Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmurro

marcadeods 29/04/2023

Machado como sempre o maior de todos
"Não são os gestos que eu escrevo; sou eu, é a minha essência"

Minha vigésima sexta leitura do que é, com convicta certeza, o livro que mais me impactou, marcou e traçou presença na minha história é também do meu autor favorito. E acredite, apesar da exagerada quantidade de vezes ao qual eu já me deitei sobre esse livro e o admirei, sempre há algo novo para se aprender e descobrir; e nesta leitura quero falar sobre a beleza da descrição Machadiana.

Durante toda a narrativa há uma romantização e exagero em falar coisas simples que vai além do que já era feito no romantismo da época e gera a ruptura em apresentar isso em uma narrativa realista (ao qual foge muito deste sofrimento, hipérbole e amor em ênfase da escola literária previamente citada).

Enquanto a história vai descrever um cenário comum de um homem que teve durante todas as suas vidas os privilégios de uma família bem abastada foi sufocada por um amor que o tornou refém de um realidade diferente do esperado (em todos os sentidos) para sua condição socioeconômica.

Enquanto Bentinho tenta se vitimizar perante um relacionamento ao qual ele se frustou pelas próprias expectativas e inseguranças criadas, vemos comparações de si com grandes homens que foram "injustiçados tentando o melhor" durante sua trajetória (mostrando não apenas a soberba do eulirico mas também o modo como ele se vem como a vítima da situação).

E Capitu, sua grande vilã, a pessoa que lhe gerou problemáticas e tirou de uma vida mansa e predestinada desde a infância, é indigna de receber comparações, apenas longas descrições de características que, no geral, são neutras ou positivas, mas recebem ênfases de tamanha forma que põe o leitor a questionar: será mesmo que se ama alguém que parece admirar tão pouco?

E é com um realismo tão poético que encontramos uma história, descrição e personagens tão densos que não parece ser posto em apenas em apenas 216 páginas.

"Aqui estão meus gestos, aqui está a minha essência" é uma frase que o Machado poderia usar para definir não tão somente o Bentinho, mas também a si mesmo dentro da narrativa.