El acontecimiento

El acontecimiento Annie Ernaux

Resenhas - El acontecimiento

Natielli 04/01/2024

Corajoso e Brutal.
Não é uma leitura fácil por conta do tema, mas é um livro extremamente necessário.

Leandro Zanata 03/01/2024

Um livro impactante e viceral sobre a dominação que recai sobre o corpo da mulher. Leitura rápida e valiosa

Amanda Taeli 03/01/2024

Íntimo
Creio que o acontecimento é sentido de uma maneira peculiar por todas as mulheres que se dedicam nessa leitura. O relato parece criar mãos que tocam diretamente o útero. É um desconforto gerado para sentir que, mesmo em espaços diferentes e décadas depois, as dores continuam as mesmas. Annie me faz olhar de uma maneira orgulhosa, como a própria diz, para todas aquelas que sobreviveram ao acontecimento, mas automaticamente também penso nas outras tantas que não tiveram o mesmo final.
Vejo a leitura como necessária para repensar e recriar narrativas sobre o aborto, especialmente para enxergá-lo como direito.
Aborto. Palavra que precisa ser dita.
O livro é uma escrita íntima sobre uma pauta tão urgente e a autora apresenta noções importantes não só de gênero, mas também de classe.
Sinto esse livro como uma longa carta que me foi confiada por uma amiga - mesmo sendo minha primeira leitura da Annie Ernaux

jsscmaria 03/01/2024

Meu primeiro livro
Meu primeiro livro da autora, Nobel de literatura, e a gente consegue entender completamente o porquê que ela é tão maravilhosa. A escrita dela é diferente de tudo que a gente lê, ela realmente é diferenciada. O livro é forte, ainda mais se você tiver passado ou conhecer alguém perto de você que tenha passado também por esse acontecimento. Gostei demais.com certeza irei ler todos os livros dela. Foi uma linda surpresa.

_Ane_ 02/01/2024

Um livro que retrata a coragem e a bravura de uma jovem mulher dos anos 60 que enfrenta uma sociedade patriarcal e machista, para fazer um aborto.

A história é impactante, fazendo nos sentir dentro dela, no lugar da autora/personagem.

Que lindo é o poder da escrita em compartilhar acontecimentos reais, transformá-los em autoficção e permitir que outras pessoas usufruam dessa mesma narrativa.

Bravo, Annie!

visreading 31/12/2023

"Sentia orgulho. Provavelmente o mesmo dos navegantes solitários, dos drogados e ladrões ? o de ter ido até onde os outros jamais pensariam em ir. Com certeza foi algo desse orgulho que me fez escrever este texto."

Wellington.Pimente 31/12/2023

Forte
Em sua obra ?O Acontecimento?, Annie Ernaux relata uma forte e impactante história de um aborto clandestino. Publicado na França no ano de 2000, o livro tem como narradora e protagonista, uma jovem com mais de 20 anos, bolsista no ensino superior, primogênita de uma família de operários e pequeno comerciante, que com seus estudos acredita que afastou definitivamente da sua vida, um trabalho mal remunerado numa fábrica, ou atrás de um balcão, sendo que a sua percepção dura até ao momento em que sua gravidez ameaça destruir os seus planos e condená-la às dificuldades financeiras. Lembrando que a história passa nos anos de 1960, quando esse procedimento e até a propaganda anticoncepcional era ilegal.
Até encontrar uma aborteira, a consciência da gravidez domina o seu cotidiano, sobrepondo-se a todas as outras experiências e separando-a do resto do mundo. Procurar ajuda é complicado, uma vez que nem sempre vem de onde se espera, de quem ela esperava não aconteceu.
O livro tem um relato bem verdadeiro de quem passa por uma situação terrível como essa. Mesmo com o avanço da medicina e do imenso arsenal de equipamentos e medicações modernas atualmente, um aborto é muito traumático e um ato violento, que vai contra sua natureza vivenciado pela mulher. Por isso, sempre fui contra abortos. Obviamente, deveria a mulher ter liberdade em sua decisão (porém há uma indústria bilionária que incentiva e ganha muitos bilhões de dólares anualmente tornando complexo um debate sério sobre o tema) e principalmente ambos os sexos deveriam ser educados a se prevenirem adequadamente e nunca banalizarem uma relação sexual. O importante é que o personagem deixa claro que conseguiu superar essa culpa ao colocar na escrita "O acontecimento", analisando que sua experiência traumática serviu para que fosse contada às outras pessoas, para que houvesse um propósito o dom que ela recebeu e foi claramente desperdiçado.

Wanda Concurseira 30/12/2023

O fundo do poço tem subsolo!
Eu não tenho muito o que dizer!
Que leitura densa, profunda! Não é a linguagem. É a história. A forma como é narrado tais traumas.
Me identifiquei com muitos sentimentos ali escritos. Senti pena, senti raiva, senti compaixão, senti arrependimento, senti confusão, senti enjoo, me senti perdida em meio a tantos sentires.
Não é uma leitura fácil, mas é uma leitura que vale a pena.

Ronnayse 29/12/2023

Autobiografia de uma mulher que nos anos 60 realizou um aborto na França.

Embora seja um acontecimento de decadas passadas, ainda é uma experiência bem atual e ainda temos as mesmas discussões.
Um relato muuito forte.

mellyna.conde.5 27/12/2023

Esse livro conseguiu me derrubar em apenas 80 páginas. Comecei a ler sem saber sobre o que se tratava e fui surpreendida pela realidade de tantas mulheres, que não apenas da América do Sul, mas por todo o mundo.

Um relato da década de 60, que poderia ter acontecido facilmente em 2023.

Gabi Sagaz 25/12/2023

Aborto
Falar sobre aborto é sempre um tabu.
Mas não deveria, pois se tantas mulheres já fizeram pq não podemos, devemos falar sobre?
Achei ótimo ela ter tirado do armário, uma pena que a experiência dela foi tão ruim.

Julia.Martins 21/12/2023

Relato cru, visceral e pungente da escritora francesa Annie Ernaux. Já quero ler absolutamente tudo dela. Recomendo demais esse livro, entretanto, como se trata de tema sensível (aborto), fica a ressalva de gatilho.

ju 20/12/2023

Não tenho nem palavras para descrever os sentimentos causados por essa leitura. eu já esperava gostar, estava com altas expectativas em relação à autora, porém mesmo assim me surpreendi muito positivamente. a forma que a annie trata do assunto é bem crua e não vejo outro jeito melhor para falar de aborto, da violência e do desamparo gigante sofrido pela mulher nessas situações. muitas páginas foram bem desconfortáveis de se ler e é para ser assim mesmo. muito contente por finalmente ter dado uma chance para essa autora excepcional.

notes: to ENCANTADA pela annie ernaux, não vai demorar muito para escolher outro escrito dela para ler