Decolonialismo Indígena

Decolonialismo Indígena Alvaro de Azevedo Gonzaga

Resenhas - Decolonialismo Indígena

Alessandro @possati.ale 05/04/2024

Juridiquês
Livro que mostra que é verdade que todo mundo ACHA que sabe escrever história.
Um jurista vai fazer seu pós doc em História e aí faz um trabalho nível graduação citando todos os autores mais conhecidos e fazendo conexões básicas de suas ideias. É basicamente isso.
O livro não precisava trazer nada INOVADOR, mas podia ser um pouco mais forte, trabalhar mais a relação com o indigenismo, realmente trabalhar criticamente os conceitos e não só lista-los e a forma como eles foram utilizados por nomes grandes.
Enfim, é leve e deve servir bem como divulgação, mas achei decepcionante. Cada dia me convenço mais de que História é realmente MUITO difícil, mas todo mundo quer achar que é fácil.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

A Implosão dos Estereótipos Indígenas.
O Dr. Prof. livre docente Guarani Kaiowá Álvaro foi um dos participantes de minha banca de mestrado, e espero poder chamá-lo de amigo. tive contato com ele pela primeira vez em 2021 e quanto mais o acompanhei mais admirei sua genialidade, articulação teórica, carisma e acima disso, bondade.

Essa obra que comprei em 2022 foi essencial para minha jornada acadêmica como pesquisador, especialmente ao analisar como discursos subliminares (e as vezes explícitos) a respeito dos indígenas na academia e no cotidiano advém do racismo epistêmico e estrutural que esses povos enfrentam há séculos. Articulando grandes pensadores do pensamento decolonial latino-americano com a perspectiva indígena de forma coerente, sóbria e didática.

Uma obra que recomendo muitíssimo para quem quer se introduzir as questões da resistência indígena pela sua existência plena.