Páradais

Páradais Fernanda Melchor

Resenhas -

arthur966 20/01/2024

E polo pensou, com amargo alívio, que ele havia desistido.

coloquei expectativa demais e tive uma overdose de gíria paulistana com a tradução.

Carla Verçoza 28/12/2023

Excelente!
Páradais é o segundo livro da Melchor que leio (o anterior foi o favorito "Temporada de furacões"). Assim como o outro livro, esse tem uma escrita forte, direta, que exige fôlego, com seus parágrafos enormes e pouquíssimos capítulos.
Aqui temos a história de um garoto jovem que trabalha de jardineiro no condomínio de ricos, Páradais, sua amizade com o pré adolescente rico que mora lá, a obcessão desse menino rico, a vida pesada do jardineiro e toda a violência que pode vir disso.
A autora coloca na sua escrita a miséria das personagens, seus traumas, seus erros, a violência tão conhecida nossa aqui na América Latina, em uma leitura que prende a atenção e muito me agrada. Adorei e recomendo muito.

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Cheio de gatilhos
Um livro curto, bastante agressivo e cheio de gatilhos complexos sobre abuso na infância e estupro.

Icaro 09/09/2023

Surreal
Fernanda é surrealmente maravilhosa. Segundo livro que leio dela publicado por uma coletânea de latino americanos da Editora Mundaréu.

Que mulher! Uma escrita pesada, aterrorizante, suja, cheia de sangue. A autora rasteja nos piores lugares da alma humana para jogar na nossa cara o que temos de mais horripilante.

Lido em poucas horas, esse livro, praticamente sem parágrafo, é um filme incrível que não conseguimos parar de ler.

O cenário de um México abandonado a própria sorte também é aterrador.

Mais um comprado na lindíssima Livraria da Tarde na data de hoje!

@buenos_livros 08/10/2022

Páradais - Fernanda Melchor ??
?Estava cansado de tudo, cansado daquele povoado, cansado de seu trabalho, dos gritos da mãe, das gozações da prima, cansado da vida que levava, e queria ser livre, livre, 🤬 #$%!& , era essa a sua meta na vida, fazia bem pouco tempo que havia descoberto isso. Livre, fosse como fosse.?
. 73/2022
. Páradais (2021)
. Fernanda Melchor ??
. Tradução: Heloísa Jahn
. Romance | 141p. | Livro
. @editoramundareu
. Mais uma narrativa crua e brutal da mexicana Fernanda Melchor, narrando a relação entre dois jovens que convivem realidades opostas em um condomínio de luxo: Polo é o jardineiro e Franco o playboy rejeitado pela família. Seus destinos se cruzam em uma trama que cresce através das obsessões e termina em tragédia. A história me lembrou bastante o filme mexicano ?Amores Brutos?, outra ótima recomendação.
. ????????

Mari Pereira 29/09/2022

Respire fundo e mergulhe no turbilhão de Fernanda Melchor!
Para ler a obra de Fernanda Melchor só tem um jeito: primeiro você precisa respirar fundo, tomar bastante ar, e aí você se entrega ao turbilhão de sua escrita!
Porque ela é assim: sem pausas, sem trégua para tomar ar. Você precisa encontrar o ritmo da autora e entrar em sintonia com ela. A leitura sai assim mesmo, angustiada, com pressa, atropelada, ardente.
E não teria como ser de outra forma. Pois se é verdade que Melchor fala do México em suas histórias, também é verdade que esse México poderia ser qualquer cantinho de nuestra latinoamérica. Impossível não se identificar.
Impossível também não perceber a maestria com que Fernanda constrói seus personagens, camada por camada, pelas informações ditas e por aquelas apenas insinuadas.
Ao fim, não se trata de um enredo super original ou complexo. Eu mesma conheço vários Polo por aí. O que diferencia Páradais de qualquer outro livro é a capacidade da autora de contar a história dessa tragédia latina, imersa em violência e injustiça, em uma narrativa brilhante e única.

Um viva às escritoras latinas!