Na pior em Paris e Londres

Na pior em Paris e Londres George Orwell

Resenhas - Na pior em Paris e Londres

RafaelM 23/10/2021

Na pior em todo lugar...!
"Minha história termina aqui. É uma história bastante trivial, e só posso esperar que tenha sido interessante da mesma forma que um diário de viagem é interessante. Posso pelo menos dizer: aqui está o mundo que espera por você, se você estiver sem um tostão."

Uma obra "desconfortável" de ler, não por sua escrita mas pela condição que um ser humano pode chegar e viver em toda sua essência.
E como o próprio autor disse, ele sentia que mesmo assim não tinha "visto mais do que a orla da pobreza".
Perrengues sobre perrengues, privações de comida, de roupa (penhores), de dignidade, um lado totalmente diferente da visão que eu tinha do criador de meu distópico favorito.
O livro narra diversas situações que aconteceram enquanto ele estava nessas cidades, e de como quando as coisas estão ruim podem piorar, e que também às vezes novos ares vem de onde menos se espera.
Chegou a viver "como mendigo", quebrando e explicando que esse conceito não é tão assustador como é apresentado, pois dentre eles existem todo tipo de pessoas e "sub-classes" e que o estereótipo na maioria das vezes como sempre está errado.
Gostei, e é interessante vivienciar pelo olhos de outro essa dura realidade que existe até hoje e infelizmente sempre existirá.
Recomendo a leitura.
JurúMontalvao 23/10/2021minha estante
interessante

JuanSoulAxel 24/07/2021

O Mundo Que Espera Por Você Se Você Estiver Sem Um Tostão
Esse é meu segundo contato com o autor, continuo amando a sua escrita e a forma que o próprio desenvolve as suas histórias. Mostra-se nesse livro, a realidade do povo sofredor que luta a cada dia para ter o que comer ou até mesmo, para ter onde dormir diariamente. Foi uma história interessantemente trágica, é triste saber que até atualmente há pessoas nessas mesmas condições que o personagem principal do livro; curiosamente, esse personagem não foi chamado pelo nome nenhuma vez em todo o livro, então, chamarei de George.
A história começa com George em Paris, seu dinheiro já se encontrava escasso e ele estava tentando se manter de alguma forma no local onde morava de aluguel, mesmo algumas vezes tendo que ficar sem ter o que comer por precisar pagar o aluguel. Penhorou todas as suas roupas até ficar, somente, com as roupas do corpo. Dias de fome se passaram e ele foi em busca de um garçom, amigo antigo, que o prometeu ajuda caso dela o precisasse algum dia. Chegando a encontro do amigo, esse, estava numa situação análoga a do nosso protagonista; os dois se juntaram a procurar um trabalho e depois de tempos, conseguiram um trabalho como plongeurs. Caso não saibam, plongeurs são ajudantes de restaurante, basicamente um faz tudo que trabalha por tantas horas por dia que após o trabalho só há tempo de dormir, acordar e voltar novamente para o trabalho.
Enquanto eu lia, me sentia até mal algumas vezes só de ver as situações que os personagens passavam: humilhação, trabalho escravo, exploração, etc. O autor até especificou no livro, que, mesmo não sendo um dos piores trabalhos do mundo, a vida de um plongeur é praticamente escrava e mal remunerada.
George decidiu partir para seu país natal, Inglaterra, que havia para ele um emprego bom onde ele cuidaria de uma pessoa inválida, mas chegando lá, descobriu que as pessoas que iriam o contratar haviam feito uma viagem para o exterior e só voltariam em um mês. Então começou-se o ciclo de sofrimento; dessa vez, ele teve que se submeter a morar na rua tornando-se assim, um mendigo.
Esse livro fez uma ótima crítica a alguns estabelecimentos, em especial a restaurantes e albergues. Albergues são locais onde os mendigos podem passar a noite para dormir, pagando pouquíssimo por isso. Restaurantes que deveriam dar uma boa qualidade de produto, dão somente uma copia imperfeita do que seria essa boa qualidade. E albergues, desprezíveis (na sua maioria) em questão de boa qualidade de comida e higiene. Fez crítica também aos nossos preconceitos direcionados aos mendigos; os mendigos, mesmo estando em situações deploráveis, não necessariamente são pessoas ruins, são somente pessoas que buscam por ter como sobreviver, assim como "trabalhadores de verdade" os mendigos trabalham de sua forma, e mesmo que sua forma de trabalho seja de longe a última opção, é a única que os restou; afinal, quem há de escolher uma vida assim?
Contudo, foi uma ótima crítica a sociedade europeia de algumas décadas atrás que também serviu para refletir sobre minha realidade na contemporaneidade. Sua escrita é impecável, George Orwell. Que autor! Aliás, tem algumas partes do livro que eu não consigo ler sem ter raiva de como ele representa mulheres e trata a homossexualidade; mas que eu tento desconsiderar, devido a esse ser um livro de uma centena atrás. E mesmo assim ele não trata isso de forma desrespeitosa, porém por ser um livro bem antigo, gera um choque cultural grande. No geral, gosto muito do autor e de suas histórias.

Anna caldieri 04/11/2021

Tirei diversas reflexões de assuntos importantes. O livro trata sobre escravidão, desigualdade social, inanição, fome, pessoas em situação de rua, pobreza, etc. Nos momentos de apresentação da situação e reflexão foi incrível! Mas quando o autor passava muito tempo falando de algo me cansava um pouco.

Mas recomendo pelas lições!

Cristiana.Dieguez 30/01/2022

Ruim triste ???????????????????????????????????????????????????

Caroline Dama 29/06/2023

Entrega o que promete
O livro conta a história de um personagem na primeira pessoa, o próprio Orwell , como eu descobri depois, e literalmente mostra como será a vida de alguém que não tem um tostão, resumidamente: fala sobre a vida dos mendigos e os ?lavadores de pratos?.
Mas nem por isso é um livro chato e que não te prende, pelo contrário, eu fiquei do começo ao fim imaginando o que poderia acontecer e como ele sairia daquela situação.
O autor te pega pela mão e faz enxergar o mundo com outra visão.

Achei o livro diferente dos que eu costumo ler e por isso acho que vale a pena!

LetAcia811 22/04/2022

Na Pior em Paris e Londres
Na pior em Paris e Londres é muito mais que simples romance mas uma autobiografia do próprio George Orwell, que por sinal adotou esse nome justamente nesse livro, sendo esse o seu primeiro lançamento.
Depois de roubarem seu dinheiro do lugar onde ele dormia, ele se vê na situação mais difícil que já tinha vivido, tendo que viver sua vida com pouco dinheiro ou nenhum.
Conseguindo emprego que lhe pagam quase nada e fazendo amigos vai vivendo sua vida como pode.
Depois de muitos perrengues em Paris, decidi ir para Londres, e lá ele se vê na pior situação que já viveu.
Com uma escrita surpreendente que te prende do começo ao fim, essa história nos faz refletir muito sobre como enxergamos aqueles que "são menos que nós"

Leonardo 22/06/2022

Incrível
Orwell é atemporal, críticas sociais muito bem embasadas e fundamentadas trazendo até mesmo dados estatísticos.
Nunca mais olharei para Paris e Londres ( e vários outras cidades modelos) da mesma forma.
Recomendo de mais, o final é ótimo.
DANILÃO1505 26/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Anne 30/06/2022

Um livro narrativo...
Comecei com grande entusiasmo, mas fui perdendo ao longo da leitura. É um livro que narra uma pequena parte da história de Orwell, quando e estava em situação vulnerável em Paris e Londres. Como é uma narrativa de vida, não há começo, meio e fim como nos livros de outros gêneros. No fim, vale a pena a leitura pelas reflexões que o autor dá sobre a situação de pobreza nesses dois países diferentes.

Jubiscreusvalda 06/02/2023

Minha Opinião: Na Pior em Paris e Londres
O livro lhe dá conhecimentos sobre um estilo de vida diferente do qual você provavelmente está acostumado, em minha opinião foi interessante entender o pensamento e a forma de viver de alguém que chegou em estado de extrema pobreza, o livro realmente me fez repensar sobre como se deve resolver a situação destas pessoas!

Um ponto interessante para você que pretende ler este livro é que de acordo com o Google, o autor George Orwell se colocou nessa situação de rua para que por meio desta vivência pudesse escrever o livro com maior propriedade e mais realismo, o que eu acredito que foi muito bem feito!

Achei uma boa leitura!

Nayara 05/12/2023

Bom Em
Este ano Deus me deu o privilégio de conhecer Londres e Paris, e quando eu vi esse livro me interessou bastante.
A moral da história, você pode estar em Paris ou Londres ou em qualquer lugar incrível, mas se você não tem dinheiro para se alimentar (para o básico) não importa o lugar. É um sofrimento ruim.
Livro com uma edição linda. Gostei bastante.