La muerte del pequeño burgués

La muerte del pequeño burgués Franz Werfel

Resenhas - La muerte del pequeño burgués

Henrique Fendrich 24/11/2021

Werfel foi um escritor admirável que me chamou muito a atenção com outro livro, por isso resolvi ir atrás de mais um. Este, no entanto, pareceu-me mais abaixo. São três novelas e a melhor delas é justamente a que dá nome ao livro. A história de um velho empobrecido pela queda do Império Austro-húngaro e que pretende conseguir a redenção da sua família por meio de uma apólice de seguro. Acontece que ele só poderá receber uma quantia milionária se morrer depois dos 65 anos. Poucos meses antes de fazer 65, ele é internado no hospital...

A primeira história descreve os estertores do mesmo império austro-húngaro, focado no ambiente de um sofisticado bordel de Viena e em seus personagens, no exato dia em que o arquiduque Francisco Ferdinando é assassinado e tem início a Primeira Guerra Mundial.

A última história foi a que menos me agradou ao tratar de um pintor que talvez não fosse pintor de fato, pois tinha alguns mistérios e contradições um tanto inexplicáveis.

Achei que as três novelas estão abaixo do livro do Werfel que me entusiasmou: "Reunión de bachilleres".