Notas amargas

Notas amargas Jacqueline Gonçalves

Resenhas - Notas amargas

Sol 21/02/2023

O livro conta a história de 2 gerações de uma família. Otaviano, que cresceu em meio a pobreza no interior mineiro, alimenta a cada dia a vontade de dar a volta por cima e ser rico. Até que preço ele estaria disposto a pagar para obter riqueza e status?
É uma história leve, cheia de reviravoltas, e que prende a atenção até a última página.
A escrita da autora é muito fluída, clara e envolvente. Amei.

Michele 18/01/2022

Do amargo ao doce
Conheci a autora Jacqueline Gonçalves pelo seu canal do Youtube Estante Alada e logo a identificação como leitora me cativou. Jacque, como eu, tem espaço reservado em sua estante para clássicos nacionais e estrangeiros.
Em 2020 conheci a outra faceta da booktuber: ela lançou o seu primeiro livro “De Gateira em Gateira”, uma história infantil que além de fofa é um mergulho no universo dos felinos.
Mas a minha surpresa maior foi quando a autora publicou em 2021 o seu primeiro romance: “Nota Amargas”, uma obra madura, de escrita clara e envolvente, cheia de críticas sociais, personagens bem construídos e um estilo narrativo muito interessante.
A trama inicia em Minas Gerais (terrinha da autora) onde um menino chamado Otaviano cresce na miséria apesar de seu pai ser de origem abastada. Por ter decidido se casar com uma mulher de classe menos favorecida o pai abriu mão de sua fortuna. Com a morte do pai, Otaviano precisa logo aprender a ajudar na renda da casa. No entanto, guarda um sentimento amargo em seu coração: a determinação de um dia conseguir a qualquer custo ser tão rico ou até mais do que a família que lhe negou herança.
Otaviano é o protagonista da primeira fase do enredo. Ele se torna uma pessoa ressentida, capaz de qualquer coisa para ascender socialmente. É com essa ambição que ele se desloca para a Bahia, onde irá trabalhar em uma fazenda de cacau.
Na segunda parte da trama, uma curiosa virada acontece com a mudança de protagonista. O tempo passa e Teófilo, o filho de Otaviano, assume o foco narrativo. A virada não é apenas formal, pois, junto às consequências dos atos impensados de Otaviano, vem um outro jeito de ver o mundo. Teófilo é um personagem cativante e seus objetivos são bem diferentes dos de seu pai.
Assim, a lição final que vai ficar no coração do leitor será de perdão, afeto e união e, principalmente, a certeza de que uma família pode se unir para superar os erros do passado. Notas doces!

Vanessa.Coimbra 30/12/2021

É uma história que fala muito sobre a ganância e o que o ser humano está disposto a fazer para alcançar seus objetivos.

Karoline67 09/12/2021

Bom, mas rápido!
A escrita da autora é clara, concisa e muito agradável. Eu gostei muito da trama e foi de fato uma grata surpresa. Tem tudo pra ser uma história deliciosa (e é), além de ter uma história comovente. Li desesperadamente e me encantei com o final. Porém, achei que ele ficou... Rápido demais! As coisas aconteciam muito rápido, senti falta de "sofrer" mais em alguns momentos, achei que as situações e personagens poderiam ter se desenvolvido melhor. No mais, recomendo muito, adorei e quero ler outras obras da autora!

Daniela 26/08/2021

Escrita envolvente
Drama familiar que li de um dia para o outro. Escrita fluida, mas primorosa. Personagens que dariam pra compor uma série focando em cada um. Que história. Leiam!

Fernanda Melo 14/08/2021

Leitura nacional contemporânea
O primeiro romance da autora Jacqueline Gonçalves é muito bom, ao ler percebemos a dedicação nos detalhes, houve pesquisa pra trazer o contexto histórico que eu acho fundamental, riqueza na construção dos personagens e o desenvolvimento da história é primoroso. Drama familiar, busca por melhores condições de vida, amor em várias formas, intrigas, inveja e redenção. Pode ser lido em apenas um dia facilmente. Tá disponível no kindle unlimited mas também pode ser adquirido por um preço bem bom, apoie a literatura nacional.

dialogonoslivros 07/08/2021

A belíssima estreia da Jacqueline Gonçalves
Notas Amargas foi um livro surpresa para mim. Conheço o trabalho da autora pelo youtube e instagram, li seu primeiro livro "De gateira em gateira", mas mesmo assim me surpreendi positivamente com o livro.

A estória com tantas reviravoltas, um drama familiar que se desenrola ao passar pelos anos e paisagens do Brasil Com uma escrita bastante poética, Jacqueline consegue fazer o leitor se sentir no cerrado, o cheiro das frutas e a sensação da terra nos pés. Fui tragada para dentro do livro e me vi na Bahia e em Minas Gerais, mesmo não conhecendo nenhum dos estados.
O livro me trouxe muitas reflexões sobre os desafios da vida e as escolhas que fazemos, e o impacto que isso tem em nossas vidas e das nossas famílias. Fiquei aflita em algumas situações, feliz com outras, vivi intensamente a vida de Nonô.

Parabéns pela estreia, Jacqueline!

Thais M 02/08/2021

Surpreendente!
Confesso que me surpreendi com essa leitura do primeiro romance da autora Jacqueline, pois tive o primeiro contato com sua escrita com a publicação de seu primeiro livro, que foi voltado para o público infantil ("De gateira em gateira") e agora ela nos brinda com um belíssimo romance de formação. Onde nos é narrado a trajetória de um personagem interiorano do estado de MG, desde de sua infância até a vida adulta, com seus altos e baixos. Nele podemos ver uma escrita simples e uma história com um belíssimo enredo, e que por esse motivo torna a leitura super rápida, sendo possível sua leitura em um dia de tão envolvente. Portanto, felicito a autora por essa bela narrativa e recomendo a leitura a quem tem interesse em ler obras nacionais, pois é muito bom. E espero em breve ler novos livros que venha a publicar.

Livia 31/07/2021

Leitura envolvente.
Não sei por onde começar a falar sobre Notas Amargas.

Vamos pelo começo!
Notas Amargas foi meu segundo contato com a escrita da Jacqueline Gonçalves, o primeiro livro que tive o prazer de ler foi De Gateira em Gateira, livro infantil, muito lindo.

Como minha primeira experiência com a autora foi muito agradável, iniciei a leitura de Notas Amargas com boas expectativas.

Em Notas Amargas temos a história de Otaviano, que é iniciada quando ele ainda é uma criança no sítio da família, no interior de Minas Gerais, e com todo drama que ele, a mãe e a irmã passam após a morte do pai.

Otaviano se torna um homem muito ambicioso e determinado a ser muito rico. E em busca de fortuna ele parte para o interior da Bahia para trabalhar em uma fazenda de cacau.

Certas características de Otaviano que me chamaram a atenção: ele é honesto, trabalhador e muito dedicado ao trabalho, filho, irmão, esposo e pai amoroso, mas preso ao passado, para ele o passado não passa.

Seu rancor, sua fúria e ódio pelo passado são norte para que em um único momento, umaúnica proposta ele deixa a ambição, o dinheiro falar mais alto e sua atitude tem reações muito devastadora onde ele nunca imaginou.

De forma poética, rica em detalhes Jacqueline Gonçalves tem a arte de nos transmover para dentro da história que é carregada de emoção, drama e nostalgia.

Os personagens secundários são bem construídos e completam a trama de forma marcante. A mãe, a irmã e a esposa são personagens cativantes e mulheres fortes.

Notas Amargas é uma daquelasleituras que deixam a gente preso do começo ao fim. Simplesmente maravilhoso.

Inspirações Literárias 28/07/2021

???????
Um livro de emoções profundas.

Traz a reflexão dos limites entre as fronteiras da empatia e egoísmo na busca sem limites para a realização do desejo da maternidade.

Será que, verdadeiramente, devemos fazer quaisquer ações para realizar o desejo da parentalidade?

No final o coração ficou apertado, teve nó na garganta e lágrimas.

Daniel1841 19/07/2021

A autora nos presenteia com uma história mais adulta, mais madura, cheia de reviravoltas, depois da sua publicação infantil, De gateira em gateira. De cara a gente é fisgado por uma história marcada por um conflito de terra, fato corriqueiro no Brasil, a partir daí acompanhamos a trajetória de Otaviano, sua esposa, filhos e pessoas que o rodeiam. A trama tem um toque dramático excelente.
Espero que a autora nos traga mais textos, acho que esse livro só reafirmou sua capacidade de brincar com as palavras e criar boas histórias.

Denise.Sartori 18/07/2021

Estória belíssima!!
Amei a leitura! Já havia gostado muito da escrita da Jacque pelo conto "De gateira em gateira", mas esse confirmou o seu talento para a escrita e criação de estórias! Amei muito dela retratar a estória no Brasil (Minas ?), terra que meu avô amava tanto. Recomendo demais a leitura, é uma estória com muitas surpresas agradáveis e tristes, também. Só não dei 5? porque queria que algumas partes fossem mais longuinhas, mas amei os capítulos curtos (pelo menos senti que foram muito rápidos de serem lidos) ?

Caio 13/07/2021

Estou lendo " as brumas de avalon" Calhamaço e estava precisando de uma leitura mais leve para conciliar. Foi quando assisti o video da Jaqueline e vi a divulgação do livro. A ideia era ler aos poucos, mas li em 3h. A escrita é bem fluida, personagens bem construídos. Não conseguia parar de ler até que acabou e eu queria mais. Rs
Adorei sua escrita Jaqueline, parabéns