Elegia à Estrela da Noite

Elegia à Estrela da Noite Yasmim Mahmud Kader

Resenhas - Elegia à Estrela da Noite

giovanasilvx 16/04/2024

Eu não estava pronta pra acabar essa saga e mesmo agora, após o fim, não consigo aceitar que a história de Yanaa e Luna acabou.
Sigo na esperança que a Yasmin continue essa obra, me apeguei muito aos personagens, amei acompanhar a jornada de cada um dos personagens, sofri com a perca de vários e, mais uma vez, quero pontuar aqui que o fato dessa saga ter sido escrita por uma mulher brasileira e jovem só fez com que eu me apaixonasse ainda mais por esse universo.

teles15 31/08/2022

QUE FINAL INCRIVEL
AAAAAAAAA ME SUPREENDEU DEMAIS!! demais, teorizei diversos finais, VÁRIOS, liguei vários pontos, pensei em tudo, mas mesmo assim falhei miseravelmente, não esperava o que foi esse final, admito que apenas um ponto eu teria "alterado", mas no geral foi incrível e cada sensação que essa saga me causou foi única, leria tudo de novo sem dúvidas
Yasmim Mahmud Kader 01/09/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostando dos meus filhos de moral duvidosa! Foi um final difícil, eu confesso, e adoraria saber o ponto que você alteraria ? adoro ouvir a opinião dos leitores, porque me ajuda muito para os livros futuros ?, mas muito muito obrigada!!

jaquempa 25/08/2022

Meu Deus que livro! Que desenvolvimento! Que encerramento.
Essa serie conquistou um lugar especial no meu coração! Foi lindo acompanhar as evoluções dos personagens!

Thaila 02/01/2022

Pelo amor de Deus, estou desidratada. Que livro incrível, não tenho palavras para descrever o que os livros dessa série maravilhosa causou na minha vida. Eu falo com todas as letras pra qualquer pessoa que me pergunta que essa é a melhor fantasia que eu já li. É um misto de sentimentos que nunca senti com nenhum outro livro, ódio, esperança, amor, raiva, confusão e muito mais. Os personagens são incríveis e amo como a Yasmim consegue fazer a gente sentir aqueles sentimentos por todos eles, vc nunca se sente do mesmo jeito com os personagens. Vou sentir muita falta de todos eles, adiei o final por dois meses exatamente por isso. Nunca vou superar, te amo Yasmim por tudo oq você escreveu e que ainda vai escrever, vou ler tudinho e preparada pro sofrimento.

bruxadecopas 04/12/2021

Sentirei falta de sofrer
? PODERÁ CONTER SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES ?

Eu quero dizer que acabar esse livro me deixou indignada. Eu sabia que ele era o último dessa quadrilogia, mas não estava preparada pra ler O FIM. Eu já deixo de conselho para qualquer pessoa que decida ler esses livros: se preparem.

Tantas coisas aconteceram nesse livro que fica um pouco difícil até mesmo fazer um apanhado inicial, mas vamos tentar.

Nesse livro não nos falta momentos de apreensão, de raiva, de ansiedade e de mais apreensão. Temer pelos personagens que estão nessa reta final é algo impossível de não acontecer, depois de tantas mortes eu estou sempre esperando que mais alguém morra e quando uma morte em questão aconteceu meu coração não conseguiu aguentar. Dizer que os personagens são todos muito lascados na vida é dizer mínimo né? Eu fiquei tanto tempo só pensando "não consigo ver uma forma de isso acabar relativamente bem", porque as esperanças nem existiam mais. Mas é aquilo que a autora nos trouxe desde o começo: não espere um final feliz.

Nessas quase 2 mil páginas, nós somos levados para a mente de todos de uma forma que eu considero mais intensa. É notável o cuidado ao demonstrar os sentimentos dos personagens durante todos os livros, mas nesse livro eu senti tudo muito mais pesado, mais intenso, mais presente. Acredito que esse foi o motivo desse livro ter sido o maior de todos e ainda sim, eu nem sentir o tempo passando.

Falando dos personagens: Yanaa e Luna se tornaram pessoas tão diferentes do que eu visualizava lá no primeiro livro. Elas evoluíram tanto, cresceram tanto (Yanaa literalmente, 50 metros minha filha???) e eu entendi, assim como espero que todos entendam, o quanto as duas foram necessárias uma para outra. A Esperança e o Fogo. O fardo que Yanaa carregou dentro de si de ter que ascender poderia ter destruído o pouco dela que ela tinha, mas ela tinha alguém e isso fez toda a diferença. Assim como Luna com toda a sua sensibilidade e inocência poderia se quebrar em algum momento, mas ela também tinha alguém que lhe tornou aço.
Além delas, temos o espaço dominado por mais pensamentos do Klud, Vandoharen, Hanzor, Ahuriel, Yi-Na, Khan... E Demetrius, que continua tão doente mentalmente como sempre, mas ninguém esperava que ele tivesse uma redenção e se tornasse bonzinho, não é?

Apesar do final ter me feito ir desesperadamente chamar a Yasmim (autora) na DM do insta, eu só queria dizer: QUE FANTASIA MEUS AMIGOS!! Que universo maravilhoso, que personagens bem construídos, que história incrível e que falta que eu vou sentir! Leiam sem nenhum receio.

Carollice 03/12/2021

Um desfecho emocionante com promessa de mais
Essa foi a melhor saga de fantasia que li esse ano... Me apeguei tanto aos personagens que tô sofrendo até agora.
Amei totalmente!!!!

Thata 16/11/2021

Final epico
Final épico para uma saga épica. Eu amei ver a tragetoria de todos chegando ao fim, mesmo que tenha doido muito. Os desfechos foram sensacionais e oa personagens amadureceram muito.enfim, só amei,.

SIMBRAS 19/09/2021

Desfecho Sensacional!!!
Encerrando este ciclo, Yasmin mantém uma ótima narrativa, com um misto de emoções. A característica de cada personagem, mesclado a trama, só afirmam a qualidade desta jornada.
Parabéns Yasmin por esse trabalho maravilhoso.
Yasmim Mahmud Kader 19/09/2021minha estante
Muito obrigada! Fico feliz e muito grata que tenha gostado do fim e que tenha valido a pena a espera! Mas não é o fim... ainda tem o spin-off pela frente e espero que possa ler! ?

SIMBRAS 20/09/2021minha estante
Já estou ansioso pela continuação

Marina.leituras.da 13/09/2021

@leituras.da.marih
✨Quero começar elogiando (de novo) a habilidade incrível que a autora tem de ter domínio total do universo riquíssimo que ela criou e conseguir continuar mantendo tudo coerente e com nenhuma ponta solta. As jornadas se entrelaçam e nunca é por acaso, tudo tem um motivo que virá à tona mais cedo ou mais tarde.

🐉Demorei muito pra ler esse livro, não só porque é um calhamaço, mas porque é o último de uma saga que eu amei e agora estou com muita saudade.

✨Aqui tudo terá um desenrolar final. Na primeira metade do livro é mais “tranquilo”, mais focado no que eles precisam fazer e qual será a estratégia que usarão.

🐉Na 2º metade as coisas já começam a ficar mais caóticas, tem mais ação e aí que você já percebe que tem que preparar o coração para as perdas.

✨Eu acho que esse é o livro com mais trocas de pontos de vista e eu amei. Adorei acompanhar cada um, até mesmo os vilões e os personagens que não tinham sido tão explorados antes.

🐉Fiquei bem atenta a qualquer pista que a autora colocasse pra tentar saber qual seria o final, e digo que consegui pegar as pistas e mesmo tendo ideia do que aconteceria acabou com meu coração.

✨Já amava muitos personagens e neste livro adicionei mais um para o meu coração, o Sombra. Ele simplesmente me encantou e queria muito apertar as bochechas dele enquanto ele faz cara de bravo kkkk.

🐉A única coisa que me incomodou foi que chegou um ponto do livro em que a “filosofia” de vida da Luna já estava ficando muito repetitiva, toda hora o mesmo papo de esperança, eu entendo que esse é um ponto bem característico da personagem, mas começou a se repetir mais vezes do que o necessário até quando não era o ponto de vista dela.

✨Tirando isso, foi uma saga MARAVILHOSA, que além de ter muita representatividade, tanto com variedade na caracterização física dos personagens quanto à orientação sexual, muitas reflexões podem ser tiradas de suas vivências como, não viver algo que os outros te impõe e lutar pela mudança, mesmo quando ela parece impossível.

Ana 12/09/2021

Liberadade: palavra tão pequena com um significado grande
Enfim chegamos ao final dessa saga. Fiz resenhas sobre os 3 anteriores a este, e sempre falei sobre pontos que a autora trabalha muito bem: detalhadamente, representatividade e um pelo plot. No último da saga, vemos nossa querida estrela da noite e nossa amada draconiana na sua reta final. Elas estão numa jornada para descobrir como matar Belpheggör e, principalmente, sobre a ascensão da única estrela existente.

Neste livro, nós descobrimos muita coisa: sobre a família de Yananamahka, sobre o desfiladeiro dos dragões, e, principalmente - que a liberdade é algo que deve ser conquistado, não importa quem você seja.

Dos pontos bons desse livro - e eles são em abundância - a representatividade foi forte. Muitos personagem diversificados (eu amei a representação de LGBTQIA+, de povos de cores diferente, mas amei a Yi-na por ter manchas por toda a pele. Não sei, talvez seja algo da minha cabeça, mas imagino ela como se tivesse vitiligo, e isso é algo que as pessoas ainda consideram estranho). Outra coisa que percebemos é que existe algo chamado ARREPENDIMENTO, e que pessoas que arrependem não consertam seu erros, mas melhoram e ajudam para que erros como aquele não aconteçam mais. Hanzor e Ahuriel são os maiores exemplos disso, e eu posso ter nutrido um ódio enorme por ambos, mas o que eles fizeram neste livro fez o meu ódio se esvair e dar espaço para ambos no meu coração.

Outra coisa que é mostrada é que Vandoharen sofreu MUITO, e não podemos minimizar o sofrimento dele por apenas ter visto o de Yananamahka e Lunaysis. Ele, mais do que vários ali, merecia ter um final feliz (e só lendo para saber se ele vai ter).

A força das mulheres é mostrada em peso na saga, e mostra a realidade de uma forma cru e fantástica. Acontecimentos do livro, como a opressão sobre mulheres por serem mais fracas e a morte de povos por serem diferentes são coisas que acontecem na via real. Golpes de estado, o governo escondendo sua real faceta e idolatria à um assassino também.

Este livro me surpreendeu. Pessoas que eu achei que não iriam morrer acabaram morrendo, e as que eu achei que iriam morrer acabaram vivendo. Passei o livro todo com o pensamento "se ela matar tal personagem, eu nunca vou perdoar". Acredite, não matou, mas me fez chorar mesmo assim. O final foi surpreendente, eu esperava algo magnífico da autora, mas não neste nível. Uma saga perfeita, considero minha favorita desde o primeiro livro e espero um dia ter ela fisicamente na minha estante.

Foi um grande prazer ler essa saga, tão grande que não consigo me expressar em palavras. Me sinto feliz por ter dado uma chance quando o unlimited me recomendou.

Heloisa.Alexandre 07/09/2021

Fechamento emocionante e incrível
? O que ?ch? de cont?rmos ?s estrel?s? ?

? Bom a minha jornada com essa série se iniciou no início de 2021 e foi uma das melhores experiências e uma das mais emocionantes, sem sombra de dúvida.

? Elegia segue se superando assim como todos outros volumes anteriores, também foram. Nesse calhamaço o desenvolvimento dos personagens, principalmente da Yanaa e da Luna, são prioridade. Além disso o desenvolvimento do próprio universo, das tramas e jogos políticos e também a própria questão das estrelas da noite e das três deuses, Maetsumina, Mahotsoukai e Mizairuzame, também tem seu espaço.

? A história não possui furos, tendo cada ponto bem amarradinho e se entrelaçando com os plots dos livros anteriores. Essa história dá um final muito bem conciso, coeso e coerente. A escrita da Yasmim também tem seu papel, fluindo muito bem a história e te perdendo a cada capítulo.

? A maior parte do livro é de sofrimento, de derramar lágrimas e se emocionar, porque os atos têm o seu peso e a sua consequência na vida dos personagens. Eu gostei das escolhas que a autora fez para cada desfecho dos personagens, sejam bons ou ruins.

? Esses personagens são marcantes e irei me lembrar deles com carinho, além dessa história também. Sob o Céu da Noite Eterna se tornou uma das minhas séries de fantasia favoritas da vida! Porque é perfeito, sensacional, incrível e épico. Tentei encontrar defeitos e não achei, porque o que é perfeito não possui defeitos!
GATILHOS: tortura, violência, abuso psicológico, palavras de baixo calão, morte explícita e luto.