Darius, o grande, não está nada bem

Darius, o grande, não está nada bem Adib Khorram

Resenhas - Darius, o grande, não está bada bem

Leo Oliveira 15/01/2022

Que história incrível e sensível, fui abraçado de tantas formas que nem consigo explicar. Adib tem uma narrativa maravilhosa, foi uma honra conhecer a história do Darius. Tenho certeza de que esse livro vai morar no meu coração por muito tempo.

Thiago Neiva 02/09/2022

Um livro de autodescobrimento incrível!
Eu amei Darius, o Grande. Acompanhamos a história de Darius, um garoto que sofre em sua escola e que ainda tem uma relação péssima com sua aparência e com o próprio pai. Enfim, a vida de Darius é sofrida e assim como diz o título, ele não está nada bem.

Bom, não está bem, até o momento que tem que ir pro Irã visitar sua família pela primeira vez e onde conhece Sohrab, um garoto que mora lá próximo e que o trata de uma forma tão especial, que Darius sente que ninguém nunca o entendeu tanto quanto ele. A relação dos dois tem um desenvolvimento muito lindo, basicamente uma relação fortíssima de amizade entre dois adolescentes com um tipo de tensão romântica que paira entre eles.

Enfim, é fofinho, é lindo e é uma trilogia. Eu recomendo muito e estou doido pra ler a continuação!

Joao366 28/07/2023

Darius, o Grande, não está nada bem
Esse livro me tirou da minha zona de conforto já que o protagonista tem uma ascendencia persa, e está fazendo uma viagem ao Irã pra conhecer a família de sua mãe, e normalmente não leio livros com outras culturas (apesar de amar conhecer), e eu amei isso, acho que conheci um pouco da cultura persa juntamente com o Darius kk. Gostei muito da escrita do autor, tudo fluiu muito rápido e fácil.
Um ponto muito bacana desse livro é que o autor não exagera em referências da cultura pop, o autor soube dosar muito bem isso, ele não só jogou referências toda hora e em todo momento igual alguns aí. Eu amo a cultura pop e suas referências (sou um nerd né ksjsjsjsj) mas tudo dosado e não jogado a Deus dará.
Eu não sei se meu emocional é muito frágil e abalado, mas eu achei a carga emocional desse livro "pesada", por vários motivos que eu acho que se eu colocar nessa resenha possa ser spoiler, mas enfim, acho que posso citar coisas como o bullying, a depressão, a baixa auto estima, a pressão que o protagonista passa, por esses e outros motivos eu morri de dó diversas vezes do Darius, fora o tanto que eu me identifiquei com ele. Mas apesar de tudo isso eu senti um conforto na história...
A história foi sobre amizade, conhecimento, família e temas sensíveis, simplesmente amei acompanhar. Quero muito ler a continuação porque tenho umas teorias que provavelmente eu esteja bem certo do que vai rolar, porém tô com medo de que eu esteja certo kkkkkkk

Ps. Livros que envolvem depressão e ansiedade me conquistam kk
Regis 29/07/2023minha estante
Ótima resenha! ???

Joao366 29/07/2023minha estante
obrigado! ?

vivi 25/09/2023minha estante
amei a resenha me convenceu

Joao366 25/09/2023minha estante
super recomendo! é maravilhoso

Gabi.Buenos 15/09/2021

Pertencemos a um lugar apenas pela nossa herança?
Esse é o tipo de livro que vai ficar comigo por muito tempo. A minha expectativa era de ser um romance, mas na verdade é uma história linda sobre pertencimento, encontrar seu lugar e também sobre depressão. Na Nota do Autor, Khorram diz que "queria mostrar como a depressão pode afetar uma vida sem necessariamente controlá-la" e acredito que ele fez um trabalho excelente em mostrar isso por meio do Darius.

Me apeguei muito ao Darius, meu coração doía ao ler certas situações e eu só queria abraçá-lo. Chorei muito em duas cenas no final, mas apesar disso não acho que seja um livro triste. É um livro bonito e profundo e que é difícil não se identificar com algum aspecto.

"Para Fariba Bahrami, o amor era uma oportunidade, não um fardo."

Mamou é incrível, assim como toda a família de Darius. O foco que dá na relação dele com o pai e a família lidando com a doença do avô é de uma sensibilidade muito grande.

É sempre muito legal ler livros fora do eixo Estados Unidos e Europa e ser transportada para outros lugares. Ver a cultura persa e o Irã por meio dos olhos do Darius, que visitava o país pela primeira vez, foi muito envolvente, eu me sentia ali (e morri de vontade de comer todas as comidas que ele descreve, especialmente qottab).

Eu realmente amei muito mais do que imaginei que seria possível e espero ler a continuação em breve.

Booktoti 01/02/2022

Um livro que te transporta
Darius, o grande, não está nada bem (+14) é um daqueles livros que conseguem fazer você se sentir parte de outra cultura, um livro que te transporta, durante aquelas páginas eu realmente sentia que tava no Irã, e foi mágico.

Para os fans de romance, que nem eu, não vão esperando um livro de romance, você percebe que o Darius tem as questões dele, mas o romance e a sexualidade dele vão ser mais desenvolvidos no segundo livro (que ainda não lançou no Brasil) esse primeiro é muito mais sobre saúde mental e os problemas que ele tem consigo mesmo e com o pai.

O meu único problema com esse livro foi não ter conseguido me apegar aos personagens, mas foi uma questão totalmente pessoal minha, só consegui amar o Darius, as outras pessoas só me estressavam a maioria do tempo, e por conta disso ele não ganhou uma nota mais alta, mas foi como eu disse, eu tenho total consciência, que isso é uma questão muito minha.

Se você gosta de livros que te mostrem novas culturas, se você tem daddy issues (ou family issues no geral), se gosta de livros que trabalham saúde mental, e de acompanhar um personagem muito sensível na sua jornada de autodescoberta, esse livro é pra você.

vcmechamademar 25/02/2022

Tocante!!
Um livro que me abraçou, me acolheu, me aqueceu, de formas que eu nem consigo explicar. Me senti muito próximo dessa história e emocionado em diversos momentos, foi impossível não me sentir conectado com o Darius e todos os conflitos que o mesmo enfrentava. A escrita do autor também colaborou muito com isso, era fácil e fazia com que a gente nem notasse o tempo passando enquanto lia. Amei!

distritodoslivros 13/04/2022

Darius não está nada bem, e nem eu
Conheci esse livro vendo um vídeo de indicações do Paulo Ratz, e achei que seria legal ler alguma coisa mais séria, e mais real, pra fugir do mundo de fantasia depois de ler três livros de TOG seguidos.

No começo parecia um livro comum, sobre a vida de um adolescente meio persa e meio estadunidense, vivendo sua vida com sua ascendência, suas questões familiares e culturais, e sua depressão.

Mas acabou que foi muito mais do que isso. Foi uma história linda sobre conhecer sua cultura e suas raizes, sobre um garoto que conhece sua família depois de 17 anos, não apenas sobre ser a pessoa com um quadro de depressão, mas sobre ser quem convive com alguém com esse diagnóstico? São tantas as coisas que se transformaram nessa história, foram tantas emoções que eu senti e o tanto que eu chorei no final não está escrito!

Eu amei ver o quanto o Darius foi evoluindo, quanto ele foi se permitindo a se abrir com sua família, seu amigo, e com ele mesmo. Amei ver como o autor retratou tudo pela visão de um adolescente inseguro, que não sabe bem como se expressar então recorre a todo o linguajar nerd que ele ama (muuuuuitas referências a Star Trek e Senhor dos anéis kkkkkk).

E também amei a nota final do autor, que contou também um pouco da história dele e sobre como ele vive com seu quadro de depressão, disse muitas palavras bonitas e ainda deixou uma nota de pontos de apoio para pessoas que precisam de apoio psiquiátrico.

Foi definitivamente um prato cheio, aprendi muito sobre a cultura persa, mas mais por contexto, o autor não explica 100% dos termos usados. E tá tudo bem! Não interfere no entendimento da história, e ficaria bem exaustivo se ele parasse pra explicar tudo.

Um adendo final: você com certeza vai terminar esse livro pensando ?Eu falo que amo as pessoas o suficiente? Quanto tempo ainda tenho com aqueles que eu amo?? ?

juliaememo 03/11/2022

Darius, o Grande, não está nada bem - um livro emocionante para querer ler de novo e de novo
O que falar sobre esse livro?

Eu comecei despretensiosamente e encontrei uma leitura emocionante, cheia de detalhes e mensagens.

Nosso protagonista tem diversos problemas e inseguranças que podemos perceber claramente pelas páginas. Conseguimos notar essas coisas não só quando ele fala, mas pelo jeito que ele diz certas coisas.

Ele vai falar muito sobre a cultura persa, sobre saúde mental, problemas familiares, Star Trek e chá. Tudo isso de um jeito muito sutil que vai realmente tocar o leitor.

Todos os personagens são bem desenvolvidos, tem seus próprios conflitos que de alguma maneira, se interligam à vida do protagonista.

Você termina essa história querendo ir para a primeira página e recomeçar o livro, porque você simplesmente quer ficar mais tempo como Darius, esse personagem tão querido.

Classificação indicativa: +12

Gabi 22/04/2023

Cultura persa e transtorno depressivo
Como alguém que vive com a depressão por mais de 20 anos, esse livro tocou lugares muito profundos em mim, mas sem despertar gatilhos. A forma como a depressão não foi tratada como o personagem principal, mas apenas um detalhe secundário que apenas aparecia em certos momentos deixou a leitura leve. Amei a forma como a cultura persa foi retratada também e aprendi muita coisa que eu não fazia ideia.

Moni 09/11/2022

Seu lugar está vazio
Não há palavras pra descrever o acontecimento que foi esse livro. Terminei um livro 5 estrelas ontem e já topei com um 5 estrelas hoje que me fez CHORAR! Simplesmente magnífico.

Não há histórias o bastante sobre personagens de descendência do oriente médio e as pessoas tão perdendo muito em não ler esse livro. Me tocou de um jeito tão íntimo e pessoal que eu comecei a chorar no final do livro. Não é fácil ter que lidar com famílias de culturas diferentes e ainda encontrar sua própria identidade, digo isso de lugar de fala, como brasileira descendente de libaneses.

Ler essa história foi como beber água depois de um dia agitado. A trama é algo muito pouco trabalhado na literatura atual, o que o faz um fenômeno entre os livros atuais. Recomendo muito a leitura para qualquer um que se interessar.

Sens0 18/01/2023

lindo e aprofundado
Apesar da depressão ser o ponto central desse livro, e ele tratar ela e seus pensamentos muito bem, ele é muito mais do que isso.

Desenrola relações familiares, com barreiras entre pais e filhos, e consequências da masculinidade tóxica e preconceitos com quem toma remédios e depressão no geral.

O aprofundamento da cultura persa e Darius se conectando com suas raizes, sua cultura e desenvolvendo relacionamentos com seus familiares é apenas perfeito.

A relação com o primeiro amor sem entender muito bem o que era também foi lindo ver se desenrolar (apesar de queria um extra no final da relação deles)

Foi lindo do começo ao fim, chorei, me identifiquei, dei risada e sai com o coração quentinho. Vale a pena demais conhecer essa história!!

Eduardo1625 21/08/2022

Viajei para o Irã sem sair de casa!!
Esse livro foi o primeiro que me fez viajar sem sair de casa!! Uma dose cultural incrível e fácil de entender!! E tem os melhores títulos de capítulos de todos os tempos!! Kkkkkk

Lucas Leite 22/02/2023

Quem ler vai querer conhecer o Irã, garanto!
O livro é uma obra exemplar de sensibilidade, em todos os sentidos. Os personagens são lindamente construídos, com suas nuances e questões. Por trás de uma discussão identitária, o livro desenrola momentos doces e densos das relações humanas: família, sociedade, pertencimento, religião, amor e amizade.

Não vou dar spoilers, mas o mérito é justamente esse: de se tratar de um livro que não precisa de rótulos, porque a forma como a descoberta do amor e da amizade (em diversos sentidos) se desenrola torna-o delicioso de ser lido.

O autor usa de experiências próprias para embasar a construção de Dariush, o que deixa o livro muito fiel a sentimentos que algumas pessoas têm e não conseguem explicar objetivamente. Mas fica o recado: todos tem seus lugares.
Lucas990 22/02/2023minha estante
Um dos meus favoritos, amo ?

Jotape 16/11/2021

I have... I have depression
Nao vou fazer uma resenha aqui, pq vou fazer no meu bookstagram, bem detalhada, explicando o pq esse livro se tornou o melhor livro que eu já li. Só quero deixar essa frase aqui:

"? Seu lugar estava vazio para mim também ? disse ele. ? Eu também nunca tive um amigo antes."

zoni 22/11/2021

Talvez eu estivesse aprendendo a ter menos muros...
Esta é uma história sobre autoconhecimento, família e pertencimento. Enquanto narra a viagem das personagens para o Irã, o autor deixa nas entrelinhas que a coisa principal nesta trama, é que o leitor não só conheça o protagonista, mas que entenda quem é Darius. É uma trama sincera que me tocou de uma maneira que eu realmente não sei explicar, mas foi de uma forma muito boa. Não é aquele tipo livro triste, ou cheio de coisas para nos fazer chorar (como eu vi algumas pessoas vendendo por aí), é só um livro honesto que nos faz repensar algumas coisas, entender essas coisas, principalmente, as diferenças e os momentos em que cada pessoa está, com carinho.