Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

gabriela.temponi. 11/11/2021

Não esperava que ia gostar tanto

Um livro que foi baseado em um podcast do autor em plena pandemia, amei cada capítulo, questionamento e ensinamento que o livro me trouxe.

Para John green dou 4 estrelasCom esse livro eu aprendi tantas coisas que são difíceis de numerar, tantas perguntas que o autor nos deixa e tantas lições em cada capítulo. O autor que é famoso por seus romances provou que sabe escrever qualquer gênero, até não ficção e sociologia social.

Para John green dou 4 estrelas

Anne 13/09/2021

Para este livro, eu dou 5 estrelas.
Nunca li nenhum livro do John Green na adolescência porque abominava as modinhas. Ter essa primeira experiência de leitura com Antropoceno foi incrível. Leitura para adultos, leve, rápida, com muito conteúdo e citações. Me identifiquei e me senti acolhida nas minhas percepções de diversas coisas que já me questionei durante esta pandemia. Eu tenho me apegado muito em livros que são "respiros" e este é um deles.

Eloiza Castro 08/11/2021

?Preste atenção ao que você presta atenção?

Me surpreendi com a delicadeza dos ensaios de John Green. Conhecido por livros marcantes da adolescência, como ?A culpa é das estrelas?, conseguiu se superar nesse não-ficção, demonstrando seu lado mais humano e sensível. Há também diversas curiosidades e ensinamentos presentes no livro que conseguem nos tocar, mesmo que sejam mundanas. Ao final de cada ensaio, ele os avalia com uma pontuação de até 5 estrelas, muito usada como forma de classificação atual, e é mencionada logo no começo, para fazer sentido ao decorrer? então para John Green, dou 5 estrelas.

?Tudo/mais cedo ou mais tarde/ faz parte de tudo o mais? - Mary Oliver.

Carol 08/11/2021

Para esse livro dou cinco estrelas
Admiro muito o trabalho de John Green, de forma que, se ele lançasse na mídia um livro sobre sua lista de compras, eu leria. E provavelmente iria gostar. Acompanhei o podcast dele enquanto fazia trabalho da faculdade, acompanho o canal colaborativo dele com o irmão no YouTube. E por que isso?
Admiro o fato de como o autor é muito curioso, de como ele tem sempre um livro pra citar, ou sempre um assunto que eu nunca pensei a respeito para ensinar. Essa vontade de aprender me inspira muito, e ela fica CLARA nesse livro.
Algo que eu amei é o ponto de vista dele ao fazer as avaliações, dessa forma não fica uma coisa fria e impessoal. É uma coisa que ele mesmo explica, que ao analisar um assunto é sempre ?a SUA perspectiva sobre o assunto?, ?a SUA experiência no antropoceno.? Assim, essa foi a minha experiência:
Gosto de como esse livro é uma grande homenagem a vários aspectos da vida humana, à pessoas, ao trabalho colaborativo, às grandes invenções e às histórias que ficaram no passado. Mas também gosto de como ele mostra que nem tudo são flores. Gosto de ouvir sobre suas preocupações e angústias.
Gosto que os capítulos são curtos, então a leitura é fácil de ser interrompida pelos compromissos da vida e fácil de ser retomada.
E gosto principalmente da quantidade de esforço que foi colocado nessa obra. Todo final de capítulo estão as referências utilizadas, e as pessoas envolvidas na pesquisa e resgate das histórias. Acho isso muito bonito, de certa forma o livro em si é um trabalho colaborativo de pessoas curiosas. E esse tipo de trabalho, acredito eu, é uma das coisas mais preciosas na humanidade.
Para Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra, dou cinco estrelas.

Lorrana 04/11/2021

john!!!
recebi esse livro com minha caixinha do intrínsecos.
se eu por acaso encontrasse Antropoceno em uma livraria, provavelmente não compraria.
comecei a leitura sem expectativas de ser bom, mas o livro é super leve, a leitura foi fluída, consegui aprender curiosidades totalmente aleatórias que talvez nunca fosse saber se não fosse pelo livro.
e John...eu te entendo, eu nunca imaginei que teria tantas coisas em comum com ele, fiquei realmente em choque, e meio que feliz por saber que não sou só eu, uma adolescente de 19 anos, que tem esses mesmos pensamentos, mas também um dos meus autores favoritos da vida. o livro vale super a pena,
para Antropoceno eu dou 5 estrelas!

Paulo.Ricardo 02/11/2021

Ótimo
Gostei pegada diferente dos outros livros do autor, é mais um bate papo com leitor sobre coisas que aconteceu com ele e com mundo.

Dandi 15/09/2021

Para um livro que é praticamente uma resenha da influência humana sobre a terra, dou 3 estrelas e meia.
Porque é interessante em trazer temas que nunca iria parar pra pensar, e pude refletir sobre eles.
Mas também porque, como o próprio autor diz, tem hora que fica cheio de citações demais.
E o final achei que foi um pouco lento.
No mais, bom livro pra ler de pouco em pouco.

Luma.Micaely 15/11/2021

John Green né ?????
John Green é um dos meus autores favoritos - Se não O meu autor favorito.Não podia ser diferente com esse livro, amo a escrita dele, a facilidade com que ele me faz se interessar por qualquer assunto que escreva.
Para Antropoceno: Notas sobre a vida na terra eu dou 5 estrelas.

Andressa Klemberg 31/10/2021

Para Antropoceno, eu dou 4,5 estrelas
Eu amei essa leitura!!! Do riso ao choro, sobre sermos humanos!
Não imaginava que gostaria tanto de um livro de não ficção de um autor que eu só conhecia por livros de ficção. Pois é, para meu preconceito, eu dou 1 estrela. Haha
No livro todinho, John Green faz ensaios sobre coisas incríveis ou banalmente incríveis e reflete a sobre a vida dos serumaninhos na Terra. Ao final, ele traz a pontuação de cada coisa na escala de cinco estrelas. E ele fala mal dessa escala também.
O único porém foi que no final achei que alguns ensaios podiam ter ficado de fora. Mas penso que cada um de nós poderia dar maior ou menor importância para um tema ou outro.

Meus ensaios favoritos: You'll never walk alone, Ganso-do-canadá e Grama-azul-do-Kentucky - cujos temas se interligam, Staphylococcus aureus, Decatlo acadêmico, A atuação de Jerzy Dudek em 25.05.2005, Piggy Wigly, CNN, Procurar estranhos no Google, Sicômoros e Super Mario Kart.
Para Antropoceno, eu dou 4,5 estrelas

Má Powzum- @entrelinhaslivros 29/10/2021

Mais resenhas em @entrelinhaslivros
Preciso falar que eu achei interessante ver um autor já consagrado de ficção se aventurar em um gênero bem diferente e também adoro ler crônicas, porém achei que as crônicas desse livro foram um pouco aleatórias. Green fala de muitas coisas diferentes e entendo que talvez ele sentisse vontade de escrever sobre aquilo, o problema é que algumas coisas eu tinha zero interesse de saber mais e outras eu não entendi direito o objetivo do autor.

A escrita é fluída e gostosa de se ler, temos crônicas com boas reflexões acerca do momento que estamos enfrentando. O autor faz boas críticas ao ser humano enquanto agente transformador do planeta nos fazendo pensar até que ponto somos os responsáveis por tantas catástrofes naturais. O autor é muito sábio em afirmar que no Antropoceno não há mais observadores apenas participantes, somos figuras centrais na atual era do planeta e também responsáveis por grande parte dos acontecimentos.

É uma leitura bem reflexiva e intimista, deu pra perceber que o autor abriu a sua alma e coloca muito de si neste livro. Acredito que quem goste de leituras assim vai gostar deste livro mais que eu. Confesso que eu ainda fico com o Green que escreve ficção...

site: https://www.instagram.com/p/CVfqxiGLQNy/

Ana Lima 29/10/2021

Eu amo tudo que o John Green escreve! Não leia esse livro esperando um romance como os outros, esse é um livro sobre a vida real, situações reais e assuntos sobre os quais nunca tinha tido um olhar mais atento. Adorei

Elian4 25/10/2021

Cinco estrelas
Não sou imparcial nesse comentário, afinal "eu leria até a lista de supermercado" do John. Nesse livro ele propõe algo totalmente diferente do que estamos familiarizados, apresentando diversos reviews de acontecimentos da vida na Terra, é claro que nesses textos não poderiam faltar reflexões sobre a nossa existência e o significado de tudo isso. Sempre amei o jeito que Green traz pra os seus livros essa carga filosófica, nesse em especial ele nos convida a pensar sobre a nossa jornada no antropoceno, perguntando: "como você tem desfrutado do Antropoceno até agora?"
Enfim, é um livro com inúmeras referências, uma vasta riqueza de detalhes, curiosidades e perguntas desconsetantes. É um livro capaz de provocar aquele retorno recorrente, nesse ponto, temos um uso exagerado (mas essencial) de marca texto.

Gaaaabi 25/10/2021

Para Antropoceno, dou estrelas
Demorei um pouco para ler porque queria fazer isso com calma, mas acho que acabei lendo mais rápido do que planejava. Não é um livro enorme, e seus capítulos são pequenos, mas bem interessantes. Me identifiquei com muitos sentimentos e pensamentos de John Green em alguns capítulos, e em outros fiquei como público mesmo. Com certeza é um livro que vou reler e perceber de outra forma conforme o antropoceno age em mim e eu nele. Já li todas as obras de Green e gosto muito do ponto de vista dele. Vale demais a leitura ?

Marcela Carvalho 24/10/2021

Para o antropoceno dou 2,5
O tema do livro em si não é ruim gostei de como foi desenvolvido e como john green descreve vários aspectos diferentes sobre temas diferentes e avalia de 0 a 5 estrelas. Pra mim o que não deu certo foi que a maioria do tema que foi debatido era sobre a cultura o que torna um pouco complicado