A Espera

A Espera Keum Suk Gendry-Kim

Resenhas - A Espera

Nessa 12/02/2022

A espera
O primeiro contato com a autora foi em Grama , excepcional quadrinhos de extrema qualidade. Por isso , logo que foi lançado tive que adquirir A espera e Claro não me decepcionou.
A história conta um pouco sobre refugiados da guerra na Coreia do Norte que as presas no meio do conflito tiveram que debandar para a Coreia do Sul. No meio de tanta gente muitos se perderam de suas famílias. Vazios nunca preenchidos dominaram suas vidas. Pra variar chorei. Com tanta dor e ao perceber que todos que a sofreram já estão partindo , seus descendentes têm a obrigação de perpetuarem essas histórias pra nunca serem esquecidas.

@lucasf18 23/01/2022

Que história emocionante.
Realmente um hq pra refletir sobre a história. Mostra as consequências de uma guerra, famílias desfeitas, sonhos deixados para trás, humilhações e marcas que as pessoas levam por toda vida. Nenhuma guerra é para o bem e sim para o mal, somente por interesses políticos e quem paga o preço é o cidadão que nada tem a ver com a arrogância e ganância dos "grandões". Uma obra que tem que ser lida por todos e ser apreciada em cada detalhe.

julianavicente 22/01/2022

Emocionante
Esse é o segundo livro que leio dessa escritora e, nossa, sempre me pergunto o porquê que começo seus trabalhos se sempre fico extremamente triste (mas de uma boa forma). O ser humano e tudo que ele fez na história surpreende muito, e, infelizmente, às vezes, não de uma boa maneira.

Aqui a autora aborda a história de uma mãe que foi separada do filho devido a guerra que separou as duas Coreias. Um povo que havia se livrado de uma colonização genocida e etnocida e ainda teve que lidar com os problemas entre os seus. Chorei e me emocionei e fiquei me questionando se eu teria pelo menos 10% da força desse povo se passasse por isso, acho que não.

Enfim, um lindo e forte relato de tempos difíceis.

Gabriela 08/01/2022

Recorte histórico
O quadrinho, que utiliza uma história não autobiográfica, demonstra as angústia e consequências das guerras que se abateram nas Coreias.

Por ter como fundo um cenário pós guerra, é recomendado dar uma endurecida no coração pra não sofrer, bom...ao menos para pessoas com coração fraco como eu rsrs.

Fiquei curiosa para ler os demais hq's da autora.

Kelly.duarte 31/12/2021

Triste mas necessário.
Li Grama, no início do ano da autora e me apaixonei, escrita simples e visceral, mais uma vez ela conseguiu partir meu coração.

eduhdsr 27/12/2021

Uma história sobre família, perdas, reencontros e muito amor
Esse quadrinho coreano me surpreendeu em tantos níveis. Eu devorei cada página e queria cada vez mais e mais saber sobre o passado dos personagens e suas histórias de guerra.

stillwoozy 19/12/2021

Chorei muito, parabéns.
Eu tive que parar 2 meses de ler esse livro para reequilibrar meus chácras. Todo livro sobre guerra é bem difícil de ler e esse em especial, com um tópico de distância familiar entre as Coreias, é mais ainda.
Mas para mim, esse é um dos livros essenciais para ler a guerra das Coreias pelo lado humano da coisa, outro livro nessa lista é Pachinko, com certeza.
É muito tocante ver a jornada dessa mulher, já idosa, ainda procurando o filho que se perdeu na peregrinação da Coreia do Norte para o Sul.

Juliana 27/11/2021

Um manhwa emocionante que conta sobre as famílias que foram separadas devido a guerra e que até hoje tentam ter a oportunidade única de conseguir um breve reencontro!

lariss 21/11/2021

Mais uma vez a autora me arrebatou com uma história que me fez refletir sobre o outro e sobre aqueles que (ainda hoje) perdem o seu lar e as pessoas amadas e tem que construir uma vida do zero em outro lugar. É tão sensível. Eu tenho muita curiosidade sobre sobre a história coreana desde que vi um k-drama chamado Mr. Sunshine, e essas graphic novels são tão maravilhosamente ricas que eu nem consigo expressar o que sinto ao ter a oportunidade de ler elas.

alexpizziolo 09/11/2021

A espera
Imagem e texto se encontram para contar essa história repleta de emoção e significado. Um povo que arca com as consequências de um país dividido. Famílias que nunca mais foram as mesmas. Vidas para siempre modificadas. A autora é brilhante em transformar essa tragédia nacional em algo muito particular e familiar. O drama de Song Gwija é o drama de milhares de famílias coreanas. Linda história, sensível e que mostra a beleza e a complexidade dos relacionamentos familiares.

Nanda Lima 04/11/2021

Dor e resignação
Tão triste que não tenho a coragem de reler. Direto, sincero, sem pieguice, o gibi fala de atrocidades e de dores tão profundas quanto resignadas. Eu não esperava algo tão bom quanto Grama, mas talvez ainda prefira A espera. Maravilhoso.