Medicina Macabra 2

Nate Pedersen

Resenhas - Medicina Macabra 2

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eduarda.Breancini 22/04/2024

As usual, medicina macabra não decepciona
Vários capítulos me deixaram de queixo caído e depois de ler só tenho a agradecer por ter nascido numa era em que a medicina se encontra tão avançada
Perfeito d+
Quero comprar o terceiro

wtfjulis 31/03/2024

Maravilhoso
É incrivelmente bizarro algumas coisas que aconteciam antigamente mas é maravilhoso de mais ler sobre, eu fico maravilhada com o avanço da medicina

florziinhama 08/03/2024

Bem informativo, adoro.
O livro é muito maravilhoso e informativo, não para estudos mas apenas por curiosidade. Adorei o inicio mas no final começou a ficar pesado a leitura, cheio de muitos textos (eu sei que isso é um livro e que tem que possuir muito texto mesmo, mas para a estética do livro, não deveria ser assim.

Tem muita pessoa importante que fizeram atrocidades com as pessoas por conta da medicina, mas infelizmente sem elas, não teríamos a medicina que temos hoje.

Natalia 08/02/2024

Ao contrário de medicina macabra 1 que deu um enfoque aos casos médicos reais ( ou não) relatados em revistas e jornais da época.

Medicina Macabra 2, de Lydia Kang e Nate Pedersen, Mostra a evolução da medicina através das crenças populares, da fé, e do charlatanismo.
Sem deixar de mostrar a ciência por traz de alguns casos. Em resumo, essa obra busca mostrar o horror que foi a evolução da medicina através do humor. (inclusive, ta ai uma característica estranha do ser humano, a capacidade de rir de situações trágicas).

Numerosos "tratamentos" que hoje são considerados bizarros, concebidos por médicos, cientistas, espiritualistas e comerciantes que se apoiavam em inúmeras fraudes sem sentido. São demonstrados ao longo do texto e todos com ilustrações, fotografias e anúncios da época.

Considero esta uma leitura intrigante, e fluida. Especialmente em tempos como esse que estamos vivendo, com uma recém saída de uma pandemia e as discussões que se deram sobre a veracidade ou não das vacinas, e o crescente numero de pessoas que acreditam na cura pelas palavras, poder do pensamento, cristais, e águas solarizadas.

Talvez não estejamos tão longe da mentalidade das pessoas dessa época. Porem com mais tecnologias para não precisarmos passar por métodos similares.

#Resenha n°1

I.volner2 31/12/2023

Ah, quem nunca, por brincadeira, não disse: queria tanto nascer na idade média ou viver entre povos antigos? Você só teria que lidar com a precária, ou melhor a rudimentar medicina do passado, com suas técnicas e procedimentos que faria qualquer jovenzinho chorar no colo da mamãe! O fascinante desta obra é que ela mistura algumas doses de humor para contar histórias dos tratamentos das mais variadas doenças ou problemas de saúde que abatia as pessoas séculos atrás. Super recomendo!

Joiceane 30/12/2023

Tão bom quanto o primeiro
Muito interessante. Tem várias curiosidades e ao mesmo tempo que mostra como era no passado explica como funciona hoje em dia. Recomendo aos curiosos de estômago forte.

Ângela Bittencourt Cardoso 26/12/2023

Ganhei ele de formatura! Um livro de capa dura muito lindo esteticamente. Dividido em vários capítulos com curiosidades da medicina com histórias de cada inventor de tratamentos nada convencionais

Gabi Ferrari 14/11/2023

Bom demaissss, é cheio de curiosidades sobre o uso de diversas substancias pela medicina ao longo do tempo e analisar a trajetória da ciência ate ser o que é hoje é muito legal!!!

Maria13567 25/10/2023

Entendendo mais o mundo das doenças
Um compilado de informações principais sobre doenças e outros fatores que impactaram na saúde do mundo. Infelizmente, focado muito na visão estado-unidense desses eventos, mas é interessante para quem quer saber um pouco mais desse universo.

Naldo.Vieira 20/10/2023

Macabra 2
Li o primeiro volume e gostei bastante, nesse achei que seria a mesma pegada mas me surpreendi muito com esse, espero que o terceiro seja tão bom quanto. As curiosidades e as práticas médicas descritas aqui são sensacionais, vale muito a pena esse exemplar, dark side e macabra estão de parabéns por trazer mais esse espetáculo literário.

Dani 11/10/2023

Medicina Macabra 2
Adoro viajar ao passado,entender a evolução humana,principalmente a evolução da medicina...Termos a chance de analizarmos a medicina antiga com os olhos do século XXI(mesmo que leigamente)é espetacular,me pergunto se cairíamos em todas essas crenças,caso vivécemos em tal época!!!Provavelmente sim!!!E o que nos garante que não estejamos vivendo tal experiência nos tempos atuais?principamente com o surgimento de tantos virus e doenças!!!Assustador pensar ne!!!
A medicina está sempre a evoluir(graças a Deus),acompanhamos nesse volume 2 de Medicina Macabra,a ingenuidade de nossos ancestrais...
Faziam tratamento com arsênico,mercúrio,isso mesmo,tomavam/passavam acreditando na cura o que na maioria das vezes era fatal,e a loucura não para por ai,utilizavam dos mais variados recursos em busca da cura ou da beleza,desde fezes de animais,carne humana,sangue de gladiadores,metais pesados,vicio em ópio,cocaína,e o que dizer das pílulas reutilizáveis ,Aquela que apos ingerida poderia ser resgatada das fezes lavada e usada novamente,ou até deixada de herança (bizarro ne) a lista é imensa..
Uma leitura muito intetessante,tecnica com um leve humor ácido...????????????

Nikien7 05/10/2023

Mm
É legalzinho de ler, tem uns desenho legal e algumas histórias são muito interessantes.hyvvvhvuvbubjbu

Bruna 27/09/2023

Mais um volume de histórias bizarras. Mas esse foi um pouco cansativo de ler em alguns momentos. Não sei se foi a maneira como foram apresentados os assuntos, mas o texto ficou menos dinâmico. O primeiro volume tinha um texto mais cômico. Aqui ainda tem esse tom mas apresenta muito mais fatos históricos com datas, estudos etc. Não é ruim e o texto é de fácil compreensão, mas não curti muito a organização e apresentação. No primeiro foi super fluido. Mas acho que isso se deve ao fato de serem escritores diferentes. O primeiro volume é escrito por Thomas Harris que deixou os assuntos mais interessantes mesmo com explicações científicas e históricas. Esse tem um tom mais jornalístico no modo de apresentar as informações, afinal Pedersen é jornalista rsrs

girlbetweenbooksandcoffee 24/09/2023

Bom, mas não tão bom quanto o anterior.
Depois de ter lido o primeiro 'Medicina Macabra', eu fiquei fascinada. Queria ler muito mais sobre o assunto, e esperava que fosse lançado um segundo volume sobre o tema

E não é que lançaram mesmo? Veio o volume 2 e o volume 3. Porém, convém dizer que me decepcionei um pouco com esse segundo volume.

Não me leve a mal. É um livro interessantíssimo, cheio de curiosidades e histórias absurdas, mas que, ainda assim, perde para seu antecessor, que era muito mais engraçado do que esse. Afinal, para assuntos assim, se precisa de uma alta dose de humor para levar a sério.

Senti falta disso nesse livro. Por vezes eu lia e lia, e sentia q não saia do lugar. Foram longos dias de leitura.

Jorge.Raitz 10/09/2023

Impressionante imaginar o que aconteceu no passado da medicina, algumas coisas serviram para o que temos hoje, mas outras, simplesmente não tem palavras para descrever, assustador seria a palavra, um livro interessante de se ler, uma dica, se estiver comendo não leia .

1 | 2 | 3 | 4 | 5