Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

8/10
Mais um romance espírita da Zibia Gasparetto, dessa vez com a temática de ciúmes. O livro traz uma história interessante sobre duas famílias com diferentes problemas conjugais, da mesma forma que em ?Nada é por acaso?, percebi vários elementos novelescos na narrativa mas, mesmo assim, a leitura atende ao que se propõe quando expõe aspectos da doutrina espírita.

Um bom livro para aprender como uma iniciante.

Mari 02/05/2022

Maravilhoso
Apesar de ser mais um romance do que de cunho espiritual, abre nossos olhos para a verdadeira face do ciúme que estraga nossos relacionamentos e não faz bem a nenhum dos envolvidos. Esclarecedor e uma porta de entrada para outras leituras mais intensas.

Lucas.Ferraz 30/03/2022

Ninguém é de ninguém
Mais uma obra da Zíbia que me prendeu do começo ao fim. Uma história que envolve amor, paixão, ciúmes e possessão. É demostrado como nossos pensamentos podem nos enganar além disso é apresentado a importância do diálogo, e que precisamos entender a importância dos relacionamentos em nossas vidas.
Necessitamos ser coerentes e cogitar que cada pessoa tem uma maneira de pensar e de agir como também que o casamento é uma sociedade na qual o negócio principal é o matrimônio visando sucesso e prosperidade

Desnorteada 02/03/2022

Um casal que são unidos pela vida passada se apresentam ao mundo em novas vidas mas que de uma forma acabam se relacionando novamente na vida atual.

Lay 01/02/2022

Consequências do ciúmes
Me mostrou que o ciúmes não é um ato de amor, mas sim de insegurança e desconfiança, podendo levar o desgaste da relação amorosa e o da própria pessoa que o sente.

Bae 29/01/2022

Emocionante
eu estou emocionada com esse livro!

"O segredo da felicidade é escolher a comédia e largar o drama"

"A causa da sua dor está dentro de você, não fora. Busque a verdade. Pense, análise e sinta"

"Cada pessoa é o que é e só tem condições de fazer o que sabe"

"O nosso espírito possui a essência divina que, quando ouvida, nos conduz a felicidade"

Um livro contado em volta do espiritismo, mostrando de fato que ninguém é de ninguém entregando ensinamentos para refletir sobre o verdadeiro e falso amor. Mostra que a vida é um constante exercício de autodomínio.

A história se passa com dois casais e o drama do ciúmes doentio e como isso pode destruir a vida das pessoas ao seu redor.

Eu indico para todo mundo!

Bru 09/01/2022

Ciúmes é a semente dos males
Um dos primeiros livros que li... Uma leitura prazerosa, onde podemos extrair muitas lições, comecei a ter consciência da individualidade, a não criar cenas desnecessária, criar situações para confirmar sua tese sem procurar de verdade os fatos... Começamos a repetir melhor

Daiana Rosa 28/12/2021

Minha primeira experiência com a literatura Espírita. Confesso que tinha resistência e esse título só veio reforçar minha teoria: Não somos nós que escolhemos o livro e sim eles decidem qual momento estamos prontos para lê-los .

Sobre o livro gostei. sob a perspectiva da doutrina espírita trata de várias questões,pertinentes

Jak 25/12/2021

Não sei o que comentar sobre esse livro, não tenho conhecimento sobre o espiritismo então não sei se o que fala aqui é alinhado com este. Em geral, a trama Central se volta a pessoas ciumentas e obssessivas e a ideia de que essas pessoas estão sendo influenciadas no plano espiritual, o famoso encosto, que se alimenta e incentiva pensamentos negativos. Outra coisa e que as pessoas que estão conectadas no presente já se conheciam em vidas passadas.
Achei alguns conceitos meio problemáticos, tavez a palavra certa seja racista? Por exemplo, em uma cidade do mundo espiritual a escravidão ainda é comum e adivinha a maioria desses escravos são pretos, o queeeeee????
Suellen 12/06/2022minha estante
O livro em si é muito bom. Confesso que me dava raiva do esposo de Gabriela . hehehehehehe...Mas nos faz refletir sobre muitas coisas. Mas também não entendo muito do espiritismo. Contudo, tb achei um tanto quanto estranho essa parte que vc menciona e também o fato de colocarem o candomblé como algo negativo. Não sou do candomblé. Mas, sei lá! Achei estranho o livro mencionar dessa forma. Não sei se entendi errado.

lau 24/12/2021

todo mundo devia ler esse livro..
muito bom! mas ensinou muitas coisas sobre o ciúmes!! viu deixar alguma frases aqui... E nos ensina várias coisas sobre como funciona o mundo espiritual, e quando tem algum espírito obsessor e que jos só somos atingidos se nós deixamos levar pela influência deles, mas quando nossa vibração energética é maior, nada nos atinge.
p. 26 "Não leve a vida tão a sério. Tudo passa nesse mundo."
p.27 " O segredo da felicidade é escolher a comédia e largar o drama."
"De que adianta se irritar se não pode fazer nada?"
p.44 "Por causa de um fato que já passou VOCÊ está destruindo todas as suas possibilidades de sucesso na vida"
Nota mental: Tem uma diferença entre ser determinada e ter uma mente fechada e crenças limitantes"
p.47 "Colocar sua dignidade acima do que os outros possam pensar. "

Yas 14/12/2021

Gostei bastante do jeito fofo que a protagonista ensina a criança a rezar, muito lindo mesmo.

Mas achei que ficou faltando o final da Gioconda na história

Kekê 02/12/2021

Um livro, diversas lições...
Até que ponto aquilo que vc crer é de fato verídico!? É difícil reconhecer que algumas das crenças que possuímos, por vezes, podem ser erradas/equivocadas, mas buscar o fundamento das coisas é libertador. Nossa cabeça está repleta de ideias ilusórias, regras convencionais, que nos aprisionam em obrigações que paralisam e limitam.

O livro trás uma interessante reflexão sobre como estamos organizando o nosso interior e como isso reflete nos acontecimentos e situações que vivemos. Já parou para pensar no que anda atraindo com seus pensamentos, atitudes e ações? Conselho: "preste atenção às conversas que costuma manter consigo mesmo."

Uma chave para evolução: diante dos desafios que surgem, questione-se sobre o que a vida está tentando ensinar, o que ainda falta aprender!? A causa da sua dor está dentro de você, não fora. Ninguém sofre nada além da sua necessidade de aprender.

Assim com é ressaltado no título, ninguém é de ninguém. Cada um é o que é, sentir um sentimento de querência não dá o direito de se agarrar ao ser querido e a esse pretexto manipular sua vida. Diante desse pontos, a história mostra como a falta de uma amizade sincera é a ruína de um relacionamento e como o orgulho é inimigo de uma vida espiritual equilibrada para si e para todos que estão a sua volta.

Um mistério: a atração entre os seres obedece a critérios próprios cujo mistério nem sempre se pode explicar. Cada um é livre para amar/querer bem e isso acontece naturalmente, sem que a vontade interfira. O amor/querer bem é espontâneo, não se pode forçar os sentimentos; mas é possível escolher entre auxiliar em sua construção ou destruição.

Leitura repleta de ensinamentos.
Ney 02/12/2021minha estante
Ninguém é de ninguém! Porém, se quisermos, podemos continuar sendo seres individuais, sem sermos individualistas.

Ao entrarmos na vida do outro é possível construir, é possível somar...só basta quer.

Não falo de perfeição, é permitido o erro, mas que esse erro seja corrigido em prol da relação do casal, desde que antes de tudo, eles sejam amigos e se disponham a contribuírem para evolução do ser único que existe em cada um de nós; por tabela e estaremos colaborando para a evolução de ambos e de todos em sua volta.

Ney 02/12/2021minha estante
Linda reflexão sobre o livro, você fez!... fico feliz em vê-la fazendo uma análise tão profunda sobre esse tema tão abordado.

Estou aprendendo bastante ao seu lado e pretendo "construir com os tijolinhos da sabedoria e com o cimento dos dos bons sentimentos".?

Kekê 02/12/2021minha estante
Amém!!! ???????

Kekê 02/12/2021minha estante
Vamos juntos ?

Rina 26/09/2021

Ninguém é de ninguém
A oportunidade de evoluir como pessoa e compreender que tudo tem um ciclo. Uma boa colheita é feita no tempo certo e não a força!

Julyana.Calatayud 15/09/2021

Capitu és tu?
Gostei demais, a Zibia faz uma análise incrível sobre ciúmes e relacionamento tóxico no espiritismo. Mas ainda sim ao fim achei uma pegada meio Capitu (traiu ou não) e como uma boa feminista fiquei brava da protagonista só ver sua capacidade e competência só depois que o Roberto morre e ela fica com o chefe.

Lolo 23/08/2021

O fim
Esse livro foi incrível, no último capítulo tudo se endireita. Roberto finalmente encontra paz e luz, Gabriela e Renato ficam juntos sabendo que desde o início seus caminhos estavam entrelaçados. Única parte triste foi a de Gioconida, que tomada pelo ciúme acabou surtando e acabando com sua própria saúde mental. Não fim aprendemos que realmente, ninguém é de ninguém e tudo que acontece em nossas vidas são de acordo com nossas escolhas.