Escravidão  Volume II: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil

Escravidão Volume II: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil Laurentino Gomes




Resenhas -


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Dessa 20/11/2023

Uma leitura necessária sobre a escravidão
O segundo livro da série sobre Escravidão traz mais um apanhado de informações da “época de ouro” da escravidão no Brasil. Literalmente. Entre 1700 e 1800, a mão de obra cativa foi muito utilizada para a exploração de ouro em Minas Gerais e em algumas regiões do Centro-Oeste brasileiro. Além disso, também foram usados para as plantações de cana-de-açúcar (não só no Brasil, mas em diversos outros lugares da América), arroz, tabaco e algodão. Laurentino nos descreve com riqueza de detalhes esse período, que foi um dos que mais deu lucros aos traficantes e senhores de escravos.

Veja o restante da resenha no meu blog

site: https://hospedariadepalavras.blogspot.com/2023/11/resenha-61-escravidao-vol-2.html
comentários(0)comente



Gi Santos 11/07/2023

Como sempre mto bom!
Uma leitura com muita história e rica em detalhes onde me suprendi a cada capítulo. Vários fatos da história se cruzando e descobri que um dos fatos para abolição vem de onde a gente menos imagina. Adorei apesar de uns momentos serem cansativos, mas super vale a pena.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Entre 1700 e 1800, cerca de dois milhões de homens e mulheres foram arrancados de suas raízes africanas, embarcados à força nos porões dos navios negreiros e transportados para o Brasil. Muitos seriam vendidos em leilões públicos antes de seguir para as senzalas onde, sob a ameaça do chicote, trabalhariam pelo resto de suas vidas. No final do século XVIII, a América Portuguesa tinha a maior concentração de pessoas de origem africana em todo o continente americano.

No segundo volume de Escravidão - Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil, Laurentino Gomes concentra-se no século XVIII. O período representou o auge do tráfico negreiro no Atlântico, motivado pela descoberta das minas de ouro e diamantes no país e pela disseminação, em outras regiões da América, do cultivo de cana-de-açúcar, arroz, tabaco, algodão e outras lavouras marcadas pelo uso intensivo de mão de obra cativa.
Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto impactante que inclui imagens e gráficos, Laurentino Gomes lança o segundo volume de sua obra, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555670394
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR