Discurso sobre a servidão voluntária

Discurso sobre a servidão voluntária Etienne de La Boétie

Resenhas - Discurso sobre a servidão voluntária

Marcella.Pimenta 10/08/2023

A liberdade é natural
O autor traz suas impressões sobre a liberdade/escravidão e os tiranos. Entre as razões para a servidão voluntária, elenca a vergonha, o engano e o hábito. Tem várias referências histórias (Roma, Grécia...).

De La Boetie defende que todo ser humano nasce com liberdade e, dentro dele, há a paixão para defendê-la. A escravidão, ao contrário, tem de ser forçada, é preciso maltratar o outro para subjuga-lo.

Não é um livro que oferece fundamentos sólidos, porém, o seu caráter filosófico nos leva à reflexão.
Diego 10/08/2023minha estante
Você sabia que o autor tinha cerca de 18 anos quando escreveu o livro?
Talvez por isso não seja muito profundo.

Albino 26/11/2022

Parece ter sido publicado minutos atrás...
A primeira razão da servidão voluntária é o hábito.

Um pequeno, profundo e potente livro de 1577, mas parece ter sido publicado minutos atrás.

O texto foi escrito em um conflito político interno francês, do exército sobre o povo quanto ao estabelecimento de novos impostos sobre o sal, que geraria um impacto na sociedade como um todo. Daí discorre questionamentos sobre as causas da dominação de muitos por poucos, da indignação da opressão e das formas como vencê-las.

O mais curioso do livro é a demonstração histórica que o um povo promido forma uma cultura tão cega e arraigada que permite-se a servidão de forma "voluntária", mesmo que no fim os seus interesses não sejam atendidos, mas questionara forma de poder, paradoxalmente, não lhes seria uma opção.

Não seria hoje nada mais que isso que vemos? A servidão voluntária (irracional) nas portas dos quartéis?

Recomendo muito a leitura.

jhagmolina 06/03/2022

Um livro atual escrito há muito tempo
Étienne de La Boétie escreveu um livro muito bom e que se mantém atual.
Trata da servidão voluntária, da obediência, cega, dos maus governantes, das elites políticas e de como um sistema perverso e de culto da personalidade autoritária pode sobreviver mesmo às custas da infelicidade de muitos.

Vinícius 27/12/2021

Análise prima da servidão
No século XVI o escritor e magistrado francês Étienne de La Boétie publicou esse pequeno livro que aborda como um governo tirano pode controlar seus súditos, partindo de exemplos da Grécia antiga e demostrando que a manutenção da tirania torna a população em estado de servidão até que a mesma consiga destituí-lo. Muitas vezes a retomada do poder se torna difícil tendo em vista o universo da elite que se aproxima do tirano para participar de suas ações e corrupções.

Diego 12/09/2021

Um clássico desconhecido
Um livro excelente, escrito há quase quinhentos anos, que lança bases da teoria da desobediência civil e da resistência não-violenta.
Leitura imprescindível nos dias de hoje.
(A capa é um pouco apelativa, imagino que por motivos comerciais, mas seu conteúdo é interessantíssimo!)
aliuscha 13/09/2021minha estante
É engraçado que cê acha recomendação ou até mesmo link para baixar tanto nas páginas anarco como no site do mises hahaha