Trovão distante

Trovão distante Willian Ferreira Losasso

Resenhas -

silvanasartori 12/11/2021

Para começar falando um pouco sobre o que achei do livro preciso dizer antes de mais nada que essa é a primeira vez que me deparo com uma narrativa pelo ponto de vista de alguém que está diretamente ligado à guerra.

Da primeira página até a última, temos Max narrando toda a história do começo ao fim e essa perspectiva, para mim como leitora funcionou muito bem, pois mesmo tendo lido vários livros sobre guerra, batalhas e conflitos, isso sempre vinha através da narrativa e da experiência do civil, nunca do soldado que estava guerreando e lutando por seu país. Isso por si só é algo tremendamente diferente e atípico e traz uma perspectiva muito interessante para a história.

Trovão Distante nos dá a chance de conhecer a mudança que ocorre em Max após ele entrar de cabeça na guerra ao presenciar e fazer coisas horríveis em prol da liberdade do povo de seu país e aliados. As atrocidades presenciadas por Max e as que ele mesmo comete porque em se tratando da guerra ou você mata ou você morre, não há meio termo e ele sabe muito bem disso.

Max sofre tanto que eu não sei como ele aguenta tanta coisa acontecendo o tempo todo com ele e com os seus companheiros, homens e mulheres que estão ao seu lado lutando para continuarem vivos e suportando as baixas de civis e soldados amigos e aliados todos os dias sem cessar.

O autor encheu o livro com personagens cativantes e cheios de carisma. Foi impossível não simpatizar com Max e seu grupo de amigos que, por muitas vezes, foram responsáveis por momentos extremamente impactantes e envolventes durante a leitura.

O desenrolar da história nos leva a imaginar as guerras reais que o mundo enfrentou e nos dá um vislumbre aterrorizante do que a humanidade enfrentou há muitos anos.

O cenário que o autor nos apresenta é de caos total e um verdadeiro massacre com muito sangue inocente derramado. Se fechar os olhos no momento em que lê esses acontecimentos o leitor consegue ter um vislumbre assombroso do campo de batalha, que bem pode ser um hospital, igreja, praça ou floresta adentro. Seja por terra, céu ou mar a carnificina está por todo o lugar e não há para onde fugir e nem onde se esconder.

A guerra fez de Max um homem forte, corajoso e destemido e embora tenha lhe tirado muito não conseguiu tirar o mais importante: sua persistência. E com ela ele foi até o fim e isso é um estimulante para que nós busquemos realizar nossos sonhos independente das adversidades e circunstâncias.

Foi uma leitura impactante e cheia de adrenalina, pois a cada capítulo algo novo acontecia mal dando tempo de se recuperar do anterior.

Recomendo muito a leitura pois sem sombra de dúvida vale muito a pena!

Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela colaboradora Kaline Rainha

site: https://www.lovemybookss.com/2021/11/resenha-trovao-distante.html

Suzane @espacoliterariodasu 28/10/2021

"Trovão distante" é um livro que me fez sair totalmente da zona de conforto. Com quase 600 páginas, esse livro é bem diferente do que estou acostumada, mas isso não significa que foi uma experiência ruim - pelo contrário.

Somos transportados pelo autor até um cenário de guerra e preciso dizer que imergi totalmente nesse mundo. Os detalhes trazidos no livro são essenciais para a construção do local, da época e do cenário político.

O livro tem muita ação, mas tem como ponto central a amizade e o sacrifício. Nosso protagonista é uma pessoa brilhante, cheio de vida e de sonhos. Muito determinado, leal e corajoso, foi um dos pontos fortes da história. Lendo este livro, me senti dentro de um filme de guerra: ao mesmo tempo que vivia as aventuras de Max, sentia sua adrenalina e sua gana em vencer, também sentia o terror dessa situação extrema, do medo de perder quem mais se ama.

O ponto negativo é que algumas cenas se repetem - são muito parecidas e isso pode cansar um pouco. Alguns erros na edição também aparecem, e, apesar de serem pequenos, atrapalham a fluidez.

Mesmo assim, tenho que dizer que foi uma oportunidade incrível de, mais uma vez, me aventurar em um livro diferente e contemplar mais uma história nacional.

Taize @viagemliteral 09/08/2021

Em meio a 570 páginas, "Trovão Distante" do autor Willian Losasso apresenta a história de Max Wolff Filho, um jovem que sonha em seguir os passos de seu avô e ir à combate, sobrevoando os céus e lutando pelo seu país.

Mas seu pai, um influente político, não o permite traçar os caminhos percorridos de seu avô, afinal, todos eles já sofreram uma vez as dores da guerra.

Max estava vivendo entre o sonho e a realidade, mas jamais poderia imaginar que sua vida mudaria em poucos dias, quando finalmente a guerra eclodisse e envolvesse todo o globo terrestre, necessitando de pessoas resilientes e competentes como ele para enfrentar aquele grande conflito.

"Nós gostamos de pensar que temos controle de nossos destinos, mas há algo mais do que o mundo que vemos, algo que nos guia e nos aconselha."

Vocês já leram algum livro narrado pelo ponto de vista de alguém que estivesse diretamente ligado à batalha?
Apesar de ler muitos livros que falam sobre as guerras e conflitos que existiram no mundo, sempre via a perspectiva do civil, e em "Trovão Distante" vamos acompanhar diversos homens e mulheres que estavam à frente das batalhas, doando suas vidas para salvar seu povo.
Foi uma leitura diferente e super interessante.

A ambientação da história é tão palpável que até parece que estamos vivendo tudo aquilo descrito, cada morte e cada vitória.
Max se mostrou um jovem persistente, que não se deixa abater, que não se permite ceder, gosto muito de personagens assim, pois nos estimula a buscar nossos próprios sonhos, independente das circunstâncias.

Foi uma viagem incrível, cheia de conflitos, sentimentos e personagens extremamente marcantes, afinal, é impossível não juntarmos a história real dos combates que existiram no mundo com a ficção criada pelo autor.

"Não havia ponto de retorno, entrei definitivamente na guerra, os dados da sorte estavam lançados "