The Paris Apartment

The Paris Apartment Lucy Foley

Resenhas - The Paris Apartment

-Koraline 12/05/2022

Não rolou
Esse é o terceiro livro da autora, e por enquanto o pior. Nessa história, as coisas demoram muito a acontecer, e todo o começo apenas apresenta personagens bastante esteriotipados, com pouquíssimo background, e uma trama que envolve todos eles quase incoerente, com reviravoltas desnecessárias, e um final, sinceramente, bastante ruim. Uma pena, pois A Lista de Convidados se tornou um favorito.

Thamiris 13/03/2022

PORQUE O MUNDO É INJUSTO??
Eu não sei porque, me digam porque, esse livro tem uma notinha meio medíocre quando na verdade é fabuloso?!!!

Okay não é perfeito, pois se fosse teria dado 5 estrelas e eu dei 4,7... mas é melhor do que a nota geral está dando a entender.

Primeiro de tudo se você leu outro livro da autora (como The Guest List/ Lista de Convidados) esqueça. É melhor esquecer porque The Paris Apartment tem uma pegada totalmente diferente do outro único livro dela que eu li e que foi citado acima, e talvez isso cause uma certa decepção em você (quase aconteceu comigo).

Esse livro aqui tem sim todo o mistério e o suspense clássico da Lucy mas com uma pegada diferente já que se passa num apartamento, em Paris e não se tem dados do que aconteceu, se alguém morreu, se assassinou ou o quê.

A verdade é que não sabemos de NADA. E a graça mesmo é a brincadeira que a autora faz com nossas mentes, incitando uma coisa e outra, nos fazendo pensar mais no que não é do que no que é.

Em relação ao vilão/vilã da história eu me decepcionei um pouco... A autora foi pra um caminho igualzinho a do outro livro, que é a de pegar um protagonista meio nada a ver e jogar lá na parada e dizer ''tá aqui o/a acusado/a'', quando na verdade, tinha uma penca de protagonistas que dariam certo e ainda iria fazer mais um 'bam' na cara da sociedade.

Enfim de todo jeito eu curti a história e acho que daria 100% certo uma série com a protagonista principal Jesse em outros casos parecidos.

@renatavarelaescreve 15/10/2023

The Paris apartment
Dos 3 que li da Lucy, acho que esse foi o que mais gostei. Os outros dois têm bastante semelhanças, e a ambientação em Paris/no prédio, aqui, fez a diferença pra mim. Além de que eu não consegui rastrear nada do que estava acontecendo... foi uma boa leitura!

Anne Balbueno 23/06/2022

Um grande meu deus o que rolou
Os dois últimos livros da Lucy Foley já não foram lá essas coisas (o segundo teve uma melhora, mas não tão significativa assim).

Nesse também não consegui me envolver com nenhum personagem, galera, cadê o carisma??? A vibe até a metade do livro não conseguiu convencer, os plots foram aleatórios, o enredo fraco, tudo era um grande: que???

O final sempre tem essa coisa de ser mirabolante mas é bom lembrar que menos é mais por um motivo.

jiji.reads 27/12/2023

Foi muito gostoso ouvir o audiobook com o sotaque francês dos personagens. Gostei da personalidade diferente de cada personagem e a história começou muito interessante, pelo meio e pro final do livro ficou devagar e difícil de prestar atenção, o final não é previsível mas também muito esquisito, acredito que gostei mais da narração do que do livro, não sei se eu recomendaria.

Juliana 15/04/2022

Esse livro teve altos e baixos. Algumas partes foram meio irritantes e forçadas (absolutamente todo mundo em Paris fala inglês fluente e na maior boa vontade), mas as reviravoltas foram surpreendentes e saíram do óbvio. Gostei bastante da metade pro final, quando o livro vai ganhando contornos mais escuros e revelando coisas que acabam sendo um ?eita? atrás de ?eita?.

No final das contas, gostei do mistério, apesar de achar a maioria dos personagens apenas ok (vale mais pela história do que pelos personagens, na minha opinião haha).

Julia1359 01/02/2023

Gostei da história. Não é melhor que a lista de convidados mas me surpreendeu em alguns pontos. Outros foram meio óbvios. Mesmo assim, a ambientação em um grande apartamento em Paris com seus vizinhos é agradável de ler.

Tawane 12/03/2022

Um apartamento em Paris
Eu adorei esse livro.

Lucy foley está trabalhando para se torna uma nova Agatha c.

O livro teve algumas reviravoltas que eu não esperava e foi tudo muito bem executado.

Recomendo demais ?

Karen 22/12/2023

Envolvente
Adoro suspense, então quando vi esse livro na livraria não resisti e comprei (apesar de já ter o e-book no Kindle - sim, sou dessas).

Achei interessante e envolvente. Adorei que se passa em Paris e que as mulheres da história tiveram bastante destaque. Alguns personagens deixaram um pouco a desejar na construção deles, prejudicando a conexão com eles, mas relevei.

Não esperava que a resolução fosse como foi, o que eu gosto. Se eu mudaria alguns pontos? Sim, mas nem por isso deixei de apreciar a leitura. Em resumo, recomendo! Além de tudo, o contraste do rosa na capa é lindo.

Alguns quotes:

"Sabe, li em algum lugar que sessenta por cento de nós não conseguem passar mais de dez minutos sem mentir. Pequenas escorregadas: para nos fazer parecer melhores, mais atraentes, para os outros. Mentiras inocentes para evitar causar ofensa. Então, não é como se eu tivesse feito algo fora do comum. É apenas humano."

"Mas é isso que a pobreza faz com você; ela encurta sua infância. Ela endurece sua ambição."

"Quando me casei com Jacques, entendi isso como uma troca. Minha juventude e beleza por sua riqueza. Ao longo dos anos, como é comum nesse tipo específico de contrato, meu valor só diminuiu enquanto o dele aumentava."

"É um prédio bonito, mas há algo podre em seu cerne. Agora que ele descobriu, consegue sentir o fedor por toda parte."

Suh 16/04/2022

Já havia lido "The Hunting Party" da mesma autora, então já esperava uma forma de conduzir a história e um ritmo de narrativa que ela sem dúvidas entregou em "The Paris Apartment".
Em um atmosfera sombria e cheia de segredos, o leitor acompanha a busca de Jess pelo seu irmão - que iria a receber para uma rápida estadia em seu apartamento mas, por algum motivo, parece ter evaporado quando ela chega lá. Boa parte da história se passa no apartamento/complexo de apartamentos onde o desaparecido Ben mora, o que dá ao enredo um clima levemente claustrofóbico.
Como parece ser de costume da autora, a história é contada por diferentes pontos de vista, com um rodízio de narradores por capítulo. Vi algumas resenhas reclamando dessa característica da escrita, dizendo que não se apegaram a nenhum personagem em partes por isso. Bom, não sei se por que sou cria de Agatha Christie, mas histórias de mistério sem enrolação e com foco no enredo, não no personagem, não são problema para mim. É legal quando o autor consegue entregar tudo isso junto (é o caso de Joël Dicker), mas por outro lado isso faz com que o livro seja bem mais longo e de vez em quando, honestamente, só quero um bom clima de mistério que me prenda até o fim e me entregue algumas boas surpresas, no strings attached.

Mylene 01/03/2022

Um prédio em Paris
No livro, acompanhamos a jornada da Jess em busca de informações sobre seu irmão, Ben, que desapareceu de seu apartamento em Paris no dia em que deveria recebê-la para uma curta estadia.

Assim como em outros livros da autora, a narração vai se alternando entre vários personagens, o que tem seus pontos positivos (ex: descansar da protagonista chata) e negativos (ex: não conseguir se conectar com nenhum personagem de verdade). O ritmo da história é bem dinâmico, apesar de alguns cliff hangers forçados no início, o que facilita e instiga a leitura. No entanto, a impressão que fica é que a autora tentou recriar a fórmula de sucesso de ?A Lista de Convidados?, mas não obteve êxito.

O enredo é confuso e superficial em muitos pontos, assim como os personagens. Além disso, alguns temas bem complexos foram abordados de forma desleixada e superficial (??SPOILER: tráfico humano, condição análoga à escravidão e exploração sexual), só para no final serem magicamente ?resolvidos? pela protagonista.

De forma sucinta, posso dizer que esperava mais e fiquei decepcionada com o livro.

Nancy 30/04/2023

Um história de suspense, mas que só fica interessante após quase cinquenta por cento do livro. Antes disso, você tem que ficar constantemente se segurando para não pegar no sono enquanto lê ?????

bookish_ginger 07/09/2022

Slow burn - a bit too farfetched
Well, I don't want to waste more time on this book - so there it goes. It felt dragging for me - little character development, non likeable/relatable characters, some things a bit too difficult to believe, rushed ending... Nah, it's a no for me.

EricaDourado 31/08/2022

Um Mistério de Boas
Livro cheio de potencial. Uma premissa bem legal mesmo. Mas a protagonista é tão besta, tão ingênua onde não poderia nem deveria ser, que a história - que se passa em mais ou menos dois dias - se arrasta e irrita.
Uma quantidade tão grande de flashbacks, que o leitor não sabe mais o que acontece quando, personagens que eram para ser complexos mas são narrados de forma rasa, um mistério que não tem risco de ser revelado, pois a protagonista toma decisões tão bobas que o segredo está bem seguro.
Na marca de 90%, o livro fica bom. Até 98%, finalmente me vi interessada, curiosa. Aí no epílogo, já estava de novo revirando os olhos.
Uma pena. Um Apartamento em Paris, um mistério, um sumiço. Todos os ingredientes pra ser ótimo.
C'est La Vie.

Aninha 21/06/2022

Meh
Dos três já lançados - esse foi o terceiro - é de longe o mais fraco; mas o mais sério talvez? Questões pertinentes foram discutidas com um bom tom. A autora se vale da mesma fórmula ja manjada dos outros dois livros, troca de pov, capítulos curtos, informações nebulosas e muito bem dosadas. Por mais que eu goste desses recursos, que por enquanto são a estética padrão da autora, o enredo importa muito também.

Se nos outros livros o que mais me atraiu eram as relações entre as personagens, nesse me faltou o básico: empatia. Não consegui me importar com ninguém, nem torcer, nem me compadecer, nem me identificar, de nenhuma forma. As problemáticas psicologicas são reais e repesentativas, mas não foram o suficiente para me convencer. Além disso todos os "segredinhos" e detalhes de cada personagem podem ser descobertos facilmente com o mínimo de atenção, e não tem muita graça ficar esperando a revelação com todas as letras - quando ela vem, não é lá tão impactante assim - só uma confirmação do que você já sabia.

No entanto é inegável que a autora tenha amarrado muito bem todas as pontas e a reviravolta final - a única que eu realmente não previ até o capítulo anterior da revelação - foi um detalhe muito bem feito, que pelo menos deu um desfecho ótimo para a história.
Um bom livro, apesar de cair abaixo das minhas expectativas, e valeu a leitura para me familiarizar ainda mais com essa autora que honestamente, apesar das escolhas pra essas história, tem me enfeitiçado cada vez mais.