Oculi

Oculi Clarice França

Resenhas - Oculi

1 | 2 | 3 | 4

JhullyG 01/07/2021

Veja seu próprio futuro com o Oculi
É uma história curtinha de ficção científica com a qual me identifiquei em diversos pontos (e eu espero não estar jogando minha vida no lixo...).
O final demonstra ser sutil, esperançoso e fofinho, mas eu acho que ele permite outras interpretações, o que é interessante. Ou talvez eu só tenha olhado ele com olhos pessimistas.

Minha dica: sempre tenha um plano B. Que às vezes é um plano A.

iammoremylrds 02/06/2023

Um conto bem rápido e fluído, com uma pegada bem diferente, fugindo da mesmice, bem curtinho e trazendo um gostinho de "quero mais" além de reflexões sobre o futuro, bem como possui diversos gatilhos durante o enredo, uma vibe bem black mirror.

larilari 25/09/2021

Surpreendentemente bom!
Quando li a sinopse de Oculi, automaticamente me senti presa pela ideia. Poder dar uma espiadinha no seu futuro e saber um pouco mais sobre o que te aguarda? Perspicaz! Por mais que seja um futuro ruim, imagino que seja interessante saber, não? É, no mínimo, bem tentador!
Oculi nos dá uma prévia do que poderia acontecer. Neste conto, conseguimos ter uma ideia de como seria lidar com esse grandessíssimo spoiler através do ponto de vista de Olívia, que como qualquer um de nós, está incerta sobre o que lhe aguarda. Sendo assim, num movimento arriscado, aceita ser cobaia do Oculi, um produto novo no mercado que promete mostrar a seus usuários um pouquinho do que está por vir.
A escrita do conto é bem leve e desenvolta, fácil de entender. Você o devora em pouquíssimo tempo sem ao menos notar que já está no fim da história. A Olívia ? em todas as suas versões ? é uma protagonista cativante e de fácil identificação, assim como os personagens secundários, considerando até mesmo os que aparecem pouco. A única coisa que senti um pouco de falta foram cenas sobre o Oculi em si, visto que o conto se mostrou mais focado nas consequências do experimento do que nele propriamente dito, mas a culpa é totalmente das minhas expectativas. É um conto incrível, bem construído e que atiça muito a reflexão, já que você se pega pensando em até que ponto você gostaria de saber sobre o seu futuro.

gabriellesdn 11/06/2022

muuuito bom
não me lembro de ter lido um conto tão bom quanto esse no kindle unlimited até o dia de hoje. é perfeito, eu amei :)

Rafael.Tadeu 29/07/2021

Conto curto mas muito pesado.

Apesar da mensagem final ser que podemos mudar as coisas e poder contar com quem gosta da gente,achei o texto todo muito pra baixo e terminei me sentindo bem mal e com um amargo na boca

lucas_leituras 26/08/2021

A amantes de Black Mirror, eis Oculi
Um conto rápido, profundo, intrigante, arrasador e bem escrito. Cumpre o que promete entregar.
Olívia aceita participar de um teste no qual uma tecnologia avançada permite que seus usuários tenham um vislumbre de seu futuro. Durante sua experiência vimos que o teste não ocorreu como era esperado.
Nessa curiosa trajetória observamos a personagem lidar com que o descobriu e como essa experiência transformou sua vida.
Assustador, não é? Ter a chance de conhecer o que nos espera no futuro. O difícil é digerir enfrentar o que nos aguarda.

kamily 05/08/2021

talvez o melhor conto que li até agora esse ano (?)
Queria que isso virasse um romance, adoraria conhecer melhor os personagens e saber o que aconteceu no final com a Olivia. Senti que algumas coisas podiam ser mais aprofundadas, mas para um conto tão curtinho é incrível.

alexnilsen 31/07/2021

Achei um pouco raso, mas em geral eu gostei.
A escrita da autora é muito boa, e a premissa do livro é ótima, gostei bastante da representatividade no conto e do universo que a autora apresentou, mas acho que o assunto todo ficou meio raso pois tem poucas páginas e afins, mas é bom!

Giuliana Miranda 23/07/2021

Ainda dá tempo de a gente fazer isso valer a pena
Um conto muito sensível, que trata de um assunto que também sempre foi muito amendrontador pra mim: o futuro; portanto, o conto conversou muito comigo. Gostei bastante da escrita e do jeito que a autora contou essa história, que foi por meio de uma ficção científica.

Lu Fauber 04/07/2021

Queria agradecer a autora por esse conto
Ainda estou digerindo o que li, é um plot que é inevitável pensar "e se fosse comigo?" porque todo mundo já pensou em como seria saber um pouco do futuro.

Achei o conto muito bem escrito, gostei da representatividade e pretendo ir atrás de mais livros dela.

Esse conto me trouxe várias reflexões, fui com cautela pelos gatilhos e temi que não fosse tratado com responsabilidade, mas a autora foi muito responsável e agradeço por isso.

A identificação com a protagonista veio de modo muito sutil, o que tornou a leitura muito agradável. Recomendo.

jeni ramos 14/10/2021

"Ainda dá tempo de a gente fazer isso valer a pena"
eu não sei como, sinceramente, colocar em palavras tudo o que eu senti nesse livro.

logo no início, me vi completamente presa a história, e aos poucos fui ficando cada vez mais submersa pelos sentimentos da Olívia, a protagonista.

é uma história curta de ficção científica que, apesar de conter alguns gatilhos, a autora tratou do tema com muita responsabilidade, o que me fez gostar ainda mais da obra.

foram apenas 34 páginas que se mostraram muito mais profundas e instigantes do que muitos outros calhamaços que já havia lido.

então tudo que eu me resumo a dizer é: leia este livro. você com certeza ira se supreender com todas as reflexões e sentimentos que ele pode te trazer.

Dominique.Auler 15/10/2021

Um conto autocontido mas que, como boa ficção científica, sugere todo um universo por trás. Uma história sobre perder-se no tempo e recuperar a esperança.

jasmimn 24/12/2021

Incrível
Amei demais o conto! Fico triste de ser tão curtinho porque ele merece bem maaaaais, dá pra desenvolver muita coisa com esse pequeno universo. Eu amaria ver mais sobre essa personagem e esse teste Oculi.
Conto impecável e me prendeu desde o início. Me deixou curiosa e gostaria de ler mais trabalhos da autora!

mars 28/07/2021

Incrível
Li Oculi depois de ter passado por momentos difíceis e sentimentos ruins iguais os da Olívia. A frase final me tocou muito porque me vi nela e fiquei feliz com o desfecho. Afinal, todos merecem ser felizes

1 | 2 | 3 | 4