A Espera

A Espera Keum Suk Gendry-Kim

Resenhas - A Espera

Vania.Cristina 10/04/2024

Compromisso criativo com a História e a expressão da emoção
Segunda HQ da autora que leio, a primeira foi a premiadíssima Grama. Confesso que A Espera me tocou mais e vou explicar o motivo.

A história tem duas fortes camadas. Há outras, mas essas duas saltam aos olhos. A principal é a da separação de uma família - pai, mãe e duas crianças pequenas - durante o início da Guerra da Coréia. Extremamente cruel, mais um episódio injusto da história da humanidade, onde as pessoas perderam o chão, entes queridos e partes delas mesmas.

A outra camada se passa nos dias de hoje e trata de uma filha adulta, cuidando, à distância, de uma mãe idosa. Aí o livro me surpreendeu e me pegou fundo, porque vivo essa mesma situação agora, com meu pai. Me identifiquei de várias formas e reconheci situações.

O desenho da autora é simples mas bastante dramático e expressivo, no preto e branco. Ela usa tanto traços grossos e borrados, quanto finos, e até mesmo imagens vazias, sem detalhes e sem preenchimento. Dessa forma, expressa sensações de um jeito forte e direto.

O livro é para ser lido com calma, prestando atenção nos detalhes, como toda boa HQ.

A narrativa vai nos falar, então, de história, das guerras, do imperialismo japonês na Coréia, e da truculência russa e estadunidense. Vai nos contar como foi essa migração forçada, como foi a jornada em busca da sobrevivência. Um país dividido ao meio por interesses de outros, famílias que tiveram que abandonar tudo repentinamente. Fronteiras fechadas e nenhuma comunicação com os entes queridos durante décadas.

Além disso, a história fala também de relações familiares, casamentos arranjados, violência contra a mulher, maternidade, desamparo na velhice... e, de forma bastante sincera, da nossa responsabilidade com nossos pais.

Abertamente a autora se inspirou em si mesma, na própria família e na relação com sua mãe. No entanto, é uma costura também de outros depoimentos reais, e de uma imaginação criativa, mas comprometida, na mesma medida, com o registro histórico e com a expressão da emoção humana.
Carolfreitasnf 10/04/2024minha estante
Amei a resenha! Essa HQ e Grama estão na minha lista de leituras, agora depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler A Espera

Vania.Cristina 10/04/2024minha estante
Que bom Carol! Obrigada. ?

Armando.Edra 15/02/2024

Nem sempre as cicatrizes da guerra se fecham
Declaro de uma vez por todas que Keum Suk Gendry-Kim está empatada com Hiromu Arakawa como minhas escritoras preferidas!

Como eu amo a maneira como a autora sul-coreana desenvolve suas histórias. Ela consegue transmitir leveza e ao mesmo tempo drama de uma forma tão natural que me faz mergulhar facilmente na trama.

As dores causadas pelas guerras na Coréia, seja a invasão japonesa ou a da separação entre Norte e Sul, ainda permanecem visíveis e não existe estimativa de que elas sejam curadas.

Até acho que "Grama" é uma obra mais dramática e possivelmente a melhor HQ de Gendry-Kim, mas "A Espera" não fica muito atrás.

Luís Gustavo 11/02/2024

Civis na Guerra da Coreia
Quadrinho de ficção baseado em relatos reais de civis que foram separados de seus familiares durante a Guerra da Coreia.

Triste, mas bom para entender um pouco da formação recente das Coreias

romancejunkie 10/02/2024

Doloroso e comovente
Essa é uma história inspirada em casos reais que a autora ouviu de pessoas que passaram pela guerra. Machuca muito saber o quanto essas pessoas sofrem até hoje pelas rupturas familiares e os reencontros me emocionaram e me deixaram tocada.

Lara 01/02/2024

Uma das melhores HQs que já li, fácil! Foi o primeiro trabalho da autora que já li e valeu super a pena ter começado por esse. Pra quem gosta de entender um pouco mais e adentrar a história asiática, sobretudo a das Coreias, eu recomendo bastante. A história tem seus momentos tristes, mas mostra bastante a realidade das famílias que passaram pela divisão de ambas Coréias e o quão angustiante é ter familiares do outro lado e não saber como estão. No mais, a edição da PN vale muito a pena pelos desenhos maravilhosos.

Amendowin 31/01/2024

Funciona muito bem sozinha, mas recomendo fortemente como leitura complementar para a hq "grama", também da Keum Suk. Essas obras tem uma sensibilidade única e uma abordagem narrativa que nos convida a refletir sobre a própria vida com muita profundidade

poly 17/01/2024

Paaaaaaaain
Não sei oq eu achei que fosse sentir, mas não achei que eu fosse me doer tanto.

essa é uma história dolorosa e me doeu bem mais do que Grama (o que eu não achei que fosse acontecer), quis chorar diversas vezes com a leitura e só não dei 5 estrelas pq me deu muita ansiedade e isso acabou atrapalhando minha experiência :/

Carol 06/12/2023

Dor
Outro quadrinho lindo e potente da autora sobre famílias que foram separadas na Guerra da Coreia. Muito triste pensar que mesmo com toda a tecnologia que temos hoje, milhares e milhares de pessoas estão longe de seus familiares sem poder ter o mínimo de contato ou ao menos saber o paradeiro. Mais triste ainda pensar que muitas dessas pessoas já morreram ou estão perto de morrer e muito dificilmente vão realizar seu sonho de reencontrar seus amados.

Pr.Thiago 05/12/2023

A ESPERA
Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama, apresenta sua nova graphic novel a tratar dos males da guerra: A Espera. A obra surgiu de uma revelação que a artista teve em seu núcleo familiar: sua própria mãe foi separada da irmã durante a Guerra da Coreia. Keum veio a descobrir depois que não se tratava de algo tão incomum entre o povo coreano, cuja vida foi completamente alterada quando Sul e Norte se lançaram em um combate armado, nos anos 1950. A partir de entrevistas com sua mãe e outras vítimas de separações forçadas, nasceu A Espera, obra que assume contornos documentais e pessoais caros à autora e que influenciaram o direcionamento deste emocionante quadrinho. Jina é uma romancista, filha de Gwija, uma senhora coreana que, aos dezessete anos, foi obrigada a se casar com alguém que não conhecia para escapar do destino cruel de servir às tropas japonesas como ?mulher de conforto?, na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Apesar do casamento forçado, Gwija encontra a felicidade; mas ela durou pouco. Separada do marido e do filho durante a Guerra da Coreia, ela consegue chegar ao Sul e começar uma nova família, porém, sem jamais se esquecer da antiga. Anos depois, Jina promete ajudar a mãe a encontrar seus amores de outrora, só que, tendo se passado 70 anos desde a trágica separação, essa espera torna-se cada vez mais aflitiva e desesperançada. Gwija, agora uma idosa de saúde frágil, vê-se cada vez mais distante do sonho de rever seus entes queridos e de fazer as pazes com o passado. Conforme escreveu o jornalista e quadrinista Joe Sacco, autor dePalestina e Notas sobre Gaza, ?A Espera é uma reflexão comovente, lindamente desenhada e magistralmente contada sobre como a História se impõe, separa as pessoas e deixa tantas vidas sem solução.?

Realmente é muito comovente.

srta.sabetudo 04/12/2023

Triste, revelador e reflexivo
É uma HQ que não só mostra um recorte da história de um povo como também a própria autora reitera, é espelho da história de muitos outros povos que se veem tendo a mesma dor e passado, e espero que não o mesmo futuro.

A Espera te lança de uma angústia a outra e me fez nutrir uma esperança que, mesmo sabendo ser vã, eu ainda a queria comigo porque certas histórias a gente simplesmente se recusa de que não tenham um final feliz.

Gabi 27/11/2023

Baseada na história de vida da mãe da autora e de outras pessoas coreanas que foram obrigadas a migrar da, como hoje conhecemos, Coreia do Norte deixando pra trás familiares, seus lares e a vida do modo como conheciam. Também é uma história sobre a relação entre mãe e filha, e como muitas vezes os filhos não conseguem entender plenamente o que os pais sentem ou passaram em suas vidas.

Maria Paula 06/11/2023

Leitura para conhecer a cultura e história da Coreia
AMEI A EXPERIÊNCIA DE LEITURA E É MARAVILHOSO O QUANTO DE INFORMAÇÕES E TEMAS SOCIAIS E CULTURAIS QUE ESSE QUADRINHO ABORDA. E QUE HÁ VÁRIOS ASSUNTOS PELOS QUAIS PODEMOS PESQUISAR MAIS E NOS APROFUNDAR NESSA HISTÓRIA. MESMO SENDO MUITO TRISTE E REAL FOI ALGO QUE PASSOU COM OS COREANOS E PENSAR QUE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS QUE FORAM DIVIDAS PELO NORTE E SUL MORRERAM SEM SE RECONTRATAR COM ELES E OU MESMO QUANDO ACONTECEU NÃO PODEREM CONVIVER JUNTAS É MUITO TRISTE.

Nathalia.Nascimento 27/10/2023

Sensível
Não é um livro que costumo ler, na verdade nem o considerava como uma literatura. Mas ao ter contato com a preciosidade de espera não tem como negar sua importância cultural e seu valor para a arte.
É uma leitura agoniante, vc fica na espera de um desfecho feliz .
A história te faz pensar no que foi feito dessas famílias que se perderam. Pq somente 100 pessoas a cada ano tem o direito de se reencontrar? Pq uma separação tão cruel aconteceu?
E pq ngm fala disso?
Novamente vemos a história sendo deixada de lado, e sabemos o perigo disso.
É necessário que textos como A espera circulem mais.... Não podemos esquecer, não dá para fingir que não aconteceu ...

caelis 07/09/2023

Com uma leitura ríquissima e fluida, ''A espera'' traz ao leitor uma história sensível de encontros e desencontros em consequência da Guerra da Coreia. Uma leitura que não só contextualiza o sofrimento enfrentado pelos civis durante o período de guerra, mas que, apesar de décadas depois, releva a esperança de inúmeras pessoas em busca de um reencontro com seus familiares, esperança essa que perdura até os dias atuais. Além disso, é uma maravilhosa leitura para aqueles que desejam relaxar a mente, uma vez desenvolvido em quadrinhos, sem contar nos detalhes e vivências reais a qual é baseada. Aos amantes de história ou não, esse é um livro indispensável para ser adicionado na meta de leitura!

Anna Paixão 04/09/2023

?A geração que viveu e experienciou a guerra segue morrendo, e as lembranças penosas estão morrendo com elas.?
Comecei ler a HQ ?A espera - Keum Suk? sem saber absolutamente nada sobre o enredo. Nunca li outras obras da autora porém sempre vejo falar muito bem e por isso fiz a leitura.
Fatos que tornam o livro ainda melhor a autora fez uma vasta pesquisa histórica sobre a Guerra da Coreia e apresente em sua HQ uma história sensível sobre a importância da família e a ruptura do lar.