o mundo pede calma, desacelera!

o mundo pede calma, desacelera! Bella Novaes

Resenhas - o mundo pede calma, desacelera!

Layza.Kinberly 30/06/2021

Simplesmente incrédula com tamanha perfeição
Há pessoas que transbordam sentimentos, Bella Novaes é uma dessas. Cada leitura, página ou verso, você sente em cada molécula, ora felicidade ora tristeza, independente da emoção sabemos que não sairá como chegou. Simplesmente perfeito, todos deveriam ler e se desmanchar a cada página.

@emcadacapa 20/07/2021

FORTE E LINDO!
Eu nunca fui do tipo que lê muita poesia ou que lê um livro inteiro de poesias, mas ultimamente eu vinha sentindo vontade de experimentar, via tanta gente indicando. Então o universo colocou @bellsnovas no meu caminho e ela me enviou o livro que quero indicar pra vocês hoje.

?precisei te deixar pelo caminho com a consciência de que você estaria em uma boa companhia e com pessoas que iriam te fazer feliz da maneira que fiz um dia, mas que naquele momento ja não era capaz.?

A divisão das partes desse livro é uma das coisas que preciso falar aqui, temos 4 partes, a primeira mostrando toda a dor e sofrimento, a segunda vai aliviar um pouco as coisas e te fazer sorrir, a terceira vai te fazer ter esperança no amor e na vida e a quarta é onde você vai conhecer a Bella.

?te conheci tentando mudar o final, Romeu não queria morrer com Julieta, queria alimentar-se dela.?

Bella ao invés de dar um nome de fato a cada texto, ela nos entrega uma música e acho que talvez seja importante ouvir a música escolhida para os textos, ajuda na imersão do sentimento. A escrita nesse livro é altamente viva, é como se através das palavras você fosse levado a vivenciar o que está lendo, você vai se emocionar, vai chorar (esteja pronto pra isso), vai sorrir e vai acreditar que tudo vai ficar bem de novo.

?pegue minha mão e leve minha vida inteira, me diz onde você está, quero te encontrar, quero me perder em ti, quero te pertencer.?

Eu gostaria que todos lessem esse livro, é uma vida inteira em 240 páginas, é toda a dor que uma pessoa pode passar, mas também é toda a esperança no recomeço que uma pessoa pode ter. Com certeza é um livro que eu vou querer ler de novo e de novo, um livro que atravessa os anos e as emoções. Leiam!

adoraveleitora 31/01/2022

O mundo pede calma, desacelera!
Um livro cheio de intensidade, sensibilidade e dor, mas também cheio de esperança e amor. Foi uma experiência de leitura muito boa, meu primeiro livro de textos, poemas e poesias; amei a escrita da autora e consegui sair da leitura com os olhos marejados, refletindo e com coração quentinho, além de abrir meus olhos para problemáticas importantes que são abordadas.

Recomendo muito, apenas leiam! ?

Luna 01/09/2021

"você é um doce, mas não é feita de açúcar."

Eu não sei como fazer uma resenha imparcial desse livro, já que a Bella é uma pessoa muito importante pra mim e eu vi o desacelera nascer e até estive presente de alguma forma em alguns dos sentimentos que ele narra, então saibam que essa resenha é 100% feita com o coração kkkkk
Eu nunca fui muito de ler poemas, são poucos os livros assim que eu li, mas antes mesmo de ter o desacelera nas minhas mãos eu já sabia que ia amar. A escrita da Bella não era novidade pra mim mas ainda assim eu me surpreendi com o tanto de sentimentos que ela consegue colocar nas palavras e o jeito que ela usa referências de músicas, filmes, etc. pra compor os textos, as metáforas e tudo.
A gente consegue sentir exatamente tudo o que ela sentia quando escreveu e olha que não foi pouco pq a Bella é uma pessoa que sente... MUITO kkkkkk então foi uma verdadeira montanha russa de emoções, as primeiras bem tristes e pesadas e foram caminhando pra um fim mais leve, terminando com um sentimento muito bom de que as coisas sempre se acertam e a gente vai conseguir dar a volta por cima dos problemas que a vida nos dá (talvez só precise de muita terapia kkkk)
As músicas que dão o "título" de cada texto são um presentinho a mais pra gente, tanto pra podermos conhecer coisas novas e também pra mergulhar mais a fundo nessas emoções.
Enfim, termino dizendo que meu favorito é o "volta (luana berti)" talvez pq ele tenha sido feito pra mim, só talvez......

cauanbs_ 28/09/2021

Incrível e Sensível
Eu sinceramente não sei por onde começar falando desse livro, são tantos pontos maravilhosos que eu não sei se consigo citar todos, mas vamos lá. Primeiramente eu gostaria de falar sobre a escrita da autora, o conceito de escrever tudo em letra minúscula, as metáforas, as referências a livros, referências a cantoras, eu achei isso muito incrível e me fez ter uma leitura maravilhosa. Agora sobre os poemas/poesias e o livro no geral, eu amei que cada texto acompanha uma música, a partir do livro conheci muitas músicas muito boas que eu nunca tinha ouvido antes, e assim como eu citei antes, isso também deu um up na minha leitura, além disso eu amei como a autora consegui colocar sentimento em cada poema, em cada verso, em cada palavra, ao ler você consegue sentir em partes o que a autora estava sentindo, e não são apenas sentimentos tristes, é um mix de sentimentos, você vai de triste, a carente, a feliz, a bravo em 2 segundos e sem muito esforço, além de muitas vezes você acabar se identificando totalmente ou parcialmente com grande parte dos textos. O livro também aborda muitos tópicos sensíveis/gatilhos, eu achei incrível que muitos foram escritos em forma de metáfora e deixou essa abordagem mais leve.

Esse é o primeiro livro de poemas/poesias que eu leio, e por ser o primeiro eu esperava que a minha experiência lendo o livro fosse incrível, porém o livro conseguiu ir além das minhas expectativas. Dei 5 estrelas e favoritei o livro e não me arrependo, a leitura valeu cada minuto.

Obs: Espero que a autora me pague uma sessão de terapia pra eu poder comentar sobre o livro, pois depois de ler tudo eu tô precisando.

Willian.Lorenzo 24/03/2022

Emocionante.
Sabe aquele livro que você se conecta do início ao fim, aquele livro que cada página lida seu interior suga cada palavrinha e seu ser consegue compreender o que a autora quiz dizer... Textos que doí, por saber que passou coisas parecidas? Mas também é aquele livro que te levanta e te mostra o tanto que você e forte e capaz de passar por tudo que vier, e mais ser livre pra viver nesse mundo doido. Mostra os momentos que por quais você precisa parar e avaliar se realmente a sua rapidez vale a pena pra sua saúde mental. Então DESACELERA!

@cantinhodaspinoza 22/07/2021

Me lembrou de que a vida precisa e merece ser vivida ?
Viver é muito mais do que simplesmente existir! A Bella me mostrou coisas lindas e profundas sobre a complexidade que a vida requer de nós. Mas me alertou que o simples é mais valoroso do que o complexo! Se cuidar, amar e aceitar é o princípio de tudo! Em meio à um mundo de caos, tenha calma e desacelera!

Bookstan 22/07/2021

"Wendy perdeu o Peter mas encontrou a si mesma."
?Força e delicadeza andam juntas nesse livro.
Temas dolorosos; como relaciomaneto tóxico, depressão e homofobia; são apresentados e trabalhados com intensidade e cuidado em todos os poemas.
Você sente a força de cada palavra e percebe como cada uma foi escolhida com cuidado.

?A autora tem uma grande sensibilidade para trabalhar temas como depressão, relacionamento tóxico, homofobia e entre outros temas de uma forma pessoal e ao mesmo tempo universal.

Consegui me sentir representada nos temas que fazem parte da minha história de vida e as que não fazem, como no meu caso situações de homofobia, eu ainda consegui me emocionar e sentir ainda mais empatia quando fui colocada para ver o mundo pelos olhos de quem sofre essa perseguição absurda.

?Um detalhe que achei muito criativo do livro foi a escolha de musicas tema para cada poema. Todas as musicas combinam muito bem com o texto e me ajudaram também a encontrar um ritimo para ler cada um.

?O livro 'O Mundo Pede Calma, Desacelera' trás inúmeros poemas da autora parceira Bella Novaes e todos recheados de emoção e dedicação. O livro está disponível em edição física para compra no site da editora!

?Ig literário: @lua.books?

?Ps: veja no ig literário a listinha que fiz dos meus poemas favoritos!

Gabriel 03/09/2021

Uma aula de empatia
Nunca fui a pessoa de ler poesias, admito. Mas proposta do Desacelera é muito mais que isso. Chamá-lo de um simples livro de poesia é um ultraje, afinal a Bella escreveu praticamente uma autobiografia em versos.

A cada página lutamos e torcemos para que a fase ruim passe logo e que a parte onde refletimos sobre a vida nunca acabe.

Desacelera é uma lição de vida, mostrando que a uma fase ruim é isso: apenas uma fase ruim. E por mais longa que pareça ser, uma hora vai passar.

Ao final do livro, tornei-me amigo, pai e irmão. E garanto que se ela precisar de mim, estarei aqui, mesmo estando tão longe.
Bella.Novaes 17/09/2021minha estante
aaaaaaaa gabriel!! que resenha lindaaaaa!! obrigada por todo carinho, amei muito ter me aproximado de você e saiba que se precisar de mim também estarei, mesmo que eu seja um pouquinho enrolada rs. Fico extremamente feliz que tenha pegado a essência do livro, e você acabou de me mostrar esse caminho que nem eu havia percebido, ?torcemos para que a fase ruim passe logo é que a parte onde refletimos sobre a vida nunca acabe?, e é exatamente isso, o final do primeiro capítulo dá a abertura para o novo, para a reconstrução, para o suspiro e alívio.
Obrigada pelas palavras e pelo carinho ??

Letícia.Paradela 28/08/2021

Emocionante!!
Livro lindo e maravilhoso. A escrita da Bella faz com que a gente passe por uma montanha russa de emoções ao longo dos textos.

Senti tristezas tão grandes que parecia que era eu ali sofrendo o que a autora sofreu. Felicidade e coração quentinho pensando sobre amizades e amores. E um orgulho misturado com muitas reflexões ao conhecer o crescimento e amadurecimento de uma mulher que conseguiu superar tantos sofrimentos e tratar tantas feridas....ai, foi intenso.

Termino esse livro com o coração feliz e impactado. O sentimento de paz após os aprendizados e superações alcançadas é inevitável. Leiam "o mundo pede calma, desacelera!", é incrível mergulhar nas palavras tão certeiras e sensíveis da Bella, vocês não vão se arrepender.

A vida é um presente que merece ser desfrutado, vale a pena parar, respirar, desacelerar e ler um bom livro de poesia ?

Lila 25/11/2021

Dolorido e necessário.
Comecei o livro sentindo dor com tudo o que era lido, e com o tempo e avançar das páginas, me trouxe tantas sensações e sentimentos maravilhosos, que se tornou uma viagem incrível em mim mesma.
Imaginei que estava lendo o livro no momento exato da minha vida, onde consigo me identificar com vários pontos e se tornam mais profundos em mim. E então fui entendendo que a forma em que Bella Novaes escreve faz com que eu me identifique, sinta, chore e ria mesmo com situações completamente diferentes da minha vida e que nunca passei.

Amei de mais cada momento dessa montanha russa tão dolorida, tão gostosa, tão necessária. Parece exagero, mas para uma pessoa ansiosa, desesperada e acelerada como eu, sinto que virou uma chavinha na minha cabeça e realmente foi muito necessário.
Obrigada por cada palavra, Bella, você aqueceu meu coração. ♥

site: https://linktr.ee/lilahime

@jaquepoesia 26/01/2022

Sensível!
• O mundo pede calma, desacelera!
• Bella Novaes @bellsnovaes
• @editoraflyve #selovoe
• Publicado em 2021, 240 páginas

"o meu apoio deixou de ser alguém e se tornou o meu eu, pronto para chegar até o fim da linha sem que eu perca o equilíbrio e caia na fossa do projeto do amor que você me apresentou. (...) pois a pulsão de vida agora começou, e você não está presente nela."

Este não foi um livro fácil de ler, e eu posso dar pelo menos três boas razões para isso:
1- muita da dor aqui exposta é também a dor de muitas outras pessoas, o que me leva a razão 2: infelizmente a causa da maioria dessas dores vem do preconceito, do descaso e do assédio, problemas sociais que infelizmente existem e que precisam ser combatidos para que mais pessoas não sejam vítimas. Diversos assuntos delicados foram abordados no livro, assuntos estes que embora difíceis precisamos muito encarar!
3- definitivamente o mundo precisa de mais amor e boa parte do livro grita por isto, no entanto o livro é composto por memórias e como leitora a experiência me remeteu a leitura de um diário, cheio de desabafos, gritos por socorro e sobre tudo repleto de luta.
Não poder efetivamente mudar as memórias dolorosas ou troca-las por alguma outra lembrança é talvez o que mais me doeu ao ler as tristezas relatadas na obra.

Dito isso, destaco os principais gatilhos presentes no livro: Aut0mutilação, Ássédi0, Transt0rno Mental, Distúrbi0 Alimentar, Lut0, Suicídi0 e Hom0fobia.

💬 Apesar de toda dor presente em cada texto a mensagem de superação e auto cuidado/ amor próprio também se faz presente em frases como:

"aprendi que devo correr atrás dos meus sonhos porque ninguém fará isso por mim, e o mundo não me felicitar esta tarefa."
"pulei muros e atravessei as maiores pontes de amadurecimento, reconstrução e superação."

"o amadurecimento tem muito a ver com saber lidar consigo mesma"

Joseli Medeiros 09/05/2022

Sensível, e maravilhoso
?aprendeu a viver com a dor para segurar um abraço ou se segurar em um abraço. se encontrou quebrando copos em vida online antes que os cacos a perfurassem por completo.?
O livro que quero falar hoje é uma leitura super especial, palavras cheias de sentimentos, textos emocionantes.
?com você aprendi a amar, aprendi a errar, aprendi com meus erros, aprendi a proteger, a me abrir, me dividir, e a perder.?
Os primeiros textos a autora aborda as dificuldades de ser aceita dentro da própria casa, familiares abusadores, momentos de homofobia. Momentos tortuosos.
?mas afinal, a maior doente é quem tem depressão ou quem se esconde no casulo de uma fanática fé? ainda irei para o inferno por ser LGBT ou você vai comigo por ser intolerante??
Um pouco mais depois da metade do livro ela trás textos que falam sobre amor, esperança, família, compreensão. A obra toda é de tirar o fôlego, de arrepiar a nuca com a força de suas palavras.
?é tão gratificante ver a vida acontecer aos olhos de relacionamentos saudáveis, puros, recíprocos e com cheirinho de aconchego.?
Outros textos os que foram meus preferidos são os que falam da perda da irmã, me senti dentro daquelas palavras já que perdi meu irmão recentemente.
?mas você está sumindo. já não falo mais sobre você com tanta frequência, não que eu não queira, só que mais ninguém quer ouvir. é cansativo e triste escutar sobre a vida de alguém que não está mais vivo.?
É isso aí uma obra que ficou marcada na minha mente sem esforço nenhum.

Ju 24/03/2022

"amei-te com a força de oceanos, mas a tua ausência acabou causando naufrágios em mim"
Para ser honesta, nunca fui do tipo que gosta de livros de poesia, sempre gostei mais de ler histórias fictícias em mundos que não existem, mas o desacelera foi um livro que “julguei pela capa” e acabei comprando.
De início, foi um soco, acompanhados com uma playlist de tirar a alma do corpo, os textos me envolviam com uma teia de sentimentos que se emaranhavam com coisas que já vivi e que ainda estão a minha espera.

No decorrer do livro você consegue passar por amor, término, luto, sexo e autoconhecimento. Por pouco mais de um mês eu não apenas li o desacelera, eu vivi o livro, porque a cada texto eu conseguia ver uma história que pertencia a mim, ou a um amigo, um familiar, as vezes até mesmo de um colega de trabalho. Um livro que te traz para a realidade do que é a dor e o amor, e acima de tudo, como isso contribui para formar o individuo que você é hoje, com um encerramento que mostra que chegamos até aqui, mas temos muito o que viver ainda, a autora nos da esperança ao mesmo tempo que mostra a realidade, sua vida me inspira a viver e principalmente a sentir tudo que passar por mim.

Obrigada pela obra e obrigada por me dar mais vidas para viver.

Recomendo muito a leitura, com atenção aos gatilhos que o livro aborda, e com o coração aberto pra sentir tudo intensamente, da mesma forma que a autora.

"entre faunas e floras, agora eu sou raiz".

Moniquinha 24/03/2022

Livro Sensacional
Traz a realidade de uma jovem, e esta conseguiu transmitir na produção do livro todo seus sentimentos, angústias, frustrações e alegria como emoção mais pura que existe, amor e terna sensibilidade.
Vale a pena adquirir um exemplar, provavelmente ele falará com você assim como tocou a mim, sem contar a playlist sensacional.