Sussurros de Inverno

Sussurros de Inverno Gilmara Machado

Resenhas - Sussurros de Inverno

Tati Vidal 31/08/2023

Ah José Liberto, como é difícil se abrir quando sofreu tanto
A narrativa é um pouco fantasiosa demais, porém escolhi acreditar e me apegar. Sei que a realidade dos escravizados era dura demais e a chance de ascenderem na sociedade logo após Abolição da Escravatura eram raras, mas eu quero acreditar que existiu Josés Libertos salvando a mãe e dando dignidade a ela e aos seus Que uma mulher branca se apaixonaria tão fácil e de forma tão intensa por um preto.

O livro é doce. Mostra que a mágoa e as dores vividas na época eram naturais e constantes, mas o perdão é libertador.

José nasce na época da lei do Ventre Livre mas por amor a mãe continuou preso e lutando, guardando todo seu dinheiro para liberta-la um dia. Ele conhece Clara, aos 16 anos, em uma viagem ao Sul. Ela, branca e fiha de escravocrata, nasceu com coração puro e tinha respeito pelos negros Os dois se encontram uma vez apenas e só isso basta.

Nas ruinas de uma construção antiga, eles fazem promessas e juras de amor, mas o caminho para felicidade e cheia de percalços e separações.

Eu consegui aceitar e entender todos os erros e birras dos dois, porque não foram coisas tolas e mesquinhas. Para ele era uma mentira que nublava tudo, para ela o amor a quem não merecia quase a fez perecer, mas como julgar uma pessoa tão doce por amar?

Gostei muito do respeito da escritora com os termos, com a história. Não se recusou em falar sobre esse acontecimento ao funesto, não deixou de mostrar as dores físicas e emocionais que os pretos sofreram, mas não ficou apenas nisso. Obrigada Gil, mostrar negros so sofrendo seria brutal demais. Foi bom ver a felicidade de outros negros.

Foi tudo muito fantasioso, mas eu amei por isso. Às vezes precisamos dessas doses de
Felicidade.

Rita.Liziet 26/04/2023

José Liberto, negro, nasceu livre, mas sua mãe ainda era escrava. Como era esperto, o dono de sua mãe o aproveitou nos negócios da fazenda. Em uma viagem ao Sul, conheceu Clara, filha de um escravocrata ferrenho. Encantaram-se!

As ruínas foram testemunhas das promessas de amor. Mas como a época ainda era dos brancos, viver juntos era quase impossível, tanto que aconteceram vários infortúnios com o casal que os separaram, encontrando-se dez anos depois.

É uma leitura incrível e linda, mas intensa, com cenas que mexem profundamente com o leitor. José e Clara tentam voltar a ser um casal mesmo com tudo dando contra ao redor. A autora usou de todo sua sensibilidade e criou um romance fofo, forte e cheio de frases de impacto, que fazem nosso coração sussurrar?

Clara 23/04/2023

Dois pesos e duas medidas. O que nos torna melhor do que o outro? As vezes julgamos as pessoas por serem diferentes de nós. Mas o que nos torna tão especiais assim? Muitas guerras começam por conta desse tipo de mentalidade. Há vários tipos de ignorância e o preconceito é uma delas. O que te faz pensar que a sua verdade é a absoluta? O mundo está sempre repleto de ruídos e muitas verdades são manipuladas.
A vida de José Liberto nunca foi fácil, longe disso. Era negro, nascido livre e filho de uma escrava não liberta. Será que ele era realmente livre? Por menor que fosse, essa pseudo liberdade foi o começo de novos tempos. Ele lutou desde o ventre de sua mãe e passou a vida inteira batalhando por uma vida melhor e pelo amor de sua vida.
Clara Ribeiro é branca e filha do Barão de Laguna. Há quem imagine que por viver na riqueza, sendo filha de quem era, sua vida seria um mar de rosas. Só que não. Existem vários tipos de prisões, e nem sempre precisamos estar acorrentados para estarmos presos.
José era inteligente e observador, com isso, desde muito jovem passou a trabalhar para o Senhor Gaspar com intuito de juntar dinheiro e pagar a alforria de sua mãe, Dandara.
Em um desses trabalhos precisou viajar ao sul do Brasil para fazer negócios com a fazenda do Barão de Laguna e lá conheceu a mulher de sua vida.
Clara sempre foi muito coerente em suas crenças e foi criada por sua mãe para ter uma mente mais ampla, apesar de seu pai ser um escravocrata ferrenho.
Com apenas um olhar seus mundos se chocaram e a escuridão encontrou a luz. Por mais jovens que fossem o sentimento que ali surgiu, não se importava com cor ou status sociais. Apenas nasceu, porém cortaram um dobrado para se tornarem um só.
É uma história que pontua a força do amor em meio os demandos de uma sociedade fria, como o inverno sulista. Já é difícil viver o amor de forma plena e pior é quando precisamos a todo tempo justificar o que para nós é óbvio. Foi uma constante luta, mas José e Clara foram determinados e acreditavam no que sentiam ao ponto de não sucumbirem a essa visão preconceituosa.
É lindo de ver o processo, e que apesar de todo o sofrimento, Deus estava agindo e abrindo os caminhos..

Evy 19/04/2023

??ALERTA: Esse livro pode conter gatilho para conteúdo sensível.

?Minha opinião:

Eu não esperava por todo esse amor e esperança que esse livro mostrou do começo ao fim, trouxe mensagens e lições super importantes para a vida do leitor sobre a escravidão e um pouco da história da abolição.

?Plot:

Além de falar sobre amor a primeira vista, também se encontra o amadurecimento de ambos personagens e a superação de mágoas do passado que influenciaram muito na história.

?Escrita:

Não canso de falar que essa mulher é sensacional, abordou um tema forte de um jeito tão explicativo e que entendemos todos os fatores que a historia nos leva. Gil é uma escritora maravilhosa!

?Personagens:

Mesmo vindo de categorias sociais diferentes, não deixaram que isso abalasse o seu amor, mesmo que o mundo reverteu os papéis de ambos, o amor trouxe tudo a tona e enlaçou essa paixão perdida e mostrou para ambos a lei do retorno. José e Clara foram uns dos personagens que me cativaram muito e abriram meus olhos para muitas coisas.

?sussurros de Inverno é o segundo livro da sequência de O AMOR EM TODAS AS ESTAÇÕES, não é necessário a leitura do livro anterior, Sonatas de Outono. Cada história possui protagonistas diferentes, mas nem todas elas se conectam. Ler fora de ordem não altera a compreensão das histórias.?

Adria Raquel 29/11/2021

A escrita da Gil sem dúvidas é uma das melhores - a história flui, os personagens te cativam ou se tornam tão odiosos quanto, temas pesados que precisam serem falados são tratados com a seriedade que se deve -, você só consegue parar de ler quando termina pois a curiosidade move o enredo, o gosto por algo bom que deve acontecer, a esperança por dias melhores, a felicidade para os mocinhos, tudo nos deixam vidrados até a última página...

@escritadecabeceira_ 04/11/2021

Da série O Amor Em Todas As Estações, Sussuros de Inverno, vemos um amor improvável florescer entre José e Clara.

Em tempos passados, em meio a muitos preconceitos e imposições de uma sociedade machista, esse amor precisa vencer ainda as amarras da escravidão.

Sem ao menos se conhecer, esse casal se conecta com pequenas e singelas trocas de palavras, e vivem na esperança de conseguirem cumprir a sua promessa!

José voltará para buscar Clara, mas é claro que essa fuga não será simples assim.

E mesmo, que ainda consigam viver juntos, muitos desentendimentos e mágoas farão parte dessa relação.

Fugindo do amor, se escondendo, e se machucando ainda mais, vemos este amor quase ruir, mas o sopro de esperança permanece conosco por toda a história.

E como é bom ver, um amor conseguir finalmente se aquecer mesmo que em meio a uma nevasca!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Carol Vasconcelos 14/10/2021

Sussurros de Inverno
🦋José Liberto teve o "privilégio" de nascer livre na época escravocrata, seu sonho era trabalhar é juntar dinheiro para libertar a mãe, comprando sua carta de alforria. Clara nasceu de uma família com títulos, mas também lutou por sua liberdade, pois o pai tinha uma mentalidade preconceituosa.

🦋O encontro desses personagens se dá quando José é mandado para a fazenda do pai de Clara. A troca de olhares e de sentimentos foi recíproca e instantânea, mas claro, o preconceito predominante naquela fazenda não permitiriam que eles pensassem em ter um romance.

🦋Enfim eles têm a oportunidade de se falarem, e se apaixonarem, sempre se encontram no lugar favorito de Clara. Eles iriam fugir antes que ela fosse obrigada a se casar. Mas tudo isso ainda no início da história, e a gente sabe, o casal já deu certo no início, aí tem?! E a verdade é que no dia em que Clara e José tinham a esperança de mudar as suas vidas para sempre, muita coisa vai acontecer, e as consequências para ambos vão ser grandes.

🦋Já li vários livros da Gil, são romances de época, e cada um é melhor que o outro. Aqui no perfil você encontra várias resenhas! Esse livro passa no período da escravidão, e aborda claramente o racismo, mas além disso, muitos outros tipos de preconceitos serão tratados nesse livro e da forma mais incrível possível, fazendo o leitor refletir sem ter cenas pesadas, a escrita é fluida durante toda a história.

🦋José Liberto aparentemente vai ser o mocinho da história, vítima do racismo. Porém ao ler mais adiante da obra ele se torna o próprio vilão (cheguei até a conversar com Gil, COMO ELE FEZ ISSO?). A premissa dessa obra é muito boa e o enredo é muito bem desenvolvido, muitos temas importantes vão ser abordados, como o machismo, e como isso afeta, como os personagens se sentiam diante do que lhes eram dito. Esse livro é necessário.

site: https://www.instagram.com/p/CUbSpzMLPWx/

Isis 03/09/2021

@_isisbooks
Essa história me prendeu desde os primeiros capítulos. São assuntos muito sensíveis, que a autora conseguiu abordar de uma forma tão delicada que me impressionou. Acho que a Clara é um exemplo de bom coração, liberar perdão, uma das coisas mais difíceis. E ela fez isso, aparentemente com facilidade. Mesmo tendo um coração tão bom, ela passou por tantas coisas ruins, e nunca perdia a sua essência.

Eu amo quando eu tenho uma experiência literária, não é só simplesmente ler, mas ter uma experiência. E esse livro me trouxe isso. Um turbilhão de emoções, amei e odiei vários personagens. A amizade da Clara com Jacinta era tão sincera, Clara sempre fazia o que podia pra ajuda-lá. Eu com certeza recomendo esse livro pra todos.
Esse livro me encantou, que experiência incrível. LEIAM!

julialbu 01/09/2021

A escrita do livro é muito fluída e envolvente. A autora trabalha temas como escravidão e com o preconceito de forma delicada ,eu gosto de como ela estuda mesmo a situação e tentar falar um pouco disso nos livros mesmo que o foco da história seja sobre o romance.
Surtei bastante nesse livro , xinguei o José bastante, mas entendi a visão dele mesmo que eu não concorde e nem passe pano . Mas o que importa é o depois ,o que as pessoas vem as suas atitudes e aprendem com o erro e evoluem.

Re_Resenhando 29/07/2021

Estonteante
Esse mais novo livro da Gilmara é um romance daqueles que não queremos parar de ler.
Clara é uma mocinha determinada, de opinião própria, filha do barão de Laguna e favorável ao fim da escravidão.
José Liberto é um galã que tem descrito suas qualidades e defeitos ao longo da trama. Ele nasceu livre, mas sua mãe Dandara foi escrava até a Assinatura da Abolição no Brasil.
E nessa história que tem uma passagem de tempo não ficaria sem alguns vilões.
Um romance simplesmente estonteante.

Sara 29/07/2021

Romance extraordinário e envolvente!
Um romance que se passa na época da escravidão, apesar de ter sido uma época muito difícil, que nem sequer deveria ter existido, a autora conseguiu na medida certa abordar temas que trouxeram tanto sofrimento.
Confesso que com o avisos de gatilho esperava por algo mais pesado, mas a leitura é leve e fluída.
Iniciei o livro e simplesmente não consegui parar de ler antes de chegar a última página, o romance, ponto principal da história nos faz torcer pela mocinha (Clara), e em determinados momentos ter um pouquinho de raiva do mocinho (José).
Claro que para um bom romance, o "foram felizes para sempre" existe, mas, foi tanta coisa que aconteceu entre o início e o fim, que precisaria de duas resenhas para comentar.
Mas de tão bom que o livro é, estamos na torcida para a autora escrever um romance sobre os personagens secundários do livro, ou quem sabe, um spin-off.
Foi meu primeiro contato com a autora e só posso dizer que estou ansiosa para conhecer outros títulos.

Bela 29/07/2021

Sensacional !!
Nessa história ensina tantas coisas, fala sobre o preconceito, sobre perdão! Que nem tudo que acontece conosco devemos nos vingar e sim deixar as voltas do mundo fazer por si só. Tudo de ruim que carregamos de outras pessoas acabam nos contaminando e nos tornando semelhante.
Clara foi incrível, mesmo passando por tudo nunca deixou de ser ela mesma e tratar todos como igual.
Nossa cor não muda nada do que somos.
Todos tem direitos e deveres.
Está de parabéns !!

Maria15475 29/07/2021

Uma estória que fala sobre o final da escravidão no país, tratando de preconceito e abusos, mas com um romance onde o amor vence.
Um livro que encanta e nos faz refletir.