As nove vidas de Rose Napolitano

Resenhas - As nove vidas de Rose Napolitano

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lu 28/04/2022

Ah, achei ok
No geral achei legal mas a premissa é mais interessante que o livro em sí.
Senti que o fato de ter 9 vidas ficou meio desnecessário, e deixou a história meio repetitiva. Acredito que 5 ou 4 vidas já funcionariam bem.

Gostei da escrita e achei os personagens cativantes no geral, mas muitas vezes ficava com preguiça e confusa com a narrativa alternada e sem linha temporal. (Narrativas que não seguem linhas temporais não são um problema pra mim, até gosto, mas senti que a construção em si e os eventos repetitivos que deixaram o livro confuso). Mas acredito que é um livro que se tem que ler pra formar uma opinião.

anaclarbastos 21/03/2022

"As Nove Vida de Rose Napolitano" apresentam nove versões da vida de Rose, uma mulher que já havia decidido desde sua juventude que não queria ser mãe. Em cada versão, ela vivencia consequências para as escolhas que toma, que colocam em cheque seu casamento e sua felicidade.

ana ð 25/11/2021

esse livro foi um misto de emoções muito grande.
fui de amor, a raiva e angústia. achei a proposta do livro bastante interessante e gostei muito no geral. mas o dilema sofrido pela addie me tocou demais, fiquei angustiada e me coloquei muito no lugar dela. adorei ?

Janaina.Alves 12/01/2024

Comovente. Nós faz ter um olhar diferenciado sobre nossas escolhas de vida, nossos sentimentos sobre essas escolhas. As indecisões e medos nas situações que vivemos. Rose nos mostra um mulher real, com todos esses sentimentos.

Camila | @lendocomamigos 03/02/2022

As Nove Vidas de Rose Napolitano
"'[...] Não quero um filho. Nunca quis, continuo não querendo e nunca vou querer, você sabia disso desde antes do noivado!'"

Rose sempre deixou claro para todos que nunca teria filhos, sua carreira sempre foi sua prioridade e ela estava feliz e bem com isso, e com seu casamento, apesar da pressão que sentia de todos os lados.

Mas uma discussão mexe com todos os rumos da sua vida, pois seu marido mudou de ideia e agora quer filhos e Rose tem que lidar com isso e com a forma que isso vai afetar sua vida a partir daquele ponto.

Assim acompanhamos Rose e o desenrolar de seu futuro em 9 versões diferentes de acordo com cada decisão que ela poderia tomar naquela fatídica discussão.

Rose é muito real em seus erros e acertos, a relação com sua mãe tem um destaque especial de tão bem construída, Luke tem seus altos e baixos e os demais personagens são ótimos acréscimos a história pois demonstram como a sociedade vê e trata a decisão de mulher que não quer filhos.

No início é um pouco difícil de acompanhar o ritmo do livro pois ele vai mostrando diferentes resultados para cada uma das decisões possíveis naquela situação que Rose passou, é um vai e vem entre possíveis futuros, e também passados, conciliando 9 realidades distintas e isso exige muita atenção na hora de ler.

Mas apesar disso é um formato bem interessante afinal sempre ficamos com aquele questionamento "e se?" e esse livro supre bem essa necessidade de mostrar o que aconteceria se o personagem tivesse tomado outra atitude, o que acaba nos fazendo perceber que existem coisas que estão fadadas a acontecer e que não importa o que façamos para impedir sempre acontecerão e almas que estão destinadas umas as outras sempre vão se encontrar.

Thaís 30/03/2024

Quando eu acabei o livro, eu gostei bastante.
Durante a leitura confesso que me senti um pouco perdida. Aparecia: ?Rose vida 6?, e eu não conseguia lembrar qual vida era essa, precisava ler um pouco pra conseguir lembrar. As vezes aprecia ?Rose vida 4 a 9? e aí eu ficava mais perdida ainda, porque de jeito nenhum eu conseguia lembrar quais vidas eram essas.
Chegou no ponto que eu resolvi deixar fluir e ir lendo algumas partes sem entender mesmo kkkk
Mas quando chegou no final eu gostei bastante da forma como as coisas essenciais estavam lá, em todas as histórias, aparecendo de formas diversas, mas imutáveis.
Gostei bastante.

Ique 18/08/2022

Uma escolha...
A história de uma mulher, nove possibilidades e as infinitas formas que a vida pode nos surpreender e fazer com que de um jeito ou de outro, tudo se encaixe.

Laura Hempfling 07/10/2021

Conflitante
Essa é a palavra que consigo pensar para esse livro. O tema inteiro é voltado para uma briga entre Luke e Rose. Rose fez doutorado e numa sessão de fotos para dar de presente para os pais conhece o Luke, fotógrafo. O tempo inteiro que estão juntos Rose mantém sua palavra "não quer ter filhos, nunca quis e não vai mudar de ideia". Com o passar dos anos as pessoas começam a teimar que é uma fase, que ela vai se arrepender, que todas as mulheres tem instinto maternal que algumas só encontram mesmo quando tem filhos. Rose está cansada dessa conversa. Luke uma certa época decide que quer sim ter filhos e pede para que Rose tome as vitaminas. Luke encontra as vitaminas intocadas. A partir daí que temos 9 opções de destinos e futuros para Rose. Caminhos mais longos ou mais curtos mostram o quanto essa relação não é uma das melhores, é uma questão que não existe meio termo: querer ou não ter filhos.
O livro mostra muito mais do que Rose decidir se vai tentar ou não mudar de ideia. Discute possibilidades na vida de uma mulher que não segue um padrão, mostra mães e como somos influenciadas por mais que falemos que não. É um livro de muita reflexão e muito agradecimento aos pais, principalmente à mãe que muda a vida inteira quando tem um filho.
Achei fantástica a temática apesar de ser bem conflituoso para mim que muitos questionamentos mostrados no livro também tenho. Só não dei 5? pois demorei para associar a frequente troca de vidas corridas durante o livro.

Giovanna.Martins 23/03/2022

Tantas vidas em uma só
Esse livro representou para mim aquilo que eu sempre quis ver da minha própria vida: como seria se algumas decisões que eu tomei tivessem sido diferentes? Será que todos os caminhos levariam ao mesmo fim?
As vidas de rose nos faz pensar em tantas possibilidades. Nos faz refletir se aquilo que queremos é o que realmente queremos ou queremos por que alguém diz que deveríamos querer. Se algumas escolhas fazem com que nós acabemos nos diminuindo na nossa própria vida ou se eventualmente tem espaço pra tudo.
A maneira com que cada coisa é ligada, com que cada vida é contada, fez com que eu não conseguisse despregar meus olhos desse livro.
A maneira com a qual o luto, a traição, o divórcio e a maternidade são tratados traz sentimentos diversos, que conseguimos entender de pouco em pouco.
Acredito que toda mulher deveria lê-lo.

Adendo: eu chorei muito ao final da vida quatro, tive que reler algumas vezes para cair minha ficha do que aconteceu.

Aline 22/09/2022

Surpreendente
Adorei a forma como esse livro foi escrito... Ao ler você tem o parâmetro das possibilidades da vida de Rose Napolitano de acordo com uma escolha fundamental em sua vida, ter ou não um filho.

Bia 29/12/2021

Leitura reflexiva
Quando bati o olho nesse livro na livraria achei que era O livro.
No começo, estava achando meio confuso, pacato, repetitivo e chato. Pensei em até abandonar, mas pensei melhor e refleti, e se ele começar a ficar melhor? Botei fé nele e parcialmente ele não me decepcionou.
Pelo título e pela sinopse achei que as nove vidas de Rose seriam completamente diferentes, empolgantes, e muitas possibilidades. Mas me decepcionei nessa parte pois todas elas seguem do mesmo estopim.
Sinceramente achei a Rose um pouco chata nas primeiras vidas mas acabei gostando dela no final. Achei o Luke insuportável e deu vontade da dar uns socos na cara dele.
E por final, gostei do fato da autora ter abordado um assunto necessário. Um assunto que deve ser sim discutido e mais abordado como também respeitar mulheres que não desejam ser mãe, pois afinal de contas elas não são obrigadas a serem mãe pela mera visão distorcida de uma sociedade.

Lisboa 26/12/2022

não sei!!!
não foi um livro que me prendeu por completo, MAS foi incrível a leitura e as reviravoltas em ambas as nove vidas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5