Nietzsche Educador

Nietzsche Educador Rosa Maria Dias

Resenhas - Nietzsche Educador

Lets 03/11/2022

Muito bom!
Li esse livro por indicação da faculdade e gostei bastante. O livro em si é uma reflexão sobre o pensamento de Nietzsche em relação a educação. A crítica que o filósofo faz é sobre como a educação hoje em dia está em prol de sustentar o estado, formando indivíduos que não pensam por si mesmos e sim que repetem os conhecimentos mortos adquiridos. Assim, a educação não forma pensadores ativos e sim passivos. A educação, então, seria apenas uma ferramenta para moldar pessoas para serem engrenagens do sistema. Além disso, ele vai criticar também a ciência, não no sentido de ela não ser útil, mas no sentido de ela sobrepor a arte, o sentimento, as ilusões. Para ele, todos os saberes científicos deve ser útil para a vida em si, e não só para formar um profissional, por isso, a arte e a filosofia entrariam como uma válvula de escape para uma vida mais leve, com mais sentimento. Eu particularmente amei todo esse pensamento que já rondava minha mente há um tempo. :)