Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin

Helena 09/08/2021

Estou começando agora na literatura policial, mas sinceramente, achei Arsene Lupin muito ruim. Uma escrita estanha, que a gente se perde com muita facilidade.
abacate 09/08/2021minha estante
pode ter sido a tradução

Helena 09/08/2021minha estante
Verdade. Vou tentar outra em brevê. ??

felipe 10/08/2021minha estante
Mas amiga, aquele do filme não é Arsene Lupin. Ele é Assane Diop, um cara que se baseia nas aventuras de Arsene Lupin

Helena 10/08/2021minha estante
Felipe, eu nem assisti o filme.

felipe 10/08/2021minha estante
Ent

Nathan Oak 05/09/2021

Cavalheiro de capa
A escrita é bem peculiar e acompanha os ternos e prosa típica da época, da belle époque, com direito a vestimentas, bailes, fugas cinematográficas e plot twists a cada cena. Arsène Lupin é o tipo anti-heroi, debochado até de si mesmo, mestre dos disfarces e de personalidades alternativas para engabelar suas vítimas. Boa pedida para mergulhar no mundo dos romances policiais e aventuras de época

Iotave 07/04/2023

O tal do Holmes francês
Quando foram publicadas pela primeira vez, em plena belle époque francesa - no inicio do século XX -, as histórias de Arsène Lupin, dizem, remetiam a de uma contraparte absoluta do já icônico detetive britânico Sherlock Holmes. Talvez por sua sagacidade cognitiva e por sua articulação profissional, Lupin fora digno de equiparar-se a Holmes; mas a semelhança termina aí, à medida que as histórias do Ladrão de Casaca em nada se assemelham às obras do personagem inglês.

"O Ladrão de Casaca" apresenta cerca de 8 histórias que revelam um personagem cômico e sarcástico, cuja persona completa-se de uma inquestionável inteligência e expertise nas artes do roubo e do furto. A dinâmica entre personagens recorrentes e cenários típicos do século passado destoam, em igual forma, da atmosfera de mistério e curiosidade de Sherlock Holmes. À exceção do conto "A pérola negra" ? no qual se revela ao leitor a excepcionalidade dedutiva de Lupin ? todas as outras histórias tem um gosto e tempero próprios.

Em nenhum momento da obra se faz qualquer tentativa desesperada de legitimar os atos do ladrão, e talvez seja essa a graça de seu personagem: ele não é, em praticamente nenhum aspecto, um herói que age pela deliberada necessidade de perpetuar o bem e a paz. Longe disso, Lupin é um gatuno, atuando sob as próprias regras e princípios, sempre em benefício pessoal e, de forma inequívoca, contra o espírito tradicional do mocinho, fator aliviado apenas pela sagacidade e pujança de seu caráter jovial e cômico (Lupin está sempre a rir por último, caçoando daqueles que o subestimam).

Portanto, para mim, esses traços únicos e cativantes fazem de Lupin um ótimo personagem não pela extensão de seu caráter, mas pela excentricidade de seu ser. Em muitos momentos, sua conduta quase caótica alavanca a dinâmica das histórias que, sem isso, poderiam ser maçantes e entediantes.

Dessarte, é impossível não citar os contos de abertura, que funcionam em sequência quase impecável, e os quais descrevem a estadia de Lupin numa prisão francesa. A dinâmica do ladrão com o seu principal antagonista, o inspetor Ganimard, recheia os capítulos com graça incansável e aprofunda a relação conflitante entres as personagens. Uma pena, porém, que tais circunstâncias não se repitam em outros capítulos mais adiante.

No geral, os demais contos de "O Ladrão de Casaca" salvam-se por sua qualidade narrativa, porém sem muitos ânimos ou excepcionalidades. Talvez a única coisa que, para mim, faz perder o livro sua força individual é a necessidade de recorrer a essa falsa dualidade Holmes-Lupin, explorada no conto final da obra, que apenas reforça uma relação que não precisa existir. Sim, ambos são criaturas notavelmente dotadas de uma perspicácia mental ímpar, mas que mais se pode dizer a respeito disso?

Lupin e Holmes (ou, mais apropriadamente, Sholmes) são ótimos em seus próprios mundos, e a tentativa de colocá-los em condições equidistantes traz um final anti-climático para uma obra que começou em ótimo nível, mantendo uma qualidade boa subsequentemente.

No mais, "Arsène Lupin: o ladrão de casaca" é um bom livro, que recomendaria a qualquer um interessado em se divertir um pouco com as artimanhas de um gatuno excêntrico?

Bianca1131 18/09/2021

Apaixonada pelo carisma de Arsène Lupin
Dado a época que esse livro foi escrito, entendo que ele não siga o ritmo de leitura de uma jovem do século XXI.

Mesmo assim, o autor entregou uma história que me prendeu e me cativou (apesar de ser bem óbvia muitas vezes).

Os primeiros capítulos são sofridos, acho a linguagem difícil. Mas valeu a pena ler esse clássico até o fim!

Acredito que assistir a série da Netflix vai se tornar muito mais emocionante!

Arthur 23/12/2021

O livro me surpreendeu, achei que era apenas uma história mas são histórias diferentes a cada capítulo

Amanda.Carolina 11/11/2022

Será ?
Eu particularmente não gostei desta leitura, na minha opinião poucos contos se salvam e ainda sim, achei bem mediano. Não que seja ruim! Porém, para mim não foi uma leitura interessante.
@amandasearom

Erich 13/04/2024

Ao invés de acompanharmos um detetive, aqui acompanhamos o ladrão. Para preservar a natureza do gênero, o mistério para o leitor não é quem cometeu o crime (pois já sabemos de antemão que terá sido Arsène Lupin) mas como ele o realizou.

Algumas das histórias tem um desfecho bem previsível, mas mesmo assim é interessante observar como os personagens que contracenam com Lupin agem/reagem aos acontecimentos.

Adicionar Sherlock Holmes a uma das histórias (Herlock Sholmes....) foi interessante, cria um interessante contraste entre esses dois personagens. Apesar que não duvido que o Moriarty fosse um problema maior para Sherlock do que o Lupin.

Gilvania4 19/07/2021

Bom mas não tão empolgante
Eu gostei do livro mas esperava mais, a série é mais dinâmica e empolgante, o livro é um pouquinho chato em algumas partes, mas foi bom. Quem estiver esperando um Sherlock Holmes as avessas, vai se decepcionar.

Heloizapl 05/07/2022

Herlok sholmes sério? Kkkkkkkkkk
Até que gostei do livro, a leitura foi bem difícil e teve umas partes que não entendi muito não, mas é interessante pra quem gosta de mistério e detetive, bom não leria de novo, vou assistir a série, quem sabe eu entendo melhor?

Lele 23/05/2023

Não tenho uma opinião...
Eu não gostei muito do livro, mas ele não é ruim, talvez esse não era o momento de ler ele, sem falar que eu estava em uma vibe mais romance...no entanto eu pretendo reler elee

lelê 23/04/2024

Socorrinho que escrita densa, por ser um clássico eu já esperava algo do tipo, mas oooolha kkkkk
enfim, muito interessante.

Alice 22/02/2023

Confuso. De antemão, saibam que os "capítulos" são histórias separadas, não tem linearidade alguma.

Gosto das histórias, mas algumas partes são meio chatas de ler, não sei se foi a tradução ou se é assim mesmo...

Giza Cris 29/06/2023

Leitura difícil
Bom. Sempre tive curiosidade de ler os livros sobre Arsene Lupin e a curiosidade foi saciada nesse conjunto de 8 histórias. As histórias até que são interessantes, mas o vocabulário é bem difícil, um pouco complicado. Me perdi várias vezes e precisei ler e reler algumas partes. Por mais que o personagem seja um ladrão, ele transmite um certo carisma.

MariTolari 27/01/2024

Adorei! É um livro que te instiga a continuar a leitura, te surpreende a cada página e mesmo não tendo uma linguagem tão simples é de fácil compreensão.