalidade na escrita do livro, trazendo total sensação e conhecimento que a escrita é de Alex e mais ngm. Com gírias ou até mesmo erros ortográficos que tornam o livro, estrategicamente, ingênuo, mas cruel, como o personagem principal nosso drukui Alex.
Laranja mecânica com certeza merece o espaço e tempo dos leitores. Mas leiam com consciência da violência que o entorna.

milly 25/01/2024

Frase marcante
"Deus quer a bondade ou a escolha da bondade? Um homem que escolhe ser mau talvez seja, de algum modo, melhor do que um homem a quem o bem foi imposto?"

Thais645 25/01/2024

Laranja mecânica
Eu estava criando muitas expectativas, e não foi tudo que eu esperava, achei um pouco chato, os dialetos falados pelo Alex, achei um pouco bobo.
Apesar de ser um livro com uma narrativa bizarra é estranha, que é exatamente o tipo de leitura que eu gosto, esse livro não foi o que eu imaginava.

victoria.baie 24/01/2024

Talvez voce se pergunte oq há tão se interessante num livro sobre um bando de adolescentes malucos que metem o loco e acho que a graça é justamente perceber que, no fundo, todos temos um quê de alex dentro de nós (nem que esse quê seja apenas o ódio universal contra adolescentes mimados)

Bruninho.Macedo 20/01/2024

Eu facilmente o classificaria como um livro de terror
O horror pessoal é fascinante, parece algo bizarro dizer isso, mas realmente é. Aqui o protagonista é quem conta a história e através dele, nós experimentamos sentimentos, angústias, emoções e pensamentos surreais. O linguajar é o mais puro possível, sem enfeites de pudor, é o que é e pronto.
Adorei.

Magda.Marilise 17/01/2024

Quebrou o meu ritmo de leitura
Eu tava indo bem com minhas leituras esse ano, até pegar esse livro e me travar. A linguagem proposital é difícil de acostumar, mas quando acostuma, foguete não tem ré.

Se eu fosse mãe do Alex, ele não seria assim.

Só isso a dizer.

Loloves 16/01/2024

Muito horrorshow (tive uma ressaca lit. danada depois desse)
Uau, que livro.
Terminei as páginas refletindo sobre liberdade e controle, desonestidade, bondade e maldade. Até onde nós, seres humanos, nos "permitimos" sermos controlados? Somos livres mesmo? Somos realmente bons ou temos medo das consequências que vêm com a maldade?

Alex é a vítima dessas perguntas. Adolescente (maltchik) imprudente, "ultraviolento" que acaba sendo punido por seus atos de modo que evitam que ele cometa qualquer delito. No entanto, o protagonista sofre com os métodos e é obrigado a se comportar de modo diferente na base da porrada (toltchoks), o que faz com que ele seja "bom", mas alienado. A questão implícita é: será que vale a pena mesmo perder essa "liberdade"?

O livro é complexo, com um vocabulário próprio, o que faz com que você tenha que voltar às últimas páginas no glossário até se acostumar com elas. Achei incrível, mas caso não tenha paciência com isso, será o único motivo pelo qual não recomendo o livro.

***Aviso: o livro contém cenas pesadinhas de violência e gatilhos sobre a natureza humana corrupta.

Luiza2020 15/01/2024

"Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?"
Laranja mecânica é um livro que do começo ao fim é desconfortável de ler, com as gírias e as cenas violentas. Porém a história de Alex é comovente, no início nao sabia o que sentir sobre ele e acredito que ainda nao sei. Ótimo livro e a edição da aleph é maravilhosa.